Cozinha moderna em forma de U no estilo Art Nouveau

Cozinha moderna em forma de U no estilo Art Nouveau

Toda dona de casa sonha com comodidade no preparo dos alimentos. A cozinha em forma de U é a solução ideal para salas de qualquer tamanho. É conveniente colocar todos os pratos, cereais, especiarias em tal local e ao mesmo tempo usar eficazmente todos os cantos do conjunto de cozinha.

Pequena cozinha industrial

Pequena cozinha industrial

Longa cozinha leitosa em forma de u

Longa cozinha leitosa em forma de U

17

Especificidade

Tendo examinado cuidadosamente as fotos de cozinhas em forma de U, você pode ver que a forma assume um posicionamento específico de superfícies. O layout oferece a máxima comodidade para a anfitriã, e todas as linhas são dispostas no formato da letra P. Cada linha desempenha sua tarefa funcional, a saber:

  • O primeiro são os sistemas de refrigeração e armazenamento. Sua tarefa é armazenar alimentos.
  • A segunda é a pia, onde são lavados os pratos e colocados os produtos para cozinhar.
  • O terceiro é o fogão, diretamente o local onde a comida é preparada.

17

Importante! Em uma cozinha grande ou pequena em forma de U, tudo deve ser organizado para a máxima comodidade. Distâncias padrão: pias do fogão – 1,2-1,8 m, geladeira do fogão – 1,2 me não inferior a 2 m da pia. O fogão está localizado a 1,5 da área para refeições. 

É mais conveniente colocar armários altos e uma geladeira nos cantos, em um espaço aberto eles bloquearão a passagem. A área de trabalho para a preparação de produtos é melhor se for única, e não dividida em 2-3 partes..

Cozinha em miniatura sob o telhado

Cozinha em miniatura sob o telhado

Grande estúdio de cozinha em forma de U

Grande estúdio de cozinha em forma de U

Vantagens de layout

Entre as vantagens de um layout de cozinha em forma de U estão:

  1. Não há necessidade de fazer movimentos circulares, o que facilita muito o processo de cozimento e o torna o mais seguro possível..
  2. Funcionalidade de posicionamento (se o triângulo de trabalho estiver posicionado corretamente). Ou seja, ao determinar o local da pia, fogão e geladeira, você precisa contar com um procedimento que seja confortável para você. Assim, tudo estará à sua disposição e você não terá que fazer muitos movimentos desnecessários durante o processo de cozimento..
  3. Até o interior de uma cozinha em forma de U com janela pode ser aproveitado aproveitando ao máximo as paredes. Uma linha contém tudo que você precisa para cozinhar e lavar pratos, e a segunda – a área de jantar.
  4. Uma cozinha em forma de U com um balcão de bar pode ser instalada se não houver uma quarta parede. Esta é a melhor opção para apartamentos estúdio, onde pode conseguir uma delimitação funcional das zonas sem dividir um espaço já pequeno..

Cozinha amarela brilhante com pia perto da janela

Cozinha amarela brilhante com pia perto da janela. Designer: Nadezhda Zotova

Observação! Os conjuntos de cozinha deste tipo são feitos em qualquer estilo – minimalismo, clássico, oi-tech, provençal, country e até moderno.

Cozinha aconchegante e confortável em estilo country

Cozinha aconchegante e confortável em estilo country

Desvantagens das cozinhas em forma de U

Este layout, como qualquer outro, tem suas desvantagens:

  • Formação de uma zona inacessível nos cantos. Independentemente da profundidade dos armários, haverá muito espaço nos cantos dessa cozinha que é inconveniente de usar. Para resolver este problema, vale a pena fornecer prateleiras giratórias em sistemas de armazenamento de canto que permitirão que você obtenha tudo o que precisa..
  • Na maioria dos casos, uma cozinha em forma de U é o privilégio de grandes espaços. Deve haver pelo menos 1,5 m de distância entre linhas paralelas de móveis. Uma cozinha estreita deste tipo parece pesada e não é possível sentir todos os seus benefícios. Mas mesmo para salas muito grandes, também é inconveniente, porque o mesmo triângulo não pode ser convenientemente organizado..
  • Uma cozinha em U com janela é linda, mas neste caso não será possível ocupar uma parede com móveis, o que diminuirá a amplitude do layout. Mas este problema pode ser resolvido equipando uma área de trabalho ou sala de jantar perto da janela. Parece original e, além disso, é leve.

