Ambiente romântico de cozinha chique

Ambiente romântico de cozinha chique

Clássicos rígidos, alta tecnologia fria ou modernidade pretensiosa não surpreendem mais ninguém, então se você quer trazer romance tocante, originalidade e conforto simples para sua casa, então uma cozinha no estilo shabby chic é exatamente o que você precisa. Este interior vai agradar a todas as donas de casa que passam muito tempo cozinhando, porque cozinhar em um ambiente agradável é duplamente agradável. Os animais de estimação também irão apreciar o ambiente elegante pelo incrível conforto que as cores aconchegantes, o mobiliário sofisticado e a decoração elegante proporcionam. O que há de tão atraente se escondendo sob o nome incomum shabby chic, e por que exatamente esse estilo é mais adequado para decorar uma cozinha em uma casa de campo e em um apartamento comum? É simples: criatividade ilimitada, não trivialidade, a capacidade de criar um interior exclusivo usando as coisas mais simples ajudará a tornar qualquer cozinha confortável, funcional e fabulosamente bonita.

O esquema de cores shabby chic é dominado por tons pastel e materiais naturais.

O esquema de cores shabby chic é dominado por tons pastel e materiais naturais.

Móveis surrados e acessórios vintage em uma cozinha surrada e chique

Móveis surrados e acessórios vintage em uma cozinha surrada e chique

Móveis vintage claros, cadeiras estofadas com flores e louças coloridas em uma cozinha chique e desbotada

Móveis vintage claros, cadeiras estofadas com flores e louças coloridas em uma cozinha chique e desbotada

Um chique gasto tão atraente

O estilo shabby chic ainda é muito jovem, mas já conquistou muitos com sua sofisticação, elegância tocante e ambiente único. Essa tendência surgiu há pouco mais de 20 anos na Grã-Bretanha, ou melhor, cresceu em um estilo independente do hobby de Rachel Ashville de dar nova vida a móveis antigos encontrados em um mercado de pulgas. Os interesses da britânica rapidamente encontraram fãs, levando o estilo shabby chic ao topo do design Olympus. O nome é traduzido literalmente como “shabby chic”, “shabby luxury”.

Cozinha chique e surrada: enfeites de teto e parede rosa, lustre, capas de cadeiras coloridas e conjunto de cozinha bege

Cozinha chique e surrada: enfeites de teto e parede rosa, lustre, capas de cadeiras coloridas e conjunto de cozinha bege

Todos os elementos da mobília são totalmente consistentes com isso: luxo, mas contido, atenuado por texturas gastas, têxteis e móveis vintage, redecorados com características novas e mais modernas. Este estilo se tornou uma das tendências mais populares e reconhecidas no design de interiores moderno..

Sala de estar, quarto, sala de jantar ou cozinha em estilo shabby chic … Inúmeras fotos de interiores oferecem um grande número de opções para decorar qualquer ambiente. Praticamente sem restrições, cada um poderá criar seu próprio ambiente único, repleto de conforto, cordialidade, história, individualidade, caráter.

Dica: os interiores shabby chic são leves, elegantes e distintos. Eles são igualmente adequados para uma jovem senhora e um casal respeitável, uma grande família e recém-casados ​​que apenas começaram a construir uma nova vida..

O estilo chique surrado se encaixa bem no interior de uma pequena cozinha moderna

O estilo chique surrado se encaixa bem no interior de uma pequena cozinha moderna

Shabby foi criado para românticos, artistas, sonhadores que valorizam o conforto e o calor do lar, enquanto demonstram abertamente seu gosto e senso de estilo impecáveis, não têm medo de dar asas à imaginação e criar uma nova a partir de um antigo bem esquecido.

Cozinha Shabby Chic

A cozinha é tradicionalmente considerada um território feminino, pelo que, na hora de decorar esta divisão, a opinião da anfitriã é prioritária. Toda mulher deseja criar um ambiente confortável para si mesma, que seja igualmente adequado para cozinhar, jantar em família ou encontros emocionais com amigas. Mas é bastante difícil agradar a todos, porque não só os gostos e interesses diferem, mas também a idade, o status social, os personagens.

Sala de jantar em uma cozinha surrada e chique perto da janela

Sala de jantar em uma cozinha surrada e chique perto da janela

O estilo shabby chic no interior da cozinha será a solução ideal, pois é multifacetado, único, adequado para senhoras de todas as idades. Em tal cozinha, tanto uma mãe de família respeitável quanto uma mulher de meia-idade que freqüentemente recebe convidados ou uma senhora muito jovem que começa a dominar a arte da culinária e dos relacionamentos familiares se sentirão confortáveis..

