Projeto de cozinha no estilo minimalista (100 fotos)

A cozinha é uma das áreas principais e mais funcionais de um apartamento ou casa. Vários processos podem ocorrer simultaneamente aqui, cada um dos quais requer espaço suficiente. Para tornar o ambiente mais ergonômico, elegante e, principalmente, para manter o espaço necessário, sugerimos ao nosso leitor que preste atenção ao design da cozinha no estilo minimalista, que combina todas as tendências modernas em design de interiores racional..

Características do estilo de minimalismo

O minimalismo permite que você crie um interior confortável e funcional sem detalhes desnecessários. O próprio conceito de “minimalismo” vem do latim minimus, que significa “o menor”, portanto um interior feito neste estilo deve ser dotado de um número limitado de itens, combinações de cores e formas.

O lema principal do minimalismo é o máximo de espaço livre possível, com a ausência de decorações pomposas. Se a cozinha for pequena, na maioria das vezes eles fazem a remodelação, reequipando-a para uma cozinha-sala, removem recantos e fendas desnecessários, deixando o espaço livre e leve. A propósito, a luz desempenha um papel importante na manutenção do estilo. É dada preferência à iluminação saturada de vários níveis, com a ajuda da qual uma ou outra área da sala é distinguida.

Para equipar a cozinha no estilo minimalista, são usados ​​móveis com as formas geométricas corretas com bordas claras ou aerodinâmicas, mas sem “enfeites” desnecessários na forma de entalhes, inserções multicoloridas, cachos e saliências abstratas.

O desejo moderno pela presença de materiais naturais também está presente aqui na forma de acabamentos e elementos de mobiliário em madeira ou pedra..

Como paleta de cores, os tons de branco, cinza, bege e preto são inerentes ao design minimalista da cozinha. A combinação dessas cores cria o efeito de laconicismo, apresentabilidade e, ao mesmo tempo, “domesticidade” de um ambiente confortável. O papel dos elementos decorativos é atribuído a pequenos detalhes brilhantes – podem ser um elemento contrastante de mobiliário, um acabamento texturizado especial de uma das paredes, um avental expressivo, um vaso de flores com uma planta viva, etc..

Design de cozinha minimalista - Recursos Design de cozinha minimalista - Recursos

Soluções de cor

A paleta de cores do interior no estilo minimalista apresenta uma pequena gama de cores básicas, que incluem tintas brancas, pretas, marrons e seus tons frios que contribuem para a expansão visual do espaço. Em salas grandes, você pode usar uma seleção mais rica de cores para móveis e decoração de parede, mas certifique-se de combiná-las com um design leve do piso e do teto.

Cozinha branca no estilo minimalista

A culinária branca como a neve é ​​o padrão de pureza e liberdade. Paredes brancas, mesclando-se com a superfície plana do teto, confundem os limites, tornando a sala o mais espaçosa possível. Se você adicionar um fone de ouvido com fachadas brancas como a neve brilhantes a este design, ele se tornará praticamente invisível, dissolvendo-se contra o fundo geral. A paleta combina bem com qualquer cor, então para variar, você pode preencher o interior com pequenos detalhes brilhantes, eletrodomésticos prateados ou pretos, avental contrastante e acabamento do piso. Uma cozinha minimalista branca é uma ótima opção para pequenos espaços..

Cozinha branca no estilo do minimalismo - Design de interiores Cozinha branca no estilo do minimalismo - Design de interiores

Cozinha cinza no estilo do minimalismo

A paleta cinza é de longe a mais popular entre os designers. Uma cozinha minimalista usa diferentes tonalidades – de cinza claro a grafite, dependendo do tamanho da cozinha e da quantidade de cor. Usando meios-tons diferentes, você pode clarear ou escurecer facilmente uma área. Adicionar aliados como branco e preto à paleta de cinza irá refinar significativamente o interior, torná-lo mais saturado e elegante..

