País da alma

Country soul em uma combinação de cozinha e sala de estar

Os materiais artificiais estão ganhando terreno com confiança dos naturais. Em primeiro lugar, são mais acessíveis e a sua aparência, devido ao uso de tecnologias modernas, é bastante apresentável. Em segundo lugar, os análogos artificiais de estruturas naturais são distinguidos por características de consumo muito melhores e durabilidade de uso. Quando se trata de bancadas de acrílico, esse é exatamente o caso. Vamos descobrir por quê – ainda mais.

Clássicos são sempre excelentes

Os clássicos são sempre excelentes: em qualquer ambiente, em qualquer tandem

O que é isso?

O acrílico é uma pedra artificial amplamente utilizada na fabricação de bancadas para utensílios de cozinha. Além disso, vários detalhes e itens de interior são criados a partir dele – parapeitos de janela, painéis de parede, pias, pias. Isso é possível devido à simplicidade de processamento dessa pedra, colando sem emendas..

Em uma nota! O material foi inventado em 1960 por especialistas do ramo industrial “Korian”. Contém resinas acrílicas, pedra natural em forma de lascas ou minerais, em alguns casos aditivos pigmentares.

Design lacônico em estilo moderno

Design lacônico em estilo moderno

Cozinha moderna

Cozinha branca de neve em estilo moderno

Facto! Inicialmente, o acrílico não foi planejado para uso industrial, ossos artificiais deveriam ser feitos dele, o que indica uma resistência bastante elevada do material.

15

Art Déco refinado na cozinha de uma casa particular

Art Déco refinado na cozinha de uma casa particular

O processo de fabricação à primeira vista pode parecer simples, mas na verdade é uma operação tecnológica complexa. Procedimento de produção:

  1. Preparação do formulário do futuro produto. É polido cuidadosamente para eliminar qualquer irregularidade. Além disso, é necessário um revestimento com um composto especial, que reduz a adesão ao molde a zero..
  2. Em seguida, uma mistura é preparada a partir dos componentes desse material artificial. Todos os componentes são completamente misturados para alcançar sua interação uns com os outros.
  3. O próximo passo é despejar em um molde e então endurecer..
  4. A última etapa é lixar para dar uma aparência melhor à superfície.

Eclético colorido

Estilo eclético colorido

Superfície de acrílico escuro brilhante monocromático

Superfície de acrílico escuro brilhante monocromático

Mais sobre a composição

A composição deste material deve ser considerada em detalhes. Cada fabricante mantém a composição de sua pedra em segredo, e não será possível estudá-la a fundo, mas em geral, todos esses produtos artificiais contêm:

  1. Cerca de 70% de cargas minerais, incluindo aparas de pedra natural. Eles fornecem maior dureza.
  2. De 30% a 40% – resinas acrílicas e poliéster, que são o aglutinante.
  3. Não mais que 1% – pigmentos de cor, que tornam os produtos bastante diversos. Isso é conseguido através do uso de cores de diferentes espectros, tamanhos e formas..

Cozinha-sala de jantar leve em um estilo discreto

Cozinha-sala de jantar iluminada em estilo discreto com bancada em ilha

Uma vez que a composição pode conter resinas acrílicas ou de poliéster, há uma divisão nos tipos de pedra correspondentes, embora os consumidores conheçam todos esses materiais com o nome geral.

Assim, se resinas acrílicas forem utilizadas como aglutinante, a composição adquire termoformabilidade. Ou seja, sob a influência da temperatura, pode assumir uma ampla variedade de formas. Na vida cotidiana, eles dizem que essa pedra pode ser dobrada. Isso é útil se você precisar dar à superfície uma forma arredondada e curva..

Em uma nota! Se os ligantes forem resinas de poliéster, esse acrílico não se dobrará, e é esse acrílico que é mais frequentemente usado para a fabricação de bancadas (até por causa do preço mais acessível).

Propriedades

É importante aprender sobre suas propriedades importantes e úteis para o consumidor antes de usar o acrílico na vida cotidiana. Devido à tecnologia de produção especial, a estrutura da pedra é homogênea, densa e, o mais importante, não porosa. Isso garante facilidade de manutenção da bancada – pode ser lavada facilmente, não tem medo de umidade.