Separadamente, é importante notar que é muito fácil criar uma cozinha no estilo shabby chic com suas próprias mãos. Não é necessário comprar móveis antigos caros, porque certamente muitos têm cadeiras, mesas, cômodas e armários velhos, que podem ser reanimados decorando de uma maneira nova. O acabamento também não exigirá despesas de capital. O gesso ou a tinta estão descascando ou o piso de madeira se desgastou com o tempo? Sem problemas! São essas falhas no conserto que se revelarão os traços característicos do estilo shabby chic, superando-os no interior, acrescentando acessórios espetaculares.

Uma interpretação moderna de uma cozinha chique e surrada

Uma interpretação moderna de uma cozinha chique

Dica: não se apresse em jogar fora a porcelana da era soviética: bules, tigelas de açúcar, canecas, pratos, terrinas com flores e bordas douradas são ideais para o estilo chique surrado.

Traços específicos

A principal característica do estilo shabby chic, mais precisamente, sua base é o uso de coisas antigas, dando-lhes um novo som. O interior deve ter um número mínimo de itens, cuja aparência demonstre claramente sua novidade. Se necessário, as superfícies dos móveis, paredes, pisos e acessórios são envelhecidos artificialmente, o que lhes dá uma aparência gasta e desgastada.

O design deve transmitir o caráter de uma época passada, seu charme, mas ao mesmo tempo atender plenamente às necessidades de uma pessoa moderna.

Cozinha moderna shabby chic em verde e branco

Cozinha moderna shabby chic em verde e branco

Entre as características do estilo shabby chic estão:

  • Uma abundância de superfícies envelhecidas, coisas, acessórios do passado.
  • Leveza e leveza do interior, que são alcançadas através do uso de cores claras na decoração, móveis elegantes, tecidos macios, linhas suaves.
  • Formas e ornamentos complexos que ressoam organicamente entre si em vários móveis, definindo o ritmo do interior.
  • Um mínimo de coisas novas, texturas e objetos francamente modernos.
  • A ênfase principal está no feito à mão, aliás, isso se aplica tanto à alteração de móveis, quanto à pintura de paredes, bordados.

Conselho: se lâmpadas, móveis, pinturas e estatuetas desnecessários foram armazenados há muito tempo no mezanino, que perderam sua aparência com o tempo, desgastados ou desbotados, então é hora de pegá-los e usá-los para decorar a cozinha no estilo chique gasto . Pequenas imperfeições, rachaduras ou arranhões não são falhas, mas fazem as coisas parecerem itens favoritos..

Acessórios de mezaninos antigos podem encontrar um lugar na cozinha chique e surrada: estatuetas, lâmpadas decorativas, vasos, guardanapos brilhantes

Acessórios de mezaninos antigos podem encontrar um lugar na cozinha chique e surrada: estatuetas, lâmpadas decorativas, vasos, guardanapos brilhantes

Shabby chic não requer superfícies perfeitas, mas ao decorar um interior é importante conhecer o sentido de proporção. Se você exagerar, poderá obter um resultado completamente diferente, o que era pretendido. Em particular, se tudo estiver “gasto”, então você pode ter a sensação de que o interior é realmente muito velho, pobre, até de mau gosto e requer reparos urgentes.

Muitas vezes, as cozinhas no estilo country e provençal, shabby chic, vintage ou retro têm design semelhante. Em cada caso, o design implica o uso de elementos de design antigos. Mas a principal diferença entre shabby é uma abordagem especial para os seguintes detalhes..

Zoneamento de sala.

  • Seleção de materiais de acabamento adequados, cores e suas combinações entre si.
  • Seleção do mobiliário certo e seu posterior posicionamento nos lugares certos.
  • Colocação de acentos com ajuda de acessórios, cálculo cuidadoso da quantidade destes últimos e sua colocação.

Shabby chic em azul pastel: móveis antigos, janelas grandes e porcelana para decoração

Shabby chic em azul pastel: móveis antigos, janelas grandes e porcelana como decoração

Zoneamento

O princípio básico do zoneamento de uma cozinha no estilo shabby chic é uma seleção e separação claras de cada zona. Os locais de trabalho, alimentação e descanso devem ser separados uns dos outros por divisórias deslizantes, telas, grades decorativas. Isso se deve principalmente ao fato de que é muito difícil escolher os eletrodomésticos certos que combinem totalmente com o design..

