Coníferas para paisagismo

As coníferas têm uma forma bonita e cuidada, e também emitem um aroma incrivelmente fresco e agradável. É por isso que muitos designers e jardineiros comuns gostam de usar essas plantas em suas paisagens privadas. As variedades são muito diferenciadas na cor, configuração e tamanho, podendo ser combinadas com qualquer desenho de jardim. Considere o mais notável e popular deles – o que dar preferência e como cuidar das plantas selecionadas.

A forma e o tamanho das coníferas

Normalmente, quando se trata de coníferas, um lindo cone verde surge na mente. Mas isso, como você entende, não se limita a variações na estrutura da coroa. Por exemplo, o thuja ocidental “Danica” aparece na forma de uma bola e “Columna” – uma coluna esguia. Existem também configurações de choro, como o larício de Pendula europeu.

A aparência natural da maioria das coníferas pode ser variada à sua maneira, porque elas se prestam bem a pinçamento e tosquia. Tudo vai depender das habilidades e ideias do jardineiro: você pode cortar um animal fofo ou pode – uma coluna em espiral.

Antes de comprar uma árvore, pergunte a altura de uma planta adulta. Nesse aspecto, as coníferas não são de forma alguma inferiores às suas contrapartes decíduas – você pode escolher um representante alto ou anão. As gimnospermas não crescem muito rapidamente, mas, a longo prazo, o crescimento inadequado pode causar dificuldades. Este parâmetro ditará o local para o pouso.

Coníferas para paisagismo - formas e tamanhos Coníferas para paisagismo - formas e tamanhos Coníferas para paisagismo - formas e tamanhos

O esquema de cores das coníferas

A paleta de cores da vegetação de coníferas é diversa. Você pode encontrar as variedades de que precisa em tons de azul, prata e até mesmo amarelo. Ao mesmo tempo, o tom das plantas varia não só em função da variedade selecionada, mas também da estação do ano, bem como do local em que crescem..

A maioria das espécies fica mais escura no inverno. Na primavera, como no caso das caducas, as coníferas adquirem uma leve tonalidade suave. Este look é muito bem decorado, e na primavera o jardim ficará especialmente bonito..

A gama de amarelo é destacada pela luz solar intensa. Ao mesmo tempo, em um local sombreado, essas gimnospermas se mostrarão menos atraentes. O larício fica amarelo no outono, como árvores decíduas.

Coníferas para paisagismo - Cores Coníferas para paisagismo - Cores Coníferas para paisagismo - Cores

Seleção de um local para uma árvore conífera

A maioria das sempre-vivas prefere áreas com muita luz. Em maior medida, isso se aplica a algumas espécies de zimbro, pinheiros e lariços. A penumbra é adequada para zimbro, abeto, thuja e abeto. Microbiota, cicuta e teixo podem receber um mínimo de luz..

É importante saber que alguns representantes das coníferas são queimados pelos raios do sol da primavera. Isso ocorre porque o sol ativo estimula o movimento da seiva e, como o solo ainda não teve tempo de se aquecer, o sistema radicular não consegue saturar a planta com a umidade necessária. Devido à quantidade insuficiente de líquido, as agulhas secam e ficam mais avermelhadas. Essas plantas precisam de sombra clara..

A maioria das gimnospermas adora solo úmido e responde bem ao ar úmido. Tente plantar vegetação perto de corpos d’água artificiais ou naturais. No entanto, terrenos pantanosos e úmidos, que se caracterizam pela proximidade de águas subterrâneas, também não são adequados para essas árvores ou arbustos..

É melhor plantar em solo solto e com baixa acidez. Caso contrário, vale a pena fornecer uma drenagem eficaz. Thuja precisa de umidade mais do que outros, enquanto abetos ou pinheiros crescem bem em solo seco, mas com boa irrigação.

Escolha uma planta com base nas condições climáticas em que seu local está localizado. As seguintes variedades toleram perfeitamente o inverno: Sakhalin e abeto siberiano; Cedro siberiano, pinho comum; espinhoso, abeto cinza canadense; Lariço siberiano; thuja ocidental; Cossaco, siberiano, zimbro comum; cedro élfico.

Essas plantas não precisam de procedimentos preparatórios cuidadosos na véspera do inverno. No entanto, em caso de queda seca, devem ser regados em abundância. Além disso, para que fortes rajadas de vento e neve não danifiquem os ramos da thuja, amarre sua coroa com barbante.

Coníferas para paisagismo - Seleção de um lugar Coníferas para paisagismo - Seleção de um lugar Coníferas para paisagismo - Seleção de um lugar

Com quais plantas plantar coníferas

Ao planejar o projeto de um site, vale considerar a possibilidade de coexistência de várias plantas:

– O larício deve ser plantado separadamente das outras coníferas;

– Rosas exuberantes são especialmente atraentes contra o fundo de vegetação perene, mas para flores bonitas tal arranjo é extremamente indesejável devido ao aumento da acidez do solo ao redor das gimnospermas;

– Thuja não vai tolerar um pinheiro plantado próximo a ele;

– Não cultive abetos, abetos perto de cedro ou pinheiro;

– As coníferas crescerão lentamente se você torná-las vizinhas da cereja de pássaro ou do vidoeiro – elas esgotarão o solo.

