Combinações de cores: piso, paredes, teto, móveis

Combinações de cores: piso, paredes, teto, móveis

O colorismo é um componente importante do design de interiores, que determina seu caráter. Algumas combinações aumentam visualmente o espaço, enchendo-o de luz, enquanto outras conferem-lhe austeridade. Você pode escolher as combinações de cores necessárias para o seu quarto para piso, paredes, teto e móveis, considerando as opções que analisaremos em detalhes neste artigo.!

Idéias de correspondência de cores

As cores desempenham vários papéis no interior. Primeiro, eles são um meio de expressão artística. Em segundo lugar, ajudam a organizar o espaço de acordo com suas dimensões, layout e estilo. Em terceiro lugar, eles têm um impacto na psique humana, ativam certas partes do cérebro e afetam o bem-estar. Portanto, ao escolhê-los, recomenda-se não confiar tanto nos gostos pessoais, mas seguir as combinações canônicas..

Para decorar o esquema de cores, é necessário harmonizar os elementos de cores da sala, que incluem paredes, teto, piso e móveis. Isso ajudará a criar um conjunto artístico holístico..

Tons pastel

Você pode manter a primavera eterna em sua casa com a ajuda de cores pastel. Eles significam suaves, como se desbotados ao sol, derivados de cores mais saturadas: por exemplo, o azul muda do azul, do vermelho – rosa claro e assim por diante. Essa paleta no interior tem as seguintes propriedades:

– Confere ao ambiente um aspecto luminoso e amplo, ampliando-o visualmente;

– Possui um humor leve e arejado, desprovido de severidade e seriedade. A solução é difícil de caber no banheiro “masculino”, mas é indispensável para o berçário de uma menina;

– Ajuda a diversificar o design. A paleta pode incluir três ou mais cores, a combinação das quais não sobrecarregará o interior.

A decoração dos detalhes da sala na escala apropriada depende muito da sua finalidade. Assim, no quarto pretende limitar-se a combinações calmas e na sala surpreender os visitantes com um design memorável. Para alcançar a harmonia de cores, siga algumas diretrizes:

1. O revestimento do piso pode não fazer parte da paleta pastel, uma vez que suas características práticas são frequentemente mais importantes do que a estética. A madeira, que dá continuidade ao tema da primavera, vai bem com tons delicados. Areia e avelã são opções versáteis. Escolha tons mais naturais para o chão para equilibrar o conjunto colorido.

2. As paredes rosa, azul, lilás e turquesa, que combinam bem umas com as outras, têm um efeito benéfico. Mas os derivados do amarelo e do laranja podem ser usados ​​como detalhes brilhantes..

3. Os móveis encostados à parede devem corresponder harmoniosamente ao seu esquema de cores. Com um arranjo central, é melhor ficar com uma solução mais neutra..

4. Mesmo os tetos altos não devem ser realçados com outra cor pastel. A principal regra de design estabelece que a parte superior deve ser vários tons mais clara que as paredes, mas a melhor escolha foi e continua sendo um revestimento branco..

As cores pastel combinam bem com o estilo moderno ou clássico, mas são absolutamente insubstituíveis na Provença, que é caracterizada por superfícies “queimadas”. Recomenda-se usar tons de pêssego, areia, rosa em quartos onde o sol é raro, e vice-versa – para focar em azul, turquesa ou lilás em espaços “ensolarados”.

Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Cores pastel

Combinações contrastantes

Diz-se que os opostos se atraem e também se complementam. Com base neste princípio, você pode construir não apenas relacionamentos, mas também todo o interior, dotando-o de um design brilhante e memorável.

Cores contrastantes são um conceito bastante amplo. Em primeiro lugar, esses tons são opostos na roda de cores – também são chamados de complementares. Os pares mais populares são amarelo com roxo, vermelho com verde, laranja com azul. Mas você pode pegar outros opostos, o principal é que eles se destaquem na paleta..

Em segundo lugar, as cores em um fundo neutro, que atuam como um destaque brilhante no espaço, podem ser consideradas contrastantes..

Em terceiro lugar, um par muito popular – preto e branco – é construído com base no princípio da complementaridade. Sua posição dominante no interior cria uma aparência elegante, moderna e minimalista que pode ser diluída com detalhes mais saturados..

As seguintes opções de design parecem boas:

– Pisos de madeira escura, tetos brancos e paredes claras. Permite “aumentar” verticalmente a área, mas ao mesmo tempo “estreitar” o layout.

– Piso escuro, paredes e teto brancos, móveis claros. Para acessórios, você pode levar amarelo com azul, vermelho com verde – eles serão equilibrados pelo acabamento.

– Acabamento claro, alguns detalhes contrastantes. O conjunto funciona como uma espécie de objeto de museu, que procuram demonstrar e enfatizar.

Esse esquema de cores é adequado para um estilo moderno que não tem medo de experimentação e, em direções mais tradicionais, é melhor escolher uma paleta suave..

Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações de contraste

Gama de luz

A casa deve ser luminosa e espaçosa – estes são os principais sinais de um interior confortável, onde as cores desempenham um papel importante. As tendências modernas tendem ao minimalismo nos meios de expressão artística, o que se reflete na crescente popularidade das salas de luz. Isso significa não apenas o uso de tons suaves, mas literalmente o domínio do branco em todos os elementos..