Cozinha cinza no estilo do minimalismo - design de interiores Cozinha cinza no estilo do minimalismo - design de interiores

Cozinha minimalista bege

Um bom representante da paleta bege na cozinha é a textura da madeira presente nas fachadas dos móveis, materiais de acabamento. Esta cor preenche o ambiente com calor e suavidade, criando um ambiente familiar confortável. A cor do cappuccino tem um efeito positivo na psique e, no conceito de minimalismo lacônico, cria um aconchego significativo.

Cozinha minimalista bege - design de interiores Cozinha minimalista bege - design de interiores

Cozinha verde no estilo do minimalismo

A paleta verde está associada, em primeiro lugar, à natureza, caracterizada por uma alegria e positividade especiais. Para uma cozinha minimalista, pode-se escolher qualquer tonalidade, desde o verde claro ao herbáceo, mas é preciso levar em conta que a decoração principal deve ser feita em tons claros. A melhor opção seria o branco, que resfriará milagrosamente tons ricos e enfatizará o desbotado.

Cozinha verde no estilo do minimalismo - Design de interiores Cozinha verde no estilo do minimalismo - Design de interiores

Cozinha vermelha no estilo do minimalismo

A paleta escarlate é um dos principais lugares no design de interiores moderno. A cor é ideal para pessoas enérgicas e extravagantes que tendem a chocar. O espectro vermelho tornará o ambiente mais estiloso e cativante, no entanto, é importante introduzir a paleta de forma dosada para não saturar a situação. É importante considerar que a cor é capaz de aproximar visualmente os objetos, portanto não é recomendado seu uso em cozinhas pequenas..

Cozinha vermelha no estilo do minimalismo - Design de interiores Cozinha vermelha no estilo do minimalismo - Design de interiores

Cozinha preta no estilo do minimalismo

A cor preta vai dotar a cozinha de especial respeitabilidade e nobreza, valorizando o excelente gosto dos seus proprietários. Em uma cozinha pequena, é melhor usar pequenos detalhes de grafite para ajudar a estruturar a decoração. Ao escolher uma paleta preta, é importante cuidar da iluminação de alta qualidade, tanto natural quanto artificial – você pode expandir as aberturas das janelas, equipar luzes locais adicionais.

Cozinha preta no estilo do minimalismo - Design de interiores Cozinha preta no estilo do minimalismo - Design de interiores

Acabamentos e materiais

Hoje o mercado da construção oferece uma vasta gama de materiais de acabamento para qualquer estilo de interior. Para uma cozinha minimalista, a escolha é bastante simplificada, já que aqui você não precisa pensar sobre qual padrão ou estampa escolher – simplesmente não há nenhum aqui, ou seu número é mínimo. A principal atenção deve ser dada à qualidade deste ou daquele revestimento, que deve corresponder às condições especiais da cozinha, onde reinam a elevada humidade e as variações de temperatura..

Piso

Para o projeto da cozinha no estilo minimalista, a melhor opção seria um piso autonivelante monocromático, que tem maior resistência a quaisquer influências externas. Mas seu preço alto o suficiente pode ser um obstáculo significativo. Você pode usar ladrilhos de cerâmica ou grés porcelânico, bem como laminado à prova d’água.

Em cozinhas grandes e espaçosas (cozinhas-salas de estar), os materiais são frequentemente combinados, por exemplo, ladrilhos são colocados na área de trabalho e piso laminado perto da mesa de jantar. A opção mais econômica é o linóleo, mas, consequentemente, sua vida útil não é tão longa..

Design de cozinha minimalista - Acabamento de piso Design de cozinha minimalista - Acabamento de piso

Paredes

Uma das principais tarefas no projeto de uma cozinha minimalista é a preparação de alta qualidade das paredes – elas devem ser absolutamente planas e lisas. A função dos materiais de acabamento é o papel de parede lavável e resistente à umidade, sempre liso ou pintável. Para a área de jantar, você pode abrir uma exceção escolhendo papéis de parede com imagens de cidades modernas ou um padrão geométrico volumétrico. As paredes podem ser simplesmente pintadas com uma composição confiável à base de água, decoradas com painéis de PVC.

