
Abetos brilhantes criam um clima durante todo o ano
O abeto perene parece espetacular em qualquer época do ano. Decorativo, cuidado bastante simples, variedade de tonalidades, formas e variedades de coroas, atratividade tanto em plantações individuais quanto em grupos – tudo isso atrai designers. E, claro, o que são feriados de ano novo sem uma beleza fofa – uma glauka plantada perto da casa vai perfeitamente lidar com o papel de uma árvore de ano novo, você pode frequentemente encontrar uma foto onde uma árvore de rua se torna o centro de um ano novo celebração.

Um abeto tão fabuloso é lindo por si só

Pequenos abetos exuberantes na entrada da garagem

Abetos de baixo crescimento ficam bem com arbustos e flores em canteiros de flores
Existe um preconceito de que comer não é um lugar perto de uma casa, alguns até chamam de árvore do “cemitério”. Além disso, é geralmente aceito que o abeto é uma árvore feminina e, se for plantado perto da casa, “sobrevive” aos homens. Na verdade, o símbolo do abeto é a imortalidade e a vida eterna. Entre os eslavos, o abeto era protegido dos espíritos malignos, por isso eram plantados no cemitério – acreditava-se que galhos baixos e ramificados “selavam” os espíritos malignos no solo. Portanto, os abetos plantados em uma fileira perto da casa podem ser considerados uma proteção confiável contra as forças do mal..
Abeto da Noruega e suas variedades
O abeto norueguês é um habitante “nativo” das nossas florestas, é uma árvore esguia com uma copa piramidal densa, que pode crescer até 50 m. Prefere solos franco-argilosos férteis e argilosos, ligeiramente húmidos (mas sem água estagnada). Não tolera fumaça e poluição de gás, portanto, abetos comuns raramente são plantados na cidade, áreas suburbanas são mais adequadas para isso.

Esse abeto é muito comum em nossa região.

Se um abeto tão lindo crescer perto de você, você tem muita sorte

Abeto sérvio cônico puro
O abeto sérvio – ou búlgaro, mais atraente do que o abeto comum – tem agulhas mais decorativas, verde-azuladas e cones castanho-arroxeados. Mas o principal é que se adapta perfeitamente ao ar poluído da cidade. Abeto sérvio tolerante à sombra, pode crescer em solos calcários e ácidos. Esta é uma das espécies de crescimento mais rápido, que se distingue por uma coroa estreita em forma de cone (menos frequentemente – colunar).
Sobre outros tipos populares de abeto, observamos:
acron – cresce em um arbusto ou na forma de um cone irregular. O crescimento é médio, de até 8 cm de altura e 10 cm de largura, mas ao mesmo tempo, um acrônio adulto raramente cresce acima de 3-4 m, um espécime de dez anos geralmente não é superior a 1,5 m. as agulhas são verdes brilhantes, mas com o tempo, escurecem muito. Ramos – pendurados, arqueados, levantados. Acron adquire um efeito decorativo especial com a aparência de cones, que crescem nas extremidades dos rebentos em grande número e na primavera têm um escoamento muito espetacular, rico em vinho ou vermelho vivo (dependendo do nível de iluminação)

O abeto na forma de um pequeno arbusto é uma opção interessante para o seu site
inverso – um abeto com uma copa chorosa, se você não fixar inicialmente o tronco em um suporte, ele não crescerá mais que 0,5 metros, os galhos irão rastejar ao longo do solo, adicionando 25-40 cm de comprimento anualmente. altura é regulada – se você amarrar sistematicamente o tronco, a inversão pode chegar a 6-7 metros de altura

Um tipo muito incomum de abeto

Esse tipo de alimentação certamente interessará a seus amigos.
nidiforme – refere-se a espécies anãs. O nidiformis adulto não cresce acima de 1 m, enquanto a copa (com ramos densamente espaçados, esféricos ou em forma de ninho) pode ter até 2 m de diâmetro. Brotos – cor verde brilhante, crescimento anual – 3-5 cm. É ativamente usado para plantio em massa em grupos ou criação de bordas e em jardins de pedra

