Colcha na cama (80 fotos): tipos, materiais

O quarto, mais do que os outros quartos, evoca o desejo de tornar o ambiente o mais confortável possível. Entre os principais elementos que o ajudarão a cumprir esta tarefa, podemos destacar os têxteis. Uma vez que a cama em tal quarto ocupa a parte central da composição, uma colcha bonita ajudará a criar uma atmosfera confortável..

Critérios de seleção da colcha

Como regra, uma colcha nos serve há vários anos. Torna-se uma continuação lógica de todo o design do quarto, às vezes – um destaque no interior, então sua escolha deve ser feita conscientemente. Preparamos várias posições às quais você deve prestar atenção:

1. Antes de ir ao ponto de venda, decida o tamanho da cama ou colchão, meça o comprimento e a largura, e também decida quanto você gostaria que a colcha pendurasse;

2. A seleção de uma tonalidade depende diretamente do desenho da sala, o tecido pode ter uma paleta de cores neutras ou chamar a atenção sobre si mesmo. Além disso, se uma quantidade insuficiente de luz entrar no quarto, essa deficiência pode ser ligeiramente neutralizada com uma faixa quente e vice-versa;

3. Dê preferência aos têxteis naturais – serve por muito tempo, fica bonito, não causa alergia e não eletrifica;

4. Se você é um feliz proprietário de um animal de estimação ativo ou pai de uma criança que adora comer e pular na cama, leve esses fatores em consideração e compre um cobertor que possa facilmente lavar em casa sem pedir ajuda limpeza à seco;

5. Para uma cama com formato incomum, bem como para conseguir a combinação mais harmoniosa com outros tecidos do quarto, faz sentido pedir uma colcha ou faça você mesmo.

Colcha na cama - Critérios de seleção Colcha na cama - Critérios de seleção

Características de design

No início dos anos 2000, as donas de casa tentaram, por todos os meios, vestir todo o quarto com os mesmos tecidos. Essa abordagem não está completamente desatualizada e irrevogavelmente, mas agora não é mais tão importante e necessária. No entanto, todos os diferentes tecidos devem ser compatíveis entre si e com o estilo do interior como um todo..

No caso de um desenho tradicional, é adequado apenas utilizar um tecido do mesmo formato, mesmo com o mesmo enfeite. Por exemplo, você pode escolher tecidos densos – veludo, tapeçaria. Pode ser de uma cor ou com um padrão, concentre-se no resto dos objetos na sala.

A escolha do tecido também depende do tamanho da cama. Em versões grandes, uma tela densa e pesada que manterá sua forma ficará muito bonita. Um lugar para dormir para uma pessoa vai decorar perfeitamente o material, leve, até mesmo rendas, com várias dobras e babados no caso de uma menina.

É muito conveniente mudar a aparência do quarto usando capas de dupla face. Isso funcionará de maneira especialmente eficaz em uma sala branca, uma excelente tela para experimentos – compre ou costure tecidos em cores suaves, por um lado, e cores ativas e contrastantes, por outro. Assim, você pode brincar com o clima do design de uma forma interessante..

Colcha na cama - características de design Colcha na cama - características de design

Colcha em forma de capa

Muitas camas têm um formato que fica melhor em uma capa. Ele é selecionado de acordo com o tamanho da cama com uma distância adicional para o cobertor e a cama (5-10 cm).

Este tipo de colcha se encaixa organicamente no design moderno e angular, que é dominado por linhas retas. Uma sala minimalista pode ser decorada com uma capa monótona e um produto com um padrão discreto..

Ao mesmo tempo, os tecidos irão enquadrar perfeitamente a cama de dossel, o estofamento macio, os elementos de tecelagem e entalhe. Nesse caso, ele vai equilibrar a abundância da decoração e tornar a decoração um pouco mais rígida, ao mesmo tempo em que mostra belos detalhes..

Colcha em forma de capa Colcha em forma de capa Colcha em forma de capa Colcha em forma de capa

Colcha com saia

No quarto de estilo colonial, clássico, rústico e em algumas outras direções, que se unem pelo desejo de conforto, modelos de colchas com sanefas vão caber muito harmoniosamente. Eles formam uma bela cortina que pode ser leve, volumosa e exuberante, ou discreta ou densa – sua escolha..

