As pilastras ficarão muito adequadas em um interior clássico

As pilastras ficarão muito adequadas em um interior clássico

As pilastras no interior são colunas salientes e são utilizadas com sucesso para a decoração de interiores. Com a ajuda deles, você pode enfatizar elementos interessantes no interior ou ocultar defeitos nas paredes. As pilastras no estilo Império, em grego e egípcio, parecem especialmente harmoniosas..

Anteriormente, as colunas serviam como importante função arquitetônica, serviam de suporte para o teto. Elementos como a decoração são apropriados apenas em quartos espaçosos: salões de igrejas ou hotéis, corredores cerimoniais. Para salas baixas, as pilastras são usadas com sucesso..

Banheiro luxuoso estilo colonial

Banheiro luxuoso estilo colonial

Cor azul no desenho da sala de uma casa particular

Cor azul no desenho da sala de uma casa particular

As pilastras irão adicionar uma sensação de luxo ao seu interior

As pilastras irão adicionar uma sensação de luxo ao seu interior

Componentes e tamanhos de decoração

Como uma coluna, uma pilastra tem uma base, um capitel e um tronco. A base é uma pequena base que pode se projetar mais da parede do que do tronco. O tronco costuma ser retangular e ligeiramente arredondado. Esta parte pode ser absolutamente lisa (sem decoração) ou ter qualquer padrão..

A parte mais bonita é a pequena tampa. Aqui você pode encontrar molduras de estuque volumosas, padrões originais e outras decorações. É a capital que reflete o estilo interior da sala. A moldura em estuque do capitel deve ser combinada com o resto do mobiliário, por isso é melhor pensar com antecedência no estilo da sala..

As pilastras não precisam ser do chão ao teto. Em um interior clássico, a decoração costuma ser usada até a metade da parede. No topo da coluna curta, você pode instalar uma pequena prateleira com um vaso de flores e uma linda estatueta. Ou defina uma imagem ou fotografia em um quadro.

Do que são feitas as pilastras?

As pilastras podem ser feitas de diversos materiais. Anteriormente, as colunas de mármore e granito eram populares, o que atestava o bom gosto do proprietário e sua elevada posição financeira. Em seguida, foram substituídos por produtos de gesso mais acessíveis e práticos. Você pode esculpir um elemento de qualquer formato de gesso, organizar a decoração na forma de uma videira, flores ou folhas sobre ele. O gesso é um material durável e resistente ao fogo, mas, como o mármore, é bastante pesado.

Decoração original em sala de estar moderna

Decoração original em sala de estar moderna

Decoração de madeira em uma sólida sala de estar

Decoração de madeira em uma sólida sala de estar

Em interiores modernos, pilastras decorativas feitas de espuma ou poliuretano são usadas com mais frequência. Esses materiais são muito leves e baratos, o que permite agregar sofisticação ao ambiente sem custos significativos e mão de obra especial. Esta opção é ideal para quem quer decorar o seu espaço de forma rápida e económica. Além disso, é fácil dar a tais produtos a tonalidade desejada, simplesmente pintando-os com uma tinta adequada..

As pilastras feitas de poliuretano têm uma série de vantagens sobre os produtos feitos de outros materiais:

  • mais forte que espuma,
  • instalação fácil;
  • desmontagem fácil;
  • variedade de tons.

As pilastras de gesso e mármore (granito) praticamente não sofrem deformação. Mesmo após um incêndio, eles podem ser restaurados. Esses elementos decorativos eram freqüentemente usados ​​para decorar palácios reais e suas fotos podem ser vistas em coleções históricas e guias..

Por que colocar essa decoração dentro de casa?

Com a ajuda de pilastras, você pode aumentar visualmente a altura da sala, como em qualquer decoração colocada verticalmente. E as pilastras de poliuretano não só se encaixam harmoniosamente em um interior moderno, mas também não têm medo de pequenos danos..

Uma pilastra é capaz de esconder um defeito da parede, atraindo a atenção para si mesma, uma pilastra angular irá alinhar o ângulo imperfeito. Se essa decoração for feita em cores claras, ela iluminará significativamente o ambiente, e uma pilastra de cor escura é mais adequada para estilos góticos..

Esta decoração pode ser usada para mais do que apenas paredes. Por exemplo, ao criar uma lareira, você pode enfatizá-la com pequenas pilastras nas laterais, dando-lhe um aspecto de antiguidade. Em grandes salas (salões de hotéis, teatros, casas de cultura), as pilastras são coladas a colunas, conferindo-lhes uma forma interessante e um aspecto individual.

Acabamentos de madeira vão ficar harmoniosamente em um apartamento de luxo

Acabamentos de madeira vão ficar harmoniosamente em um apartamento de luxo

As pilastras com decoração de parede preta adicionam um luxo especial a esta sala de jantar

As pilastras com decoração de parede preta adicionam um luxo especial a esta sala de jantar

Pilastras no interior

Essa decoração ajudará a destacar uma área específica da sala. Colocar duas pilastras em uma parede cria espaço para uma foto emoldurada, pintura ou qualquer outra decoração de parede. Para aprofundar na parede sob as prateleiras ou sob o home theater, você pode fazer uma orla. A área de dormir com um nicho para a cama (ou se a cama estiver completamente escondida na parede) será útil para realçar com pilastras bem cuidadas.

Outra boa solução seria decorar uma porta ou um arco que separa duas salas com pilastras. Da mesma forma, você pode selecionar um nicho com prateleiras. Fotos de soluções originais para o uso de pilastras podem ser vistas nos catálogos publicados de obras de designers de interiores famosos.

Adendo! Uma pilastra no interior parecerá deslocada. Tais elementos da decoração das instalações ficam melhor em pares, ou seja, em ambos os lados do nicho, porta ou nos cantos da sala. Eles também podem decorar os suportes de escadas ou seus corrimãos, arranjar lindamente saliências funcionais na parede (caixas para comunicações).

Decoração espetacular da porta

Decoração espetacular da porta

Com a ajuda de pilastras, você pode selecionar qualquer área da sala.

Com a ajuda de pilastras, você pode selecionar qualquer área da sala.

Decorar com pilastras não só a porta, mas também as janelas

Decorar com pilastras não só a porta, mas também as janelas 

Em que estilos de interiores essa decoração é usada??

O design de interiores de estilo Império envolve o uso de colunas, semicolunas e entradas em arco na decoração das instalações. Ao combinar pilastras com outras molduras de estuque, você pode criar uma sala no estilo de um templo antigo. Por exemplo, use plintos de teto, cornijas, molduras de estuque na área do lustre. São essas soluções de design de arquitetos gregos antigos que hoje encantam os conhecedores de beleza..

Fotos de antigos templos gregos inspiram a criação do mesmo cenário em muitas outras salas. Por exemplo, um estilo semelhante foi usado para decorar palácios reais e hotéis caros. O estilo renascentista também se distingue por sua rica decoração e móveis luxuosos. Aqui, a moldura de estuque em combinação com elementos decorativos de ouro e prata dá ao quarto uma semelhança com as casas francesas de pessoas nobres..

Espaçosa sala de estar projetada em estilo escandinavo

Espaçosa sala de estar projetada em estilo escandinavo

Pilastras em interior moderno

Pilastras em interior moderno

O estilo romano no interior também é em muitos aspectos semelhante ao estilo império. Colunas e pilastras são usadas não apenas em ambientes internos, mas também para decorar amplos terraços, portas de entrada e portões. Mas os ornamentos e as opções de estuque nos estilos romano e grego são diferentes. Portanto, ao decorar uma sala, é melhor manter um estilo..