Cerca DIY feita de papelão ondulado (mais de 70 fotos)

A cerca no local não desempenha apenas o papel de cercar o local, mas também desempenha a função de proteger a casa de invasões externas, e também, projetada com bom gosto, é capaz de adicionar um toque individual de decoração ao terreno pessoal, sua paisagem . Todo proprietário deseja ter uma cerca sólida e confiável a um preço acessível, então a cada ano a popularidade das cercas onduladas está aumentando, que atendem plenamente a todos esses requisitos. Em nosso artigo, vamos dizer que tipo de cercas são feitas de papelão ondulado e também considerar a opção de construí-la você mesmo.

Vantagens de cercas onduladas

Uma das principais vantagens das cercas feitas de chapas de aço perfiladas é a resistência a diversos fenômenos naturais. Mesmo na fase de produção, o material passa por um processamento cuidadoso: o formato ondulado o torna o mais estável possível, e revestimentos adicionais garantem resistência à umidade e aos raios ultravioleta. Graças a isso, o papelão ondulado não sofre corrosão e desbotamento, o que garante uma longa vida útil, calculada em décadas. Outra vantagem indiscutível é o baixo peso das telhas, por isso são fáceis de transportar e instalar sozinhas. Além disso, o custo do material não é alto e qualquer pessoa pode construir uma cerca com ele no local..

O papelão ondulado tem propriedades estéticas agradáveis. É apresentado pelo fabricante em várias interpretações de cores e também é fácil de pintar. O material moderno pode ter uma cor que imita pedra, tijolo ou madeira, o que parece muito bonito e moderno. Além disso, é possível distinguir uma “farsa” apenas de perto. É importante notar também que o cartão canelado combina perfeitamente com materiais naturais (pedra, madeira), dos quais muitas vezes são feitos pilares de apoio. Os elementos forjados conferem às chapas de aço uma elegância e sofisticação especiais. Muitos acreditam que o prazer de ter uma cerca forjada é bastante caro, mas não é necessário comprar uma concha forjada geral para os painéis, você pode comprar pequenos elementos separados que se tornarão uma decoração barata.

Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - Benefícios

Tipos de cercas feitas de papelão ondulado

Ao pensar em instalar uma cerca de papelão ondulado em seu local, você precisa decidir se ela será sólida quando os pilares de suporte estiverem escondidos por painéis, ou com colunas abertas, possivelmente decorativas. As cercas feitas de papelão ondulado têm diferentes opções de instalação, dependendo das quais são classificadas em quatro grupos principais:

1. Em suportes. O método de disposição de uma cerca sobre pilares de sustentação é considerado o mais simples em termos de execução e, por isso, o mais acessível. Neste caso, suportes de metal e às vezes de madeira são instalados verticalmente em covas e preenchidos com cimento líquido. Em seguida, uma outra estrutura é formada.

2. Em pilhas de parafusos. Este método de instalação envolve “aparafusar” as estacas no solo a uma profundidade suficientemente grande. É mais eficaz em áreas com características de terreno, bem como em solos pantanosos. Postes de suporte de metal podem ser usados ​​mais de uma vez.

3. Com uma base. A disposição da cerca na fundação fornecerá confiabilidade adicional à estrutura. Os especialistas acreditam que essa cerca será a mais resistente ao vento. O despejo de suportes de concreto geralmente ocorre com reforço e fôrma, embora também possam ser usados ​​blocos de concreto armado. Na fase final, os suportes com a fundação são revestidos com tijolo, pedra e outros materiais de acabamento.

4. Abrangente. Este tipo envolve a construção de uma cerca com alicerce, pedestal e suportes de tijolo. Este é o método mais confiável, mas também o mais caro. Inicialmente é formada uma fundação, sobre a qual é assentada a cave, e os pilares de alvenaria de sustentação podem ter tubos de aço na estrutura, garantindo sua resistência.

A confecção de uma cerca de papelão ondulado pode ser feita de duas maneiras, quando as telhas são colocadas horizontalmente ou verticalmente, o que depende diretamente das preferências pessoais dos proprietários do local.

Tipos de cercas feitas de papelão ondulado Tipos de cercas feitas de papelão ondulado

Nós fazemos uma cerca de papelão ondulado com nossas próprias mãos

Como já dissemos, devido à sua leveza e flexibilidade no processamento, o papelão ondulado é amplamente utilizado pelos artesãos domésticos na construção civil. Além disso, ele é usado não só para a construção de cercas, mas também no projeto de cobertura, fachadas, por isso é importante escolher o material certo, que tem uma variedade bastante ampla. A seguir, daremos uma olhada passo a passo em como construir uma cerca de papelão ondulado e o que é necessário para isso.

Material de cozinha e ferramentas

Para começar, você deve primeiro adquirir o material e as ferramentas necessárias. Existem vários tipos de chapas perfiladas, que diferem tanto na espessura quanto na altura da ondulação. Cada espécie tem suas próprias marcações com letras e números. A letra “H” maiúscula significa que a folha perfilada de rolamento é caracterizada pela maior resistência e é utilizada como material de cobertura, produção de contêineres, etc. Não é aconselhável o uso desse material para a construção de cercas. Se a marcação começar com a letra “C”, significa que a chapa ondulada de parede (utilizada para revestimento de parede) tem uma espessura média de chapa. É a partir desta categoria que o material é escolhido para a construção de uma cerca confiável. Existe também um pavimento profissional com a marcação “NS”, que pertence aos materiais de construção universais. Ele é usado para criar toldos, cercas para canteiros de obras. Seu custo é bastante elevado, portanto, não é utilizado para a construção de cercas em territórios privados..