Normalmente, uma saia cria uma atmosfera romântica e solene. Este efeito é perceptível ao usar itens drapeados e pregueados de cores claras. Se você decidir decorar o quarto no estilo dos clássicos rígidos, por exemplo, inglês, consulte as opções restritas.

Colcha com saia Colcha com saia Colcha com saia Colcha com saia

Colcha com renda e malha

Quer introduzir elementos do estilo shabby chic ou provençal no interior? Então, sem dúvida, você se interessará por colchas em malha ou vime que combinam perfeitamente com a cortina da cama..

Elementos de franjas, bordados ou renda branca como a neve – detalhes que darão ao quarto uma atmosfera caseira e confortável.

O laço fica ótimo em uma base de tonalidade contrastante. Para fazer com que os elementos decorativos se destaquem no fundo da roupa de cama, use conjuntos lisos ou o mesmo forro na própria colcha. Assim, você vai enfatizar a elegância deste elemento decorativo..

Colcha com renda e malha Colcha com renda e malha Colcha com renda e malha Colcha com renda e malha

Colcha com decoração volumétrica

Uma colcha aberta com babados aumentará visualmente o espaço para dormir. Tente levar essa nuance em consideração no processo de seleção. Se o tamanho do seu quarto não for abundante, mas a cama for grande o suficiente, este design o tornará visualmente ainda mais complicado. Se o quarto permitir que você enfatize seu lugar de dormir, os tecidos vão dar ao espaço um toque de romance..

Uma colcha de babados é uma ótima maneira de decorar o quarto de uma senhora. A cortina na cama adicionará ternura e conforto ao espaço.

Se você não deseja pensar em combinar cores, tons e padrões, escolha a opção mais versátil – uma colcha branca como a neve. Esta cor confere sempre frescura, leveza e espaço extra. Esta solução é especialmente útil para camas de grande porte. Decorar esse tecido com dobras ou cortinas permitirá que ele brinque com novos rostos..

Colcha com decoração volumétrica Colcha com decoração volumétrica Colcha com decoração volumétrica Colcha com decoração volumétrica

O esquema de cores das colchas do quarto

Um dos elementos mais importantes da decoração dos quartos é a escolha das cores dos têxteis. A decisão sobre a paleta de têxteis deve levar em consideração o conceito geral da sala. Vejamos um exemplo: se as janelas dos quartos estão viradas para o lado frio do norte, então será certo escolher tons de bege quentes que darão conforto ao ambiente. Tente escolher uma tonalidade semelhante à cor principal da sala, mas é desejável que os tecidos sejam pintados em um tom diferente – um pouco mais claro ou mais escuro, mais claro ou mais pálido.

Um quarto neutro com acabamentos claros e os mesmos móveis é melhor complementado com cores de destaque nas colchas. Além disso, esse layout torna mais fácil mudar o clima do quarto – basta mudar a colcha.

Um design harmonioso e equilibrado pode ser alcançado através da combinação de cores de tecidos e papel de parede. Use o tom principal do papel de parede também para têxteis. Isso salvará a sala da diversidade excessiva..

Se a sua cabeceira tem estofamento de tecido, tente combinar tecidos para a colcha. Esse par parecerá um todo único e, além disso, colocará almofadas decorativas. A cabeceira e a colcha têm um padrão – as almofadas devem ser sólidas e vice-versa. Os têxteis preto e branco cabem organicamente em quase todos os interiores, tudo depende do padrão e do ornamento. Além disso, esta solução é adequada para pessoas que desejam obter uma impressão interessante na colcha, sem usar cores brilhantes..

Para manter o estilo de todo o ambiente, escolha uma manta que se sobreponha a outros padrões da decoração. Por exemplo, em uma sala para um menino, onde há personagens de seus filmes de animação favoritos, use a mesma “capa”. Se seu quarto for náutico, experimente colchas listradas..

Colcha na cama - Cores Colcha na cama - Cores Colcha na cama - Cores Colcha na cama - Cores

Colcha – foto

Observe que todas as regras para decorar tecidos em uma sala hoje são bastante condicionais. Experimente, experimente e combine – esta é a única maneira de encontrar o seu próprio estilo e criar algo verdadeiramente especial. Para sua inspiração, selecionamos uma coleção de fotos que o ajudarão a conhecer as variações de colchas em diversos ambientes. Boa visualização!

Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto Colcha - foto