Bancadas em cores suaves Tiffany

Bancadas em cores suaves Tiffany

Importante! Devido à estrutura especial da superfície do acrílico, é possível manter a higiene, remover micróbios e prevenir seu acúmulo. Não se forma mofo na bancada, fica mais resistente à sujeira.

Ilha de cozinha eclética

Ilha de cozinha eclética

Bancada incomum com prateleiras curvas funcionais

Bancada incomum com prateleiras curvas funcionais

Outra característica da ausência de poros é não manchar com líquidos específicos. Mesmo que algo muito colorido seja derramado sobre essa superfície, não haverá manchas. Qualidade distinta – resistência e durabilidade.

Adendo! Devido à tecnologia perfeita cuidadosamente trabalhada, não será difícil montar uma mesa a partir de elementos individuais. Além disso, quaisquer danos e arranhões podem ser removidos lixando e polindo..

Estilo artesão

Estilo artesão

15

Vantagens e desvantagens

O acrílico tem uma série de vantagens e desvantagens.

Prós e contras
Ótima imitação de pedra por um preço mais acessível Traços de tensão mecânica aparecem rapidamente no acrílico – cortes, amassados, arranhões
A uniformidade da estrutura em toda a espessura, o que possibilita a reparação por lixamento e polimento Os ácidos que atingem a superfície são capazes de corroê-la, por isso precisam ser manuseados com cuidado
Higiene – as bactérias não penetram na espessura do material, não se forma bolor nele Baixa resistência ao calor – colocar calor em tal mesa é altamente desencorajado
Adequado para a formação de formas não padronizadas: curvas, círculos. Ou seja, é possível customizar o projeto Se a superfície estiver muito danificada, não será possível restaurá-la por conta própria, você terá que pagar especialistas cujos serviços não são baratos
Tecnologia perfeita – as juntas e colagem de dois elementos podem ser cuidadosamente lixadas, o que os tornará invisíveis, a superfície ficará completa A instalação é bastante complicada, apenas um especialista pode fazer isso
Uma grande variedade de cores e padrões que podem ser criados com pigmentos. Com o passar dos anos de operação, seu brilho não muda.
O acrílico é quente ao toque, o que não se pode dizer da pedra natural. Este material artificial tende a aquecer até a temperatura ambiente
Pequenos reparos relacionados ao polimento podem ser feitos à mão
O acrílico é totalmente amigo do ambiente e seguro para os humanos.

Minimalismo pastel para amantes de interiores calmos

Minimalismo pastel para amantes de interiores calmos

Importante! O tampo da mesa é feito de acrílico na ordem de pelo menos 3 semanas.

15

Cuidado correto

É ele quem vai garantir a durabilidade da bancada da cozinha. Lembramos as regras básicas:

  1. Não use produtos de limpeza químicos agressivos, abrasivos.
  2. Os alimentos só devem ser cortados em uma tábua de cortar..
  3. Use bases para copos especiais para pratos quentes. Se a superfície entrar em contato com uma panela ou panela quente, ela se deteriorará..
  4. Você também precisa ter cuidado com o estresse mecânico – as marcas podem permanecer na superfície.
  5. Não use esponjas com revestimento duro.

Cozinha clássica

Cozinha clássica

13

Paleta de cores

Ao escolher uma cor específica para bancadas de acrílico, você precisa ter em mente que isso afetará o humor da anfitriã. Mais especificamente:

  • Tons bege criam aconchego, suavidade e um ambiente propício à comunicação.
  • Cores vivas são tudo o que você precisa para uma cozinha jovem e para uma dona de casa que adora experimentos. Mas vale a pena entender que um tampo de mesa muito brilhante pode irritar com o tempo. Não se esqueça que não é comprado há 1 ano..
  • Tons escuros demonstram o status dos proprietários. Mas tenha em mente que uma cor escura estreita o espaço, para uma sala assim, você precisa de uma boa iluminação..

Cozinha country elegante com bancada de pedra

Cozinha country elegante com bancada de pedra

Acrílico para bancadas é uma das opções mais convenientes, pois é durável e prático. Claro, você precisa aprender a manuseá-los, caso contrário, você terá que se tornar um cliente regular de empresas envolvidas em sua restauração..