Cor wengué no interior (+95 fotos)

Uma reação lógica ao ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico é a crescente popularidade de tudo que é natural, especialmente no design de espaços residenciais. Mesmo os estilos de alta tecnologia permitem que os materiais naturais criem uma atmosfera confortável. Particularmente notável é a cor do wengé no interior, bastante exótica para as nossas latitudes, que possui uma gama nobre e textura requintada. Como organizar um quarto com ele – em nosso artigo!

O que é cor wengé?

O wengué é uma espécie de árvore tropical nativa da África Central que pode atingir vinte metros de altura e um metro de diâmetro. Quando se trata de usar a cor de mesmo nome no design, não se trata apenas de um tom característico, mas da própria madeira, já que qualquer imitação dela não transmitirá a estética do material..

A introdução de uma cor particular é ainda mais complicada pelo fato de que a árvore tem uma rica paleta de variedades marrons, com predominância das variedades escuras. É um luxuoso marrom, roxo profundo, tom de chocolate escuro ou café. Mas o componente visual mais notável continua sendo a estrutura pronunciada da madeira, que determina a própria cor do wengé..

A planta pertence a bens caros e, além das propriedades externas, atrai também por outras práticas – resistência ao impacto, resistência à flexão, umidade ou outros tipos de impacto. Sua durabilidade compensa totalmente o custo e sua versatilidade amplia muito as possibilidades de uso..

A madeira parece adequada em um estilo clássico, que gravita em torno de móveis sólidos de alta qualidade. No entanto, o wenge é escolhido com muito mais frequência para interiores modernos – sua textura memorável se tornará um acento interessante no minimalismo lacônico ou no estilo de alta tecnologia.

O que é cor wengé

Casos de uso

Uma vez que não estamos lidando apenas com uma sombra, mas com um material, o escopo de sua aplicação é um tanto limitado. Raramente, uma parede é revestida com ladrilhos na cor wengué, mas pode funcionar como um painel de parede, por exemplo, para decorar uma divisória com uma TV. Sem falar em fones de ouvido de grande escala que cobrem a maior parte do espaço.

Devido à capacidade da madeira para suportar cargas pesadas, são feitas escadas, parquetes e placas laminadas. As molduras das janelas ou portas ficam lindas, especialmente contra um fundo claro. Portas interiores maciças e fiáveis ​​que não deixam entrar sons desnecessários são obtidas a partir do wenge.

Mas a principal especialização da madeira continua sendo o mobiliário: mesas, cadeiras, conjuntos de cozinha ou mesinhas de cabeceira em miniatura. Freqüentemente, eles têm uma forma simples e um design contido, e os elementos decorativos são de uma cor chocolate profunda com uma textura complexa..

Ao mesmo tempo, os designers recomendam escolher wengué para apenas um componente da sala: por exemplo, toda a estética do material será perdida se você combinar o piso com o fone de ouvido. Uma moldura de janela e uma mesa de jantar de madeira parecerão mais adequadas. Apesar da sombra suave, uma árvore tão nobre deveria se tornar um destaque brilhante no interior, caso contrário, o sentido em seu uso se perde..

Cor wengué no interior - Variantes de uso Cor wengué no interior - Variantes de uso Cor wengué no interior - Variantes de uso Cor wengué no interior - Variantes de uso Cor wengué no interior - Variantes de uso

Combinações de cores

A cor do wenge é bastante específica. À primeira vista, parece difícil escolher uma paleta que realce harmoniosamente o seu tom, sem chamar toda a atenção. É desejável que o interior não seja abundante em sombras, mas demonstre sua beleza com meios limitados de expressão artística. Vamos considerar várias combinações ideais:

Wengué com alcance neutro

O branco funciona bem com qualquer variação, equilibrando as cores saturadas ou enfatizando o caráter calmo das cores suaves. Para a wenge, esta é uma solução ideal que está presente em muitos projetos de design..

O cinza tem um efeito semelhante, embora sua proximidade com o material possa parecer um pouco enfadonha se você não adicionar inclusões interessantes. Mas com o preto você precisa ter cuidado. Parece bastante elegante contra o fundo de madeira africana, mas sem elementos leves, aumentará a câmara sombria do espaço..

Wenge com uma gama neutra - A combinação de cores no interior Wenge com uma gama neutra - A combinação de cores no interior

Wengué e tons quentes

As variações de cores do chocolate combinam perfeitamente com componentes de uma gama acolhedora, permitindo-lhe criar uma atmosfera acolhedora e calorosa no interior. Se as janelas de sua casa estão voltadas para o lado norte e raramente deixam os raios do sol passar, é recomendável inscrever alguns detalhes brilhantes..

A naturalidade do material vai enfatizar o vermelho, e o amarelo vai compensar a falta de luz natural. A laranja vai animar o ambiente e o pêssego vai dar-lhe um pouco de ternura e tranquilidade..

Wengué e tons quentes - A combinação de cores no interior Wengué e tons quentes - A combinação de cores no interior

Wengué e tons frios

Apenas alguns elementos frios podem alterar a temperatura em uma sala, especialmente nas proximidades de um wengé escuro. Eles ajudam a criar uma sensação fresca e espaçosa, mesmo em um espaço pequeno..

