
Tule transparente claro separa a área de jantar da sala de estar
Existem muitas maneiras de dividir o espaço dos quartos em zonas – divisórias espelhadas ou abertas, paredes falsas feitas de gesso cartonado, no entanto, é esteticamente mais agradável fazer zoneamento com cortinas. As fotos desses interiores chamam a atenção pela beleza e leveza, além disso, as cortinas conferem ao interior um sabor e conforto especiais..

O corredor é separado da sala de estar por uma cortina branca transparente

Zoneamento de um quarto clássico com cortinas blackout

Quarto infantil com zoneamento da área de dormir e sala de jogos

Cortinas leves e portas de vidro permitem a substituição da parede e o zoneamento do quarto
Zoneamento de espaço com cortinas é uma técnica que vem sendo usada desde os tempos antigos, pela primeira vez esse método foi usado no Oriente. Todos nos lembramos dos fabulosos dosséis, seda brilhante esvoaçante e organza, que, com sua iridescência, chamam a atenção e a alma. Ao assistir seus filmes favoritos com tais interiores de palácios antigos, às vezes vem o pensamento, temperado com notas de amargura e pesar que esses tempos já passaram, mas eu ainda gostaria de entrar em um paraíso tão fabuloso. Mas nada é impossível – dividir um apartamento com cortinas ajudará a realizar um sonho antigo e abrirá um portal para um conto de fadas.
Por que você precisa de zoneamento
Dividir a área total da sala em partes não adicionará metros extras, mas ajudará a criar uma aparência mais harmoniosa.
O que a divisão em zonas dará:
- dividir o território do corredor em uma sala de estar e um local de descanso;
- isolar o local de trabalho;
- fazer um boudoir ou camarim no quarto;
- dividir o berçário em áreas fechadas para um menino e uma menina;
- dividir a cozinha em uma parte doméstica e uma sala de jantar;
- separe o banheiro e a cozinha do resto do espaço do estúdio.
Fazer o zoneamento de uma sala com cortinas pode ser não apenas funcional, mas também puramente decorativo; muitas vezes, elas são decoradas de forma simples com portas largas ou arcos.

O lugar de dormir em um pequeno pódio é ligeiramente escondido por uma cortina de luz

As áreas de trabalho e de dormir são separadas por cortinas japonesas

Cortinas grossas bege na cor do interior da sala separam o local de dormir
Vantagens
Se compararmos o zoneamento com cortinas com outros métodos, a vantagem do primeiro torna-se óbvia.
Nomeadamente:
- Custo do material. Qualquer um, mesmo o tecido mais caro, custará várias vezes mais barato do que os painéis mais simples, drywall para uma parede falsa, bem como vidro ou qualquer outra divisória decorativa.
- Fácil de instalar. A cortina de tecido é instalada da forma mais simples possível, enquanto para outros métodos será necessário anexar estruturas especiais adicionais. Além de trabalhoso, danifica as paredes adjacentes, que terão de ser arrumadas. No caso de zoneamento com cortinas basta fixar as cornijas no teto ou na abertura.
- Eles não “comem” a área. Mesmo os têxteis mais volumosos não ocupam tanto espaço quanto os fixadores para divisórias e a espessura de seu próprio material.
- Reversibilidade do processo. Se você se cansar da cortina de parede, pode removê-la a qualquer momento, e a sala recuperará sua aparência anterior, outras opções de zoneamento não passarão sem deixar rastros e são muito difíceis de desmontar.
- Todo o processo pode ser feito com o mínimo custo e esforço com as próprias mãos, você não precisa contratar especialistas.
- O zoneamento com cortinas pode ocultar muitas falhas de um reparo malsucedido ou antigo..

O zoneamento com cortinas permite que você faça várias outras mais funcionais a partir de uma grande sala

