Cortinas nos ilhós: foto no interior

Cortinas de ilhó vão respirar frescor em seu interior

Cortinas com ilhós, cujas fotos são amplamente divulgadas na Internet e em revistas de moda modernas, estão se tornando cada vez mais populares e estão substituindo cortinas comuns por fechos em forma de ganchos e prendedores de roupa de interiores. Essa demanda é explicada não apenas pelo apelo estético das cortinas com ilhós, mas também por sua praticidade..

Refinado e simples - cortinas de ilhó

Refinado e simples – cortinas de ilhó

Cortinas lisas brilhantes em ilhós

Cortinas lisas brilhantes em ilhós

Cortinas bege destacam designs de papel de parede sofisticados

Cortinas bege com malha acentuam designs sofisticados de papel de parede

Cortinas nos ilhós: vantagens

Deslizamento silencioso e fácil na superfície da cornija, linhas suaves de dobras, respeito pelo tecido da cortina, todas essas vantagens são possuídas pelas cortinas nos ilhós, cujas fotos podem ser vistas abaixo. Além da praticidade, as cortinas nos ilhós também apresentam vantagens estéticas, ficam bem mais atraentes que os mesmos produtos, mas com fechos convencionais (anéis, prendedores de roupa).

As dobras nas cortinas são especialmente visíveis em tons ricos, por exemplo, azul profundo.

As dobras nas cortinas são especialmente visíveis em tons ricos, por exemplo, azul profundo.

Os ilhós são elementos adicionais que adicionam estilo e elegância às cortinas. Lindas cortinas em ilhós podem ser compradas prontas, mas se você mesmo costurá-las, terá economias de custo significativas. No entanto, é muito mais difícil costurar cortinas em ilhós com as próprias mãos do que cortinas comuns. Mas o resultado compensará o trabalho árduo e os esforços. O que são as cortinas nos ilhós, cujas novidades são apresentadas posteriormente neste material?

Se você mesmo costurar cortinas, poderá combinar várias cores de tecido para um efeito interessante. Que tal ondas turquesa?

Se você mesmo costurar cortinas, poderá combinar várias cores de tecido para um efeito interessante. Que tal ondas turquesa?

As cortinas, que serão discutidas, não possuem tais laços furados para prender aos ganchos da cornija. Em vez deles, grandes anéis de metal ou plástico são montados na parte superior das telas, correspondendo ao diâmetro do tubo da cornija ou baguete, que é enfiado nesses orifícios..

Características das cortinas com ilhós

O princípio de fixação nos ilhós foi inventado pelos marinheiros por conveniência, e os designers aproveitaram essa ideia e criaram um design exclusivo, que é muito utilizado hoje em dia em design de interiores..

As cortinas dos ilhós do hall parecem simples e ao mesmo tempo muito nobres. O tecido flui com dobras graciosas e arejadas e acentua os olhos de quem entra na sala pela janela. Conforme a haste da cortina passa pelos anéis, a vida útil das cortinas aumenta significativamente. Isso porque os fragmentos de tecido munidos de ilhós ficam embebidos de adesivos, e as próprias cortinas não entram em contato com a baguete..

As cortinas dos ilhós não precisam ser esticadas de vez em quando, as ondas de dobras são sempre perfeitas e não exigem uma maratona para serem guiadas. Esses produtos se encaixam perfeitamente em qualquer design e estilo. Para o interior, o papel decisivo é desempenhado não pelos próprios ilhós, mas pelo tecido que foi escolhido para coser as cortinas. Qualquer tecido é adequado para ilhós, então você precisa ser guiado pelo estilo da sala e sua finalidade.

Por exemplo, as cortinas do quarto (veja a foto abaixo) devem ser costuradas com tecido opaco e denso. Para um quarto de criança, cortinas mais claras e arejadas com cores vivas e motivos de desenho animado são adequadas..

Via de regra, as cortinas nos ilhós são compostas por duas telas, mas se a janela for pequena, você pode pendurar apenas uma cortina larga. Uma decoração adicional de tal cortina será uma garra com borlas..