Nidiformis de perto

Nidiformis fica bem em pedras
Da Carélia – outra espécie anã de abeto, não cresce acima de 1m, a copa é em forma de almofada, até 1,5m de diâmetro. Fotófilo, mas tolera bem a sombra parcial. Karel se adapta perfeitamente às condições da cidade

Outro tipo de pequenos abetos

Spruce Karel cresce luxuriantemente
Abeto azul: rainha das coníferas
Abeto vermelho (outro nome é abeto espinhoso) e variedades derivadas são mais freqüentemente encontradas na jardinagem paisagística. Uma árvore com copa em forma de cone, pode atingir uma altura de até 40 m. Na natureza, cresce ao longo das margens de rios e riachos, o plantio é feito em locais bem úmidos, mas a água não deve estagnar. Cal e solos secos não são adequados. De preferência – em locais bem iluminados, desenvolve-se bem à sombra, mas ao mesmo tempo a cor das agulhas e a sua densidade podem perder-se parcialmente. Adapta-se bem às condições urbanas, tolera facilmente a poluição por gás.

Abeto vermelho sempre parece elegante
Mas, ao mesmo tempo, o abeto espinhoso jovem requer atenção – o cuidado consiste, em primeiro lugar, em regar regularmente (e mesmo pulverizar) no verão. Para o inverno, é melhor amarrar os galhos ao tronco – a neve que se acumula nas agulhas densas pode simplesmente quebrá-los. No inverno, o abeto espinhoso pode queimar (especialmente problemático no sul) devido à forte luz do sol, por isso é melhor embrulhar uma muda jovem com um pano de algodão (pano não tecido).
Graças à seleção ativa, o abeto espinhoso tem muitas variedades, as mais populares:
glauca (Glauca) – ou cinza acinzentado, com uma coroa cônica, muito densa, com agulhas azul-azuladas, distingue-se por agulhas mais flexíveis, menos espinhosas e de crescimento mais denso. Quanto mais velha a árvore, mais rica se torna a cor das agulhas. O Glauka cresce mais rápido do que o abeto espinhoso, pode “esticar-se” até 1,5 metros por ano. Tolerante à sombra, resiste bem a moldagem e cisalhamento, portanto, é frequentemente usado para obter sebes

O Spruce Glauka pode ser moldado para se adequar a você
globoso (Glauca globosa) – a forma miniatura de Glauka, refere-se aos anões, cresce lentamente (o crescimento anual não é superior a 10 cm), não ultrapassando os 2 m. Os Crohn – esféricos ou irregulares, podem ter vários troncos ao mesmo tempo. Globoza atrai com suas agulhas – muito brilhantes, de cor azul, tolera facilmente poda

Mesmo um Globoza muito pequeno vai encantar você

Globoza fica bem nas pedras também
spruce espinhoso hoopsie – tem as agulhas de cores vivas, um tom festivo de azul prateado, muito rico. Às vezes pode até parecer que o hoopsie é apenas artificial, suas agulhas são tão brilhantes. Uma variedade de crescimento rápido (pode atingir uma altura de 11-15 m), não exige muito do solo e adora luz.

Hoopsie é um abeto bonito e despretensioso
Comeu em paisagismo (foto): uma variedade de opções
A escolha de um tipo específico de abeto para o plantio é amplamente determinada pelo tamanho do local. Para grandes espaços abertos, abetos comuns, abetos sérvios ou espinhosos são adequados – belezas altas plantadas em grupo (3-4 plantas), elas se tornarão dominantes no local, atuando como um contrapeso ao volume da casa. Para áreas pequenas, espécimes de tamanho médio e anão são mais adequados..

Coníferas combinam bem com flores
A versão clássica são os abetos azuis plantados ao longo da estrada para a entrada principal. Eles não apenas decoram perfeitamente o espaço, mas também adicionam solenidade a ele. E o abeto sérvio ou comum plantado em duas fileiras (escalonadas) criará uma cerca viva natural intransponível em alguns anos, que também se tornará uma barreira à prova de som confiável.