O zoneamento de cortina é uma boa opção para um apartamento de um quarto

Interior de estilo clássico com cortinas de zoneamento

Quarto do adolescente com zoneamento da área de trabalho
Tipos de cortinas para zoneamento
Existem vários tipos de cortinas com as quais é melhor “brincar” com o espaço.
O que pode ser usado:
- Cortinas clássicas de tecido – cortinas blackout dupla-face com estampas, que devem ficar igualmente bonitas em ambos os lados, ou tule translúcido, seda com o mesmo padrão dupla-face e a mesma textura.
- Cortinas de filamento – uma tela feita de fibras de filamento longitudinal, elas transmitem bem a luz, dando um efeito ótico interessante na forma de faixas solares, são fáceis de lavar e não sobrecarregam o espaço.
- Cortinas japonesas – uma tela reta com ornamentos brilhantes, lembram uma divisória, mas ao mesmo tempo permanecem móveis.
- Estores de tecido – estores verticais de tecido feitos de tiras largas, se necessário, desenvolvem-se rapidamente e ficam compactamente colocados contra a parede, quando dobrados, são quase invisíveis.
- Cortinas frisadas são uma extravagância cintilante e farfalhante. Uma opção universal que se adapta a todos os estilos no interior, a cor das contas pode ser selecionada para qualquer paleta.

Cortinas de filamento separam a área de jantar

Lindas cortinas pretas feitas de tecido grosso separam a cama da área de estar

Cortinas clássicas coloridas dividem o espaço de uma grande sala

Cortinas translúcidas com um padrão branco servem no lugar de portas entre a cozinha e o quarto
Têxtil
Os decoradores recomendam vários tipos de tecido para o zoneamento:
- algodão;
- linho;
- jacquard;
- tule;
- organza;
- bambu.

Cortinas circulares em tule branco separam a área de estar e criam aconchego

Cortinas grossas de jacquard estampadas

Cortinas japonesas de bambu
Adendo! Ao comprar tecido para costura individual de cortinas, você deve levar em consideração a iluminação e comprar material de um rolo, o mesmo tecido em outros rolos pode ter uma cor ligeiramente diferente.

Cortinas claras de organza na área do quarto

Mesmo em um interior em estilo loft, o tule leve parece bom o suficiente.
Considere as opções para dividir o espaço por cômodo.
Sala de estar
O zoneamento da sala de estar com cortinas pode ser feito de três maneiras:
- Pendure uma grande cortina translúcida paralela à janela do outro lado da sala.
- Separe parte da sala, destacando a área de trabalho e o espaço para receber convidados com um tecido denso.
- Separe um local de dormir como um dossel, se não houver um quarto separado.
Neste caso, as cortinas não devem ser muito pesadas, caso contrário, o quarto parecerá opticamente menor. É preferível escolher tecidos arejados de forma a permitirem a entrada de pelo menos parte da luz solar e se combinarem com o estilo existente do interior..

O quarto, o escritório e a sala de estar são separados por cortinas

A sala de estar é separada do quarto por cortinas clássicas
Adendo! Se, no entanto, optou por cortinas muito densas, vale a pena considerar a iluminação adicional para esta área..
As cortinas são adequadas para os clássicos, as cortinas voadoras são adequadas para a Provença e, para as modernas ou de alta tecnologia, é melhor usar persianas de tecido, cortinas de fios ou contas de vidro.

A área da cama, se desejado, fica escondida atrás de cortinas blackout

Interior moderno da sala de estar com zoneamento de espaço usando cortinas brancas claras
Quarto
O zoneamento do quarto com cortinas pode ser feito dependendo do lugar que você deseja isolar.
O que separa o quarto:
- A cama em si é de dossel clássico ou tule voador e qualquer tecido transparente, se o interior tiver notas orientais. Ou cortinas densas, reunindo-se em semicírculo com a ajuda de cordas com borlas, se tiver quartos ao estilo de Luís IV. Se o seu quarto for moderno ou de alta tecnologia, a cama não pode ser separada.
- Local de trabalho – deve ser localizado próximo à janela ou ter iluminação adicional, na decoração dos quartos modernos é separado por uma única tela sem ondulação, cortinas de algodão, cortinas frisadas, menos frequentemente persianas romanas.
- Uma zona para crianças – os especialistas em Feng Shui aconselham colocá-la o mais longe possível da cama dos adultos, de preferência na parte oriental. Aqui não se pode usar materiais muito densos de cores berrantes, pois tais momentos afetam gradativamente o psiquismo do bebê..
- Boudoir – uma cortina de miçangas parece muito bonita, elas são selecionadas para combinar com o papel de parede do quarto, o espaço deve ser alocado não muito longe da cama.
- Camarim – deve ser separado por cortinas grossas, pois os objetos vão brilhar através de organza ou tule transparente.

