Cercas de madeira: 100 ideias para fotos

A cerca de madeira tem sido usada por nossos ancestrais desde os tempos pré-históricos. Eles não perdem sua relevância em nosso tempo, permanecendo um dos delimitadores mais populares. Agradável estética natural, praticidade e facilidade de instalação – é por essas características que os proprietários de casas particulares mantiveram o compromisso com essas cercas..

Tipos de cercas de madeira

As cercas de madeira podem assumir uma aparência completamente diferente. A seguir, falaremos sobre os principais tipos de designs e seus designs..

Cerca de madeira clássica

Este é um dos tipos mais comuns de estruturas de madeira. É fácil de montar, não requer abundância de materiais e ao mesmo tempo pode servir por muitos anos..

Como suporte, são utilizados tubos perfilados de aço, que são fixados ao solo com concreto com profundidade de 1 a 1,5 m – dependendo da composição do solo. As vigas são instaladas entre eles, diretamente às quais as tábuas de madeira são fixadas.

Tipos de cercas de madeiraPaliçada

A cerca de piquete clássica consiste em estacas pontiagudas. Este formato das toras torna a cerca forte e confiável. A vida útil da estrutura é mais longa do que, por exemplo, um produto de vime, mas ainda não muito longa em comparação com muitas outras estruturas modernas. Como a cerca não tem uma base sólida, ela pode se soltar e cair com o tempo. Além disso, muitos materiais para a construção serão necessários..

Com base no acima exposto, este tipo de cerca raramente é usado hoje. No entanto, você pode substituí-lo por uma estrutura semelhante de bambu ou fazer uma paliçada clássica na forma de lápis de cor – será muito divertido..

Tipos de cercas de madeiraCerca de piquete vertical

Este tipo é mais versátil que o anterior. A cerca de estacas é decorativa e ao mesmo tempo capaz de criar privacidade. Para aumentar a resistência, a estrutura das lamelas de madeira é sustentada por tubos de metal. Pequenos espaços são deixados entre as ripas para promover a circulação de ar.

Uma cerca de estacas instalada em uma base de pedra parece muito atraente.

Tipos de cercas de madeiraCerca de piquete horizontal

A cerca de estacas horizontal é simples e concisa. É este tipo de vedação que é mais harmonioso para a maioria dos edifícios modernos. Pode ser com ou sem lacunas – a seu critério. Espinha de peixe, rancho e tabuleiro de xadrez são variações desta espécie. Dependendo do design, ele terá propriedades e aparência características. Vamos examiná-los mais detalhadamente..

Tipos de cercas de madeiraRancho

Essas cercas são uma reminiscência das cercas tradicionais usadas pelos fazendeiros americanos. Mas estruturas semelhantes podem ser encontradas em nossos espaços abertos – em vilas e aldeias, elas costumam delinear hortas, jardins frontais e pastagens.

Não é difícil reconhecer tais cercas – a estrutura é representada por vigas verticais com tábuas horizontais fixadas a elas, com grandes vãos entre elas. A fazenda também pode ser chamada de sebe baixa simples com tábuas verticais em estilo rústico. É muito fácil construir essa cerca sozinho. Isso definirá claramente os limites do território, mas não será capaz de se tornar uma barreira para a visão de quem está de fora..

Tipos de cercas de madeiraCerca de madeira de xadrez

O xadrez é um tipo mais complexo de cerca de estacas. Esta opção é adequada para muitas soluções de estilo da área paisagística. Você pode escolher ficar em uma estrutura para surdos ou escolher uma cerca com aberturas. Este último parece bastante original e interessante, mas no primeiro caso, você pode fazer com que o site seja fechado para estranhos.

Tipos de cercas de madeiraCerca de madeira “espinha”

Nem sempre é suficiente construir uma cerca ventilada decorativa. Esses casos incluem áreas localizadas ao longo de estradas barulhentas. Aqui é melhor dar preferência a uma cerca sólida, que irá proteger a área dos gases de escape, ruídos intrusivos e poeira. Isso pode ser fornecido por uma cerca de “escada” de madeira, também conhecida como “espinha de peixe”. Ele vai decorar uma casa de campo de verão de grandes dimensões e um grande edifício moderno..

Tipos de cercas de madeiraCerca de treliça de madeira

Uma cerca de madeira não precisa ter uma forma vertical ou horizontal estrita. Se você instalar uma cerca com pequenas tábuas, ela parecerá bastante leve e delicada, especialmente em branco. Para que não te perturbes com os olhares curiosos das pessoas que passam, plantas trepadeiras densas, tal sebe produzirá um efeito ainda mais impressionante. A cerca é instalada de forma rápida e fácil, uma vez que suas partes constituintes são seções prontas feitas na produção.

Tipos de cercas de madeiraCerca de madeira combinada

Para tornar a cerca mais confiável, atraente e às vezes não tão cara, use materiais adicionais para a construção: pedra em várias configurações, tijolo, cerca de estacas de metal, materiais residuais, concreto, metal forjado.