Conselho: é melhor recusar superfícies brilhantes e aço inoxidável em favor de um revestimento de esmalte. Muitos fabricantes de eletrodomésticos oferecem coleções correspondentes. Por exemplo, uma técnica no estilo provençal é perfeita para um pobre..

Se a técnica for feita no estilo vintage, então não será possível usar divisórias, criando um espaço aberto, principalmente se a cozinha for pequena e não deve ser bagunçada..

Dica: você pode esconder eletrodomésticos sob as fachadas do móvel, o que é muito mais fácil de dar uma aparência envelhecida artificialmente.

O zoneamento de espaços abertos pode ser realizado utilizando diversos materiais de acabamento, combinando-os entre si, bem como utilizando cores diferentes.

Separadamente, vale a pena mencionar o zoneamento das instalações conjuntas em apartamentos tipo estúdio. Por exemplo, uma cozinha / sala de estar chique e surrada pode ser dividida em áreas funcionais com móveis, como um grupo de jantar ou sofá, bem como uma ilha de cozinha. É muito fácil dividir o espaço com uma divisória têxtil, que pode ser facilmente movida e ampliada conforme necessário. A maneira mais fácil de fazer essa cortina é com o mesmo tecido usado para persianas..

Zonas de separação em uma cozinha surrada e chique usando uma mesa de jantar

Zonas de separação em uma cozinha surrada e chique usando uma mesa de jantar

Acabamentos e cores

Ao escolher um esquema de cores para uma cozinha chique surrada, você deve se concentrar em tons claros e pastéis clássicos:

  1. As cores principais são suaves, o mais neutras possíveis. Eles criam um cenário, fornecem luz na cozinha. As melhores opções são bege, leite, creme, pérola, café com leite, pó. Paredes, pisos e móveis básicos são pintados em tais tons..
  2. Os acentos de cor complementam e diluem o design principal, revivem-no, dão dinâmica e ambiente. Mas mesmo os acentos não devem ser muito brilhantes e chamativos. As melhores opções são tons de vermelho desgastado, azul contido, amarelo suave, pântano, chocolate. Cores vivas serão adequadas em acessórios, luminárias, peças individuais de móveis e tecidos.

As cores escuras são inaceitáveis ​​para o chique gasto. O interior deve ser delicado, leve, qualquer acento acentuado arruinará toda a impressão.

Interior perfumado da cozinha - uma mistura de tons de branco e rosa pastel

Interior perfumado da cozinha – uma mistura de tons de branco e rosa pastel

Decoração de parede

Para decorar as paredes da cozinha no estilo shabby chic, você pode usar:

  • A pintura é uma solução clássica em que todas as paredes são pintadas de branco. Para a cozinha, você deve escolher compostos que resistam a limpezas úmidas repetidas..
  • Papel de parede – podem ser telas leves com um ornamento desbotado e discreto em forma de listras, flores, uma textura envelhecida, como se desbotada, uma bela pintura é bem-vinda. Papel de parede têxtil ou sua imitação seriam uma boa opção..
  • Gesso decorativo – ajudará a criar um revestimento nas paredes com uma textura rugosa, bem como vários efeitos (lascas, fissuras, arranhões, etc.). Não será necessário nivelar o gesso, o que facilitará muito o trabalho se o conserto for feito manualmente. Em vez de gesso, você pode usar papel de parede imitando sua textura, bem como combiná-lo com outros materiais..
  • Ladrilhos cerâmicos – ideais para o acabamento da área de trabalho. O ladrilho pode ser monocromático, se as paredes principais tiverem um padrão, ou um ornamento. Este último deve corresponder ao design geral, por exemplo, azulejos em um estilo retro com padrões geométricos abstratos, os motivos florais ficarão bem. É apropriado combinar ladrilhos em tons contrastantes, dispostos em um padrão xadrez.

Decoração de parede com azulejos de cerâmica na cor branca

Decoração de parede com azulejos de cerâmica na cor branca

Pisos

O piso ideal em uma cozinha chique e surrada é de madeira e luz. Além disso, pode ser uma placa larga ou parquete incrustado. Em qualquer caso, vale a pena cuidar para que o piso tenha vestígios de uso: áreas limpas, coloração irregular, etc. Muitos fabricantes oferecem parquetes e laminados em suas coleções, que são envelhecidos antecipadamente. Se uma tábua for colocada no chão, então faz sentido cobri-la com um composto de tonificação leve, que é seletivamente processado com lixa após a secagem e, em seguida, coberto com um verniz fosco.

O chão branco da cozinha fará com que brilhe ainda mais

O chão branco da cozinha fará com que brilhe ainda mais

Como alternativa, você pode usar linóleo, mas deve corresponder visualmente à aparência da cozinha..