Uma bela combinação de pinheiros azuis com thuja verdes e amarelos
Spruce espinhoso hoopsie parece ser criado para plantações únicas, suas espetaculares agulhas prateadas ficarão ótimas contra o fundo de um gramado esmeralda. Ela não se perderá em composições de grupo, onde um inverso de choro, um baixo acrocon ou arbustos caducifólios podem fazer sua companhia. Para um abeto vermelho azul, árvores e arbustos com folhas decorativas são um bom fundo. A singularidade e beleza do abeto serão enfatizadas por variedades de folhas decorativas de bérberis, salgueiro, bordo, spirea, carvalho. Um abeto jovem pode tornar-se parte de um canteiro de flores, apenas para isso terá que ser colocado no fundo.

Abetos contrastantes e incomuns vão decorar seu jardim

Abeto incomum parece saído de um conto de fadas
Abetos anões (globoza, Karelian, nidiformis), assim como o acrocon, são ativamente usados para decorar escorregadores alpinos e têm uma aparência espetacular nas encostas de riachos rochosos e secos. Nidiformis verdes e globoza azul também podem formar um par em uma mixboard, “bebês” vão bem com forros, flores perenes, eriks e urzes.

Agulhas anãs ficam bem com flores do prado

Abeto macio parece interessante no fundo de uma cerca de pedra
Abeto vermelho no jardim: plantio e cuidados adicionais
Quanto mais velha se torna a muda de abeto, menos cuidados ela precisa. Uma exceção pode ser as coberturas. O momento mais difícil é o plantio e posterior cuidado de um jovem abeto..
Plantio de abetos
Esta é uma operação bastante complicada. Em primeiro lugar, é necessário evitar o ressecamento das raízes: no abeto, as raízes nuas morrem em 15-20 minutos. Portanto, para o plantio, é melhor comprar um abeto com torrão de terra. Quanto mais velho o abeto, mais ele tolera o transplante. O motivo é o sistema radicular superficial, que se espalha amplamente (mas não profundamente) ao redor do tronco. Portanto, você vai desenterrar um abeto – escave-o com o maior raio e torrão de terra possível, tentando preservar sua integridade.
Adendo! Mudas pequenas (1,5-2 m) toleram o transplante melhor de todas..
A melhor época para o plantio é bem no início da primavera, quando a neve acaba de derreter, o solo derreteu um pouco, mas os copos ainda não acordaram. Para o plantio, é selecionado solo solto, com boa drenagem – os abetos (especialmente os abetos espinhosos, os abetos sérvios) não toleram água estagnada. O plantio de um abeto jovem é realizado em um buraco de 50-70 cm de profundidade, enquanto a camada do solo deve incluir solo decíduo e gramado, areia, turfa (proporção 2: 2: 1: 1) e a espessura da drenagem (areia, cascalho fino) – cerca de 20 cm. No plantio, é aconselhável adicionar 110-150 g de nitroammophoska.

Abeto pequeno elegante em paisagismo

Abetos anões em combinação com flores brilhantes ficarão lindos em seu site

Mini oásis de várias coníferas
Adendo! Se para o transplante você cavou um abeto na floresta, então no buraco, junto com a mistura acima, você precisa adicionar agulhas de abeto.
O abeto comum se desenvolve bem tanto em um local sombreado quanto em um local ensolarado, mas o abeto espinhoso e o abeto sérvio perdem significativamente em decoratividade se não tiverem iluminação suficiente.
Cuidar e regar
A rega de um abeto jovem deve ser de cerca de 12 litros de água por semana e, em climas quentes, é aconselhável borrifar as agulhas. Após a rega, o solo ao redor da árvore deve ser afrouxado, e também coberto com turfa (camada de cerca de 6 cm). Mais tarde, após o inverno, a turfa não é colhida, mas misturada ao solo..

Lindo abeto combinado com hera e um canteiro de flores vermelhas
No inverno, os abetos jovens devem ser protegidos das queimaduras solares, conforme descrito acima. A poda é necessária para formar a copa correta, principalmente nos casos em que duas pontas começam a se desenvolver ao mesmo tempo. Galhos fracos, doentes, congelados e quebrados também são removidos. A poda especial é realizada durante o plantio de sebes e amostras decorativas.