O guarda-roupa do quarto está perfeitamente escondido atrás de uma cortina grossa

Interior em estilo loft com zoneamento de espaço com cortinas para a área de trabalho e quarto

A área do berçário é separada da sala de estar por cortinas

Uma opção incomum para separar o banheiro do quarto usando cortinas
Cozinha
O design da cozinha permite distinguir duas zonas – uma sala de estar e uma sala de jantar. Isso pode ser feito com tecidos de cores grossas, cortinas de algodão ou algodão, ou cortinas frisadas são as melhores. Na hora de desenhar as zonas, vale a pena prestar atenção na paleta de cores de ambas as áreas e escolher o material que vai ficar em harmonia com as duas áreas. Os separadores de cortinas entre a área de cozimento e a área de jantar não devem ser arejados e vibrantes, pois isso pode causar incêndio ou derretimento. Além disso, a área de trabalho da cozinha é um local de onde saem constantemente respingos de óleo, gordura e suco de frutas vermelhas. Claro, existem capuzes, e você é a própria limpeza, mas, mesmo assim, essas terríveis gotas cáusticas de vez em quando conseguem “enganar” até o chef mais habilidoso e seguir por uma trajetória inconcebível até os lugares mais incríveis. Portanto, a cortina de zoneamento na cozinha não deve ser uma marca..

Interior eclético com zoneamento de espaço usando cortinas de linho
Adendo! Um elemento universal de decoração para a cozinha e um bom separador será uma cortina de bambu. É adequado para quase todos os estilos, é resistente à sujeira e, se manchar, pode ser lavado facilmente com produtos comuns e um pano ou esponja..

A cozinha e a sala de estar são separadas por uma cortina escura

Uma cortina cinza translúcida esconde a área de trabalho da cozinha
Estúdio
Um apartamento estúdio é um grande espaço com uma casa de banho na parte de trás. Na verdade, este é um espaço para traduzir em realidade as ideias inusitadas de pessoas criativas. No entanto, artistas, escultores, fotógrafos ou estilistas que começam a trabalhar nesses estúdios ainda não têm grandes recursos financeiros, o que não diminui o número de ideias engenhosas que pululam em suas cabeças. E, como você sabe, uma pessoa criativa só pode trabalhar com frutos em condições especiais. Zonear um quadrado típico de um quarto com cortinas é um orçamento e ao mesmo tempo uma opção original.

Estúdio escandinavo com zoneamento no quarto e cortinas de luz

Estúdio com um quarto escondido atrás de uma cortina
Para começar, pode-se simplesmente separar filosoficamente os banheiros com uma cortina de “ferro”, que estraga toda a extravagância, e depois brincar com o ambiente com mais detalhes, equipando uma área de trabalho e um local para descanso.
Em uma sala de estúdio, ao zonear com tecido, uma regra funciona – sem regras! Tudo é possível para artistas, poetas e futuros designers! Tanto uma organza vibrante e brilhante, bem como uma partição do espaço, ou mesmo uma “cachoeira” gótica preta serão adequadas aqui, tudo depende apenas do vôo da fantasia.

Zoneamento com cortinas em estúdio estilo loft

Uma parede e uma cortina de móveis decorativos ajudam a dividir o espaço.
Zoneamento com cortinas: algumas dicas de designers
- Se separar o local de trabalho, é melhor fazê-lo pela janela, há melhor iluminação..
- Você não pode equipar um local para dormir perto da porta da frente.
- É preferível colocar uma área de relaxamento e recepção de convidados na entrada, colocando as cadeiras e outros móveis mais perto da saída..
- Se a sala tiver papel de parede brilhante ou muitos desenhos nas paredes pintadas, é melhor levar as cortinas para o zoneamento em tons lisos e calmos..
- Com papel de parede pastel, as cortinas divisórias podem ser acentuadas para contrastar com paredes calmas..
- Se a sala for dividida em apenas duas zonas, é melhor abandonar os padrões fantasiosos, preferindo imagens leves e discretas..
- A principal regra de design no zoneamento é: quanto mais claro o tecido, mais amplo o espaço parece, o mesmo vale para o jogo de tons frios e quentes. Quanto mais “quente” e mais escuro, mais estreito e menor o quarto parece.
- As diferenças nos tons das cortinas e paredes devem variar em +/- dois tons.
- Tons de marrom avermelhado, cinza e bege combinam com quase todos os estilos e cores.
- Em uma sala pequena, você não deve pendurar cortinas grossas e pesadas, elas irão torná-la ainda menor.

