Projeto de cozinha em Khrushchev: 80 ideias de interiores (foto)

Projeto de cozinha em Khrushchev: 80 ideias de interiores (foto)

Como você sabe, os apartamentos em Khrushchev têm alguns dos layouts mais inconvenientes, com quartos pequenos. Por alguma razão, as cozinhas caíram em desgraça com os arquitetos da época, que lhes atribuíram uma área minúscula não superior a 6 metros quadrados, e se você possui uma sala assim, terá que suar muito para torná-la tão espaçosa e funcional quanto possível. Os designers modernos conhecem muitas maneiras que ajudam a planejar corretamente o espaço, instalar os móveis necessários e criar um ambiente confortável. Compartilharemos todos esses truques com você em nosso artigo..

Por onde começar a reforma de uma cozinha em Khrushchev?

A primeira coisa a fazer ao iniciar uma reforma de cozinha em Khrushchev é planejar todas as etapas do processo, decidir o estilo e o esquema de cores do design, escolher materiais de acabamento para todas as superfícies e móveis. Para começar, vale a pena considerar a opção de aumentar a área com a ajuda da requalificação. Hoje em dia, muitas pessoas tendem a combinar cozinhas com quartos vizinhos, desmontando a parede. E tal passo se justifica completamente, já que permite obter uma cozinha-sala mais espaçosa, onde se pode reservar espaço para organizar uma sala de jantar completa. Mas isto é possível se a parede entre a cozinha e a divisão não for resistente, caso contrário é proibida a sua desmontagem..

Você também pode tentar obter permissão para demolição parcial – nesta versão, a divisória da parede é parcialmente demolida, como regra, sua parte superior, e as laterais e inferiores são feitas para um balcão de bar ou um refeitório. A remodelação pode ser feita em uma direção diferente, por exemplo, combinar um banheiro com um vaso sanitário e mover a parede adjacente à cozinha em direção ao banheiro. Claro, você não ganhará uma grande distância disso, mas mesmo 1-2 m2. desempenham um papel importante neste caso, permitindo-lhe colocar, por exemplo, uma zona de refeições. Uma boa técnica seria instalar uma superfície espelhada acima da mesa, que refletirá a janela oposta, aumentando visualmente o espaço..

Se a opção de requalificação estiver excluída por algum motivo, partiremos do que temos: traçamos no papel um plano de colocação das zonas necessárias. É importante decidir imediatamente qual deles dar prioridade. Se a família for numerosa e o costume de cozinhar muito, deve-se completar uma cozinha com área de trabalho, e no caso de morar uma ou duas pessoas que gostam de receber convidados, deve-se cuidar da arrumação do refeitório. . Decidido onde e que tipo de mobiliário ficará, escolhemos e calculamos a quantidade de materiais de acabamento. A seguir, forneceremos muitas dicas úteis sobre como escolher tudo o que você precisa para reforma..

Projeto de cozinha em Khrushchev - onde começar a reforma Projeto de cozinha em Khrushchev - onde começar a reforma Projeto de cozinha em Khrushchev - onde começar a reforma

Cores e estilos de interiores

Para uma pequena cozinha em Khrushchev, uma paleta de luz é preferível, o que dá ao ambiente uma atmosfera leve e arejada. Este design é característico de estilos modernos como minimalismo, alta tecnologia, direção escandinava e, claro, clássico. Isso não significa que a cozinha deva ser revestida com um esquema de cores branco como a neve – por isso parecerá completamente deserta e se parecerá com um quarto de hospital em vez de uma lareira aconchegante. Você pode escolher cores pastel claras para decoração ou conjunto de móveis. Por exemplo, uma cozinha feita em uma direção minimalista combinará perfeitamente as paletas de branco e cinza, e a introdução de areia ou marrom pode fazer um acento transicional. Uma cozinha deste tipo distingue-se sempre pela severidade das linhas e pela ausência de elementos decorativos – tudo é extremamente simples e de bom gosto..

Uma cozinha de alta tecnologia ficará muito bem mesmo em um design monocromático, porque aqui a ideia principal é enfatizada pela presença de tecnologia moderna, detalhes de metal no interior, bem como lâmpadas originais que ficarão bastante vantajosas em um fundo branco.