Combine sempre-vivas com flores que toleram solo ácido, gramíneas e árvores e arbustos caducifólios. Uma imagem pitoresca do local pode ser obtida graças às coníferas no fundo do reservatório, especialmente se houver árvores choronas nas proximidades..

Para criar uma composição vencedora e harmoniosa, conte com estes indicadores:

– Geometria correta das configurações – formas afiadas serão lindamente combinadas umas com as outras. Por exemplo, coloque uma árvore conífera alta em forma de pirâmide perto do thuja esférico. Assim, você obtém um layout de várias camadas contrastante;

– As gimnospermas orientadas para o lado leste ou oeste do mundo ficarão especialmente impressionantes;

– Observe que uma visão completa da composição das coníferas será alcançada a uma distância 2 vezes maior do que a duração desta construção paisagística;

– Você definitivamente não perderá se escolher uma pedra ou um gramado limpo como pano de fundo para árvores coníferas.

Coníferas para projeto paisagístico - Com que plantas plantar coníferas Coníferas para projeto paisagístico - Com que plantas plantar coníferas Coníferas para projeto paisagístico - Com que plantas plantar coníferas

Decoração elegante de jardim com árvores coníferas

A vegetação perene combina bem com a maioria das soluções de design:

– O jardim japonês será decorado com pinheiros encaracolados, complementados por coníferas rasteiras, arbustos e pedras;

– O jardim regular clássico será complementado por coníferas topiárias, cônicas e colunares;

– Em um rochedo ou jardim decorado com cascalho, os representantes de anões ficarão lindos;

– As composições naturais suportam todos os tipos e variedades de gimnospermas;

– Um pequeno jardim pode transformar árvores perenes anãs;

– Um pátio em estilo rústico, campestre, com estruturas feitas de lindas madeiras, pedras de forma natural ficará muito bonito se você decorá-lo com ramos de esmeralda;

– A casa escandinava proporcionará de forma muito eficaz um jardim de pedras com coníferas de várias variedades;

– O território, decorado em estilo moderno, repleto de linhas retas, objetos cromados, vai enfatizar a vegetação cuidada de formas estritas.

Coníferas para paisagismo - design de jardim elegante com coníferas Coníferas para paisagismo - design de jardim elegante com coníferas Coníferas para paisagismo - design de jardim elegante com coníferas

Uso funcional de coníferas

Para além do facto de as gimnospermas saturarem o ar com um aroma agradável, ajudam na criação de uma solução de estilo específica, também podem desempenhar várias funções funcionais..

Por exemplo, as coníferas são ótimas para formar uma sebe graciosa. Podem ser plantas altas plantadas ao lado da cerca principal ou pequenos arbustos cercando um canteiro de flores. Também tente marcar as linhas dos caminhos do jardim, apenas plante arbustos compactos ao redor do perímetro e apare-os regularmente..

Uma mescla de flores grandes, arbustos coloridos serão complementados por coníferas e arbustos de várias formas e cores. Eles podem estar no centro da composição ou se tornar uma espécie de pano de fundo para ela. Além disso, os representantes perenes da flora são atraentes em si mesmos e, portanto, podem ser usados ​​separadamente de outras plantas ou suplementados com plantas de baixo crescimento que não atraem muita atenção. Esta solução é especialmente apropriada em áreas abertas..

É importante levar em consideração que o esfarelamento de agulhas tornará o solo mais ácido em sua composição, e uma árvore alta com uma copa densa forma uma sombra espessa – nem toda planta é adequada para tais condições.

As coníferas ajudam muito na divisão do espaço em zonas separadas. Designe uma área de lazer com um banco ou balanço com arbustos ou árvores encaracolados – ficará muito natural e harmoniosamente.

Ao dar preferência ao zimbro, ao abeto ou ao pinheiro, não só irá transformar significativamente o sítio, mas também dotar o território de um cheiro benéfico com fitoncidas úteis que contribuirão para uma melhor saúde dos proprietários e hóspedes do seu território privado..

Coníferas para Paisagismo - Uso Funcional de Coníferas Coníferas para Paisagismo - Uso Funcional de Coníferas Coníferas para Paisagismo - Uso Funcional de Coníferas

Coníferas para paisagismo – foto

É difícil cobrir todos os aspectos do uso de belas coníferas no quintal. Mas, como diz um sábio ditado, é melhor ver uma vez do que ouvir cem vezes. Desejamos a você inspiração e uma visualização agradável.!

Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto Coníferas para paisagismo - foto