Muitas coníferas combinadas com uma cachoeira
65 ideias para o uso de abeto em projetos paisagísticos: regras de plantio e cuidados
Abetos brilhantes criam um clima durante todo o ano
O abeto perene parece espetacular em qualquer época do ano. Decorativo, cuidado bastante simples, variedade de tonalidades, formas e variedades de coroas, atratividade tanto em plantações individuais quanto em grupos – tudo isso atrai designers. E, claro, o que são feriados de ano novo sem uma beleza fofa – uma glauka plantada perto da casa vai perfeitamente lidar com o papel de uma árvore de ano novo, você pode frequentemente encontrar uma foto onde uma árvore de rua se torna o centro de um ano novo celebração.
Um abeto tão fabuloso é lindo por si só
Pequenos abetos exuberantes na entrada da garagem
Abetos de baixo crescimento ficam bem com arbustos e flores em canteiros de flores
Existe um preconceito de que comer não é um lugar perto de uma casa, alguns até chamam de árvore do “cemitério”. Além disso, é geralmente aceito que o abeto é uma árvore feminina e, se for plantado perto da casa, “sobrevive” aos homens. Na verdade, o símbolo do abeto é a imortalidade e a vida eterna. Entre os eslavos, o abeto era protegido dos espíritos malignos, por isso eram plantados no cemitério – acreditava-se que galhos baixos e ramificados “selavam” os espíritos malignos no solo. Portanto, os abetos plantados em uma fileira perto da casa podem ser considerados uma proteção confiável contra as forças do mal..
Abeto da Noruega e suas variedades
O abeto norueguês é um habitante “nativo” das nossas florestas, é uma árvore esguia com uma copa piramidal densa, que pode crescer até 50 m. Prefere solos franco-argilosos férteis e argilosos, ligeiramente húmidos (mas sem água estagnada). Não tolera fumaça e poluição de gás, portanto, abetos comuns raramente são plantados na cidade, áreas suburbanas são mais adequadas para isso.
Esse abeto é muito comum em nossa região.
Se um abeto tão lindo crescer perto de você, você tem muita sorte
Abeto sérvio cônico puro
O abeto sérvio – ou búlgaro, mais atraente do que o abeto comum – tem agulhas mais decorativas, verde-azuladas e cones castanho-arroxeados. Mas o principal é que se adapta perfeitamente ao ar poluído da cidade. Abeto sérvio tolerante à sombra, pode crescer em solos calcários e ácidos. Esta é uma das espécies de crescimento mais rápido, que se distingue por uma coroa estreita em forma de cone (menos frequentemente – colunar).
Sobre outros tipos populares de abeto, observamos:
acron – cresce em um arbusto ou na forma de um cone irregular. O crescimento é médio, de até 8 cm de altura e 10 cm de largura, mas ao mesmo tempo, um acrônio adulto raramente cresce acima de 3-4 m, um espécime de dez anos geralmente não é superior a 1,5 m. as agulhas são verdes brilhantes, mas com o tempo, escurecem muito. Ramos – pendurados, arqueados, levantados. Acron adquire um efeito decorativo especial com a aparência de cones, que crescem nas extremidades dos rebentos em grande número e na primavera têm um escoamento muito espetacular, rico em vinho ou vermelho vivo (dependendo do nível de iluminação)
O abeto na forma de um pequeno arbusto é uma opção interessante para o seu site
inverso – um abeto com uma copa chorosa, se você não fixar inicialmente o tronco em um suporte, ele não crescerá mais que 0,5 metros, os galhos irão rastejar ao longo do solo, adicionando 25-40 cm de comprimento anualmente. altura é regulada – se você amarrar sistematicamente o tronco, a inversão pode chegar a 6-7 metros de altura
Um tipo muito incomum de abeto
Esse tipo de alimentação certamente interessará a seus amigos.
nidiforme – refere-se a espécies anãs. O nidiformis adulto não cresce acima de 1 m, enquanto a copa (com ramos densamente espaçados, esféricos ou em forma de ninho) pode ter até 2 m de diâmetro. Brotos – cor verde brilhante, crescimento anual – 3-5 cm. É ativamente usado para plantio em massa em grupos ou criação de bordas e em jardins de pedra