Assim, parando na folha perfilada da parede, resta decidir sobre os números de marcação que determinam a altura da amplitude da ondulação. Para construir uma estrutura confiável e durável, é melhor escolher um material das séries C18, C20 ou C21. Essas folhas têm características suficientes e um custo aceitável. O número de folhas necessárias para a construção é bastante simples de calcular: é necessário dividir o comprimento de toda a cerca pela largura de uma tela.

Além do papelão ondulado, também serão necessários pilares de sustentação e travessas transversais, a partir das quais será formado o “esqueleto”. É desejável que a distância entre os apoios não exceda 2,5–3 m, caso contrário, a estrutura terá que ser fornecida com um grande número de travessas para evitar o vento. Na maioria das vezes, tubos com um diâmetro de 60-100 mm são usados ​​para elementos de suporte e para travessas – toras quadradas com dimensões de 40x40x2 mm ou 40x20x2 mm.

Além disso, é necessário adquirir cimento, areia e brita, além de um recipiente para formar o vazamento dos pilares de sustentação. Como fixadores, você precisará de parafusos de metal com gaxetas de borracha. Você também precisa preparar com antecedência acessórios como: nível de construção; uma pá ou broca para fazer orifícios para os suportes; uma máquina de solda que ajudará a construir a moldura de cerca mais confiável; estacas de madeira e corda forte; chave de fenda, máquina de rebitagem.

Quando o trabalho de construção da cerca chegar ao fim, toda a estrutura metálica deverá ser tratada com agentes anticorrosivos e pintada, por isso deve-se ter o cuidado de comprar com antecedência as composições adequadas..

Cerca DIY feita de papelão ondulado - material de cozinha e ferramentas Cerca DIY feita de papelão ondulado - material de cozinha e ferramentas Cerca DIY feita de papelão ondulado - material de cozinha e ferramentas

Como fazer marcação

Em primeiro lugar, é necessário fazer a marcação da estrutura futura com particular precisão. Aqui são úteis as estacas, que são conduzidas ao longo de todo o perímetro com a mesma distância. Eles são conectados por uma corda – isto é, por assim dizer, um projeto de cerca ou marcação.

Cerca DIY feita de papelão ondulado - Como fazer marcações

Instalação de suportes

O próximo passo é a instalação dos suportes – este processo deve ser realizado com especial cuidado. Com a ajuda de uma pá ou broca, são feitos buracos no lugar de cada estaca. Sua profundidade varia de 1 a 1,5 m, dependendo da altura da estrutura (quanto mais alta a cerca, mais profundo é o buraco para o suporte). Os suportes são instalados nos poços acabados em uma posição vertical clara e preenchidos com argamassa de cimento. A “almofada de pedra” deve ter 2/3 da altura do buraco, então o material do telhado é coberto e a areia é compactada. Neste estado, os suportes são deixados vários dias até o endurecimento completo..

Vedação faça você mesmo em papelão ondulado - Instalação de suportes Vedação faça você mesmo em papelão ondulado - Instalação de suportes

Formação de quadro

Agora é hora de instalar as travessas, cujo número depende da altura da estrutura. Qualquer máquina de solda vai dar conta perfeitamente deste trabalho. Quando a moldura estiver formada, você precisará preparar todas as costuras, toras e pintá-la.

Vedação faça você mesmo em papelão ondulado - Formação da moldura Vedação DIY feita de papelão ondulado - Formação da moldura

Instalação de papelão ondulado

É melhor começar a apertar o papelão ondulado de um canto distante do perímetro e seguir em frente, sobrepondo as folhas. Para a fixação, são usados ​​parafusos auto-roscantes (4 peças por metro corrido) e uma chave de fenda potente. Com isso, a instalação de uma cerca de papelão ondulado pode ser considerada concluída. Seguem-se procedimentos estéticos – todos os riscos que surgem durante a obra podem ser tratados com tinta aerossol, e a própria estrutura pode ser dotada de algum tipo de decoração.

Vedação faça você mesmo feita de papelão ondulado - Instalação de papelão ondulado

Decoração de cerca faça você mesmo em papelão ondulado

Muitas vezes acontece que, tendo construído uma cerca confiável de papelão ondulado no local, o proprietário ainda fique insatisfeito com sua atratividade e, afinal, a cerca é, de certa forma, um cartão de visita de todo o local. Neste caso, você pode aplicar alguns truques decorativos..

Aproveitando a combinação perfeita da chapa perfilada com outros materiais, é possível dispor os postes de apoio com painéis plásticos especiais que imitam alvenaria de diferentes cores (branco, vermelho, vermelho, etc.). Outra opção é fazer um recorte ondulado da parte superior das telas (geralmente é feito em forma de arco).

Os desenhos podem melhorar significativamente a estética externa da cerca. Na maioria das vezes, eles retratam paisagens, representantes da flora e da fauna. Pinturas criadas por aerografia são lindas.

Sem dúvida, a colocação de elementos forjados contra o fundo de folhas perfiladas monofônicas parece incomparável. As cercas parecem especialmente elegantes, onde elementos forjados estão presentes não apenas nas telas, mas também como babados sobre elas..

Finalmente, qualquer cerca pode ser decorada com plantas vivas. Espécimes de flor são instalados em postes de suporte, plantas de várias alturas são plantadas na frente da estrutura e espécimes crespos são decorados com painéis de papelão ondulado.

Vedação DIY feita de papelão ondulado - Decoração Vedação DIY feita de papelão ondulado - Decoração Vedação faça você mesmo em papelão ondulado - Decoração

Cercas de papelão ondulado – foto

Sugerimos que você continue conhecendo melhor as variedades de cercas feitas de papelão ondulado em nossa galeria de fotos. Aqui estão várias opções de cercas, das quais você pode obter várias idéias de design. Boa visualização!

Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto Cercas faça você mesmo de papelão ondulado - foto