Casa de campo em estilo escandinavo (+75 fotos)

Nos últimos anos, a experiência escandinava no design de decoração de interiores e exteriores de casas tornou-se especialmente popular. Acolhedores e elegantes na sua simplicidade, os edifícios atraem a atenção e a curiosidade de todos. Apreciando as belas vistas de tais estruturas nas telas do monitor, você involuntariamente se pergunta: como essas belas fachadas são criadas e qual é o segredo de sua atratividade? Em nosso artigo, tentaremos descobrir quais características distinguem os edifícios escandinavos de milhões de outros e como adicionar o charme das estruturas do norte à sua casa particular..

Fachada de casa estilo escandinavo

Projetos de design de casas privadas em estilo escandinavo se destacam de outros edifícios na área. O design “nórdico” é simples e natural em todos os detalhes – desde linhas retas e claras até tons básicos e neutros no esquema de cores.

As duras condições climáticas e a ausência de um patrimônio antigo determinaram 5 características principais da identidade arquitetônica e estilística dos países escandinavos:

1. As casas particulares, via de regra, são estruturas de um ou dois andares de formato retangular ou quadrado. Na parte alongada do edifício existe uma entrada central com um amplo alpendre. A sua presença deve-se às condições naturais, pois depois de percorrer as ruas nevadas, com entrada direta no edifício, deve-se esperar um pouco para preservar a esterilidade da própria habitação..

2. Quanto às prioridades na escolha da cor, aqui as posições principais ficam atrás dos tons de base neutros. Branco, bege, cinza, preto e amadeirado constituem um belo monocromático puro ou uma excelente base para pequenos respingos de tinta contrastantes.

3. Os telhados são geralmente de empena, inclinados ou planos. A solução mais popular é a construção de um telhado de duas águas, uma vez que a cobertura de neve sai mais facilmente desses telhados..

4. Outra característica notável das casas de estilo escandinavo é a ausência de um porão. Ao mesmo tempo, a base geralmente é colocada em um nível alto o suficiente. Protege o edifício do frio e inundações.

5. Minimalismo no design. Você pode decorar a fachada com vigas ou revestimento com vigas, localizadas verticalmente ou horizontalmente..

À primeira vista, pode parecer que o projeto de uma casa é muito simples e simples, mas esta é apenas uma primeira impressão. A implementação prática muda essa percepção de cabeça para baixo. Fotos de exteriores acabados demonstram o charme minimalista das casas de estilo escandinavo, cuja beleza natural é impossível não se apaixonar..

Os edifícios no estilo do norte da Europa são incrivelmente populares hoje em dia devido à combinação orgânica de funcionalidade e bom gosto. Um projeto semelhante é adequado para edifícios urbanos e suburbanos. Entre as principais vantagens dessa tendência estão as seguintes:

– O rigor dos projetos implementados permite-lhes servir por muito tempo;

– Materiais fortes e confiáveis ​​e a própria estrutura evitam a influência destrutiva das condições naturais;

– Os materiais ecológicos são seguros e não prejudiciais durante o funcionamento, e também criam um microclima agradável na própria casa;

– O processo de construção é bastante simples e, via de regra, não demanda muito tempo.

Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto Fachada de uma casa de campo escandinava - foto

Soluções de cor

É muito difícil decidir sobre uma opção específica de uma ampla gama de tons diferentes para o revestimento de uma casa. A escolha é influenciada por uma série de fatores, incluindo a compatibilidade de cores, o ambiente natural ao redor do objeto e até mesmo a forma e a textura inerentes ao edifício..

No entanto, o estilo escandinavo facilita muito essa tarefa, pois seu principal mandamento é o minimalismo e a naturalidade. Portanto, seria uma decisão sábia pintar a casa nos tons que correspondem a essas características..

Casa branca de estilo escandinavo

Essa cor é bastante comum na natureza, especialmente nos países do norte. Muitos designers preferem-no a outros, não só porque dá uma sensação de leveza, limpeza e frescura, mas também porque uma opção tão versátil combina perfeitamente com qualquer ambiente..

Tons de branco são hóspedes frequentes nas casas dos países escandinavos. Entre outras coisas, eles também refletem a luz do sol, que é tão ausente lá. Combine cores frias com outras cores quentes, por exemplo, com madeira, e marfim, leitoso ou semelhantes, pelo contrário, fique bem em conjunto com tons frios..

Casa de campo escandinava branca - foto Casa de campo escandinava branca - foto

Casa preta de estilo escandinavo

O preto lacônico fica incrivelmente estiloso na fachada da casa, especialmente se for feito em formas minimalistas. Ao mesmo tempo, lembre-se que essa cor é a líder em burnout, portanto, você deve escolher uma tinta de alta qualidade e prestar atenção imediatamente ao período de burnout. Normalmente, tem de 5 a 7 anos.

Preto monocromático é eficaz, mas mesmo aqui você pode exagerar e obter uma imagem indefinida do edifício. Os detalhes em branco e amadeirado realçam a cor escura e dão um toque caloroso à decoração.

Casa de campo escandinava negra - foto Casa de campo escandinava negra - foto Casa de campo escandinava negra - foto

Casa de madeira de estilo escandinavo

O revestimento com madeira permanece no auge da popularidade, porque este material se encaixa organicamente em qualquer direção estilística e na paisagem circundante. A luz do dia demonstra a riqueza de cores e texturas, de modo que a fachada de madeira cria a impressão de uma casa aconchegante e aconchegante.

