Painéis de parede para cozinha (65 fotos): tipos e soluções

No processo de cozimento, as superfícies da cozinha enfrentam os desafios habituais – diferenças de temperatura e alta umidade. Com base nisso, é importante escolher um revestimento que não seja apenas atraente na aparência, mas também versátil em termos práticos. Os painéis de parede correspondem a ambos os parâmetros. As amplas possibilidades de seleção de materiais e cores tornam essas superfícies uma solução ideal para interiores de qualquer tipo..

Características e recursos

Os painéis de parede são uma excelente solução para a cozinha. A confiabilidade e praticidade do material permitem que ele mantenha o status de uma das formas mais populares de se desenhar um avental. Vamos considerar mais detalhadamente as principais vantagens e desvantagens deste tipo de revestimento:

– A esmagadora maioria dos painéis destaca-se pelo seu baixo custo, o que é aceitável para quase todos os consumidores – as variedades da categoria de preço médio não são menos atrativas que os mesmos ladrilhos, mas ao mesmo tempo são muito mais baratas;

– Os produtos são fabricados a partir de matérias-primas fortemente endurecidas, o que garante a sua robustez e fiabilidade. Esse revestimento não desmorona com o contato com móveis e panelas;

– Um bônus agradável é o isolamento e o isolamento acústico, que são muito importantes para um apartamento em um prédio de vários andares;

– Selecione os produtos com base na facilidade de instalação, muitos painéis não causarão dificuldades e dores de cabeça desnecessárias;

– As superfícies são fáceis de limpar e manter, mesmo com agentes de limpeza agressivos, e isso é uma necessidade real para a cozinha.

Quanto às deficiências, vários pontos podem ser identificados para certos materiais: painéis de parede de plástico são facilmente danificados e painéis de MDF podem se deteriorar com o contato constante com água, por isso é indesejável usá-los como avental.

Painéis de parede de cozinha - características e benefícios Painéis de parede de cozinha - características e benefícios

Tipos de painéis de parede para cozinha

Os painéis de parede diferem na forma de fabricação, características e materiais de que são feitos. Vamos falar sobre as duas primeiras posições! Os produtos resistentes ao calor não se acendem com o fogo e não se deterioram se forem instalados perto do fogão. Opções resistentes à umidade podem ser montadas perto da pia. Os painéis autoadesivos são painéis de PVC e MDF com uma camada de cola na parte posterior, são bastante fáceis de instalar.

Com base na forma da estrutura, as seguintes variedades são distinguidas:

– Os painéis de folhas são grandes o suficiente, o que simplifica o processo de instalação e pode ser executado em um tempo relativamente curto. Podem ser executadas nas mais variadas variações de cores, o que amplia as possibilidades de decoração de vários tipos de espaços..

– Os ladrilhos, via de regra, têm formato quadrado e o tamanho padrão de cada lado é de 30 cm. Os painéis com padrão de madeira, instalados em diferentes níveis e em ângulo, parecem bastante interessantes, principalmente se forem iluminados por LED lâmpadas.

– A estrutura do rack é típica para superfícies com 2,5m de comprimento e 30cm de largura, tais painéis são fáceis de instalar, bastando fixá-los na caixa com parafusos auto-roscantes ou grampos. Coberturas localizadas horizontalmente irão ampliar visualmente a sala em largura e verticalmente – em comprimento. Se você adicionar um tom claro a isso, o efeito de ampliação visual aumentará muitas vezes..

Tipos de painéis de parede para cozinha Tipos de painéis de parede para cozinha Tipos de painéis de parede para cozinha

Materiais do painel de parede da cozinha

A seleção dos materiais para o revestimento de superfícies de cozinha deve ser baseada em seu apelo visual, indicadores de qualidade, resistência às influências da temperatura e poluição, bem como a possibilidade de limpeza com agentes agressivos que removem manchas complexas. Com base nisso, guie-se pelos seguintes materiais.

Os painéis de MDF são uma opção adaptada às condições da cozinha. Resistirá ao contato com ambientes úmidos e líquidos, todos os tipos de influências físicas, estresse. A facilidade de manutenção e instalação são as vantagens pelas quais, juntamente com as possibilidades de isolamento acústico, este material é apreciado.

As superfícies de madeira criarão uma atmosfera para toda a sala, use-as em um estilo campestre escandinavo moderno. A durabilidade e a resistência proporcionarão um investimento confiável de recursos financeiros, embora tais painéis possam não ser muito orçamentários (por exemplo, carvalho ou cedro).

Os revestimentos plásticos são versáteis, os fabricantes oferecem uma ampla gama de diferentes tons e texturas. Ao mesmo tempo, os produtos são fáceis de instalar e práticos de usar. Muitas pessoas pensam que os painéis de plástico são baratos e de baixa qualidade, mas alguns modelos parecem muito impressionantes. Digamos que as superfícies brancas podem criar um belo contraste com a alvenaria áspera..

Os painéis de vidro não são do menor custo, mas não precisam ser usados ​​em todas as superfícies da cozinha. Basta equipar um avental de cozinha com a ajuda deles. Algumas variações de tais painéis não parecem muito esteticamente agradáveis ​​e elegantes – flores coloridas, frutas, uma cidade noturna, no entanto, você pode escolher modelos muito atraentes – monocromático, fosco, ondulado ou apenas com um padrão discreto agradável. O vidro corretamente selecionado trará leveza e leveza ao ambiente.

