Cozinha roxa: ideias de design (80 fotos)

Quer trazer originalidade e estilo moderno para sua vida? Isso é fácil de fazer se você tomar as decisões mais ousadas. A cozinha roxa se tornará única em seu tipo, pois nem todos se atrevem a construir um design em tons de berinjela. Brilhante, impressionante com sua paleta, se tornará uma verdadeira obra-prima se você planejar o espaço corretamente. É igualmente importante combinar a cor roxa escolhendo companheiros que combinem com os tons..

Características roxas

O número e a saturação dos tons violáceos no interior dependerão, em primeiro lugar, do tamanho da sala. Em cozinhas de grande dimensão ou que façam parte de um estúdio, é perfeitamente possível utilizar cores mais escuras. Pode ser um conjunto de fachadas, uma decoração ou tecidos para janelas. Quanto a espaços pequenos, o roxo é melhor usado aqui como elementos que enfatizam uma área específica. A supersaturação contribuirá para uma redução visual da área.

É melhor criar os interiores das cozinhas em uma paleta de berinjela em quartos onde as janelas estão voltadas para o sul, de modo que entre muita luz natural, ou pensar em um sistema de iluminação de alta qualidade.

O violeta precisa de uma combinação para nivelar a expressão de tons ricos. Branco, azul, bege, dourado, coral se tornarão companheiros de sucesso. As combinações mais bonitas são consideradas “duetos” como branco-violeta, preto-roxo, verde-lilás. A paleta amarela ajudará a adicionar uma atmosfera alegre ao design roxo, e os tons bege criarão calor e aconchego..

Projeto de cozinha roxa - Recursos Projeto de cozinha roxa - Recursos

Estilos de interiores

A paleta lilás apela a indivíduos extraordinários e criativos que estão prontos para experimentos inesperados. O design interior elegante neste esquema de cores é típico de áreas como alta tecnologia, pop art, moderno, provençal, escandinavo e outros..

Cozinha roxa de alta tecnologia

A paleta de berinjela combina favoravelmente com elementos de metal e cromo. Aproveitando isso, você poderá decorar com eficácia uma cozinha de alta tecnologia, onde aparelhos modernos estilizados em metal se harmonizam perfeitamente com o fundo roxo..

Minimalismo, franqueza e severidade de proporções são os principais determinantes dessa direção. Os móveis da cozinha têm fachadas de plástico brilhante, metal ou vidro, acessórios modernos. O conjunto pode ser reto ou radial, mas sempre funcional com um grande número de prateleiras e gavetas.

A decoração é minimalista. As paredes podem ser diversificadas com pôsteres com formas geométricas. A paleta de cores é dominada por tons frios. Uma boa opção seria a combinação de um tom lilás com cinza, onde o primeiro, por exemplo, vai decorar as fachadas inferiores, e o segundo – as superiores..

Cozinha roxa de alta tecnologia - Design de interiores Cozinha roxa de alta tecnologia - Design de interiores

Cozinha pop art roxa

O design colorido da jovem arte pop é caracterizado pela criatividade. Aqui, cada peça é original e alguns elementos decorativos são feitos em oficinas especiais sob encomenda. As paredes podem funcionar como uma tela, sobre a qual várias imagens em tons ácidos são aplicadas com tintas a óleo. Formas incomuns de móveis, lâmpadas e elementos decorativos criam uma atmosfera especial, e superfícies que imitam madeira ou pedra não pertencem a este lugar..

Uma cozinha pop art deve ser saturada com elementos brilhantes, então roxo em combinação com amarelo, laranja, verde ficará perfeito. As paredes, o piso e o teto podem ser monocromáticos, enquanto eletrodomésticos, móveis, tecidos e decorações podem brilhar com as cores do arco-íris.

Cozinha pop art roxa - design de interiores

Cozinha moderna roxa

A tendência Art Nouveau assume o ambiente mais simplificado. Os móveis têm formas assimétricas, passando suavemente por linhas curvas, o que é ideal para pequenos espaços. O interior deve se distinguir pela riqueza de cores. Aqui, os tons lilás e lilás dos móveis estarão em perfeita harmonia com paredes brancas ou cinza e eletrodomésticos de metal.

