Avental na cozinha (+85 fotos)

Todos os aviões da cozinha são suscetíveis aos efeitos negativos do calor e do vapor. Mas se na sala de jantar se pode enfatizar as propriedades decorativas do acabamento, então junto ao fogão a estabilidade do material desempenha um papel fundamental. Felizmente, existem muito mais opções para projetar um avental para a cozinha do que aparenta. Alguns deles são os mais práticos possíveis, outros têm uma estética incomum e outros ainda são o “meio-termo”. Os detalhes estão em nosso artigo.!

Recursos e recomendações

Não se trata do macacão das donas de casa na cozinha, embora a finalidade seja quase idêntica. Um backsplash é uma cobertura sobre a área de trabalho que protege as paredes e móveis do vapor, altas temperaturas, gotejamento de gordura e alimentos. Para dar conta desta tarefa de forma adequada, para o seu desenho é necessário escolher um material com boas características, que não se deforme com o tempo, e também se preste a cuidados..

Embora alguns designers prefiram usar o acabamento em toda a área da parede, na maioria das vezes o avental se destaca na composição geral e atua como um detalhe brilhante – com ajuda de cor, textura ou padrão. Você pode comprar o mesmo acabamento da bancada – isso ajudará a harmonizar o espaço..

Superfícies escuras são consideradas menos práticas. Mas se o avental é dotado de uma cor rica, o resto da sala deve ser “silenciado”. As listras horizontais ajudam a alongar visualmente o ambiente, enquanto o acabamento espelhado adiciona volume. Os coloristas aconselham o uso de tons quentes, pois a comida parece mais apetitosa em comparação com o fundo..

Mas essas recomendações são muito condicionais, você precisa se afastar de suas próprias capacidades e gostos de design, uma vez que a gama de materiais é bastante ampla.

Avental para cozinha - Características e recomendações Avental para cozinha - Características e recomendações

Tipos e acabamentos

1. Avental feito de ladrilhos de cerâmica

A solução mais popular, que já está entre as tradicionais. A telha é um produto barato que é resistente à umidade, fogo, álcalis e ácidos. É fácil de limpar e, como resultado, dura muito tempo..

A desvantagem é a presença de costuras que não resistem tão bem à sujeira e absorvem o líquido. Por causa disso, a argamassa deve ser atualizada com bastante frequência. A compra de uma versão especial à prova d’água ajudará a resolver parcialmente o problema..

Hoje você encontra produtos com diversos formatos e padrões. Para um estilo moderno, uma cobertura monocromática de formato quadrado ou hexagonal é adequada e, nos clássicos, são usados ​​espécimes mais decorados..

O ladrilho combina bem com outros materiais e é adequado para o acabamento de toda a parede. Enfrentar o trabalho é um processo sujo que requer certas habilidades. Além disso, é bastante difícil atualizar o design, uma vez que os ladrilhos não são comprados por um ano..

Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica Avental de cozinha feito de ladrilhos de cerâmica

2. Avental em mosaico

Um avental de cozinha com uma composição em mosaico parece sofisticado e artístico. Com sua ajuda, você pode definir qualquer desenho, sejam padrões abstratos ou flores pitorescas. As peças são feitas de diferentes materiais, o que afeta as propriedades práticas do revestimento, durabilidade e estética visual.

Por exemplo, um painel feito de pedra decorativa tem uma textura profunda, de modo que combinações de cores restritas terão uma aparência natural. O “quebra-cabeça” de vidro e cerâmica foi escolhido para o desenho de ornamentos complexos. Em um interior minimalista, você pode se limitar a uma superfície monocromática, já que a própria textura do mosaico cria um toque artístico.

Os mosaicos modernos são vendidos na forma de matrizes de diferentes tamanhos, assim como os fragmentos, também chamados de chips, vêm em uma variação pequena, quase “pixel” de 1x1cm, ou maior – 5x5cm.

A principal vantagem do revestimento traseiro em mosaico na cozinha é a sua estética atraente. A durabilidade do acabamento pode ser melhorada com um adesivo permanente de boa qualidade. As desvantagens incluem grande número de costuras que podem acumular sujeira, alto custo e complexidade de instalação.

Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico Avental de cozinha em mosaico

3. Avental de pedra

A pedra como material de revestimento é de dois tipos: artificial e natural. A segunda opção é utilizada com muito menos frequência, principalmente pelo alto custo, que não corresponde à durabilidade. Mas para garantir o máximo respeito ao meio ambiente do revestimento, placas de granito podem ser adquiridas. Eles são bastante fortes e duráveis. O mármore parece muito nobre, mas sob a influência da umidade perde rapidamente sua atratividade.

Os hosts racionais preferem contrapartes artificiais. Os produtos acrílicos e de quartzo não absorvem umidade, não se deformam e também são perfeitos para decorar bancadas da mesma forma. Um avental de gesso pode ser considerado igual às opções anteriores se você aplicar um verniz protetor nele. Os designers não recomendam combinar vários tipos de pedra dentro de um espaço, especialmente em interiores modernos..

Independentemente da origem do material, seu custo é superior ao de outros produtos, e a instalação requer a intervenção de profissionais.

Avental de pedra para cozinha Avental de pedra para cozinha Avental de pedra para cozinha Avental de pedra para cozinha Avental de pedra para cozinha Avental de pedra para cozinha Avental de pedra para cozinha

4. Avental de vidro

A vidraria está associada à fragilidade e não inspira confiança imediatamente. Mas para o desenho do avental de cozinha é usada uma versão endurecida – é muito mais resistente, não risca, não tem medo de luz solar ou mudanças de temperatura, e a vida útil chega a dez anos. O vidro é freqüentemente colocado em cima de outros revestimentos para proteção..

