Ageratum (95 fotos): tipos e cuidados

Ageratum é uma excelente planta ornamental que, quando plantada em massa, pode criar um impressionante tapete fofo multicolorido. Seu nome, traduzido do latim, significa “sem idade”, o que se explica pela longa floração – de junho à geada. As principais vantagens do ageratum são excelentes qualidades estéticas e um processo simples de cultivo e cuidado. Graças a essas características, é amplamente utilizado na decoração de territórios limítrofes, criando encantos paisagísticos. Os vasos com variedades de baixo crescimento decoram perfeitamente loggias, varandas e terraços.

Os principais tipos de ageratum

No ambiente natural, existem cerca de quarenta espécies dessa cultura. No entanto, a base de cultivo é o tipo mais comum – o mexicano ou, como também é chamado, o ageratum de Houston. Ele se tornou o progenitor de uma série de novas variedades decorativas. Seus caules retorcidos formam um arbusto esférico, cujo tamanho varia de 15 a 60 cm, cujas inflorescências localizadas na parte superior dos ramos apresentam grande paleta de tonalidades. Para o cultivo doméstico, são utilizadas algumas das variedades mais populares entre os cultivadores de flores, com a ajuda das quais um terreno pessoal ou o interior da casa são preenchidos com cores exuberantes..

Alba

Este tipo de ageratum é um arbusto esférico de até 20 cm de altura, que se distingue por uma floração branca como a neve de botões que lembram pompons. A variedade é frequentemente usada para decorar bordas vivas; é plantada ao longo das bordas de canteiros de flores nas proximidades de malmequeres, calêndulas, cleoma, etc..

Ageratum - Alba

Vison azul

Um pequeno arbusto, cuja altura não ultrapassa 25 cm, parece bastante denso. É coberto por densa folhagem verde de ramos encimados por inflorescências azuis que se assemelham a gorros. Esta é uma das variedades mais antigas de ageratum cultivada, mas não perde sua popularidade e demanda. Os arbustos são frequentemente plantados em canteiros de flores para criar o fundo principal e também decorar caminhos com eles..

Ageratum - vison azul

Buquê azul

A planta tem caules eretos ou acamados, cuja altura chega a 45 cm. Os botões desabrocham em floração azul brilhante.

Ageratum - buquê azul

Bola branca

A variedade tem ramos longos e rastejantes. No final de julho, florescem inflorescências brancas como a neve com um diâmetro de 1,5 cm. Os arbustos propriamente ditos não excedem 25 cm. Ficam ótimos na vizinhança de flores em tons de vermelho, azul ou roxo.

Ageratum - bola branca

Fogo rosa

Arbustos compactos e perfeitos, atingindo uma altura de 30 cm na idade adulta, têm folhagem bastante pequena, mas grandes inflorescências rosa brilhante são lindamente variegadas contra seu fundo. Essa variedade é ótima para plantações em massa e também é usada para atrair borboletas. Os arbustos são frequentemente cultivados em vasos, decorando terraços e pátios com eles.

Ageratum - fogo rosa

mar do Norte

Uma das menores variedades – a altura dos arbustos chega a 15 cm. Durante a floração, esses “bebês” ficam incrivelmente bonitos, dissolvendo seus botões roxos escuros.

Ageratum - Mar do Norte

Cuidado adequado do ageratum

Ageratum não é uma planta exigente. Sente-se bem em qualquer solo, com exceção de especialmente “gordura”, com alto teor de húmus – isso leva ao crescimento excessivo de ramos e à ausência de botões. Existem também algumas recomendações que devem ser seguidas para não causar doenças e morte nas plantas..

Iluminação

A iluminação de alta qualidade pode ser considerada o principal fator para um cultivo eficaz. Somente em locais totalmente abertos e ensolarados é possível observar uma longa e exuberante floração de arbustos. Na sombra, a planta perde sua forma pura, transformando-se em um arbusto sem forma com inflorescências indefinidas. Devido à capacidade de suportar perfeitamente o calor do verão, o ageratum é frequentemente usado por paisagistas para decorar canteiros de flores abertos..

Variedades de baixo crescimento que adornam varandas e galerias de apartamentos são mais bem colocadas no lado sul e, no inverno, devem ser equipadas com iluminação suplementar com fitolampos.

Ageratum - Iluminação Ageratum - Iluminação

Temperatura

A planta é capaz de resistir ao calor extremo e, quando o ar fica mais frio a + 1C, ela pode morrer. Com o início de ondas de frio persistentes no outono, a melhor solução seria desenterrar um arbusto e transplantá-lo para um vaso de ambiente até a primavera, arrumando-o em um local bem iluminado.

Ageratum - Temperatura Ageratum - Temperatura

Umidade

Ageratum adora solo úmido, mas deve-se tomar cuidado para que a água não fique estagnada, não abuse da água. A pulverização não é permitida, mesmo durante os períodos quentes. Em caso de chuva forte, é recomendável cobrir os arbustos. A cultura pode desacelerar seu crescimento em um ambiente alagado ou simplesmente não florescer. Para animais de estimação, é necessário construir uma drenagem de potes.

