Corrimão para escadas: 90 fotos e ideias

Em uma casa particular, a escada é um dos objetos mais importantes da estrutura, ao qual é dada atenção considerável. Além do seu tamanho e forma, o design de guarda-corpos funcionais e bonitos desempenha um papel importante, que se tornará não só uma proteção confiável, mas também um excelente elemento decorativo do interior que complementa a ideia de estilo. Para que a escada com corrimão esteja em harmonia com todo o ambiente, é necessário escolher o material adequado, bem como conhecer os requisitos básicos da direção de estilo em que a habitação é composta. É exatamente disso que falaremos neste artigo, e na parte final sugerimos visitar a galeria de fotos com as melhores fotos-exemplos de interiores acabados.

Características principais

Os trilhos são corrimãos de escada. Têm duas funções principais: a proteção contra quedas durante a subida de degraus e também a função de apoio no qual se pode apoiar os cotovelos ao subir, o que é especialmente importante para os idosos. Muitas vezes, o conceito de corrimão é confundido com corrimão, mas na realidade corrimão são apenas um elemento de corrimão, que também inclui:

– Balaústres – os postes principais nos quais o corrimão é montado. Muitas vezes, este elemento é atribuído não só as funções de suporte principal, mas também decorativo;

– Preenchimentos – materiais que preenchem as lacunas entre os balaústres. Muitas vezes, em interiores minimalistas modernos, eles simplesmente estão ausentes, já que na maioria dos casos eles servem como decoração. No entanto, você precisa entender que o espaço reservado oferece um maior nível de segurança, especialmente se houver crianças pequenas em casa..

O corrimão pode ser um elemento independente que é fixado diretamente na parede (por exemplo, se a escada for cercada em ambos os lados por paredes). Neste caso, ele atua como uma grade. Existem normas legais segundo as quais a altura do guarda-corpo deve ser de no mínimo 90 cm para que a estrutura seja segura. A cerca pode ser instalada em um lado da escada ou emoldurada em ambos os lados. É necessário levar em consideração a largura dos degraus – se for superior a 1,25 m, as grades são instaladas em ambos os lados.

Ao escolher um projeto de escada para uma casa, você precisa levar em consideração a distância entre os suportes – deve ser tal que a criança não consiga enfiar a cabeça para dentro, porque esses casos muitas vezes aconteciam nas escadas de edifícios soviéticos.

Corrimão da escada - Características principais Corrimão da escada - Características principais

Materiais para fazer

Para o fabrico de corrimões, são utilizados vários materiais, cuja escolha determinará tanto a resistência da estrutura como o seu efeito decorativo e, claro, o custo. As grades podem ser internas, localizadas dentro do prédio, ou externas, decorando as estruturas das ruas. Para este último, materiais mais duráveis ​​(metal, concreto) são preferidos. Vamos examinar mais de perto os tipos de materiais e suas propriedades..

Corrimão de madeira

O corrimão de madeira é um clássico que nunca sai de moda. A madeira natural pode ser representada por toda a estrutura, ou então apenas grades são feitas dela, e os suportes permanecem em metal. As principais vantagens do material são seu desempenho ambiental, resistência e durabilidade com os devidos cuidados. Ressalta-se que a árvore é suscetível à influência de fatores externos, como umidade e mudanças de temperatura, portanto, estruturas de madeira devem ser submetidas a processamentos periódicos – impregnação com compostos anti-sépticos, envernizamento ou tinta.

Uma vantagem especial da madeira é sua alta estética, a ausência de repetição de padrões materiais, cuja individualidade é inerente à própria natureza. A flexibilidade de processamento permite fazer vários elementos decorativos: detalhes esculpidos para um interior clássico ou sinais espetaculares de envelhecimento para os estilos Provence e Shabby Chic.

Uma das formas de desenhar uma escada de madeira que merece atenção especial é a utilização de diferentes tipos de madeira, que contrastam entre si nos esquemas de cores. Esta opção pode ser bastante cara, por isso o desenho pode receber diferentes tonalidades com a ajuda de tintas especiais, e o resultado não será menos espetacular..

Corrimão de escada de madeira Corrimão de escada de madeira

Grades de metal

As estruturas metálicas dos trilhos são feitas de aço inoxidável, alumínio ou peças forjadas. Muitas vezes, eles se tornam uma decoração real de degraus de escadas de ruas de casas particulares, encaixando-se harmoniosamente no conceito geral de edifícios. Existem os seguintes tipos de grades de metal:

1. Soldadas – tais estruturas, via de regra, possuem baixo custo, possuindo algumas habilidades e a ferramenta adequada, podem ser feitas de forma independente em casa;

2. Pré-fabricado – feito de blocos pré-fabricados unidos uns aos outros;

3. Elenco – um prazer caro que requer muito esforço para instalar;

4. Forjado – tem o melhor desempenho estético. Eles podem ter padrões simples e bastante complexos que irão decorar adequadamente qualquer interior, trazendo um pouco de leveza e elegância. A principal vantagem está nos designs incomuns e atraentes. Se você encomendar itens forjados feitos à mão, poderá obter grades totalmente exclusivas, no entanto, seu custo será bastante alto..