Em alguns interiores, os painéis feitos de materiais não padronizados se encaixam harmoniosamente: pedra natural, metal, gesso, couro. Esta não é a solução mais prática para a cozinha, mas se não passa muito tempo a cozinhar, esta opção tem o direito de existir. Ao mesmo tempo, alguns tipos de pedra são muito práticos e não requerem manutenção complexa, mas trazem notas de elegância contida à cozinha padrão. Uma imagem não trivial da sala pode ser criada usando painéis de gesso com efeito tridimensional.

Painéis de parede de cozinha - materiais Painéis de parede de cozinha - materiais Painéis de parede de cozinha - materiais Painéis de parede de cozinha - materiais

Soluções de cor

A mais ampla gama de cores é oferecida por painéis de plástico e vidro, e algumas superfícies são melhores para não privar de sua cor natural..

Painéis de parede brancos para a cozinha

Os tons de branco são versáteis e cabem em qualquer interior. Como você sabe, esses tons ampliam o espaço e também combinam com todas as combinações de cores. As superfícies feitas de qualquer material podem ser brancas. Eles criarão uma atmosfera de frescor e limpeza. Vale a pena se preocupar com a limpeza regular dos aviões, mas isso não será um grande problema para você, pois os produtos de limpeza modernos podem facilmente lidar com essa tarefa..

Painéis de parede brancos para a cozinha Painéis de parede brancos para a cozinha

Painéis de parede escuros para a cozinha

As superfícies em preto, cinza escuro e marrom escuro parecem muito elegantes e discretas. Eles não parecerão enfadonhos e monótonos se, por exemplo, você escolher um conjunto de cozinha em um tom de branco contrastante, e você pode reduzir o efeito frio-sombrio com motivos de madeira ou outros tons quentes. Além disso, se você deseja criar uma cozinha escura e preta, mas o tamanho da sala não permite que você faça isso, limite-se a uma base clara como fundo e decore uma parede ou avental com o escuro desejado.

Painéis de parede escuros para a cozinha Painéis de parede escuros para a cozinha

Painéis de parede azuis para a cozinha

Os tons de azul, azul, reproduzem na memória os momentos maravilhosos de relaxamento à beira do mar ou lago, também duplicam os tons de um céu claro e, por isso, evocam tranquilidade e paz de espírito. São cortinas frias e, portanto, seu uso deve ser limitado, em ambientes onde as janelas estão voltadas para o lado ensolarado, ou diluídas com cores quentes. Por exemplo, adicione bege, leitoso, creme, cremoso, arenoso e madeira – essas combinações são mais benéficas para todas as variações de azul..

Painéis de parede azuis para a cozinha Painéis de parede azuis para a cozinha

Painéis de parede amarelos para cozinha

Uma paleta alegre é muito relevante para áreas com invernos longos – ela neutraliza a falta de luz solar. Ao mesmo tempo, a gama do amarelo distingue-se pela sua variedade – escolha um tom de limão, mostarda, canário, baunilha, banana, dente-de-leão, com base no seu gosto, parâmetros e estilo do ambiente.

Painéis de parede amarelos para cozinha Painéis de parede amarelos para cozinha

Painéis de parede para cozinha em tons de madeira

A árvore é especialmente popular e amada pelos decoradores. A decoração com detalhes em madeira parece aconchegante e fresca, e também é adequada para todos os estilos modernos. Procure manter e enfatizar a cor natural, aliada aos tons claros, trará notas de naturalidade e atratividade natural.

Painéis de parede para cozinha em tons de madeira Painéis de parede para cozinha em tons de madeira

Instalação de painéis de parede

Existem várias maneiras básicas de instalar painéis. Skinali são mais fáceis de consertar com unhas líquidas. Mas antes do processo em si, é necessário nivelar a base e também se certificar de que esteja limpa e seca. Os perfis metálicos ajudam na instalação em superfícies irregulares. Primeiro, o perfil metálico é montado e, em seguida, os painéis são fixados diretamente nele. Outra opção é instalar o ripado e prender os painéis a ele usando um grampeador ou grampos..

Você também pode usar uma caixa de madeira – fixe os blocos retangulares de madeira com parafusos de forma que fiquem paralelos. O nível ajudará a fazer este trabalho com eficiência, precisão e uniformidade..

Conforme mencionado acima, a instalação mais fácil é aplicável aos produtos de MDF. Faça marcações para o correto posicionamento das ripas. Monte uma moldura com eles, calculando seu comprimento e número. Corte as pranchas com uma serra e aparafuse-as à superfície da parede com um perfurador. Para uma base de estrutura plana, puxe e aparafuse os jumpers.

Na última etapa, embainhe a moldura com painéis, aparafusando-os às ripas. Certifique-se de proteger a superfície acabada ao redor do perímetro com rodapés.

Painéis de parede de cozinha - Instalação Painéis de parede de cozinha - Instalação

Painéis de parede para cozinha – foto

Você encontrará idéias ainda mais interessantes para decorar superfícies de cozinha com painéis de parede em nossa galeria de fotos. Desejamos-lhe inspiração e visualização agradável!

Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto Painéis de parede para cozinha - foto