Um avental sobre a área de trabalho com uma imagem 3D em tons de roxo ficará espetacular. Em uma das paredes, por exemplo, perto da área de jantar, você pode fazer um acento colando-o com um papel de parede de foto representando lilases em flor – isso vai reviver significativamente o interior.

Cozinha Art Nouveau roxa - Design de interiores Cozinha Art Nouveau roxa - Design de interiores

Cozinha roxa estilo escandinavo

O estilo escandinavo do interior é contido e lacônico, mas, ainda assim, aconchegante e caloroso. Para paredes e tetos, tons de branco ou semelhantes são preferíveis, e em tons de roxo pode haver elementos de mobiliário e decoração. É importante não exagerar na quantidade de detalhes que preenchem o interior da cozinha – o espaço deve permanecer o mais livre possível..

Cozinha roxa de estilo escandinavo - Design de interiores Cozinha roxa de estilo escandinavo - Design de interiores

Cozinha roxa estilo Provence

Essa direção fornece tons suaves e desfocados, para que você possa usar as cores lilás e lilás em combinação com o branco como base. A decoração de parede clara vai bem com um conjunto de cozinha lavanda. No interior da cozinha é obrigatória a presença de materiais naturais ou que os imitem: pedra, madeira, metal. Além disso, é melhor que a mobília tenha alguns arranhões, enfatizando a antiguidade do fone de ouvido..

Nas cores violeta e branco, os tecidos ficam ótimos, dos quais deve haver muitos. Almofadas decorativas no sofá da cozinha, cortinas com um padrão floral, uma bela toalha de mesa, capas macias para poltronas – todos esses elementos enfatizam o conforto e fazem os toques necessários.

Cozinha roxa estilo Provence - Design de interiores Cozinha roxa estilo Provence - Design de interiores

Acabamentos e materiais

Os materiais de acabamento da cozinha devem ser selecionados levando em consideração as condições microclimáticas do ambiente. Como os alimentos são constantemente preparados aqui, umidade elevada, condensação e manchas de gordura não podem ser evitadas. Portanto, é melhor optar por materiais à prova d’água e de fácil lavagem. A paleta de cores dos acabamentos dependerá do tamanho da sala, bem como da cor dos móveis..

Piso

Para o chão, os ladrilhos cerâmicos são ideais. Uma vez que é bastante frio por si só, os pisos são frequentemente equipados com um sistema de aquecimento elétrico ou de água. Uma alternativa pode ser um laminado, que se caracteriza pela alta resistência e seus tons são favoravelmente combinados com a escala roxa das paredes e do fone de ouvido. As melhores cores serão o bege, o cremoso, o castanho claro, em harmonia com a cor principal do interior..

Projeto de cozinha roxa - Acabamento de piso Projeto de cozinha roxa - Acabamento de piso

Paredes

As paredes da cozinha são decoradas com papel de parede lavável impermeável, azulejos, gesso decorativo, painéis de PVC. Os papéis de parede líquidos são bastante populares agora. Com inclusões especiais, ficam ótimas na cor roxa, adquirindo uma textura peculiar. Essas paredes não requerem decoração adicional. O papel de parede normal pode conter um padrão na forma de um padrão floral gracioso de tons leitosos, linhas sinuosas.

Na versão econômica, as paredes podem ser simplesmente pintadas com tinta à base de água no tom desejado: se o fone for lilás, é melhor fazer o acabamento leve. Além disso, paredes brancas, creme e rosa são boas para espaços pequenos, expandindo visualmente o espaço. A presença de revestimentos cerâmicos nas paredes, principalmente na área de trabalho, também será uma opção vantajosa. Tendo obtido uma combinação bem-sucedida, você pode traçar padrões, alternando um tom roxo com um tom claro. Essa solução irá adicionar variedade e se tornar uma espécie de decoração. A parede de realce pode ser decorada com papel fotográfico com imagens de flores, paisagens, naturezas mortas.

Projeto de cozinha roxa - decorações de parede Projeto de cozinha roxa - decorações de parede

Teto

Para o acabamento do teto, pode-se usar tinta, gesso, papel de parede (muito menos frequente), estruturas suspensas em gesso cartonado ou elásticas. Na maioria dos casos, a superfície do teto é decorada com cores claras – então o cômodo parece visualmente mais alto. Você pode organizar uma estrutura suspensa de duas camadas. A camada inferior será branca e o plano superior pode ser decorado com uma estrutura de tensão brilhante em tons de roxo para combinar com o fone de ouvido ou decoração de parede.