Dica: os designers modernos recomendam o uso de uma combinação para salas de estar e salas de jantar, em que dois ou até três tipos de tecidos, diferentes em cor e textura, estão presentes simultaneamente em uma cortina. Para ter uma ideia desses produtos, assista ao vídeo abaixo..

As cortinas blackout nos ilhós do quarto são feitas nas cores de papel de parede e itens de decoração

As cortinas blackout nos ilhós do quarto são feitas nas cores de papel de parede e itens de decoração

Varões de cortina para ilhós

Para cortinas em ilhós, apenas cornijas do tipo “tubo” são adequadas, mas isso não significa que sejam todas típicas e monótonas. Os fabricantes garantem que a gama desses produtos seja rica. As cornijas tubulares diferem entre si com pontas, que podem ser:

  • forjado;
  • borracha;
  • com contornos geométricos;
  • openwork;
  • na forma de uma flor.

Cortinas com ilhós em haste de cortina com ponta esférica

Cortinas com ilhós em haste de cortina com ponta esférica

São esses detalhes decorativos que tornam cada cornija única. Além disso, as hastes da cortina com ilhós podem ser tubulares simples ou duplas. A haste de cortina dupla é projetada para uma combinação de cortina e tule. A cortina em si é presa a um tubo largo e o tule a um tubo de diâmetro menor..

As cortinas em uma haste tubular podem ser usadas não apenas para decorar uma janela, mas também para zonear uma sala. Às vezes, em salas grandes, uma parede ou tela condicional é instalada, a função da qual é desempenhada por um tecido denso com ilhós. Hoje, esse é um truque de design bastante popular..

Cortinas em ilhós em um apartamento estúdio separam a área de dormir e de descanso

Cortinas em ilhós em um apartamento estúdio separam a área de dormir e de descanso

O ilhó de tule pode ser combinado com estores ou estores romanos para criar um design único. Nesse caso, a estrutura acaba sendo arejada e uma cortina de enrolar controlará o grau de iluminação da sala. Essas combinações pertencem à categoria de beleza-funcionalidade-praticidade..

Combinação de cortinas com ilhós e persianas romanas

Combinação de cortinas com ilhós e persianas romanas

Amarrar as cortinas com ilhós na cornija não levará mais de dois minutos, enquanto as dobras permanecem sempre do mesmo tamanho e estão dispostas simetricamente. Existem três tipos de cortinas penduradas em ilhós:

  1. na maioria das vezes eles usam o método “através do anel”;
  2. menos frequentemente, elementos decorativos adicionais (ganchos, cordão) são presos ao tubo da cornija e ilhós já estão presos a eles;
  3. uma opção completamente incomum – fixação sem uma cornija, ganchos de ilhó são montados diretamente na parede, mas tal cortina não pode se mover.

O último método é geralmente usado para zonear o espaço de uma sala..

Ilhós de fixação através de um anel

Ilhós de fixação através de um anel

Tipos de anéis de cortina

Já falamos sobre as cornijas, é hora de tratar dos próprios ilhós, que também apresentam algumas diferenças. Os ilhós são classificados de acordo com:

  • material;
  • magnitudes;
  • formulários;
  • acabamento decorativo.

O material para fabricação dos ilhós pode ser plástico, madeira ou metal. A gama de seus tamanhos não é muito grande, geralmente o diâmetro é de 5 a 6 cm. Quanto à forma, há um vôo para a imaginação. De acordo com a configuração, os ilhós são:

  • volta;
  • quadrado;
  • triangular;
  • poligonal;
  • em forma de flor, coração ou peixe.

O formato dos ilhós pode ser diferente dos anéis tradicionais aos sapos elegantes.

O formato dos ilhós pode ser diferente: desde anéis tradicionais até sapos estilosos.

Em termos de acabamento decorativo, os ilhós não têm limites:

  • acabamento fosco ou brilhante;
  • douramento;

    anéis com revestimento que imita a pele;

  • com strass e miçangas;
  • com pedras Swarovski.