Isso vai ajudar na decoração em azul ou turquesa. Detalhes lilás e roxo vão se encaixar elegantemente, e a nobreza da árvore será demonstrada pela prata.

Wengué e tons frios - A combinação de cores no interior Wengué e tons frios - A combinação de cores no interior

Wengé no interior – foto

Claro, depende muito do estilo da sala, seu tamanho, geometria e conteúdo. Mas algumas recomendações sobre o uso da cor wengé ajudarão a criar uma composição harmoniosa em cada um deles..

Cor wengué na sala

O uso da madeira cria uma sensação de aconchego e conforto a que esta parte da casa está associada. O material natural tem um efeito positivo nos residentes, aproximando-os da natureza mesmo em ambientes urbanos.

A madeira africana é encontrada como revestimento de piso. É verdade que, se a maior parte do chão for forrada com carpete, como costuma acontecer na sala de estar, é melhor substituí-la por uma opção mais acessível..

Com sua ajuda, você pode fazer o centro composicional da sala – a sala de estar, construindo um painel ou parede com um nicho para a tela da TV. Então é melhor pintar o resto das paredes de branco, equilibrando a composição.

Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores Cor wengué na sala - Design de interiores

Cor wengué no interior da cozinha

A tonalidade chocolate do wengé se encaixa perfeitamente no tema culinário da cozinha, e o branco e a baunilha enfatizam apenas seu calor. Muitas vezes funciona como fones de ouvido inteiros ou itens individuais: cadeiras, mesas, gavetas de baixo, emolduradas por um tampo de mármore.

Os móveis vão durar muito tempo e serão capazes de suportar as duras condições da cozinha: abrasão da superfície pelo uso frequente, alta umidade e temperatura ao lado do fogão, bem como a ocorrência de mofo ou bolor. Além disso, presta-se à lavagem, por isso não tem medo de manchas de comida..

Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores Cor wengué na cozinha - Design de interiores

Cor wengué no quarto

Este tipo de quarto não é adequado para todas as pessoas, uma vez que, juntamente com o wengé, entrará no quarto uma certa austeridade e minimalismo no design. Os seus tons escuros delineiam claramente o espaço, marcando um certo ritmo de formas e linhas. Por esse motivo, a árvore africana raramente é encontrada em viveiros, apesar de sua elevada compatibilidade ambiental, bem como resistência aos resultados de uma vida de criança ativa..

Nesse sentido, recomenda-se a compra de itens individuais de wengé, por exemplo, uma cama forrada com uma colcha leve, uma mesinha de cabeceira, uma cômoda. Um campo mais amplo para a incorporação de idéias de design é oferecido pelo parquet de madeira, no qual objetos de quase qualquer estilo podem ser colocados.

Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores Cor wengué no quarto - Design de interiores

Cor wengué no banheiro

Normalmente, colocar acabamentos naturais no banheiro levanta preocupações sobre a durabilidade de tal solução. A umidade constante e o vapor afetam negativamente até mesmo algumas contrapartes artificiais, mas aqui o wengué provou ser o melhor possível. Alguns proprietários revestiram as paredes com painéis de madeira, decorando a área dos chuveiros..

A cor combina bem com o encanamento branco, e a falta de luz natural não afeta a percepção da textura – ela é emitida por luz artificial, brilhando lindamente na superfície acetinada.

Cor wengué no banheiro - Design de interiores Cor wengué no banheiro - Design de interiores Cor wengué no banheiro - Design de interiores Cor wengué no banheiro - Design de interiores Cor wengué no banheiro - Design de interiores Cor wengué no banheiro - Design de interiores Cor wengué no banheiro - Design de interiores Cor wengué no banheiro - Design de interiores

Cor wengué no interior do corredor / corredor

As possibilidades de uso do wengé no corredor são limitadas pelo seu tamanho. Se este for um corredor estreito, é melhor ficar no parquet e nas portas contra o fundo de paredes claras..

Em corredores mais espaçosos, camarins de madeira, cômodas, estantes, bancos e outros atributos parecem harmoniosos. Se você tem um segundo andar, pode construir uma escada sem se preocupar com sua confiabilidade – o material pode suportar altas cargas.

Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores Cor wengué no corredor e corredor - design de interiores

Cor wengué no escritório em casa

O local ideal para uma estrutura rígida de madeira é o home office. Esta parte geralmente difere de outras salas com um design contido, uma abundância de superfícies naturais e tons escuros. Essa atmosfera não apenas ajuda a focalizar, mas também cria uma imagem bastante sólida..

O wengué pode ser combinado com outros tipos de madeira sem medo de sobrecarregar o interior. Manchas de leite, creme e vinho vão caber aqui, mas detalhes frios raramente são encontrados nesta sala. Este design inspira confiança e cria uma impressão positiva do proprietário..

Cor wengué no escritório em casa - Design de interiores Cor wengué no escritório doméstico - Design de interiores Cor wengué no escritório em casa - Design de interiores Cor wengué no escritório em casa - Design de interiores Cor wengué no escritório doméstico - Design de interiores Cor wengué no escritório em casa - Design de interiores Cor wengué no escritório doméstico - Design de interiores Cor wengué no escritório em casa - Design de interiores Cor wengué no escritório em casa - Design de interiores

Vídeo: cor wengué em design de interiores