Na área de trabalho, você pode colocar ladrilhos no chão, que também deve ser ligeiramente envelhecido. Combinações de cores contrastantes e estilo diagonal parecem espetaculares.

Dica: é melhor escolher rodapés altos e planos para uma cozinha como esta, por exemplo, feitos de PVC, eles também podem ser decorados com pintura com o efeito apropriado.

Um complemento eficaz para o interior de uma cozinha surrada e chique é um tapete que adiciona conforto e calor. O melhor é escolher um tapete sem cochilo, com um padrão clássico persa, ou tecido próprio. Desbotamento no tapete, franjas desiguais, tons desbotados não vão estragar a aparência.

Teto

O melhor é decorar o teto em uma cozinha surrada e chique com molduras de estuque. Não deve ser muito pretensioso, deve ser dada preferência a ornamentos simples e formas restritas..

Dica: molduras de estuque e rosetas ficarão mais espetaculares se você cobri-las com uma camada de dourado, que também envelhece.

O teto em si pode ser uma parede de gesso branco simples, reboco ou trecho fosco, bem como padronizado. Uma excelente solução para uma cozinha com tetos altos seria aplicar um padrão que imite afrescos antigos. Imagens semelhantes podem ser impressas em um teto tenso, criando visualmente um efeito totalmente fresco.

Teto simples claro em uma cozinha chique e surrada

Teto simples claro em uma cozinha chique e surrada

Mobiliário

Móveis chiques e gastos na cozinha devem refletir o espírito da antiguidade, por isso é melhor abandonar imediatamente as opções modernas e procurar móveis vintage. Mesmo o espécime de fábrica da mais alta qualidade não pode ser comparado a uma antiguidade modificada com um charme único..

Cadeiras antigas elegantes com costas ornamentadas e pernas esculpidas, mesas redondas ou ovais de madeira maciça decoradas com entalhes e decoração volumosa, um aparador enorme para pratos – tudo isso ajudará a criar uma atmosfera única de luxo e clima romântico na cozinha.

Móveis Shabby Chic na cozinha devem ser escolhidos exclusivamente leves. Se houver um aparador de madeira antigo, é mais razoável pintá-lo de branco, talvez ligeiramente tingido de bege, creme, menta ou azul claro..

Dica: os elementos decorativos em móveis (fachadas esculpidas, baixos-relevos, etc.) podem ser revestidos adicionalmente com douramento e, em seguida, lixados, criando uma aparência gasta.

Móveis de cozinha com estofados também devem ser leves, mas, além dos tecidos lisos, é adequado utilizar tecidos com enfeites florais, listras ou jacquard.

Móveis brancos e gastos refletem o espírito da antiguidade

Móveis brancos e gastos refletem o espírito da antiguidade

Decoração

A decoração chique e surrada da cozinha enfatiza a leveza, a leveza e o romance do ambiente. Vários designs em paredes, tetos e fachadas de móveis são bem-vindos. Os motivos mais comuns são florais e florais. Eles podem ser complementados com imagens de anjos, pássaros, etc. Esses desenhos podem ser facilmente aplicados de forma independente, usando estênceis, tinta dourada ou prateada e outros tons. Você pode decorar móveis de forma original usando a técnica de decoupage, usando fotos antigas, imagens de flores, pássaros, miçangas, fitas, douramento.

Acessórios brilhantes em um conjunto de cozinha bege parecem novos

Acessórios brilhantes em um conjunto de cozinha bege parecem novos

Dica: recomenda-se que qualquer decoração criada por você mesmo seja realizada, envelhecendo o resultado com o auxílio de uma skin ou composições especiais.

Um ornamento criado por suas próprias mãos não só terá uma aparência original, mas também complementará perfeitamente todo o interior, acrescentando profundidade a ele. Mas em tudo vale a pena saber quando parar, tal decoração é boa quando não há tanto, senão o desenho acabará por ser muito simplificado, infantil, açucarado.

Pinturas com motivos florais ou utensílios domésticos usando a técnica de decoupage vão caber no interior de uma cozinha chique e surrada

Pinturas com motivos florais ou utensílios domésticos usando a técnica de decoupage vão caber no interior de uma cozinha chique e surrada

Além de desenhos, você pode adicionar móveis, luminárias, prateleiras com vários pingentes feitos de miçangas antigas, correntes, talheres decorados, etc. Mas certifique-se de que tais decorações não interfiram no processo de trabalho.