Alguns ousados ​​ousam fazer o teto totalmente em tons lilás. Esta opção é melhor utilizada em divisões espaçosas, desde que pensada uma iluminação de alta qualidade..

Projeto de cozinha roxa - decoração de teto Projeto de cozinha roxa - decoração de teto

Móveis para cozinha

O conjunto de cozinha é selecionado de acordo com o tamanho e a forma da sala. Para cozinhas compridas, você pode comprar um kit linear, e para as quadradas – um canto ou conjunto em forma de U. Como o minimalismo está em voga, os móveis devem ser compactos, ter um amplo sistema de armazenamento, além de celas para eletrodomésticos embutidos.

Para salas grandes, a fachada do fone de ouvido pode ser em cores claras ou na cor de berinjela ou ameixa, e para salas pequenas é melhor escolher tons de lilás frios. Se uma área de jantar for fornecida, sua mobília pode combinar com a cor do fone de ouvido ou se tornar o oposto completo.

Uma interessante solução de design (que também contribui para o zoneamento do espaço) envolve um jogo de cores, quando as paredes claras e o conjunto lilás da área de trabalho têm algo em comum com as paredes lilás e os móveis claros da sala de jantar. Este projeto de cozinha roxo parece muito impressionante..

Projeto de cozinha roxa - móveis Projeto de cozinha roxa - móveis

Decoração e iluminação

Não se empolgue com a decoração de uma cozinha roxa, para não agravar a situação. As plantas verdes ficarão ótimas aqui – tanto vivas quanto suas imagens nas paredes. Uma vez que o roxo é combinado com sucesso com o amarelo, acessórios com acabamento em ouro ou bronze, por exemplo, um relógio com uma moldura correspondente, serão apropriados aqui. Os têxteis também se tornarão uma decoração elegante se você combinar cortinas de luz brancas (bege, creme) com debrum lilás ou laços, você pode colocar guardanapos roxos em uma toalha de mesa clara e almofadas decorativas no sofá na mesma paleta.

Para que o interior lilás seja claro, é necessário um sistema de iluminação intensivo, onde os abajures das lâmpadas também terão o papel de decoração. É melhor torná-lo multinível instalando um lustre central, holofotes acima da área de trabalho, retroiluminação LED para o avental e uma luminária de chão perto da área de jantar.

Projeto de cozinha roxa - decoração e iluminação Projeto de cozinha roxa - decoração e iluminação

Pequena cozinha roxa

A cor da berinjela se encaixa harmoniosamente mesmo em cozinhas pequenas de 5 a 10 m². É importante não exagerar na saturação aqui. Não escolha um fone de ouvido roxo enorme. Inserções roxas, prateleiras abertas, portas de vidro – isso é o que tornará os móveis interessantes e, ao mesmo tempo, leves.

O acabamento é preferível em cores claras. Se, contra o fundo de paredes brancas, um for decorado com púrpura, o quarto parecerá mais alto. O conjunto é recomendado para ser alto, com boa amplitude, feito de materiais leves. Uma boa opção de design é uma parte inferior roxa e uma parte superior clara. Sistemas de armazenamento abertos, fachadas brilhantes irão adicionar espaço.

As persianas irão substituir as persianas, as persianas e os desenhos romanos. A iluminação deve ser o mais diversa e brilhante possível, mas sem lustres volumosos.

Little Purple Kitchen - Design de interiores Little Purple Kitchen - Design de interiores Little Purple Kitchen - Design de interiores

Projeto da cozinha em tons roxos – foto

As possibilidades de decorar uma cozinha em tons de púrpura são tão diversas que é bastante difícil compreendê-las dentro dos limites de um artigo. Visualizar uma seleção de fotos de várias soluções de design ajudará a incorporar idéias inesperadas e tornar sua cozinha mais confortável e exclusiva. Boa visualização!

Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores Cozinha roxa - foto de design de interiores

Vídeo: Cozinha roxa – Idéias para interiores