Nidiformis de perto
Nidiformis fica bem em pedras
Da Carélia – outra espécie anã de abeto, não cresce acima de 1m, a copa é em forma de almofada, até 1,5m de diâmetro. Fotófilo, mas tolera bem a sombra parcial. Karel se adapta perfeitamente às condições da cidade
Outro tipo de pequenos abetos
Spruce Karel cresce luxuriantemente
Abeto azul: rainha das coníferas
Abeto vermelho (outro nome é abeto espinhoso) e variedades derivadas são mais freqüentemente encontradas na jardinagem paisagística. Uma árvore com copa em forma de cone, pode atingir uma altura de até 40 m. Na natureza, cresce ao longo das margens de rios e riachos, o plantio é feito em locais bem úmidos, mas a água não deve estagnar. Cal e solos secos não são adequados. De preferência – em locais bem iluminados, desenvolve-se bem à sombra, mas ao mesmo tempo a cor das agulhas e a sua densidade podem perder-se parcialmente. Adapta-se bem às condições urbanas, tolera facilmente a poluição por gás.
Abeto vermelho sempre parece elegante
Mas, ao mesmo tempo, o abeto espinhoso jovem requer atenção – o cuidado consiste, em primeiro lugar, em regar regularmente (e mesmo pulverizar) no verão. Para o inverno, é melhor amarrar os galhos ao tronco – a neve que se acumula nas agulhas densas pode simplesmente quebrá-los. No inverno, o abeto espinhoso pode queimar (especialmente problemático no sul) devido à forte luz do sol, por isso é melhor embrulhar uma muda jovem com um pano de algodão (pano não tecido).
Graças à seleção ativa, o abeto espinhoso tem muitas variedades, as mais populares:
glauca (Glauca) – ou cinza acinzentado, com uma coroa cônica, muito densa, com agulhas azul-azuladas, distingue-se por agulhas mais flexíveis, menos espinhosas e de crescimento mais denso. Quanto mais velha a árvore, mais rica se torna a cor das agulhas. O Glauka cresce mais rápido do que o abeto espinhoso, pode “esticar-se” até 1,5 metros por ano. Tolerante à sombra, resiste bem a moldagem e cisalhamento, portanto, é frequentemente usado para obter sebes
O Spruce Glauka pode ser moldado para se adequar a você
globoso (Glauca globosa) – a forma miniatura de Glauka, refere-se aos anões, cresce lentamente (o crescimento anual não é superior a 10 cm), não ultrapassando os 2 m. Os Crohn – esféricos ou irregulares, podem ter vários troncos ao mesmo tempo. Globoza atrai com suas agulhas – muito brilhantes, de cor azul, tolera facilmente poda
Mesmo um Globoza muito pequeno vai encantar você
Globoza fica bem nas pedras também
spruce espinhoso hoopsie – tem as agulhas de cores vivas, um tom festivo de azul prateado, muito rico. Às vezes pode até parecer que o hoopsie é apenas artificial, suas agulhas são tão brilhantes. Uma variedade de crescimento rápido (pode atingir uma altura de 11-15 m), não exige muito do solo e adora luz.
Hoopsie é um abeto bonito e despretensioso
Comeu em paisagismo (foto): uma variedade de opções
A escolha de um tipo específico de abeto para o plantio é amplamente determinada pelo tamanho do local. Para grandes espaços abertos, abetos comuns, abetos sérvios ou espinhosos são adequados – belezas altas plantadas em grupo (3-4 plantas), elas se tornarão dominantes no local, atuando como um contrapeso ao volume da casa. Para áreas pequenas, espécimes de tamanho médio e anão são mais adequados..
Coníferas combinam bem com flores
A versão clássica são os abetos azuis plantados ao longo da estrada para a entrada principal. Eles não apenas decoram perfeitamente o espaço, mas também adicionam solenidade a ele. E o abeto sérvio ou comum plantado em duas fileiras (escalonadas) criará uma cerca viva natural intransponível em alguns anos, que também se tornará uma barreira à prova de som confiável.
Uma bela combinação de pinheiros azuis com thuja verdes e amarelos