As desvantagens incluem o alto custo e a necessidade de pedidos de medidas individuais devido às dificuldades no processo de poda..

O design do avental de vidro pode ser simples ou imitar outros materiais. A diversidade visual expande a possibilidade de impressão de fotos de qualquer complexidade – a área de trabalho se tornará definitivamente um detalhe brilhante da cozinha.

Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro Avental de cozinha de vidro

5. Avental de aço

Tal elemento se encaixa perfeitamente no interior de uma cozinha de alta tecnologia, loft ou minimalista, mas se desejar, você pode escolher uma opção adequada para as tendências clássicas. Em geral, um avental de aço ainda é considerado algo exclusivo. Isso dá ao ambiente uma aparência rígida, elegante e até “oficial”, então o metal costuma ser combinado com a madeira “quente”.

Os aventais são feitos de aço inoxidável acessível, bem como de cobre mais caro. A textura é diferente: brilhante, refletindo o interior, ou fosca, que forma um “brilho” suave. Uma folha de metal pode cobrir toda a área livre, de modo que não faça emendas e crie uma sensação de solidez.

A área de trabalho ficará ainda mais espetacular se você instalar uma iluminação especial acima dela – a luz dos holofotes direcionada à tela de aço brilha lindamente à noite.

Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha Avental de aço para cozinha

6. Avental de madeira ou MDF

Um avental de madeira é uma opção muito controversa para a cozinha. Este material, devido à sua estrutura porosa, absorve umidade, sujeira e odores. Mas, em alguns casos, o respeito ao meio ambiente e a estética natural da madeira são componentes necessários do design..

Tal revestimento requer preparação preliminar, que inclui a aplicação de um verniz protetor, bem como óleos especiais que evitam o ressecamento. Um produto de madeira pode ser escondido atrás de um vidro transparente na área com uma laje, ou melhor ainda – substituído por MDF e aglomerado mais baratos.

O avental de madeira vai caber perfeitamente na cozinha de qualquer estilo, vai formar um ambiente aconchegante e confortável. Geralmente é combinado com uma mesa ou outros elementos de fone de ouvido..

Avental de cozinha feito de madeira ou MDF Avental de cozinha feito de madeira ou MDF Avental de cozinha feito de madeira ou MDF Avental de cozinha feito de madeira ou MDF Avental de cozinha feito de madeira ou MDF Avental de cozinha feito de madeira ou MDF Avental de cozinha feito de madeira ou MDF Avental de cozinha feito de madeira ou MDF

7. Avental de tijolo

A alvenaria é incrivelmente popular não só no loft, mas também em outros interiores. Ao mesmo tempo, não é necessário usar um tijolo áspero para decoração – você pode criar a textura desejada usando materiais mais práticos que vão lidar com o papel de um avental de cozinha.

Uma solução elegante é um avental de tijolo feito de ladrilhos de cerâmica. Você pode escolher uma textura brilhante ou fosca, bem como escolher uma combinação de cores personalizada. Uma pedra artificial também tem o efeito desejado, mas é recomendável se preocupar com seu preparo com antecedência..

Se não houver necessidade de imitar a alvenaria, o tijolo natural é adequado para decorar a área de trabalho. É resistente a temperaturas extremas, durável o suficiente e não é exigente para cuidar. Antes de comprar, verifique se a superfície não é áspera, caso contrário absorverá rapidamente todo tipo de sujeira.

Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo Avental de tijolo

8. Avental de espelho

Como material de revestimento, o espelho não é inferior aos azulejos ou ao vidro. Ele “sobrevive” perfeitamente nas duras condições da cozinha, não perde sua aparência após um longo período de uso, mas é limpo como um espelho comum – com um pano úmido e detergente.

Um avental espelhado na cozinha não tem medo de mofo, fungo ou produtos químicos agressivos, exceto, talvez, ácido fluorídrico, que raramente é encontrado na vida cotidiana. A desvantagem dessa solução pode ser considerada fragilidade, embora alguns produtos modernos tenham maior resistência..

O avental espelhado vem em três variações:

1. Painéis. Pode cobrir toda a área de trabalho, formando um único volume sem vestígios de junta.

2. Ladrilhos. Faça a distinção entre partes de diferentes formas e configurações. As juntas são preenchidas com um selante transparente..

3. Mosaico. Melhor para grandes espaços. A iluminação brilha colorida em uma superfície fragmentada.

Eles decoram a área de trabalho da cozinha com um espelho para ampliar visualmente o ambiente e criar um belo efeito de luz.

Avental de espelho para cozinha Avental de espelho para cozinha Avental de espelho para cozinha Avental de espelho para cozinha Avental de espelho para cozinha Avental de espelho para cozinha Avental de espelho para cozinha Avental de espelho para cozinha

9. Avental de grés porcelânico

A composição do grés porcelânico inclui dois tipos de argila, areia de quartzo, silicatos e pigmentos corantes. Cada ingrediente melhora as características do material e também aumenta as possibilidades visuais.

Devido ao custo e à complexidade da instalação, o grés porcelanato é freqüentemente usado para decorar toda a parede, mas onde você precisa de um revestimento particularmente durável, você pode se limitar a um avental..

Este tipo de revestimento é bom porque pode ser usado para imitar qualquer outro material: por exemplo, para gravar a textura da madeira, que é menos resistente às condições da cozinha, ou mármore caro.

Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico Avental de cozinha em grés porcelânico

Vídeo: avental faça você mesmo na cozinha