Os ilhós clássicos são em forma de anel, que podem ser escolhidos nas cores da cortina

Os ilhós clássicos são em forma de anel, que podem ser escolhidos nas cores da cortina

Dica: para cortinas lisas, ilhós com ornamentos decorativos são preferíveis, e para tecidos variados, é melhor escolher anéis mais simples e modestos. Deve haver harmonia na direção estilística, não supersaturação..

Sofisticação e simplicidade: combine cortinas estampadas com ilhós clássicos

Sofisticação e simplicidade: combine cortinas estampadas com ilhós clássicos

O que ganhou amplo reconhecimento das cortinas nos ilhós?

A popularidade desses produtos entre as donas de casa modernas é explicada por muitos fatores. Os próprios ilhós no tecido são quase invisíveis aos olhos, mas a beleza das dobras é notada até por quem não segue as tendências da moda..

É muito fácil operar tais estruturas, uma vez que os anéis deslizam livremente ao longo da barra do beiral. Um simples movimento e nenhum ruído, e a matéria não se desgasta em nada.

Cortinas com lindas ondas se encaixam perfeitamente em qualquer interior – não apenas moderno, mas também retrô. No entanto, para móveis em estilo country ou provençal, você não deve criar dobras muito profundas. Além disso, as telas curtas são típicas do estilo rústico..

Os ilhós são invisíveis a olho nu e se encaixam perfeitamente nas cortinas em qualquer interior

Os ilhós são invisíveis a olho nu e se encaixam perfeitamente nas cortinas em qualquer interior

Cortinas nos ilhós: foto faça você mesmo. Aula mestre passo a passo

Você pode criar harmonia e conforto em sua casa sem custos financeiros especiais. Isso requer um desejo, um mínimo de habilidades na técnica de costura e uma máquina de costura..

Primeiro, você deve tirar medidas da janela para a qual as cortinas serão costuradas. Depois, você pode ir a uma loja de tecidos e comprar um tecido adequado. Como as cortinas nos ilhós são valorizadas justamente pelas grandes dobras, o tecido deve ser comprado na proporção de 3 larguras de janela. Se você comprar menos tecido, as cortinas não terão o atrativo que se espera delas..

As cortinas nos ilhós podem ser penduradas não só acima das janelas, mas também ao sair da varanda ou terraço

As cortinas nos ilhós podem ser penduradas não só acima das janelas, mas também ao sair da varanda ou terraço

Quanto mais larga for a janela ou parede a ser decorada, mais material será necessário. No entanto, você também não deve exagerar. Se você usar 4 tamanhos, as cortinas parecerão volumosas e pesadas..

O comprimento das cortinas é determinado exclusivamente individualmente e depende da finalidade do quarto. As cortinas da cozinha nos ilhós não devem atingir o chão. Comprimento ideal para o peitoril da janela ou mesmo até o meio da janela.

O mesmo vale para o quarto das crianças. As crianças são caracterizadas pela mobilidade, portanto, uma criança no processo de brincadeira ativa pode simplesmente se enredar em cortinas compridas e quebrar a cornija. Na sala e no quarto, é preferível pendurar cortinas compridas que quase cheguem ao chão..

Dica: se o estilo natural prevalecer no interior, é melhor escolher tecidos naturais para cortinas, e os anéis devem ser grandes e de madeira. Tal decoração dará ao ambiente um conforto e um aconchego especiais. Esta combinação é aceitável em qualquer sala..

Cortinas com ilhós de coruja - uma solução interessante para um quarto de criança

Cortinas com ilhós de coruja – uma solução interessante para um quarto de criança

Borda de tecido encoberto – tamanho grande

No tamanho do tecido, deve-se levar em consideração a folga para o processamento das bordas, já que, muito provavelmente, o tecido terá que ser esgalgado e costurado. Portanto, para as dimensões originais, você precisa adicionar 3-4 cm de cada lado.

Também é necessário acrescentar alguns centímetros à altura das futuras cortinas, pois na parte superior o tecido ficará dobrado. Não será possível fixar os ilhós em um material de camada única. Ao calcular a quantidade de tecido para a bainha superior, deve-se levar em consideração a densidade da matéria, pois quanto mais grosso e denso, mais estoque deve ser feito. Artesãs experientes recomendam que costureiras novatas deixem 12-13 cm na bainha.