Cozinha em forma de U com mesa de jantar perto da janela

Cozinha em forma de U com mesa de jantar perto da janela

A versão em forma de U da cozinha é mais adequada para uma grande praça

A versão em forma de U da cozinha é mais adequada para uma grande praça

Características do layout

O projeto de uma cozinha em forma de U é mais fácil de desenvolver se o cômodo para sua localização tiver mais de 10 metros quadrados. m. Neste caso, você precisa levar em consideração todas as características do estilo e as especificidades da sala. Não se esqueça do triângulo da cozinha: se a distância de um ao segundo elemento nele for de cerca de 1 metro, então você poderá obter o efeito de “tudo à mão”. Além disso, ajudará a organizar mais eletrodomésticos e ajudantes de cozinha no espaço da cozinha..

Importante! O ponto-chave no layout da cozinha em forma de U é o layout cuidadoso da área de jantar..

Cozinha alongada e estilosa com parede de tijolos e claraboia

Cozinha alongada e estilosa com parede de tijolos e claraboia

É irracional equipar uma sala de jantar no território de tal cozinha se houver muitas pessoas na família ou se a sala for muito pequena. Nesse caso, é racional mudar a área de alimentação para outra sala..

Nesse layout, cada linha deve ter sua própria tarefa funcional, ou seja:

  1. Uma parede de armazenamento. Pode haver uma geladeira, armários com cereais e especiarias, um compartimento para vegetais, um armário para pratos, panelas.
  2. A segunda parede é utilizada para a preparação dos produtos, ou seja, certamente deve haver pia, superfícies de corte, facas.
  3. A terceira parte é a área de cozimento, ou seja, o fogão, superfícies para panelas, pegadores de panela e tudo o que você precisa para cozinhar com segurança..

Culinária interessante em estilo eclético

Culinária interessante em estilo eclético

Se a cozinha for pequena

Embora na maioria das vezes as cozinhas em forma de U sejam equipadas em cômodos suficientemente espaçosos, também não há barreiras para fazê-lo em um cômodo pequeno. Para uma organização ideal do espaço, você precisa usar móveis extraíveis. Provavelmente, a cozinha sairá estreita, mas aqui tudo estará certamente à mão..

Se você usar móveis padrão, a geladeira terá que ser transferida para outra sala para liberar espaço útil. Algumas dicas práticas:

  • Se a divisão for comprida e estreita, vale a pena usar um conjunto de cozinha sem cantos vivos..
  • As paredes precisam ser acabadas em luz, de preferência em tons de bege – isso aumentará visualmente o espaço.

Pequena cozinha branca elegante

Pequena cozinha branca elegante

  • Os móveis também devem ser feitos em cores claras, contrastes brilhantes neste caso são tabu.
  • Deve-se levar em consideração a iluminação primária e local. A iluminação das áreas de trabalho é necessária.
  • Os tecidos para janelas são leves, flutuantes, sem cortinas densas. Os móveis devem ser usados ​​com superfícies reflexivas e quanto mais, melhor. Claro, cuidar de tais fachadas será difícil..
  • O teto é necessariamente leve, inclusive brilhante.
  • Chão de qualquer sombra.
  • Se possível, você pode aumentar as aberturas de portas e janelas – isso adicionará luz e volume.

Pequena cozinha em forma de U em uma casa particular

Pequena cozinha em forma de U em uma casa particular

Cozinha grande e luxuosa

Uma grande sala para arrumar uma cozinha é o sonho de qualquer dona de casa, porque nesta sala você pode alcançar o máximo conforto. Para que seja conveniente passar o seu tempo aqui, você precisa fornecer móveis com gavetas e outros elementos que proporcionem funcionalidade. Caso contrário, as dicas para organizar são semelhantes à opção proposta acima..