Móveis de madeira clara em estilo clássico combinam perfeitamente com o fundo de paredes creme, especialmente se for papel de parede com um padrão pequeno. O luxo e a elegância da direção serão confirmados pelos detalhes esculpidos nos fones de ouvido, a presença de dourado ou bronze nos acessórios..

Se você não tem medo de realces brilhantes, brilho de superfícies lustrosas feitas em cores contrastantes, você pode arriscar decorar uma pequena cozinha no estilo Art Nouveau. Há um grande número de peças de metal e plástico aqui, geralmente com formas curvas e assimétricas..

Uma pequena cozinha em um edifício Khrushchev com fachadas brilhantes pode ser decorada em tons de vermelho, amarelo, verde, azul, alternando com planos de luz. As combinações de cores agora são relevantes: bege-marrom, preto e branco, onde um tom escuro está mais frequentemente presente no desenho da camada inferior, e um tom claro – na camada superior. Essa transição gradual de um piso escuro para um teto claro contribui para a expansão visual de uma pequena área..

Projeto da cozinha Khrushchev - cores e estilos interiores Projeto da cozinha Khrushchev - cores e estilos interiores Projeto da cozinha Khrushchev - cores e estilos interiores

Materiais de Decoração

A renovação de qualquer divisão começa com o acabamento da superfície. Considerando que se trata de uma cozinha, onde reina o seu microclima individual, é necessária uma abordagem particularmente cuidadosa na escolha dos materiais – afinal, as reparações são feitas há mais de um ano, as paredes, o chão e o tecto devem manter os seus originais atratividade por um longo período de tempo.

Piso

Para o piso da cozinha em Khrushchev, é preferível dar preferência aos ladrilhos, pois são duráveis, confiáveis ​​e altamente resistentes à umidade e temperaturas extremas. O piso laminado também é uma opção moderna, mas, como a umidade se acumula constantemente em uma sala pequena, não vai durar tanto. Alternativamente, você pode colocar linóleo. Recentemente, não tem tido grande procura, por ser considerado um tipo de acabamento antiquado, porém, para a cozinha, o linóleo pode ser uma solução rentável, além disso, os modelos modernos apresentam um aspecto bastante atraente..

Projeto de cozinha em Khrushchev - Acabamento de piso Projeto de cozinha em Khrushchev - Acabamento de piso

Paredes

Existem muito mais opções para decorar a parede da cozinha e cada uma delas tem as suas vantagens. A pintura é considerada a mais famosa desde os tempos soviéticos, apenas as cozinhas deixaram de ser pintadas como antes, dividindo a parede horizontalmente em duas cores (a superior é branca e a inferior é azul, verde, etc.). Os designers criaram muitas variações sobre como pintar uma pequena sala para torná-la bonita e elegante. E uma enorme variedade de tintas permite que você escolha a composição mais durável que não terá medo das condições específicas da cozinha..

Os revestimentos cerâmicos também merecem destaque. Em termos de características técnicas, é várias vezes superior a outros tipos de acabamentos. Não é costume vestir completamente os interiores de hoje com azulejos – em regra, eles decoram as paredes da área de trabalho. Para uma cozinha pequena, é preferível optar por pequenos ladrilhos, que dão mais liberdade ao espaço, ou um divertido mosaico.

O uso de gesso decorativo oferece grandes oportunidades em termos de escolha de cores e texturas. Lava bem, não tem pó e dura muito tempo. Se você usar profissionais de verdade em seu trabalho, poderá obter um design de parede exclusivo que causa admiração genuína, mas o custo desse prazer não será pequeno..

Os painéis de PVC podem ser montados por você. A vantagem é que você não precisa alinhar perfeitamente as paredes – o material irá esconder todas as deficiências por baixo. Eles não são caros, mas parecem muito atraentes..

O papel de parede deve ser escolhido exclusivamente lavável. Mesmo que você pretenda colá-los em uma parede longe da área de trabalho, em um espaço comprimido, a contaminação de alguma forma chegará às paredes. Com a ajuda do papel de parede, você pode não apenas criar um belo design, mas também ajustar o espaço. Por exemplo, ao colar papel de parede em uma tira horizontal, você expandirá visualmente o espaço e as listras verticais “elevarão” o teto. O que você definitivamente deve evitar são desenhos grandes. Se o papel de parede liso não combina com você, você pode comprar telas com uma pequena estampa discreta, para não sobrecarregar um pequeno espaço..

