Forno com Ventilador

Forno com Ventilador

Muitas donas de casa se deparam com o problema do cozimento desigual no forno: ou a torta está meio crua e meio queimada, ou a pizza está queimada no fundo. Às vezes você tem que virar a assadeira e remover o próprio forno ou metade para que não queime completamente. Isso já aconteceu antes, quando todas as casas tinham um forno a gás com queimador de fundo. Mas com a introdução de um recurso como a convecção forçada, os problemas de cozimento malsucedido são coisa do passado.!

Graças à circulação de ar correta, os produtos assados ​​cozinham mais rápido

Graças à circulação de ar correta, os produtos assados ​​cozinham mais rápido

Conceito de convecção

  • Convecção é o processo de transferência de calor por meio de correntes de ar em todo o interior do forno. É um processo complexo quando as correntes de ar quente e frio mudam de lugar, gradualmente se misturando e criando um vórtice de ar quente. Como resultado, a temperatura dentro do forno passa a ser a mesma em todo o volume do espaço fechado, e o sopro de ar quente permite que o produto aqueça de maneira uniforme por todos os lados..

Divirta-se cozinhando suas refeições favoritas

Divirta-se cozinhando suas refeições favoritas

A maioria dos fornos vem com um ventilador na parte traseira

A maioria dos fornos são equipados com um ventilador na parte traseira

Anteriormente, quando não havia modo de convecção nos fornos a gás, a assadeira era primeiro colocada no nível inferior e, em seguida, elevada o mais alto possível para que a comida não queimasse, ou os tijolos eram colocados. Mas como a convecção costuma ocorrer naturalmente e o ar circula tão devagar que não dá nenhum resultado, até o momento em que toda a temperatura dentro do forno atinge os mesmos indicadores, muito tempo vai se passar e parte do cozimento já estará queimada , e alguns ainda permanecerão crus.

Interessante! Para aumentar a taxa de mistura do ar frio e quente, nossas mães e avós colocam um recipiente com água no fundo do forno..

Ventilador na parte de trás do forno

Ventilador na parte de trás do forno

Mas hoje em dia, basta ter um forno com convecção forçada, e teremos pratos cozinhados uniformemente por todos os lados, que não ficarão molhados nem muito secos. Além disso, no modo de convecção, é possível cozinhar várias assadeiras ao mesmo tempo em um forno ao mesmo tempo, ou seja, você pode cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. Este é o sonho de toda amante!

Como funciona?

Distribuição dos fluxos de ar no forno

Distribuição dos fluxos de ar no forno

No interior dos fornos a gás e elétricos com função de convecção, existe um ventilador na parede posterior que, quando ligado, destila e mistura camadas de ar quente e frio. Quando uma determinada temperatura do ar é atingida no interior do forno, o ventilador desliga-se automaticamente. E quando a temperatura cai e a mistura dos fluxos de ar é irregular, o ventilador liga novamente.

Importante! É este ajuste de temperatura que garante a manutenção da mesma temperatura em todo o volume interno do forno e no mesmo cozimento..

Tipos de convecção

Existem muitos tipos de fornos de convecção no mercado. Mas, dependendo da disponibilidade de funcionalidade adicional, é comum distinguir entre esses tipos de convecção como:

Descrição dos modos
Modo de convecção normal Destina-se a aquecer pratos antes de servir pratos, assentar a massa antes de assá-la, secar bagas, frutas e ervas, bem como assar produtos com fritura mínima, adequados para alimentação dietética;
Convector + aquecimento inferior neste modo, pizza, pão e tortas são assados;
Convector + aquecimento inferior + grelha o modo rápido mais potente, geralmente usado para a preparação de alimentos congelados e produtos semiacabados;
Turbogrill o convetor, o aquecedor superior e a grelha são ligados simultaneamente, o que contribui para o cozimento uniforme de cortes inteiros de carne com a formação de uma crosta marrom dourada.

15

Interessante! Existem modelos de fornos nos quais outro circuito de aquecimento é instalado ao redor do ventilador do convetor. Isso melhora a eficiência e aumenta ainda mais o desempenho do forno..

Forno elétrico compacto com grelha e ventilador

Forno elétrico compacto com grelha e ventilador

Existem modelos nos quais são instalados dois convetores ao mesmo tempo, localizados um sobre o outro, o que permite distribuir o ar da maneira mais eficiente possível pelo espaço fechado do forno e obter maior eficiência de seu funcionamento..

Forno embutido

Forno embutido

Vantagens do forno de convecção

Para entender o que é convecção e por que ela é necessária, basta se familiarizar com a lista de possibilidades que surgirão após a instalação de tal técnica. Esses incluem:

  • aquecimento rápido do forno;
  • aumento do número de pratos que podem ser preparados e da rapidez com que são preparados. O forno de convecção irá ajudá-lo a assar rapidamente um grande pedaço de carne, peixe inteiro, fazer um merengue ao ar livre, ervas secas, legumes e frutas;

15

  • a capacidade de descongelar alimentos sem perder seus elementos úteis;
  • utilizar todo o volume do forno e cozinhar diversos pratos ao mesmo tempo;
  • ampliar o leque de pratos que podem ser cozinhados no forno;
  • recusa parcial de usar o fogão.

Produtos de confeitaria próprios são sempre melhores do que os comprados

Produtos de confeitaria próprios são sempre melhores do que os comprados

Alguns modelos modernos de forno estão equipados com uma função de convecção úmida. Pode ser uma verdadeira bênção para os amantes da nutrição adequada. O ventilador dessa técnica faz circular não apenas o ar, mas também o vapor d’água, que é produzido por um gerador de vapor embutido no convetor..

Em uma nota! Esta função é útil não só para cozinhar alimentos a vapor, mas também se tiver medo de que a carne ou os produtos assados ​​sequem. Além disso, no modo de convecção úmida, você pode reaquecer alimentos, esterilizar latas e mamadeiras para comida de bebê.

Graças à circulação das correntes de ar, o frango assa perfeitamente de todos os lados

Graças à circulação das correntes de ar, o frango assa perfeitamente de todos os lados

Importante! Uma das vantagens de usar o modo de convecção é a redução da quantidade de óleo e sal usados ​​para cozinhar..

Mas a principal desvantagem dos fornos de convecção é que suas paredes internas ficam sujas rapidamente. Portanto, ao comprar esse forno, é importante que ele também tenha um modo de autolimpeza..