Porta do quarto substituída por cortinas

Interior moderno com zoneamento com cortinas

Zoneamento de cortina – ideal para um apartamento de um quarto
O zoneamento por cortina é uma solução rápida e econômica e, o mais importante, reversível e fácil de implementar. Afinal, até um iniciante pode dividir o espaço com cortinas de tecido. O tecido é um material vivo e quente, nenhuma parede de gesso, plástico ou o mais bonito vidro brilhante pode dar a sensação de segurança e conforto que uma tela de cortina proporciona.
Zoneamento com cortinas: 80 melhores ideias para uso racional do espaço
Tule transparente claro separa a área de jantar da sala de estar
Existem muitas maneiras de dividir o espaço dos quartos em zonas – divisórias espelhadas ou abertas, paredes falsas feitas de gesso cartonado, no entanto, é esteticamente mais agradável fazer zoneamento com cortinas. As fotos desses interiores chamam a atenção pela beleza e leveza, além disso, as cortinas conferem ao interior um sabor e conforto especiais..
O corredor é separado da sala de estar por uma cortina branca transparente
Zoneamento de um quarto clássico com cortinas blackout
Quarto infantil com zoneamento da área de dormir e sala de jogos
Cortinas leves e portas de vidro permitem a substituição da parede e o zoneamento do quarto
Zoneamento de espaço com cortinas é uma técnica que vem sendo usada desde os tempos antigos, pela primeira vez esse método foi usado no Oriente. Todos nos lembramos dos fabulosos dosséis, seda brilhante esvoaçante e organza, que, com sua iridescência, chamam a atenção e a alma. Ao assistir seus filmes favoritos com tais interiores de palácios antigos, às vezes vem o pensamento, temperado com notas de amargura e pesar que esses tempos já passaram, mas eu ainda gostaria de entrar em um paraíso tão fabuloso. Mas nada é impossível – dividir um apartamento com cortinas ajudará a realizar um sonho antigo e abrirá um portal para um conto de fadas.
Por que você precisa de zoneamento
Dividir a área total da sala em partes não adicionará metros extras, mas ajudará a criar uma aparência mais harmoniosa.
O que a divisão em zonas dará:
Fazer o zoneamento de uma sala com cortinas pode ser não apenas funcional, mas também puramente decorativo; muitas vezes, elas são decoradas de forma simples com portas largas ou arcos.
O lugar de dormir em um pequeno pódio é ligeiramente escondido por uma cortina de luz
As áreas de trabalho e de dormir são separadas por cortinas japonesas
Cortinas grossas bege na cor do interior da sala separam o local de dormir
Vantagens
Se compararmos o zoneamento com cortinas com outros métodos, a vantagem do primeiro torna-se óbvia.
Nomeadamente:
O zoneamento com cortinas permite que você faça várias outras mais funcionais a partir de uma grande sala
O zoneamento de cortina é uma boa opção para um apartamento de um quarto
Interior de estilo clássico com cortinas de zoneamento
Quarto do adolescente com zoneamento da área de trabalho
Tipos de cortinas para zoneamento
Existem vários tipos de cortinas com as quais é melhor “brincar” com o espaço.
O que pode ser usado:
Cortinas de filamento separam a área de jantar
Lindas cortinas pretas feitas de tecido grosso separam a cama da área de estar
Cortinas clássicas coloridas dividem o espaço de uma grande sala
Cortinas translúcidas com um padrão branco servem no lugar de portas entre a cozinha e o quarto
Têxtil
Os decoradores recomendam vários tipos de tecido para o zoneamento:
Cortinas circulares em tule branco separam a área de estar e criam aconchego
Cortinas grossas de jacquard estampadas
Cortinas japonesas de bambu
Adendo! Ao comprar tecido para costura individual de cortinas, você deve levar em consideração a iluminação e comprar material de um rolo, o mesmo tecido em outros rolos pode ter uma cor ligeiramente diferente.
Cortinas claras de organza na área do quarto
Mesmo em um interior em estilo loft, o tule leve parece bom o suficiente.
Considere as opções para dividir o espaço por cômodo.
Sala de estar
O zoneamento da sala de estar com cortinas pode ser feito de três maneiras:
Neste caso, as cortinas não devem ser muito pesadas, caso contrário, o quarto parecerá opticamente menor. É preferível escolher tecidos arejados de forma a permitirem a entrada de pelo menos parte da luz solar e se combinarem com o estilo existente do interior..
O quarto, o escritório e a sala de estar são separados por cortinas