Projeto de cozinha em Khrushchev - Decoração de parede Projeto de cozinha em Khrushchev - Decoração de parede

Teto

A melhor opção para uma pequena cozinha em Khrushchev seria decorar a superfície do teto com uma tela elástica brilhante. Sua superfície brilhante é reflexiva para um efeito extra espaçoso. Os lençóis são fáceis de limpar e resistem bem a todas as adversidades dos processos de cozinha. É melhor escolher o material em uma paleta clara – branco, creme, que irá “lavar” os limites das juntas com as paredes.

Pode-se cobrir o teto com tinta ou gesso, mas vale a pena considerar que precisará ser nivelado com alta qualidade, o que demandará muito tempo e esforço.

Estruturas suspensas de gesso cartonado são uma opção popular de design moderno. Mas para uma cozinha pequena, você precisa escolher a opção mais fácil. Por exemplo, você pode projetar apenas o perímetro desta forma e executar iluminação oculta ao longo do contorno, o que irá suavizar a falta de dez centímetros roubados pela estrutura. Neste caso, os painéis de gesso cartonado estão equipados com sistema de iluminação por focos..

Projeto de cozinha em Khrushchev - Decoração de teto Projeto de cozinha em Khrushchev - Decoração de teto

Móveis para cozinha em Khrushchev

Os móveis devem ser escolhidos de acordo com as necessidades da família. Como a cozinha é pequena, você precisa pensar com cuidado sobre o que é realmente necessário aqui e o que você pode recusar. Você pode instalar um pequeno conjunto linear ao longo de uma parede distante ou um maior, de canto, que terá mais armários e gavetas para guardar utensílios de cozinha. A geladeira, via de regra, é instalada perto da janela, e o peitoril da janela pode ser usado para ampliar a área de trabalho ou fazer dela uma mesa de jantar. Preste atenção em transformar a mobília, que será a melhor opção para uma cozinha minúscula – pode ser uma mesa de jantar dobrável e cadeiras, tampos de mesa extraíveis embutidos no conjunto..

Projeto de cozinha em Khrushchev - Móveis Projeto de cozinha em Khrushchev - Móveis Projeto de cozinha em Khrushchev - Móveis

Iluminação e decoração

A cozinha em Khrushchev deve ser bem iluminada, mas é melhor recusar lustres grandes e lâmpadas de teto baixo. É melhor usar um sistema de iluminação local, colocando lâmpadas em torno do perímetro da sala e fornecer iluminação adicional para a área acima da bancada. Alguns conjuntos de cozinha modernos têm sensores embutidos que reagem quando a porta é aberta – então a iluminação secreta liga automaticamente.

A decoração saturada não é bem-vinda aqui, já que o “inchaço” de cores brilhantes vai desordenar o espaço. A decoração principal pode ser a decoração da parede da área de trabalho. Aqui você pode colocar ladrilhos com pequenos enfeites, estampas, por exemplo, no estilo patchwork, instalar painéis de plástico que imitam a já popular alvenaria. Uma excelente opção seria projetar a superfície da pele com um padrão volumétrico brilhante ou uma superfície espelhada – isso dará profundidade à área de trabalho, aumentando seu volume. A decoração pode ser tecidos em janelas, pequenas imagens, painéis, adesivos de vinil graciosos..

Projeto de cozinha em Khrushchev - Iluminação e decoração Projeto de cozinha em Khrushchev - Iluminação e decoração Projeto de cozinha em Khrushchev - Iluminação e decoração

Projeto de cozinha em Khrushchev – foto

Esperamos que nosso artigo o tenha ajudado a descobrir como pode ser o projeto de uma cozinha em um Khrushchev. E agora, para dar suporte a tudo isso, sugerimos visitar nossa galeria, onde procuramos coletar as melhores fotos de interiores acabados. Boa visualização!

Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto Design de interiores da cozinha em Khrushchev - foto

Published
Categorized as Cozinha