Uma sala com cores claras pode parecer elegante ou pode criar uma sensação de esterilidade. Para evitar o último efeito, recomendamos escolher superfícies com texturas e padrões que acrescentam variedade..

A principal ferramenta de design será brincar com os tons no design de móveis e decoração. Para o piso, pode-se pegar um revestimento de madeira, e as paredes com um teto “pintar” de branco. Detalhes restritos ficam bem em tal “tela”: um sofá cinza, um gabinete de nogueira ou tecidos azuis claros..

Em um design claro, paredes, vários tons mais escuros que outras áreas, não limitam a área, mas enfatizam sua geometria. A posição dominante do branco é característica do estilo escandinavo, mas também pode estar presente em outros estilos..

Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - Faixa de luz

Gama natural

Preocupados com os problemas do mundo tecnogênico, os designers se esforçam para criar as condições mais naturais no espaço pessoal de uma pessoa, graças às referências ao ambiente natural. Não se trata tanto de eco-design, mas de cores naturais que realçam o efeito desejado..

Você pode ajustar uma combinação semelhante usando materiais e tons. No primeiro caso, o interior é construído sobre a textura de revestimentos de madeira, mármore ou pedra. São utilizados como decoração, base de móveis e elementos decorativos. Em tal ambiente, as plantas verdes parecem boas, que têm uma conexão direta com a natureza..

No segundo caso, você pode trazer a sensação desejada com o auxílio de cores naturais. Estes incluem: marrom, areia, cinza, coníferas, menos freqüentemente azul. Todos esses tipos podem ser combinados com elementos brancos..

Qual é a aparência de um design com escala natural? Considere as opções populares:

– Piso de madeira escura, paredes bege, teto branco e móveis em tons de cinza suaves. Espaço clássico e austero com uma vibração forte que funciona também como sala de estar ou sala de jantar.

– Piso de madeira, paredes cinzentas (concreto ou pedra), teto branco, conjuntos de tons diferentes, entre os quais há coníferas ou bege. Adequado para tendências modernas, como estilo loft ou escandinavo.

– Uma aparência minimalista do interior pode ser criada usando um piso monolítico e teto feito de painéis de madeira, que são equipados com objetos lacônicos com cores contidas.

A paleta natural também se aplica ao estilo clássico, mas aqui os elementos decorativos a diversificam..

Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - cores naturais

Desenhos monocromáticos e meios-tons

Outra ótima opção para criar um interior harmonioso e holístico. O princípio de tal design é baseado em uma combinação de tons da mesma cor, que são muito mais do que aparenta. Por exemplo, apenas o vermelho tem mais de cinquenta variações, enquanto o roxo tem setenta e cinco! Essa sala definitivamente não será entediante.

Claro, não funcionará ficar limitado a uma cor, bem como controlar, por exemplo, as tonalidades de travesseiros ou outros utensílios domésticos que eventualmente irão aparecer na sala. É importante focar no esquema de cores dominante que cria a impressão geral do interior..

Você pode organizar uma combinação monocromática de cores escolhendo uma das três opções principais:

– Você pode ir pelo caminho mais fácil, usando os tons mais claros para grandes volumes (piso, paredes, teto), mais escuro – no design de móveis, e deixar o mais profundo para os acessórios.

– Na segunda versão, as paredes ficarão escuras, e o resto da sala ganhará uma “cor” clara.

– O terceiro princípio é considerado o mais difícil, que se baseia em uma combinação de tonalidades que diferem por apenas alguns tons. A direção da gradação depende do efeito desejado.

Essa solução se encaixa perfeitamente em qualquer estilo: cores cromáticas para tendências clássicas e cores acromáticas para tendências modernas..

Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons Combinações de cores para pisos, paredes, tetos e móveis - designs monocromáticos e meios-tons

Combinações frias e quentes

Para decorar um interior harmonioso, você precisa entender as diferenças entre cores frias e quentes, bem como a possibilidade de suas combinações..

Esses tons são baseados nas características de percepção, quando algumas cores parecem mais ensolaradas, enquanto outras espalham frescor. À primeira vista, pode parecer que os primeiros incluem vermelho, laranja e amarelo, e os últimos – azul com roxo. Mas cada um deles é quente ou frio, dependendo da tonalidade. Como esse conhecimento ajudará no design? Vamos olhar mais de perto.

Ao escolher uma paleta, guie-se pela localização das janelas – se estiverem voltadas para o norte, a sala deve ser construída em torno de cores quentes e, no caso do lado sul, tente inscrever tons frios.

A faixa quente cria conforto e aconchego, ativa a atividade mental e tem um efeito positivo no bem-estar. Mas você deve ter o cuidado de usá-lo para decoração de paredes, pois essas combinações os tornam visualmente mais próximos..

Os tons frios, por outro lado, ampliam o espaço, ajudando a criar profundidade. Eles têm um efeito calmante e melhoram a concentração..

Antigamente, acreditava-se que era impossível combinar tons de diferentes naturezas, mas o design moderno usa essa contradição para criar efeitos interessantes. Você pode pegar uma cor saturada (por exemplo, índigo) e diluí-la com outra (por exemplo, areia).

Aproveite as vantagens dos recursos de cores para ampliar áreas pequenas, reduzir tetos que são muito altos ou obter outros efeitos.

Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes Combinações de cores para piso, paredes, teto e móveis - Combinações frias e quentes

Vídeo: Como combinar a cor do teto, paredes e chão

Published
Categorized as Ideias