Versão moderna da casa redonda

Versão moderna da casa redonda

Os proprietários de casas particulares se esforçam para criar moradias originais em seu local. Se você pertence a esses proprietários, você pode escolher o projeto da casa na forma de uma estrutura redonda espetacular. Esta versão original e fora do padrão se tornará a verdadeira decoração de qualquer quintal. Para a construção de uma estrutura tão complexa, pode-se recorrer a especialistas, mas a maioria deles trabalha apenas com objetos grandes e se concentra em cabanas, para as quais o formato arredondado também se popularizou recentemente. Portanto, vamos descobrir como fazer você mesmo..

Esta forma do edifício parece bastante futurista.

Esta forma do edifício parece futurista.

Tipos de casas redondas

Até o momento, vários tipos de edifícios redondos foram desenvolvidos por arquitetos. Eles diferem em aparência e estrutura. Vamos considerá-los em mais detalhes.

  1. Torre – este é um dos projetos mais simples. Esses projetos chegaram até nós desde a Idade Média, quando os edifícios com paredes cilíndricas e telhados cônicos eram adjacentes a fechaduras de várias seções. Eles não precisam construir estruturas de engenharia complexas. Tal edifício parece espetacular tanto por fora quanto por dentro..

    Não é uma casa, mas um verdadeiro castelo

    Não é uma casa, mas um verdadeiro castelo

  2. Abobadado os designs chegaram até nós da Europa durante o Renascimento. São estruturas cilíndricas com teto hemisférico. Foram essas construções que foram usadas para decorar igrejas católicas. Em nosso país, essa técnica é típica dos planetários. Em ambos os casos, a cúpula cria o efeito do firmamento. Em uma casa particular, você pode organizá-lo ao seu gosto. Para a construção de tal estrutura, cálculos de engenharia complexos e materiais especiais são necessários..

    Uma solução interessante - grandes janelas em todo o perímetro da casa

    Uma solução interessante – grandes janelas em todo o perímetro da casa

  3. Combinado consistem em paredes retangulares fechadas sob um teto arqueado. É um pouco mais fácil criar tal projeto do que o anterior, mas também é importante escolher os materiais adequados..

    Solução de design - telhado de madeira arqueado no topo do edifício

    Solução de design – telhado de madeira arqueado no topo do edifício

  4. Esférico as estruturas são feitas em forma de bola. Esta é uma solução completamente nova para arquitetos modernos. Sua implementação requer cálculos precisos e ferramentas especiais. Tradicionalmente, esses edifícios são feitos de madeira..

    Casa redonda como decoração de conto de fadas

    Casa redonda como decoração de conto de fadas

16

A Fundação

Como acontece com qualquer edifício, um bom alicerce deve ser estabelecido. Este é um processo padrão, difere apenas na forma. Para casas esféricas e abobadadas, você precisa cavar uma trincheira em forma de anel.

A preparação da fundação é uma das etapas iniciais mais importantes da construção.

A preparação da fundação é uma das etapas iniciais mais importantes da construção

Vamos ver como fazer direito. Para marcar, você precisará de duas estacas feitas de madeira ou ferro, uma corda longa e um material elástico semelhante aos meios-fios modernos para canteiros de flores. Além disso, o seguinte algoritmo deve ser observado:

  1. Marque limites claros para a localização do edifício e determine seu diâmetro.
  2. Divida o diâmetro pela metade para obter o raio.
  3.  Pegue uma corda, cujo comprimento deve ser igual ao raio, amarre-a a duas estacas.
  4. Insira um no ponto através do qual a borda externa vai passar. O segundo – o comprimento da corda, puxe-o para dentro do círculo e coloque-o no chão. Este será o centro.
  5. Em seguida, puxe a primeira estaca para fora do solo e, aprofundando-a bem no solo com toda a tensão na corda, desenhe um círculo.
  6. Enrole a corda até a largura da fundação e desenhe as bordas internas da mesma maneira..
  7. Recomenda-se marcar ambas as marcações com materiais adicionais..

Importante! Para o tipo combinado, é criada uma base padrão e, para os esferóides, são instaladas estacas..

Paredes

A próxima etapa de construção é a construção de paredes. Nos primeiros três casos, várias opções podem ser usadas para isso:

  1.  tijolo;
  2.  blocos de espuma;
  3.  blocos de gás;
  4.  madeira processada;
  5.  Histórico;
  6.  Pedra natural.

Esta versão das paredes prevê a colocação de painéis triangulares de contraplacado resistente à humidade de 15 mm

Esta versão das paredes prevê a colocação de painéis triangulares de contraplacado resistente à humidade de 15 mm

Devido às peculiaridades da construção dos dois primeiros tipos, o principal neste caso é a qualidade da solução. Como os elementos são dispostos de maneira não padronizada, isso aumenta significativamente as costuras. Portanto, é necessário usar cimento de alta qualidade e fazer uma argamassa mais espessa e com uma aderência mais firme..

Ao erguer um edifício esférico, os seguintes requisitos se aplicam ao material:

  1. elasticidade;
  2. facilidade;
  3. força.

A moldura pode ser feita de ferro ou madeira. A base é revestida com pequenas placas, o que lhes permite costurar bem as paredes de um formato não padronizado.

Adendo! Se for necessário isolar um edifício esférico, use o isolamento que é instalado dentro de casa.

Cobertura

A última fase de construção é a cobertura. Conforme mencionado acima, cada tipo de edifício possui características próprias. As tecnologias e os materiais modernos permitem dar à estrutura um aspecto especial sem quaisquer dificuldades.

Para começar, estipularemos que, ao erguer uma bola, um tipo de revestimento é usado para toda a área externa. Portanto, você não precisa pensar no telhado..

Em uma nota! Para uma cobertura cilíndrica, todas as opções de caibro são adequadas, o principal é fixá-las corretamente. Todos eles devem convergir em um ponto..

O telhado é feito de madeira, os elementos de conexão são feitos de metal durável

O telhado é feito de madeira, os elementos de conexão são feitos de metal durável

Para telhados abobadados e arqueados, escolha vigas que podem ser arredondadas. Na maioria das vezes é metal, com força técnica, dobra bem. Mas alguns artesãos também usam madeira, porém, neste caso, ela deve ser processada adequadamente..

Importante! Após imersão prolongada, obtém a elasticidade desejada.

Casa da nuvem única, combinada de metal e madeira

Casa da nuvem única, combinada de metal e madeira

Em uma nota! Como material de cobertura, você precisa escolher um muito elástico ou que consiste em pequenos elementos, como telhas..

Telhado de cúpula de vidro - luz solar máxima

Um telhado de vidro abobadado dará o máximo de luz solar

  • Hoje no mercado existem ardósia, ondulina e telhas betuminosas, que são mais adequadas para estofamento de formatos não padronizados..

16

Vantagens

As casas redondas distinguem-se principalmente pela sua originalidade e criatividade. Mas esses não são todos os recursos pelos quais são tão apreciados..

A casa da torre parece mágica

A casa da torre parece mágica

Entre as vantagens estão as seguintes:

  1.  altas propriedades aerodinâmicas;
  2.  resistência às mudanças sísmicas;
  3.  altas propriedades de isolamento térmico;
  4.  alta acústica.

16

É importante notar também que a construção de tais estruturas pode ser muito mais barata se você escolher os materiais certos. Usando elementos leves para paredes e tetos, não haverá necessidade de reforçar a fundação, o que reduzirá significativamente o orçamento de construção.