Design de cozinha minimalista - decoração de parede Design de cozinha minimalista - decoração de parede

Teto

Aqui, o teto da cozinha é decorado exclusivamente em cores claras. Pode ser um tecido elástico fosco ou brilhante com sistema de iluminação pontual. Uma opção mais simples é pintar ou caiar. Em interiores modernos, o drywall é frequentemente usado, o que permite não só criar uma superfície de teto perfeitamente plana, mas também dotá-lo de elementos ondulados, incluindo aqueles que designam uma determinada zona. É totalmente inaceitável aqui o uso de telas de tecido, desenhos na forma de impressão de fotos ou pintura..

Design de cozinha minimalista - decoração de teto Design de cozinha minimalista - decoração de teto

Móveis de cozinha minimalistas

A escolha de um móvel de cozinha desempenha um papel decisivo no design de interiores. Aqui, funcionalidade e conveniência são preferidas, e decoração é excluída. O corpo do móvel é de linhas retas, revestidas por fachadas brilhantes e com eletrodomésticos necessariamente embutidos. Em cozinhas espaçosas no estilo minimalista, muitas vezes você pode encontrar opções de ilha para fones de ouvido, onde a área de trabalho é dotada de elementos cromados, encanamentos modernos.

Projeto de cozinha minimalista - Móveis Projeto de cozinha minimalista - Móveis

Iluminação e decoração

Como observamos anteriormente, uma das características do minimalismo é a iluminação brilhante, que consiste em vários níveis de luminárias. Os lustres no interior são extremamente raros e têm um design bastante lacônico. Na maioria das vezes, você pode encontrar luzes pendentes acima da mesa de jantar ou do bar.

O papel da iluminação geral é desempenhado por focos ou focos, distribuídos por toda a superfície do teto. A iluminação de alta qualidade da área de trabalho é equipada separadamente. A área de jantar pode ser equipada com um aplique de parede ou um abajur, se a área da cozinha permitir.

O minimalismo rejeita a “habitabilidade” das instalações, portanto, têxteis macios na forma de toalhas de mesa, cortinas longas, tapetes, vários utensílios de cozinha colocados em lugares proeminentes são inaceitáveis ​​aqui. No entanto, alguns elementos decorativos são bastante aceitáveis, por exemplo, vasos de flores vivos, relógios de parede, vasos brilhantes de formas regulares, elementos individuais de móveis de cores contrastantes.

Design de cozinha minimalista - Iluminação e decoração Design de cozinha minimalista - Iluminação e decoração Design de cozinha minimalista - Iluminação e decoração

Pequena cozinha ao estilo do minimalismo: design de interiores

Tendo considerado em detalhe as características do projeto da cozinha no estilo minimalista, podemos dizer com segurança que esta é a opção mais adequada para quartos pequenos. Mesmo que não exista a possibilidade ou desejo de combinar a cozinha com a sala, consegue-se um espaço bastante funcional e confortável..

Em primeiro lugar, é necessário dar preferência a uma paleta de acabamentos e móveis excepcionalmente leve. A melhor opção seria o branco, o que tornará o ambiente o mais luminoso e espaçoso possível. Preste atenção aos móveis transformadores funcionais – mesas dobráveis, cadeiras, tampos de mesa extraíveis.

Devemos tentar usar racionalmente cada metro quadrado útil. O peitoril da janela pode ser ampliado e convertido em uma bancada de trabalho ou balcão de bar, nichos nas paredes podem ser usados ​​para móveis embutidos. Certifique-se de cuidar de um número suficiente de luminárias e pequenos toques de decoração clara, que o aliviarão da sensação de esterilidade de uma cozinha iluminada..

Pequena cozinha ao estilo do minimalismo - Design de interiores Pequena cozinha ao estilo do minimalismo - Design de interiores Pequena cozinha ao estilo do minimalismo - Design de interiores

Design minimalista da cozinha – foto

Concluindo, convidamos você a visitar nossa galeria de fotos. Aqui estão muitos dos melhores exemplos de designs de cozinha minimalistas. Assista e se inspire!

Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinhas no estilo minimalista - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto Design de interiores de cozinha no estilo do minimalismo - foto