A sala de estar é separada do quarto por cortinas clássicas
Adendo! Se, no entanto, optou por cortinas muito densas, vale a pena considerar a iluminação adicional para esta área..
As cortinas são adequadas para os clássicos, as cortinas voadoras são adequadas para a Provença e, para as modernas ou de alta tecnologia, é melhor usar persianas de tecido, cortinas de fios ou contas de vidro.
A área da cama, se desejado, fica escondida atrás de cortinas blackout
Interior moderno da sala de estar com zoneamento de espaço usando cortinas brancas claras
Quarto
O zoneamento do quarto com cortinas pode ser feito dependendo do lugar que você deseja isolar.
O que separa o quarto:
O guarda-roupa do quarto está perfeitamente escondido atrás de uma cortina grossa
Interior em estilo loft com zoneamento de espaço com cortinas para a área de trabalho e quarto
A área do berçário é separada da sala de estar por cortinas
Uma opção incomum para separar o banheiro do quarto usando cortinas
Cozinha
O design da cozinha permite distinguir duas zonas – uma sala de estar e uma sala de jantar. Isso pode ser feito com tecidos de cores grossas, cortinas de algodão ou algodão, ou cortinas frisadas são as melhores. Na hora de desenhar as zonas, vale a pena prestar atenção na paleta de cores de ambas as áreas e escolher o material que vai ficar em harmonia com as duas áreas. Os separadores de cortinas entre a área de cozimento e a área de jantar não devem ser arejados e vibrantes, pois isso pode causar incêndio ou derretimento. Além disso, a área de trabalho da cozinha é um local de onde saem constantemente respingos de óleo, gordura e suco de frutas vermelhas. Claro, existem capuzes, e você é a própria limpeza, mas, mesmo assim, essas terríveis gotas cáusticas de vez em quando conseguem “enganar” até o chef mais habilidoso e seguir por uma trajetória inconcebível até os lugares mais incríveis. Portanto, a cortina de zoneamento na cozinha não deve ser uma marca..
Interior eclético com zoneamento de espaço usando cortinas de linho
Adendo! Um elemento universal de decoração para a cozinha e um bom separador será uma cortina de bambu. É adequado para quase todos os estilos, é resistente à sujeira e, se manchar, pode ser lavado facilmente com produtos comuns e um pano ou esponja..
A cozinha e a sala de estar são separadas por uma cortina escura
Uma cortina cinza translúcida esconde a área de trabalho da cozinha
Estúdio
Um apartamento estúdio é um grande espaço com uma casa de banho na parte de trás. Na verdade, este é um espaço para traduzir em realidade as ideias inusitadas de pessoas criativas. No entanto, artistas, escultores, fotógrafos ou estilistas que começam a trabalhar nesses estúdios ainda não têm grandes recursos financeiros, o que não diminui o número de ideias engenhosas que pululam em suas cabeças. E, como você sabe, uma pessoa criativa só pode trabalhar com frutos em condições especiais. Zonear um quadrado típico de um quarto com cortinas é um orçamento e ao mesmo tempo uma opção original.
Estúdio escandinavo com zoneamento no quarto e cortinas de luz
Estúdio com um quarto escondido atrás de uma cortina
Para começar, pode-se simplesmente separar filosoficamente os banheiros com uma cortina de “ferro”, que estraga toda a extravagância, e depois brincar com o ambiente com mais detalhes, equipando uma área de trabalho e um local para descanso.
Em uma sala de estúdio, ao zonear com tecido, uma regra funciona – sem regras! Tudo é possível para artistas, poetas e futuros designers! Tanto uma organza vibrante e brilhante, bem como uma partição do espaço, ou mesmo uma “cachoeira” gótica preta serão adequadas aqui, tudo depende apenas do vôo da fantasia.
Zoneamento com cortinas em estúdio estilo loft
Uma parede e uma cortina de móveis decorativos ajudam a dividir o espaço.
Zoneamento com cortinas: algumas dicas de designers
Porta do quarto substituída por cortinas
Interior moderno com zoneamento com cortinas
Zoneamento de cortina – ideal para um apartamento de um quarto
O zoneamento por cortina é uma solução rápida e econômica e, o mais importante, reversível e fácil de implementar. Afinal, até um iniciante pode dividir o espaço com cortinas de tecido. O tecido é um material vivo e quente, nenhuma parede de gesso, plástico ou o mais bonito vidro brilhante pode dar a sensação de segurança e conforto que uma tela de cortina proporciona.
Related posts: