Interior luxuoso e elegante que causa uma impressão incrível

Impressionante interior luxuoso da cozinha barroca

A cozinha é um local onde a dona de casa passa muito tempo, mas não é para todos esta sala deve ser simples e concisa. Quem escolhe o barroco certamente pensa fora da caixa. É caracterizado pela solenidade, pompa, fundamentalismo. Freqüentemente, tal decisão é típica para aqueles que são adeptos da aristocracia, esplendor, riqueza. A criação de tamanha beleza ainda é a tarefa, pois é preciso levar em conta todas as especificidades. Falaremos sobre isso mais detalhadamente.!

Este estilo é adequado para decorar quartos espaçosos.

Este estilo é adequado para decorar quartos espaçosos.

História do estilo barroco no interior

O estilo barroco teve origem na Itália nos séculos XVII-XVIII. A moda foi ditada por dinastias reais e famílias muito ricas. O status tinha que ser enfatizado e destacado com o máximo de pompa possível. Tudo o que era mais caro era usado: tecidos dourados, móveis incrustados de pedras preciosas, estuque.

Observação! Representantes brilhantes do estilo barroco são os palácios Vorontsov e Sheremetyevsky, que estão localizados em São Petersburgo.

Versão moderna do antigo estilo italiano

Versão moderna do antigo estilo italiano

Curiosamente, tal projeto foi praticado até mesmo entre os representantes do estrato médio. É claro que, em tais condições, apenas a ilusão de luxo foi criada – as pessoas realmente queriam ser como seus nobres e reis..

Não é estranho que tal estilo tenha penetrado nas cozinhas modernas, embora muita pompa e incrustados com pedras não sejam mais usados, mas você ainda pode reconhecer a direção por certos recursos. Então você pode se sentir como um verdadeiro aristocrata cercado por um esplendor concentrado..

A regra básica ao criar um interior é manter a unidade de estilo em toda a casa.

A regra básica ao criar um interior é manter a unidade de estilo em toda a casa.

Características notáveis ​​de design de cozinha barroca

Esta opção de design de cozinha tem uma característica importante – uma tendência para os excessos. Esta frase demonstra perfeitamente o que e como ficará na sala. Outros recursos incluem:

  1. Linhas arredondadas, formas curvas.
  2. Itens internos com incrustações sofisticadas.
  3. Pintura nas paredes.
  4. Um grande número de superfícies de espelho.
  5. Têxteis pesados ​​e maciços.
  6. Moldagem de estuque de contraste.
  7. As colunas podem estar presentes.
  8. Candelabro pomposo obrigatório no estilo de palácio.

15

O estilo barroco é caracterizado por contrastes brilhantes que enfatizam a ideia. Exemplo: frentes escuras de um fone de ouvido e moldura de estuque dourado ou prateado. Combinações de cores populares:

  • Verde e dourado.
  • Branco com azul / ouro.
  • Bordeaux com céu azul.

A máxima demonstração de majestade e superioridade é a principal característica do estilo

A máxima demonstração de majestade e superioridade é a principal característica do estilo

Importante! Se você olhar atentamente as fotografias de cozinhas decoradas no luxuoso estilo barroco, notará o predomínio das linhas verticais sobre as horizontais, especialmente para armários, papéis de parede, cortinas..

Uma rica combinação de preto brilhante e

Combinação espetacular de preto brilhante e “dourado”

Acabamentos de cozinha barroca

Para criar um estilo tão pretensioso e luminoso, é necessário trabalhar muito e, como em qualquer divisão, tudo aqui começa pelo acabamento das superfícies: paredes, tecto, chão. Na versão clássica do Barroco, presume-se que são usados ​​materiais naturais e, se por algum motivo for impossível escolhê-los, é preciso dar-lhes esse efeito..

Para revestimento usado:

  1. Pedra.
  2. Espécies de madeira caras.
  3. Seda natural.

O uso de materiais naturais cria uma aparência mais cara

O uso de materiais naturais criará um interior mais caro

Claro, essas são as opções ideais, mas nem sempre há uma oportunidade financeira e técnica para usá-las. Substitutos artificiais vêm em socorro, que externamente são extremamente difíceis de distinguir. Além disso, esses materiais têm parâmetros técnicos muito mais elevados e são uma ordem de magnitude mais práticos..

Opções de substituição:

Alternativa 1 Alternativa 2 Alternativa 3
No chão, é bastante fácil de usar não um parquete caro e caprichoso, mas um laminado mais acessível, mas resistente ao desgaste O piso da área de trabalho pode ser feito com ladrilhos duráveis ​​de grés porcelânico Nas paredes, em vez de placas de mármore, é possível colocar painéis decorativos feitos de lascas prensadas, que são várias vezes mais baratos. Além disso, esses materiais são mais leves, o que significa que você não precisa perder a cabeça pensando em como consertá-los.

13

Importante! Na área de lazer (sala de jantar) é imprescindível colocar carpete, que deve ser de pêlo comprido. Esta solução tornará o ambiente aconchegante e aconchegante..

Embora a criação de estilo comece pelo acabamento, as paredes, o piso e o teto ainda desempenham o papel de pano de fundo para móveis e elementos decorativos. Por isso é preciso estar atento à seleção da cor, para não exagerar no pathos. Uma excelente solução são os tons suaves. Não se esqueça que a principal tarefa neste caso é sombrear os futuros móveis e criar uma impressão holística..

Tons cremosos da cozinha tradicional italiana

Tons cremosos da cozinha tradicional italiana

Para paredes, você pode escolher a seguinte opção de design:

  1. Silkscreen.
  2. Acabamento em pintura mate.
  3. Aplicação de gesso veneziano.
  4. Colar com papel de parede liso ou texturizado simples.

Decoração de parede com gesso decorativo e pedra natural

Decoração de parede com gesso decorativo e pedra natural

Qualquer uma dessas opções se encaixa bem no estilo barroco. A impressão serigráfica e o gesso veneziano são métodos de acabamento bastante caros, que só um especialista pode fazer. Quanto a pintar e colar, então não haverá dificuldades para os próprios proprietários..

Importante! Não se esqueça de um elemento importante que é considerado a marca registrada do estilo – esta é uma moldura de estuque contrastante. Mas você não precisa exagerar, é importante sentir a medida – apenas alguns elementos no revestimento serão suficientes.

O estuque ajuda a criar unidade de estilo e composição

O estuque ajuda a criar unidade de estilo e composição

As aberturas das janelas e portas devem ser decoradas. Entalhe decorado com douramento seria apropriado aqui. As portas precisam ser feitas de folha dupla, para que se pareçam mais com as portas do palácio. A tela também precisa ser decorada com elementos decorativos..

Adendo! Em uma cozinha barroca, atenção especial deve ser dada ao teto: só o branco, sem nenhum acabamento, não vai funcionar. Você pode fazer uma continuação das paredes, repetindo o estuque e douramento. Outra opção são afrescos de teto retratando temas antigos..

Decoração clássica do teto com pintura e estuque

Decoração clássica do teto com pintura e estuque

Adendo! Não é difícil comprar afrescos de teto, porque os fabricantes modernos oferecem uma grande variedade de afrescos prontos, você também pode fazê-los em um pedido individual. As telas são confeccionadas em base não tecida, o que as torna duráveis, fáceis de colar e práticas..

Móveis barrocos para cozinha

Atenção especial deve ser dada ao móvel da cozinha. Deve ser pretensioso, combinar solidez e elegância com sucesso. Os traços característicos são numerosos bojos e protuberâncias. Você pode notar a predominância de formas como um oval, uma espiral. Você pode decorar as fachadas com mosaicos de madeira, sobreposições de bronze.

Importante! A tarefa mais importante ao escolher um tipo de letra é não cruzar a linha entre pretensão e falta de gosto. Para fazer isso, você precisa medir a forma, o tamanho, a cor dos móveis com acabamentos prontos e outros elementos internos..

Móveis personalizados enfatizam o estilo antigo do interior

Móveis personalizados enfatizam o estilo antigo do interior

No entanto, existem alguns elementos obrigatórios que devem estar presentes em qualquer caso. O conjunto é bastante padrão:

  1. Armários de chão – devem ser enormes.
  2. Aparadores com frentes de vidro.
  3. Armários suspensos.

13

Em elementos de madeira, ornamentos esculpidos e incrustações são permitidos e até bem-vindos. Um elemento obrigatório são as alças torcidas, que são muito semelhantes ao trabalho manual. As tintas de esmalte são freqüentemente usadas para criar uma atmosfera especial para o revestimento de superfícies..

Adendo! A técnica deve ser ocultada sempre que possível. Uma geladeira ou máquina de lavar louça branca padrão estará fora de moda. A solução é a utilização de fachadas com instalação nas portas dos equipamentos. A única coisa que não pode ser escondida é o forno e o fogão..

A área de trabalho do conjunto de cozinha é perfeitamente mascarada pelos atributos do estilo escolhido

A área de trabalho do conjunto de cozinha é perfeitamente mascarada pelos atributos do estilo escolhido

Iluminação da cozinha: lustres barrocos 

Outra característica notável da cozinha barroca é sua iluminação generosa. E não apenas um lustre, mas quanto mais pomposo, melhor. É importante criar acesso à luz natural da janela para a sala..

Adendo! Holofotes acima da superfície de trabalho podem ser usados, mas não em grande número. Arandelas de parede com uma única lâmpada e um grande lustre central parecem mais organizados e mais próximos do estilo barroco..

Não se esqueça que, ao escolher as luminárias, é preciso levar em consideração a altura do teto. Quando um design semelhante é criado na cozinha de um apartamento médio, você ainda deve recusar-se a espalhar lustres. Se os parâmetros da sala permitirem, então em primeiro plano – vidro, cristal nobre, etc..

Um lindo lustre de cristal no centro é um elemento de iluminação obrigatório

Um lindo lustre de cristal no centro é um elemento de iluminação obrigatório

Elementos de decoração importantes para o barroco (fotos e ideias de design)

Eles também devem receber atenção. Entre os elementos decorativos mais característicos:

  1. Esculturas de porcelana e faiança.
  2. Estatuetas de pedra.
  3. Vasos pintados com flores frescas.
  4. Relógio de pêndulo antigo.

15

Novamente, ao escolher, o principal é não exagerar e se encaixar no estilo.

Saída

A culinária barroca é algo que pode atrair, encantar e surpreender. Tal solução estilística em um apartamento não é fácil de implementar, na maioria das vezes eles são equipados em uma casa particular, onde existe o espaço necessário, pé-direito e grandes janelas..

Cozinha barroca: foto