No entanto, se os próprios ilhós têm um diâmetro grande, a largura da dobra deve ser maior e, portanto, uma margem grande também deve ser fornecida. Se você comprar ilhós de diâmetro pequeno para um tubo de cornija grosso, não haverá deslizamento suave e fácil. O diâmetro dos anéis deve exceder o diâmetro da haste em 1,5 cm e não menos. Caso contrário, além do incômodo ao abrir e fechar a cortina, deve-se esperar uma abrasão rápida da cornija e dos próprios anéis..

Dica: o número de ilhós deve ser par, caso contrário o tecido ao longo da cornija ficará desigualmente distribuído.

Cortinas rosa brilhante nos ilhós da sala de estar

Cortinas rosa brilhante nos ilhós da sala de estar

Ferramentas para o trabalho

Para costurar cortinas, a artesã precisará de um conjunto padrão de ferramentas e materiais:

  1. pedaço de tecido;
  2. ilhós;
  3. fita de ilhó;
  4. lápis ou giz;
  5. Tesouras de alfaiate;
  6. ferro;
  7. máquina de costura.

Agora é a hora de determinar a distância entre os anéis. É calculado com base na profundidade das dobras que o mestre deseja obter. Se ondas suaves forem planejadas, os ilhós devem ser fixados a uma distância de 15 cm um do outro. Com um passo de 22 cm, serão obtidas ondas profundas e em relevo..

Ondas profundas em relevo nas cortinas dos ilhós se encaixam perfeitamente no interior de uma sala de estar clássica

Ondas profundas em relevo nas cortinas dos ilhós se encaixam perfeitamente no interior de uma sala de estar clássica

No entanto, deve-se considerar a possibilidade de tecido pesado flácido se o espaçamento entre os anéis for muito grande. Uma distância de 18 cm é considerada ideal.

Dica: se duas cortinas idênticas forem fixadas na baguete, as ondas de dobras nelas devem ser espelhadas uma em relação à outra, caso contrário o desenho será assimétrico, o que terá um efeito negativo na impressão geral.

Cortinas em ilhós no desenho do dormitório em tons de cinza

Cortinas com ilhós no desenho do dormitório em tons de cinza

Marcação de tecido

Quando as laterais forem processadas e a borda superior for selada com uma fita de ilhó, você pode começar a marcar o tecido para os ilhós. Esse é um trabalho muito importante, então a regra é muito relevante aqui: “medir sete vezes, cortar uma vez”. Quando os furos para os anéis já tiverem sido furados ou cortados, não será mais possível corrigir o erro..

Cortinas bege se encaixam bem no interior de quartos

Cortinas bege se encaixam bem no interior de quartos “ensolarados” e parecem muito com o verão

As marcações na prancha superior são feitas com giz ou lápis. Quando a artesã tiver certeza de que calculou tudo corretamente, você pode pegar uma tesoura. Alguns tecidos deslizam muito, por isso você deve pensar em maneiras de fixá-los para não fazer uma incisão acidental fora das marcações..

Quando os orifícios no tecido são feitos, você precisa inserir os ilhós neles e clicar no lugar. Se a casa não tiver todas as ferramentas necessárias e a costura das cortinas for feita apenas uma vez, é impraticável comprar ferramentas improvisadas. É muito mais barato e menos problemático comprar cortinas prontas com ilhós ou encomendá-las em uma oficina de costura.

A combinação das cores das cortinas nos ilhós: azul, com estampa e branco

A combinação das cores das cortinas nos ilhós: azul, com estampa e branco

Costurar cortinas é uma atividade simples e emocionante. Se você tiver certas habilidades, poderá fornecer cortinas não apenas para o seu apartamento, mas também ajudar parentes e amigos na criação de um interior bonito e moderno. Neste caso, costureiras experientes são aconselhadas a adquirir um punção de tecido especial, cujo uso garante furos perfeitamente uniformes para os anéis..