Spruce espinhoso hoopsie parece ser criado para plantações únicas, suas espetaculares agulhas prateadas ficarão ótimas contra o fundo de um gramado esmeralda. Ela não se perderá em composições de grupo, onde um inverso de choro, um baixo acrocon ou arbustos caducifólios podem fazer sua companhia. Para um abeto vermelho azul, árvores e arbustos com folhas decorativas são um bom fundo. A singularidade e beleza do abeto serão enfatizadas por variedades de folhas decorativas de bérberis, salgueiro, bordo, spirea, carvalho. Um abeto jovem pode tornar-se parte de um canteiro de flores, apenas para isso terá que ser colocado no fundo.
Abetos contrastantes e incomuns vão decorar seu jardim
Abeto incomum parece saído de um conto de fadas
Abetos anões (globoza, Karelian, nidiformis), assim como o acrocon, são ativamente usados para decorar escorregadores alpinos e têm uma aparência espetacular nas encostas de riachos rochosos e secos. Nidiformis verdes e globoza azul também podem formar um par em uma mixboard, “bebês” vão bem com forros, flores perenes, eriks e urzes.
Agulhas anãs ficam bem com flores do prado
Abeto macio parece interessante no fundo de uma cerca de pedra
Abeto vermelho no jardim: plantio e cuidados adicionais
Quanto mais velha se torna a muda de abeto, menos cuidados ela precisa. Uma exceção pode ser as coberturas. O momento mais difícil é o plantio e posterior cuidado de um jovem abeto..
Plantio de abetos
Esta é uma operação bastante complicada. Em primeiro lugar, é necessário evitar o ressecamento das raízes: no abeto, as raízes nuas morrem em 15-20 minutos. Portanto, para o plantio, é melhor comprar um abeto com torrão de terra. Quanto mais velho o abeto, mais ele tolera o transplante. O motivo é o sistema radicular superficial, que se espalha amplamente (mas não profundamente) ao redor do tronco. Portanto, você vai desenterrar um abeto – escave-o com o maior raio e torrão de terra possível, tentando preservar sua integridade.
Adendo! Mudas pequenas (1,5-2 m) toleram o transplante melhor de todas..
A melhor época para o plantio é bem no início da primavera, quando a neve acaba de derreter, o solo derreteu um pouco, mas os copos ainda não acordaram. Para o plantio, é selecionado solo solto, com boa drenagem – os abetos (especialmente os abetos espinhosos, os abetos sérvios) não toleram água estagnada. O plantio de um abeto jovem é realizado em um buraco de 50-70 cm de profundidade, enquanto a camada do solo deve incluir solo decíduo e gramado, areia, turfa (proporção 2: 2: 1: 1) e a espessura da drenagem (areia, cascalho fino) – cerca de 20 cm. No plantio, é aconselhável adicionar 110-150 g de nitroammophoska.
Abeto pequeno elegante em paisagismo
Abetos anões em combinação com flores brilhantes ficarão lindos em seu site
Mini oásis de várias coníferas
Adendo! Se para o transplante você cavou um abeto na floresta, então no buraco, junto com a mistura acima, você precisa adicionar agulhas de abeto.
O abeto comum se desenvolve bem tanto em um local sombreado quanto em um local ensolarado, mas o abeto espinhoso e o abeto sérvio perdem significativamente em decoratividade se não tiverem iluminação suficiente.
Cuidar e regar
A rega de um abeto jovem deve ser de cerca de 12 litros de água por semana e, em climas quentes, é aconselhável borrifar as agulhas. Após a rega, o solo ao redor da árvore deve ser afrouxado, e também coberto com turfa (camada de cerca de 6 cm). Mais tarde, após o inverno, a turfa não é colhida, mas misturada ao solo..
Lindo abeto combinado com hera e um canteiro de flores vermelhas
No inverno, os abetos jovens devem ser protegidos das queimaduras solares, conforme descrito acima. A poda é necessária para formar a copa correta, principalmente nos casos em que duas pontas começam a se desenvolver ao mesmo tempo. Galhos fracos, doentes, congelados e quebrados também são removidos. A poda especial é realizada durante o plantio de sebes e amostras decorativas.
Muitas coníferas combinadas com uma cachoeira