Como regra, esses materiais servem como uma base confiável para uma estrutura ou seus suportes verticais. Mas também podem desempenhar uma função exclusivamente decorativa, como é o caso das peças forjadas..

Tipos de cercas de madeiraCaracterísticas da construção de cercas de madeira com as próprias mãos

Muitas pessoas abandonam a ideia de autoconstrução de uma cerca de madeira devido à aparente complexidade do processo. Na verdade, se você não tem tempo suficiente ou absolutamente nenhum desejo de construir algo sozinho, então você pode contratar trabalhadores e dar essa obra a eles. Mas se você quer construir a cerca dos seus sonhos com suas próprias mãos, então nos apressamos em agradá-lo – nem tudo é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista..

Em primeiro lugar, cuide do processamento de madeira de alta qualidade. Para preservar a cor natural, cubra o material com verniz – assim a madeira não sucumbirá à influência da umidade e não ficará mais escura. Não se esqueça das impregnações especiais que evitarão os efeitos negativos de líquidos e pragas graças aos agentes antifúngicos e inseticidas da composição.

Todo o processo de instalação é assim:

1. Primeiro, instale a fundação ou outras estruturas de suporte..

2. Em seguida, fixe as tábuas neles, dependendo do tipo de cerca selecionado.

3. Para aumentar os indicadores de resistência, vale a pena usar cantos de metal, aos quais as placas já estão diretamente fixadas.

Este é um algoritmo de ereção muito generalizado. Para um estudo mais detalhado de todo o ciclo de instalação, é necessário determinar a configuração desejada da cerca. Se esta é a primeira vez que tenta fazer a instalação sozinho, então pare nos formulários simples – assim você terá todas as chances de fazer um ótimo trabalho..

As cercas de madeira podem não só proteger o local e marcar suas fronteiras, mas também complementá-lo decorativamente. Escolha este tipo de cerca de forma que se um edifício residencial ou área paisagística já estiver equipado com outros elementos de madeira, os materiais estejam em harmonia entre si em textura e cor.

Cercas de madeira - características de construção DIY Cercas de madeira - características de construção DIY Cercas de madeira - características de construção DIY Cercas de madeira - características de construção DIY

Esquema de cores para uma cerca de madeira

Portanto, uma árvore não tratada não pode durar muito, devido à influência destrutiva do meio ambiente. Portanto, se você preferir um tipo de madeira natural, deve ser pré-tratada com meios adequados. Para tornar a cor mais brilhante, você pode usar uma tinta ou verniz translúcido. Na verdade, a textura natural parece muito nobre e harmoniosa rodeada pela vegetação do local. Além disso, mesmo que a casa seja feita com metal, vidro, concreto, os tons de madeira só terão um ponto positivo, dando ao design notas quentes.

Você pode ir por outro caminho e ainda colorir o material. O branco continua a ser uma das cores mais versáteis e vencedoras. Ele vai adicionar leveza e fragrância incríveis ao design de toda a área da paisagem. Uma cerca branca como a neve parecerá especialmente impressionante se essa sombra estiver presente em outros elementos de jardim, estruturas residenciais ou utilitárias – móveis, pérgula, telhado, varanda, gazebo e assim por diante. Assim, você pode obter uma única imagem solene da composição..

Você acha que os tons de branco são atraentes e pouco práticos? Use tons suaves de verde, azul ou cinza. Para que essa cerca não pareça trivial e enfadonha, foque na originalidade da forma, você pode até pegar tábuas verticais com alturas diferentes – isso não é difícil, mas o resultado será mais bonito.

Para os amantes de cores vivas e um clima alegre, cercas multicoloridas são adequadas. Você pode fazer uma paliçada colorida de ramos simples. Tal projeto tornará a estrutura de ramos conectados de diferentes tamanhos um único todo, e o material residual se tornará um tipo de objeto de arte..

Você também pode pintar uma cerca de estacas em tons diferentes. Escolha um esquema de cores ao seu gosto – brilhante, contrastante e suculento, de todas as cores do arco-íris, uma paleta de aquarela borrada suave ou um par de cores combinadas. Tudo dependerá das suas preferências pessoais e, claro, do estado de espírito geral e da mensagem da área paisagística..

Tendo decidido pintar a cerca, escolha tintas realmente de alta qualidade – elas não devem apenas ser bonitas, mas também ter propriedades protetoras. Isso é muito importante, pois a pintura e a própria cerca podem durar não uma ou duas temporadas, mas muito mais. Será desagradável notar que no próximo ano a sebe se deteriorará e o revestimento se rachará..

Cercas de madeira - esquema de cores Cercas de madeira - esquema de cores Cercas de madeira - esquema de cores Cercas de madeira - esquema de cores

Cercas de madeira – foto

Você pode ver ideias ainda mais interessantes para decorar uma cerca de madeira em nossa seleção de fotos. Talvez seja aqui que você encontrará sua fonte de inspiração. Boa visualização!

Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto Cercas de madeira - foto