Actinidia (85 fotos): tipos e cuidados

Actinidia não é apenas uma bela liana decorativa, mas também uma planta de jardim útil. Frutifica abundantemente, agrada à floração e às belas folhas, indicada para criar uma bonita sebe ou arcos, esconder objectos domésticos, decorar terraços, gazebos e fachadas. Actinidia é um parente do kiwi. Isto é indicado diretamente pelos seus frutos, bagas oblongas esverdeadas de até 3 cm. Além disso: inicialmente foi uma das variedades de actinídios que se tornou sua progenitora.

Características gerais

Actinidia cresce naturalmente em regiões tropicais, bem como nas latitudes subtropicais e temperadas do Leste Asiático. Mas as variedades ornamentais criadas por criadores podem ser cultivadas em quase qualquer lugar..

Esta é uma grande liana trepadeira em sua forma clássica. Ela agrada com folhas decorativas e frutas saudáveis ​​com teor recorde de vitamina C, ainda maior que o dos limões. Além disso, as diferentes variedades diferem em sabor, cheiro e tamanho..

Os rebentos altos ficam gradualmente rígidos. As folhas são simples, com bordas pouco serrilhadas e ponta pontiaguda. Eles crescem nas hastes alternadamente. Pequenas flores estão escondidas nos seios da face, até um máximo de 3 cm. Na maioria das vezes são brancas ou amarelas.

Actinidia - Características Gerais Actinidia - Características Gerais Actinidia - Características Gerais

Tipos de actinidia

Existem mais de 70 espécies de actinídios no mundo. A maioria deles são vinhas perenes nativas do sudeste da Ásia. É uma planta dióica, portanto todos os indivíduos são divididos em machos e fêmeas. É difícil para iniciantes distingui-los. Isso é evidente apenas durante o período de floração. As flores femininas são solitárias, com ovário superior maciço e estames esparsos curtos. Para os homens, eles são coletados em meias-almofadas de três. No meio há um ovário reduzido imperceptível rodeado por numerosos estames. As formas autoférteis são raras e encontradas apenas em algumas variedades.

Actinidia aguda

É a variedade maior e mais poderosa, nativa das florestas orientais. Ela cresce até 30 cm, e o tronco no rizoma se expande até 20 cm.

Brotos grandes e fortes se enroscam em árvores próximas e prendem seus troncos. Se não houver suporte, eles se ramificam. É por causa dessas vinhas que surge uma verdadeira selva densa. A folha é densa, decorativa, brilhante. Os frutos doces e macios amadurecem no outono. Eles também são relativamente grandes, até 3 cm.

Variedades famosas – Goliath, Primorskaya, Balsamnaya, September, Giantess e outras.

Actinidia aguda

Actinidia kolomikta

É a variedade nativa mais famosa, difundida e diversa do Extremo Oriente. Na natureza, cresce em encostas acidentadas e em florestas, atingindo 7 m de altura..

Uma característica da actinídia é a capacidade de sua folhagem de mudar de cor. As folhas novas têm uma tonalidade incomum de bronze, mas com o tempo escurecem e tornam-se verdes, e embranquecem à medida que o período de floração se aproxima. Depois disso, após cerca de 20 dias, as pontas ficam rosadas ou até mesmo de uma rica cor carmesim. É por isso que a actinidia kolomikta se tornou uma planta ornamental popular..

No outono, as folhas da trepadeira ficam amarelas, rosadas ou roxas. Por ser uma variedade resistente ao inverno, é possível admirar os brotos o ano todo..

Entre as subespécies conhecidas estão os primeiros frutíferos actinídios da uva, os tardios e grandes Slastena, bem como Parkovaya, Vafelnaya, Lakomka e Monetka.

Actinidia kolomikta

Actinidia polígama

Os actinídios polígamos de frutos agudos são ligeiramente diferentes de outras variedades. Seus brotos são relativamente pequenos, até 5 m, dificilmente se ramificam. Mas as folhas demonstram totalmente a variabilidade da cor durante o desenvolvimento..

As frutas verdes têm sabor picante, mas tornam-se mais doces com o tempo. Uma característica interessante é a cor laranja das bagas, graças à qual esta actinídia é especialmente decorativa..

