Araruta (70 fotos): tipos e cuidados

Araruta é uma flor tropical vibrante e incomum nativa das regiões do sul e da América Central. Ela é conhecida, em primeiro lugar, pela incrível cor das folhas com manchas e nervuras bem visíveis. Além de suas cores incomuns, eles também crescem de forma interessante, mudando de forma e direção dependendo da luz e de outras condições. Esta é uma característica de toda a família. Foi por essa planta que a chamaram de erva da oração ou peregrino. Com todo o exotismo de uma herbácea perene, é fácil cuidar dela mesmo na faixa do meio.

características gerais

A araruta é uma herbácea perene ornamental, cujo tamanho e aparência dependem da variedade em particular. Em média, a altura chega a cerca de 60 cm. Os caules são inicialmente eretos, mas quanto mais velha a planta, mais ela se inclina para o solo.

Os tubérculos de araruta são utilizados na culinária em diversos países do mundo. Como outras plantas tuberosas, eles contêm muito amido..

O crescimento anual da flor é pequeno. O período de floração é o verão. Inflorescências de panícula graciosas raras e em miniatura aparecem diretamente do caule. As flores de araruta são minúsculas e imperceptíveis, brancas, amarelo pastel ou rosa salmão. Em suas qualidades decorativas, não conseguem competir com as folhas grandes e bonitas, mas em seu lugar se formam caixas com sementes..

Araruta - Características gerais Araruta - Características gerais

Tipos de araruta

Existem muitas variedades de araruta, mas várias delas geralmente são criadas em casa e na fazenda. Basicamente, são variedades decorativas. Os criadores estão constantemente trazendo cores novas e interessantes. A maioria deles pode ser classificada em duas categorias: bicolor e tricolor, de acordo com a quantidade de cores com que a chapa foliar é pintada..

Araruta de pescoço branco

Um arbusto perene compacto cresce gradualmente para uma forma semi-ampelosa. Esta categoria inclui uma série de variedades e subespécies com diferentes cores de folhas..

Mas os contornos gerais permanecem inalterados: folhas oblongas, medulares ou largas de cerca de 7×10 a 10×15 cm. Em relação ao pecíolo, crescem em ângulo agudo. O rizoma do arbusto é desenvolvido, com tubérculos ovais que lembram batatas. Na lâmina foliar surgem nervuras brancas, daí o nome da variedade. O verso da folha é geralmente avermelhado..

Araruta de pescoço branco

Araruta de ponta vermelha ou fascinador

Este é um representante marcante das tricolores. O fundo principal da lâmina foliar é verde escuro, às vezes acastanhado. Nas bordas, as folhas brilham. Uma faixa de luz corre no centro, da qual divergem veias transversais pronunciadas. Eles são coloridos em vermelho, cuja saturação varia de roxo muito pálido a profundo. Outra característica é a direção quebrada das hastes.

Araruta de ponta vermelha ou fascinador

Pente de araruta

Um arbusto de tamanho médio atinge cerca de 40 cm, um rizoma suculento rastejante é curto, com espessamentos fusiformes para o acúmulo de nutrientes e umidade. Folhas – largas ou oblongas, até 15 cm. As bordas da placa são levemente onduladas.

A peculiaridade da araruta do pente está na sua cor. Uma crista verde-clara contínua aparece na folha verde, da qual divergem largos traços escuros. Eles formam uma borda contínua e a crista gradualmente se torna mais nítida..

Pente de araruta

Araruta Reed

Uma das espécies mais interessantes e incomuns se destaca fortemente no contexto geral. A altura dos caules eretos às vezes excede 120 cm. As folhas são alongadas, lembrando a forma de um ovo. Até o fim, eles são afiados. A borda é pintada em um tom de cinza escuro. O rizoma é densamente coberto de tubérculos.

Araruta Reed

Maranta Kerhovena

Esta é a variedade mais comum e conhecida. Uma nervura central aparece em uma lâmina de folha escura. Em ambos os lados, há pinceladas simétricas que escurecem e ficam marrons à medida que crescem. Ao mesmo tempo, eles permanecem separados e não se fundem em uma única faixa. Existem nervuras longitudinais, embora sejam praticamente invisíveis.

Maranta Kerhovena

Maranta Marisella

O fundo da lâmina foliar desta variedade é verde escuro. Isso o diferencia dos demais. Mas os veios e listras são de um tom claro de limão. Esta cor lembra o negativo do clássico.

Maranta Marisella

Araruta Massange

É uma variedade requintada que também é chamada de araruta preta. Exteriormente, ele não está longe do clássico fio branco. A diferença é que o fundo verde básico é mantido ao longo da borda. Da nervura principal, divergindo longitudinalmente, maximamente claro ou mesmo branco, sobressaem nitidamente. O contraste é dado por traços escuros entre eles..

