Chubushnik (90 fotos): tipos e cuidados

Muitos viram uma laranja simulada pelo menos uma vez na vida, mas nem todos sabem que era ele. Arbustos perfumados com flores brancas são encontrados em parques e lembram jasmim. Por isso, ele foi apelidado de jasmim de jardim. Seu nome deve-se às chamadas hastes – cachimbos para fumar, feitos com seus galhos. Uma planta despretensiosa é apreciada por jardineiros e paisagistas. É fácil de cultivar e cuidar, e por fora parece uma luxuosa fonte verde. A pátria do chubushnik é a Europa, América do Norte e as regiões orientais da Ásia.

características gerais

Chubushnik é uma planta perene que pertence à família Hortensiev. São pequenos arbustos com folhas pequenas e rebentos finos e flexíveis. Eles florescem durante todo o verão. A casca marrom-acinzentada se destaca pelo fato de descascar um pouco. Os rebentos atingem 3 m, mas frequentemente crescem até um metro. Eles engrossam e enrijecem apenas até a base.

As folhas são ovóides, alongadas ou ovais, até 7 cm, lisas e verdes escuras, com nervuras longitudinais pronunciadas. Flores simples ou duplas com pétalas pontiagudas são coletadas em grupos de até 9 botões. O diâmetro máximo é de 6 cm. Os frutos são cápsulas seccionais com cerca de um centímetro, que contêm pequenas sementes empoeiradas.

Chubushnik precisa do sol, mas tolera bem a sombra. Requer umidade e umidade constante, mas murcha se a água estagnar. Uma seca de curta duração quase não tem efeito sobre a condição da flor. Flores perfumadas atraem inúmeros insetos para o jardim.

Os densos matagais são excelentes sebes. Eles são usados ​​no projeto de cercas, meios-fios, fachadas e equipamentos domésticos. Ao florescer, os arbustos se transformam em cascatas perfumadas. Variedades altas são um fundo ideal para canteiros de flores e mudas, e variedades baixas e em miniatura se encaixam harmoniosamente em um escorregador alpino ou em um jardim ornamental.

Chubushnik - Características gerais Chubushnik - Características gerais

Tipos de chubushnik

Existem cerca de 60 tipos de chubushnik. Eles diferem no aroma e ligeiramente na aparência. Algumas variedades têm cheiro de frutas cítricas ou morangos..

Chubushnik comum

Um clássico chubushnik verticalmente ramificado com graciosos rebentos de três metros. As folhas são simples, ovais, de tamanho médio. Pincéis soltos com delicadas flores cremosas aparecem nos brotos. Como toda a variedade, são pequenos e elegantes..

Chubushnik comum

Imitação de coroa

Este é um arbusto de três metros de extensão resistente à geada. Sua pátria são as regiões do sul e a Ásia Menor. Os rebentos são flexíveis, longos e ramificados. A casca tem uma tonalidade avermelhada ou amarelada incomum. Folhas densas ovais são opostas. Por fora são lisos e, por trás, ligeiramente pubescentes. Flores – cerca de 5 cm de diâmetro, tom creme delicado, em cachos grandes e soltos.

O período de floração começa no final da primavera e dura até 3 semanas. A coroa simulada de laranja tolera invernos até -25 ° C. Subespécies interessantes são Aureus dourado, Variegata larga e escura com folhas contornadas e Innosens espalhando com floração rara e padrões decorativos de mármore em placas de folha. Esse chubushnik vive até 30 anos.

Imitação de coroa

Híbrido chubushnik

A extensa categoria de criação inclui dezenas de variedades decorativas e suas combinações interespecíficas. Por exemplo, luar colorido compacto, Majori esparramado, Elbrus gracioso, floco de neve esguio, Shneesturm alto e choroso e outros.

Híbrido chubushnik

Chubushnik de folhas pequenas

É um arbusto anão e pequeno que se assemelha a uma cereja em miniatura quando floresce. Na estação, flores perfumadas com perfume de morango cobrem completamente o arbusto inteiro..

Chubushnik de folhas pequenas

Chubushnik fofo

Esta variedade recebe o nome de suas folhas de fundo leves e arejadas. As flores de cálice grandes e bem cuidadas quase não têm cheiro. Mas grandes inflorescências de 5-10 botões são muito decorativas. Um arbusto alto cresce até 3 m. A floração começa no auge do verão.

Chubushnik fofo

Chubushnik inodoro

O arbusto com grandes rebentos verdes de quatro metros e folhas largas é inodoro mesmo na época de floração, como indica o nome da variedade. Mas é lindo e decorativo, com grandes flores brancas, 5 botões por pincel. O comprimento das folhas dos rebentos, onde não crescem botões, chega por vezes a 12 cm, variedade que se destaca pela sua largura. O período de floração começa no final de junho e dura quase até agosto.

Chubushnik inodoro

Chubushnik de Shrenk

Sua pátria é o Extremo Oriente, China e Coréia. A principal característica é a floração precoce. É um dos primeiros a florescer em latitudes médias. As folhas cônicas ovais lembram um ovo. Flores delicadas e perfumadas atingem 4 cm e a inflorescência tem em média 9 botões. O período de floração vai de junho e dura 3-4 semanas.

Chubushnik de Shrenk

Chubushnik Lemoine

Este é um híbrido que inclui várias dezenas de subespécies. Eles estão unidos por um cheiro rico e doce. Os arbustos crescem em matagais densos de três metros. Folhas pequenas e brilhantes são diluídas com flores perfumadas. Das espécies mais famosas – laranja terry resistente à geada, Mont Blanc denso e compacto, sino Snowbelle fofo, Virgin flexível e expansivo, Bicolor decorativo fofo e manto de arminho luxuoso.