Variedades famosas – Alperce grande e produtivo e Beleza despretensiosa e resistente ao gelo. Pimenta, Fuso e Beta também são comuns..

Actinidia polígama

Actinidia Giralda

Esta é outra grande variedade nativa do sul de Primorsky Krai. Brotos atingem rápida e facilmente os 25 m. Os frutos desses actinídios são os maiores, até 4 cm. Distingue-se por uma casca densa e áspera..

Actinidia Giralda

Actinidia purpurea

É uma grande videira chinesa termofílica com frutos vermelhos doces e escuros. Às vezes, a fruta assume uma tonalidade roxa. As folhas são lisas, grandes e em forma de coração. Esta variedade é difícil de tolerar geadas e inverno..

Actinidia purpurea

Actinidia chinesa

Como o nome indica, a pátria desta variedade é a China. Uma liana de tamanho médio atinge 7–8 m. Suas folhas são grandes e coriáceas, largas, até 12 cm. Uma característica interessante é a borda e casca avermelhada dos brotos. Os frutos grandes, com cerca de 5 cm, também são cobertos com uma penugem leve. Foi a partir dessa actinídia que os criadores certa vez criaram o kiwi..

Actinidia chinesa

Cuidado de actinidia

A actinídia é despretensiosa. A regra principal é manter uma umidade adequada. Para isso, é útil não apenas regar regularmente o solo, mas também cobri-lo com turfa ou serragem..

No outono, cave, solte e fertilize. Lembre-se de que as raízes dos cipós ficam na camada superficial do solo, por isso é necessário fazer tudo com o máximo cuidado..

O cultivo de actinídia necessariamente requer suporte. Para isso, uma treliça é construída acima de 2–3 m. Para formar uma planta, deixe alguns dos brotos mais fortes, amarre-os à treliça e corte o resto. A partir daí, todos os anos, retire uma das vinhas velhas, substituindo-a por uma nova. Os primeiros frutos aparecerão em alguns anos. Em seguida, o procedimento de substituição pode ser reduzido e repetido a cada 3-4 anos..

Cuidado de actinidia Cuidado de actinidia Cuidado de actinidia

Transplante e reprodução

Os actinídios podem ser cultivados a partir de sementes ou propagados por métodos vegetativos tradicionais: divisão de raízes, estacas, camadas ou enxertia. A opção mais fácil e prática é a disposição em camadas. No final da primavera, um broto forte e saudável é colocado horizontalmente e fixado na ranhura. Ali é regado ativamente por algum tempo e coberto com solo até o aparecimento do rizoma. Depois de um ano, você mesmo pode plantá-lo ou enviá-lo para cultivo em mudas.

Para cultivar a actinídia, é importante escolher o local certo. É plantada perto de varandas ou terraços. Se não houver suporte, pode ser construído separadamente. As mudas são plantadas no início da primavera. Uma drenagem de seixo é colocada no buraco. Não se esqueça de aplicar fertilizantes: húmus, cinzas, superfosfatos. Certifique-se de evitar calcário no solo – as plantas tropicais não o toleram.

A distância ideal é de 2 m, de forma que nada impede o crescimento de actinídios. O solo deve estar solto e moderadamente úmido. Para manter um microclima ideal, é coberto com cobertura morta. Para a polinização natural, um macho e um par de fêmeas são plantados ao lado de.

Actinidia - Transplante e Reprodução Actinidia - Transplante e Reprodução Actinidia - Transplante e Reprodução Actinidia - Transplante e Reprodução

Controle de pragas e doenças

Actinidia é resistente a doenças e pragas. O inimigo mais perigoso é uma infecção fúngica. Para isso, é necessário manter a umidade favorável, sempre remover as áreas danificadas e tratar regularmente as mudas com meios especiais..

A principal praga da videira é o besouro das folhas. Eles danificam os botões e a polpa das folhas e, além disso, se multiplicam de forma rápida e ativa. Para evitar uma invasão, trate as mudas com líquido bordalês a cada primavera..

Actinidia - Controle de Pragas e Doenças Actinidia - Controle de Pragas e Doenças

Actinidia – foto

Confira nossa seleção de fotos para entender como é a actinídia, onde plantá-la e com que funciona. Reunimos os exemplos mais marcantes e interessantes para decorar suas mudas. Boa visualização!

Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto Actinidia - foto