Quanto ao desempenho da cor, neste caso você pode pagar cores brilhantes, elas são mais relevantes hoje do que nunca, especialmente em combinação com o branco. É melhor pintar as fachadas da cozinha em cores e as superfícies de trabalho em cores mais calmas.

17

A importância da iluminação e elementos adicionais

Uma cozinha em U é conveniente, mas além de nela colocar móveis e áreas funcionais, é importante levar em consideração a iluminação, pois apenas as principais não podem ser dispensadas. Para criar um modo de luz normal, é conveniente usar holofotes e faixas de LED, que serão capazes de iluminar todas as áreas.

Observação! Freqüentemente, a iluminação principal não é necessária, portanto, vale a pena considerar a possibilidade de ligar separadamente a luz de fundo da luminária de teto.

Cozinha em mármore branco com boa iluminação da área de trabalho

Cozinha em mármore branco com boa iluminação da área de trabalho

Claro, é necessário que os acessórios de iluminação se adaptem ao estilo geral da sala..

Para que a cozinha pareça holística, deve ser equipada com elementos decorativos, cortinas, pinturas. Painéis decorativos também são apropriados se o espaço permitir. A solução original é colocar fotos de família nas paredes.

As plantas de interior são de grande importância no design moderno, e tanto flores de chão como de parede podem ser usadas aqui..

Mesmo em uma pequena cozinha, você pode encontrar um lugar para plantas de interior.

Mesmo em uma pequena cozinha, você pode encontrar um lugar para plantas de interior.

Ilha na cozinha

É racional colocar um elemento de ilha em tal cozinha se suas dimensões forem maiores que a média. Isso ajudará a organizar o espaço de forma prática e ergonômica. A ilha, neste caso, pode servir como uma área de jantar ou superfície de trabalho. Eles geralmente são colocados em uma pia ou fogão..

O melhor de tudo é que essa solução para um conjunto de cozinha parece em cores claras – branco, bege. Essas superfícies são mais bem combinadas com o brilho do aço inoxidável na geladeira e no capô. Mesmo os aparelhos de cozinha enormes ficarão mais claros neste esquema de cores..

Cozinha ampla com ilha e claraboias

Cozinha ampla com ilha e claraboias

Outra solução original são fachadas cinza-azuladas e bancadas brancas. A cozinha ficará bonita, mas não machucará os olhos..

Adendo! Se o momento de arrumar a cozinha acabou de cair na próxima dieta da dona de casa, então as cores indicadas ficarão ótimas. Afinal, eles, segundo os coloristas, reduzem o apetite..

Cozinha estilo country com ilha e tetos altos

Cozinha estilo country com ilha e tetos altos

Dicas de Design

  1. Você deve experimentar e descartar alguns dos gabinetes suspensos. Desta forma, pode “iluminar” a cozinha e torná-la mais espaçosa. Para não perder esse espaço de armazenamento necessário, você pode colocar vários armários-caixas altos.
  2. Se houver uma janela, a pia deve estar localizada bem ao lado dela. Claro, isso é verdade se houver uma bela vista da janela. Mas para apartamentos standard, isso será um problema. A altura do peitoril da janela é muito menor do que a altura confortável da superfície de trabalho..
  3. Um lado do fone de ouvido pode ser um pouco mais curto – isso vai liberar espaço para organizar a área de jantar.
  4. Você não deve economizar em acessórios – proporciona conforto na cozinha.

Faça uma área de trabalho na cozinha perto da janela e combine negócios com prazer

Faça um espaço de trabalho na cozinha junto à janela e combine o trabalho com o lazer. Designer: Maria Feinberg

Tons incomuns darão um toque especial a uma cozinha branca

Tons incomuns se tornarão um destaque de uma cozinha branca

Sem dúvida, uma cozinha em U confortável e prática é, sem exageros, o sonho de qualquer dona de casa. Com uma abordagem cuidadosa do planejamento, é perfeitamente possível implementar tudo isso.!