Ageratum - Umidade Ageratum - Umidade

Rega

Embora algumas variedades de ageratum sejam distinguidas pelo aumento da tolerância à seca, ainda não vale a pena verificar a durabilidade da planta se você quiser admirar a floração exuberante e longa. A água deve ser abundante, mas não excessiva. Nesse caso, a umidade deve cair exclusivamente sob a raiz e não nas folhas. Após a rega, é melhor afrouxar o solo ao redor do arbusto para livre penetração de ar no sistema radicular, além de fertilizar.

Ageratum - Rega Ageratum - Rega

Fertilizantes e alimentação

Para que a cultura floresça magnificamente com cores saturadas, ela deve ser alimentada com aditivos minerais e orgânicos. Isso é feito a cada duas a três semanas. Como matéria orgânica, pode-se usar infusão de verbasco, mas em nenhum caso usar esterco fresco, que pode destruir a planta. Os fertilizantes são aplicados com moderação – a superalimentação pode causar crescimento e brilho da folhagem com perda da capacidade de florescer.

Ageratum - fertilizantes e alimentação Ageratum - fertilizantes e alimentação

Pragas e doenças

Embora cuidar do ageratum em campo aberto não envolva o uso de esforços especiais, a não observância de algumas regras pode levar a doenças graves. Isso se aplica, em primeiro lugar, ao alagamento do solo, como resultado do desenvolvimento da podridão das raízes. A planta não responde ao tratamento – deve ser removida.

Ageratum também pode sofrer do “mosaico do pepino”. A doença se manifesta pela formação de segmentos amarelados nas folhas, murchando de botões não abertos. A planta ainda pode ser salva nos estágios iniciais. É necessário eliminar imediatamente as áreas danificadas e tratar os brotos remanescentes com um preparo inseticida..

Além de doenças, a planta (tanto no campo quanto em casa) pode ser atacada por pragas. Os mais perigosos são a mosca-branca e os ácaros-aranha. Você pode se livrar deles processando com preparações especiais até que sejam completamente destruídos..

Ageratum - Pragas e Doenças Ageratum - Pragas e Doenças

Como transplantar ageratum

É necessário replantar a planta no final da primavera, quando o perigo das geadas noturnas já passou. É necessário escolher uma área bem iluminada pelos raios solares. Se você plantar uma planta na sombra, seus galhos começarão a se esticar caoticamente. O resultado são arbustos “desgrenhados” e com pouca floração. Também é preciso levar em conta que o ageratum tem medo de correntes de ar e não tem requisitos especiais para a composição do solo..

Antes de plantar um arbusto, é necessário afrouxar bem o solo, cavar buracos da mesma profundidade dos vasos em que os arbustos estavam antes do transplante. A distância entre eles deve ser de no mínimo 10 cm (neste caso, leva-se em consideração como será o crescimento de um arbusto adulto de uma determinada variedade). O arbusto é colocado em um buraco, coberto com terra. O plantio deve ser regado e o solo pode ser decorado adicionalmente com cobertura morta para que a umidade seja bem preservada. A primeira floração pode ser observada em alguns meses..

Como transplantar ageratum Como transplantar ageratum

Reprodução em casa

A maneira mais comum e eficaz de cultivar ageratum é semear as mudas. Fato interessante: cada fruto maduro da planta contém cerca de seis mil sementes que podem manter sua semelhança por quatro anos.

Você também pode propagar a cultura usando mudas, que também são usadas frequentemente por cultivadores de flores..

Propagação de ageratum por sementes

O plantio das sementes deve começar em março, próximo a abril. Para fazer isso, você precisa preparar um recipiente cheio de terra, incluindo turfa, húmus e areia (em proporções iguais). Como as sementes são muito pequenas, devem ser colocadas com cuidado em uma pequena quantidade e não polvilhe por cima. O plantio deve ser umedecido, coberto com filme (saco de celofane) ou vidro, colocado em local aquecido. A estufa é ventilada regularmente e o solo é mantido úmido.

Depois de 10-14 dias, os primeiros brotos aparecerão, e depois de outras três semanas, as primeiras folhas verdadeiras aparecerão. A tampa deve ser removida neste momento. Você pode mergulhar em recipientes separados. Os rebentos jovens precisam de ar seco e o solo deve ser apenas ligeiramente humedecido para que não morram devido ao aumento da humidade.

Propagação de ageratum por sementes Propagação de ageratum por sementes

Propagação de ageratum por estacas

O material de reprodução (plantas-mãe) é coletado no final do outono e armazenado em um jardim ou estufa durante o inverno. As estacas também podem ser cortadas na primavera. Na primeira quinzena da primavera (março-abril) é hora de começar a plantar as mudas em caixas separadas ou no solo de canteiros de estufas. Eles são colocados a uma profundidade de 1,5 cm e cobertos com uma tampa transparente (muitas vezes, uma garrafa de plástico transparente desempenha seu papel). Depois de duas ou três semanas, o “teto” deve ser removido. Na altura do enraizamento das mudas, é necessário manter uma temperatura constante, pelo menos + 20ºC. É importante notar que os brotos ficam mais fortes e se enraízam rapidamente. O transplante para campo aberto é realizado no final da primavera..

Propagação de ageratum por estacas Propagação de ageratum por estacas

Ageratum – foto

A seleção de fotos, que conclui nosso artigo, demonstrará a rica variedade de espécies do exuberante ageratum. Aqui você pode descobrir como a planta encontra sua aplicação em paisagismo e obter ideias para seu próprio terreno. Boa visualização!

Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto Ageratum - foto