Chubushnik Lemoine

Chubushnik Gordon

É uma das variedades mais altas, que cresce até 5-6 m em condições favoráveis, tem folhas grandes e brilhantes e grandes flores brancas como a neve, que a tornam uma das variedades mais decorativas. O cheiro é quase indistinguível. O período de floração começa no final de junho.

Chubushnik Gordon

Variedades de cultivo

O número de cogumelos simulados ornamentais criados artificialmente é quase ilimitado. São forças de assalto aerotransportadas, Ártico branco como a neve, Incomum em miniatura, Ballet of Moths original, pérolas graciosas e outros..

Tipos de Chubushnik - Variedades de seleção Tipos de Chubushnik - Variedades de seleção

Cuidado chubushnik

Por sua natureza, o chubushnik é um arbusto ornamental muito despretensioso. Mas é importante escolher o lugar certo. Para torná-lo intensamente verde e florido, você precisa de tanto sol quanto possível, e para crescer e se esticar – uma sombra.

O terreno ideal é frondoso, misturado com húmus e areia. Deve ser solto, leve e nutritivo, sempre com um nível de acidez neutro. Periodicamente, o solo precisa ser afrouxado e as ervas daninhas eliminadas. Os fertilizantes são aplicados sistematicamente. Na primavera – orgânico, e diretamente à floração – misturas de minerais com potássio e fósforo.

Para evitar a estagnação da água, a drenagem é necessária. A opção mais simples é uma camada de seixos de quinze centímetros. Isso é mais do que suficiente para uma vida vegetal confortável. Quanto à rega, a precipitação natural é suficiente para o chubushnik. Além disso, ele precisa ser regado durante a estação seca..

Chubushnik é cortado em várias passagens. Na primavera, todos os brotos danificados, secos e congelados são removidos. Ao mesmo tempo, a coroa pode ser moldada. Arvoredos velhos devem ser rejuvenescidos cortando completamente os caules para estimular o crescimento. Isso aumentará o número de botões e melhorará significativamente a aparência da coroa. No outono, a limpeza sanitária é realizada, os brotos crescem para dentro e o excesso de crescimento do solo é removido.

Cuidado chubushnik Cuidado chubushnik Cuidado chubushnik Cuidado chubushnik

Transplante e reprodução

A chubushnik plantada no outono cria raízes, a melhor de todas. Na primavera, isso só pode ser feito antes de as folhas florescerem. Caso contrário, o arbusto pode morrer. Durante o plantio, abaixe apenas a raiz no solo, mas não o caule, para que ele não arranque o fio. A profundidade média de plantio é de cerca de 0,5 m. O intervalo entre os arbustos é de até 1,5 m. Na formação de uma sebe arbustiva, pode ser reduzido. Um arbusto ornamental se propaga de qualquer maneira clássica.

Reprodução de chubushnik por sementes

Para crescer a partir de sementes, pegue apenas material fresco que ainda não tenha um ano de idade. Misture as sementes com areia alguns meses antes de plantar e deixe na geladeira. No início da primavera, eles podem ser plantados em recipientes. Os primeiros brotos aparecem em 10 dias. Depois de mais 2 semanas, as mudas podem ser mergulhadas e, no início do verão, podem ser transplantadas para campo aberto. Mas lembre-se de que tal arbusto não florescerá tão cedo. Às vezes – somente após 5-8 anos.

Reprodução de chubushnik por sementes

Reprodução de chubushnik por camadas

Uma maneira natural conveniente é o crescimento da raiz ou camadas de ar. No início da primavera, arbustos grandes, maduros e saudáveis ​​são desenterrados e separados. Mas esse método não é muito adequado para variedades em miniatura..

Reprodução de chubushnik por camadas Reprodução de chubushnik por camadas

Reprodução de um chubushnik por estacas

O corte é uma opção eficaz e quase ganha-ganha. Nem mesmo precisa de experiência e habilidades especiais. Durante o verão, corte os brotos em até 10 cm e trate o corte com carvão ou um composto especial para enraizamento. Depois disso, plante as mudas em uma caixa de terra de jardim e cubra com papel alumínio, pulverizando sistematicamente. As raízes aparecem em duas semanas.

Reprodução de um chubushnik por estacas Reprodução de um chubushnik por estacas

Controle de pragas e doenças

As doenças chubushnik mais comuns são a podridão cinzenta, manchas septórias e outras infecções fúngicas. O mecanismo de controle é padrão: coletar e destruir todas as folhas danificadas e tratar profilaticamente os arbustos com Bordeaux líquido e seus análogos.

As principais pragas e parasitas são pulgões leguminosos, espinheiro-alvar e besouros click. Para evitar uma invasão, é necessário remover as ervas daninhas e as áreas danificadas em tempo hábil, bem como tratar regularmente as mudas com inseticidas de perfil..

Chubushnik - Controle de Pragas e Doenças Chubushnik - Controle de Pragas e Doenças

Chubushnik – foto

Se você está apenas procurando onde encontrar inspiração e novas idéias para decorar mudas caseiras, oferecemos nossa seleção de fotos! Coletamos fotos brilhantes e originais com um chubushnik para que você possa encontrar uma solução do seu agrado.!

Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto Chubushnik - foto