Entre as principais vantagens, pode-se destacar também o respeito ao meio ambiente e a naturalidade do material. É um ótimo recurso para muitas variações de estilo ao ar livre. Parece ótimo em combinação com gesso, metal ou pedra, concreto.

Casa de campo de madeira de estilo escandinavo - foto Casa de campo de madeira de estilo escandinavo - foto

Casa cinza estilo escandinavo

Uma opção muito prática e concisa. A poeira assentada não será visível e os tons de cinza não ficarão amarelos com o tempo, ao contrário do mesmo branco.

A escala de cinza está em grande harmonia com as combinações quentes e frias; com cores brilhantes e neutras. Observe que é mais lucrativo para uma casa de estilo escandinavo combinar cinza com preto, branco, marrom e bege – o resto das cores básicas ganha-ganha discutidas em nosso artigo..

Casa de campo escandinava cinza - foto Casa de campo escandinava cinza - foto Casa de campo escandinava cinza - foto

Casa escandinava bege

Outra solução incrivelmente popular. A paleta bege é rica em vários meios-tons que agradarão a qualquer proprietário. Ela é capaz de dar à aparência da casa uma aparência nobre e contida. A união com elementos escuros contrastantes parece especialmente impressionante..

Casa de campo escandinava bege - foto Casa de campo escandinava bege - foto Casa de campo escandinava bege - foto

Telhado de casa estilo escandinavo

No caso da cobertura, valem as mesmas regras que para os restantes elementos da decoração exterior da casa – naturalidade e simplicidade contida. O telhado pode assumir a forma de empena, galpão ou plano, menos popular, mas opções bastante adequadas – um sótão e uma parte superior quadril.

Quanto aos materiais, ladrilhos e metal são frequentemente selecionados para acabamento. A última tendência é organizar matagais de relva no telhado, levando assim o apelo à unidade com a natureza o mais literalmente possível. Esse telhado vivo parece confortável e um tanto extravagante, com certeza será lembrado por todos os convidados e espectadores..

A cor do telhado pode ser qualquer cor: cinza, vermelho, marrom, azul, preto ou claro, desde que esteja em harmonia com o resto dos elementos de design da fachada e paisagem.

Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto Telhado de uma casa de campo escandinava - foto

Janelas e portas

A falta de luz natural entre a população do norte da Europa tem designado o papel das vidraças da casa. Em primeiro lugar, para o máximo acesso à luz do dia, as janelas são selecionadas em tamanhos grandes, muitas vezes até panorâmicos. Eles criam uma sensação de espaço dentro do edifício e enfatizam a originalidade do design..

Ao mesmo tempo, esse truque se espalhou apenas com o advento de designs tecnológicos de alta qualidade. Um grande espaço envidraçado não deve levar à vulnerabilidade da casa às condições meteorológicas. Preste atenção especial ao isolamento da parede.

Não é surpreendente que grandes janelas com molduras de madeira tenham se enraizado nas casas escandinavas como em nenhum outro lugar melhor. Mas as contrapartes de plástico são menos populares devido à sua alta condutividade térmica. A árvore retém melhor o calor, o que é importante para invernos frios e rigorosos. Vale ressaltar que os povos da Península Escandinava são geralmente conhecidos por sua praticidade e frugalidade..

As portas raramente se destacam no cenário geral. Via de regra, em seu desenho quase não se diferenciam das janelas, sendo executados no mesmo esquema de cores e repetindo as formas deste último. Na maior parte, trata-se de design minimalista moderno. Se você decidir decorar sua casa no análogo escandinavo do estilo country, as aberturas em tons pastel de azul, lilás, amarelo ou rosa se encaixarão no conceito geral. Suportará o destaque de cor da fachada próxima ou detalhes externos feitos no mesmo tom.

Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas Casa de campo escandinava - Janelas e portas

Alpendre de estilo escandinavo

A área próxima à entrada principal da casa costuma ser reservada para a organização do espaço de recreação. Os povoados do norte muitas vezes deixavam um lugar especial na frente da entrada para que um pouco de neve ou sujeira nos sapatos permanecesse lá e não acabasse no chão do corredor..

Assim, seja qual for o clima do lado de fora da janela, é muito conveniente ter um alpendre que atenda às necessidades práticas e estéticas dos proprietários:

– O vestíbulo da moradia pode ser equipado com um belo banco, plantas verdes e flores;

– Se desejar, equipe um terraço aconchegante com mesa de jantar ou espreguiçadeiras confortáveis ​​para passar o tempo ao ar livre. Isso vai expandir o espaço habitável utilizável;

– Para evitar que os raios solares interfiram no seu descanso diurno, instale uma pérgula de madeira ou metal;

– Um dossel mais impressionante em forma de extensão de telhado é capaz de proteger de fortes chuvas;

– A esplanada também pode ser organizada ao ar livre. Para fazer isso, basta criar uma plataforma de pranchas de madeira ou concreto;

– Uma pequena cerca de madeira ajudará a proteger a área alocada, que marcará seus limites e indicará o pertencimento funcional ao próprio edifício.

Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto Alpendre para uma casa de campo escandinava - foto

Vídeo: projeto de casa estilo escandinavo