Araruta Massange

Maranta Emeral Beauty

Ele difere do tipo anterior na largura da faixa de luz. Ocupa até meia folha e a transição de cores é gradual, sem bordas e manchas pronunciadas..

Maranta Emeral Beauty

Maranta Beauty Kim

É uma das variedades mais variegadas, com manchas verdes escuras ou acastanhadas, pinceladas de cor amarela salada, pinceladas e listras brancas que podem ocupar até a metade da folha..

Maranta Beauty Kim

Cuidado de araruta

O segredo para cuidar bem da araruta é obedecer às condições de temperatura e umidade.

O solo ideal para um crescimento constante é uma mistura de misturas de solo com folhas, húmus e coníferas misturadas com areia e carvão. Mas a turfa fibrosa padrão não funciona. Evite também a presença de cal. Organize uma alta drenagem na parte inferior.

A planta não tolera calor e calor acima de + 28 … + 30C. Evite luz solar direta, correntes de ar e mudanças repentinas de temperatura. Ideal no inverno – até + 20C. No inverno, é indesejável abaixá-lo abaixo de + 14C. É importante nesta época do ano que as folhas não toquem na janela fria..

Use fertilizantes compostos durante o crescimento ativo. Soluções especializadas para variedades de folhas decorativas agora estão sendo vendidas. Mas não exagere, porque é igualmente importante não superalimentar a araruta..

Recomenda-se repetir a rega abundante apenas à medida que a camada superior do substrato seca. Reduza a frequência em climas frios para evitar o apodrecimento do rizoma. Para irrigação, use água filtrada, pelo menos água suave e estável. Araruta é sensível a quaisquer impurezas estranhas.

A umidade ideal do ar é de cerca de 70%. Isso pode ser compensado pela pulverização sistemática das folhas. Isso é especialmente importante no verão e durante a estação de aquecimento. Uma bandeja com água ajudará a aumentar a umidade localmente, mas neste caso, certifique-se de que a umidade não atinja as raízes..

A araruta se sente mais confortável em sombra parcial. Sob a luz direta do sol e luz forte, ele desvanece. No apartamento, preste atenção às janelas voltadas para noroeste ou leste.

Cuidado de araruta Cuidado de araruta Cuidado de araruta

Transplante e reprodução

A araruta é propagada por três métodos clássicos:

1. Ao semear as sementes, comece a plantar mudas assim que a primavera chegar. Pegue um vaso ou caixa grande, substrato de turfa arenosa e sementes. Os primeiros tiros aparecem nas próximas 2 semanas. O principal é manter uma temperatura estável, cerca de + 16 ° … + 19 °. Assim que várias folhas maduras aparecerem na muda, ela pode ser transplantada.

2. Para enraizar as estacas, corte os brotos a até 10 cm da planta-mãe com várias folhas maduras saudáveis. Todo o processo leva cerca de 4 semanas. O enraizamento pode ser feito de maio a setembro. Assim que a raiz for formada, transplante a araruta no substrato de turfa..

3. Arbustos maduros e saudáveis ​​podem ser propagados por divisão. Desenterre e limpe o arbusto, depois corte o rizoma com cuidado. É importante que cada muda tenha várias folhas e tubérculos saudáveis. Trate as seções com carvão para desinfetar antes do transplante. Depois disso, eles podem ser plantados em solo úmido e solto..

Recomenda-se que uma planta adulta seja replantada anualmente, no início da primavera..

Araruta - Transplante e reprodução Araruta - Transplante e reprodução

Controle de pragas e doenças

Problemas de araruta são comuns em plantas tropicais. Com a falta de umidade ou calor, ela enfraquece e murcha, mas com o excesso de água, aparece a podridão das raízes e desenvolvem-se doenças fúngicas. Isso pode ser evitado mantendo um regime estável e tratando a flor periodicamente com medicamentos antifúngicos..

As folhas às vezes infectam a sarna. Eles sugam o suco, o que faz com que o prato mude de cor, danifique e apareçam gotas pegajosas nele. Remova os parasitas mecanicamente usando água com sabão. Depois disso, borrife as folhas com um preparo especial..

Quando o ar está muito seco, aparecem os ácaros. Você pode se livrar deles com um banho quente, mas isso deve ser feito de forma rápida e cuidadosa. Mas, desta forma, você pode destruir os parasitas sem química, e isso é especialmente importante no apartamento. Existem também acaricidas especiais para pragas.

Araruta - Controle de Pragas e Doenças Araruta - Controle de Pragas e Doenças

Araruta – foto

Para ver como aproveitar ao máximo a beleza e graça da araruta, confira nossa seleção de fotos! Reunimos as ideias mais coloridas e interessantes para inspiração!

Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto Araruta - foto