Cozinha Shabby Chic: acessórios

São os acessórios que formam o interior final, preenchem-no com uma atmosfera e conforto característicos. Todos os acessórios de cozinha shabby chic podem ser divididos em vários grupos:

  1. Têxtil.
  2. Luminárias.
  3. Artigos de decoração e pratos.

Decoração de uma cozinha chique e surrada com pratos nas paredes, pinturas, gaiolas vintage, arranjos de flores

Decoração de uma cozinha chique e surrada com pratos nas paredes, pinturas, gaiolas vintage, arranjos de flores

Têxtil

Uma cozinha shabby-chic deve ter muitos elementos têxteis, são eles que tornam o ambiente acolhedor e confortável em casa, preenchem o seu interior com aconchego e harmonia. Os tecidos devem ser naturais, densos o suficiente, texturizados, mas em nenhum caso brilhante ou cativante.

Em primeiro lugar, você deve escolher cortinas para a cozinha no estilo chique gasto. As cortinas são feitas melhor com tecido de linho denso, que pode ser liso ou com padrões florais discretos, listrado, liso ou texturizado. Deve haver muito tecido nas cortinas para poder formar dobras suaves, folhos. As cortinas romanas feitas de tecido translúcido que transmitem luz não parecerão menos impressionantes. Em qualquer caso, as cortinas devem ser leves e leves, podem ser complementadas com acessórios espetaculares: borlas vintage, uma cornija à moda antiga, um lambrequim arejado, etc..

Cortinas florais lamberquins na cozinha

Cortinas florais lambrequins na cozinha

Entre outros têxteis para a cozinha shabby chic, deve-se observar:

  • Toalha de mesa, de preferência dupla (parte superior branca, parte inferior da fralda).
  • Guardanapos para combinar com a toalha de mesa ou com orifícios, decorando o aparador, costas das cadeiras.
  • Toalhas bordadas à mão.
  • Almofadas decorativas com enfeites, borlas, bordados.

Têxteis em uma cozinha surrada e chique são sempre apropriados: toalhas coloridas, travesseiros macios ou estofados de cadeiras parecem muito atmosféricos

Têxteis em uma cozinha surrada e chique são sempre apropriados: toalhas coloridas, travesseiros macios ou estofados de cadeiras parecem muito atmosféricos

Luminárias

A iluminação artificial em uma cozinha chique e surrada não deve ter limites nítidos. A luz forte é apropriada apenas na área de trabalho. No centro da cozinha, pendure um lustre espetacular com pingentes de cristal, que fornecerá uma luz superior uniforme com destaques cintilantes refletidos nas bordas de vidro..

Candelabro com elementos suspensos fornece luz brilhante acima da área de jantar

Candelabro com elementos suspensos fornece luz brilhante acima da área de jantar

Além do lustre, vale a pena fornecer várias arandelas de parede que vão combinar com o estilo. Por exemplo, as arandelas parecem espetaculares na forma de lustres ou castiçais, sem abajures, mas decoradas com 1-2 dos mesmos pingentes do lustre.

Você pode escolher um lustre e arandelas com um mínimo de pingentes, mas com abajures de tecido que têm um enfeite espetacular. Essas lâmpadas criarão uma iluminação suave e agradável..

Artigos de decoração e pratos

Os pratos, especialmente os exibidos no aparador e que servem como parte do design, devem refletir a essência do estilo chique gasto. Conjuntos ou conjuntos feitos de porcelana com toques padrões florais e detalhes graciosos ficarão bem. Na área de trabalho, você pode pendurar belos pratos de cobre (conchas, panelas) nos suportes, colocar uma chaleira velha, samovar, etc. em armários abertos..

Um atributo importante de uma cozinha chique e surrada são os pratos antigos, que podem se tornar um elemento de decoração.

Um atributo importante de uma cozinha chique e surrada são os pratos antigos, que podem se tornar um elemento de decoração.

O caráter do interior é enfatizado com todos os tipos de itens de decoração antigos, por exemplo, espelhos ou pinturas em molduras entalhadas, relógios de parede com um mostrador gasto, lindos vasos de flores ou vasos, estatuetas de porcelana.

shabby chic kitchen: decoração de cozinha shabby chic: relógio antigo, móveis vintage em tons claros, espelho e vaso de flores

Decoração chique de cozinha: relógio antigo, móveis vintage em tons claros, espelho e vaso de flores

Dependendo do conteúdo, uma cozinha shabby chic pode parecer simples ou luxuosa, mas em qualquer caso, será única, irrepetível, cativante à primeira vista com suas características tocantes e charme.