Se falamos das deficiências do metal, vale a pena mencionar sua suscetibilidade à umidade – as estruturas localizadas na rua podem sofrer corrosão, por isso é necessário tratá-las em tempo hábil com compostos protetores. Quanto à decoração, várias opções de processamento são utilizadas aqui, como pintura, fosqueamento, polimento, etc. Os produtos de alumínio e aço inoxidável podem ser cromados, niquelados ou dourados, dependendo da ideia do projeto. As grades de metal têm alta resistência e durabilidade.

Corrimão de escada de metal Corrimão de escada de metal

Corrimão de plástico

O plástico se encaixa perfeitamente em interiores modernos. Este material tem boa plasticidade, por isso é mais frequentemente usado para criar grades complexas e incomuns. O PVC não é tão forte como, por exemplo, o metal, mas devido à sua versatilidade, pode ser colorido ou imitar outros materiais (espécies valiosas de madeira). O material não está sujeito a deterioração e corrosão. Além de tudo isso, o plástico é favorecido por seu baixo custo, o que torna possível obter, de forma econômica, corrimãos originais para qualquer escada.

Corrimão de escada de plástico Corrimão de escada de plástico

Grades de vidro

Telas de vidro para escadas são típicas de interiores modernos e elegantes. São leves e arejados, mas ao mesmo tempo possuem características de alta resistência. O guarda-corpo é em vidro triplex – laminado temperado, que apresenta as seguintes vantagens: alta resistência; resistência a temperaturas extremas e condições de alta umidade; compatibilidade indiscutível com o meio ambiente; amplas possibilidades de decoração, que permite escolher telas coloridas ou complementadas com desenhos feitos por técnicas diversas.

Outra vantagem das telas de gradeamento de vidro é sua segurança. Mesmo que aconteça que o vidro esteja de alguma forma quebrado, é impossível se cortar contra seus fragmentos, que têm uma película protetora. As grades de vidro, pela sua transparência, deixam passar livremente a luz, sem obscurecer o degrau e parte do espaço da escada, deixando todo o interior à vista. As grades, consistindo apenas de painéis de vidro sem corrimão, parecem especialmente luxuosas e modernas, mas a instalação de tais telas terá que sacrificar a segurança e a conveniência.

Corrimão de escada de vidro Corrimão de escada de vidro

Combinações

Muitas vezes, na fabricação de corrimãos, são utilizadas combinações de materiais, devido aos quais é possível criar designs originais, aumentando seu nível de segurança e confiabilidade. A aliança ideal é o metal usado nos montantes e a madeira como corrimão. Às vezes o vidro se junta a essa dupla, preenchendo o espaço entre os suportes. Em seguida, a escada assume uma aparência mais respeitável e graciosa. Nessas estruturas, o plástico também pode ser usado, tanto na forma de telas quanto na forma de corrimãos..

Corrimão da escada - Combinações de materiais Corrimão da escada - Combinações de materiais Corrimão da escada - Combinações de materiais

Projeto de corrimão de escada

Uma escada em uma casa particular não é apenas uma peça funcional de mobiliário que permite a movimentação pelos pisos, mas também um importante elemento decorativo. Ao escolher o tipo de estrutura e os materiais com os quais será feita, é necessário levar em consideração que o resultado final deve corresponder ao estilo do interior, e o desenho das grades desempenha um papel importante nisso..

Clássico

Para a decoração interior da casa em estilo clássico, uma excelente solução seria uma escada com gradeamento de ferro forjado encimado por corrimão de madeira natural. Estruturas de madeira maciças com elementos decorativos que enfatizam a riqueza da decoração também ficam ótimas..

Design de corrimão de escada - Clássico Design de corrimão de escada - Clássico

Moderno

A escadaria Art Nouveau distingue-se pelas suas formas lacônicas com a presença de linhas geométricas. Podemos dizer que é a forma que funciona como decoração principal. Na maioria das vezes, os guarda-corpos são feitos de metal, embora a presença de madeira cara não seja excluída. Desenhos forjados com bom gosto ficam lindos, entrelaçando-se caoticamente em um ornamento despretensioso. As telas de vidro do corrimão também são intrínsecas ao estilo. Eles tornam o espaço leve e livre, valorizando o design moderno..

Projeto do corrimão da escada - moderno Projeto do corrimão da escada - moderno

Loft

Este estilo é ditado pela decoração de interiores de fábricas abandonadas e fábricas, portanto a escada deve corresponder ao conceito. Na maioria das vezes, elementos de madeira e metal estão envolvidos no design, enfatizando sua força e solidez. A decoração está quase completamente ausente e o metal bruto (ferro, aço, ferro fundido) fica bem como um guarda-corpo. As construções revestidas com tinta preta funcionam bem. Uma ideia original para o interior de um loft é a utilização de uma estrutura metálica com degraus, que ao mesmo tempo serve de moldura.

Projeto do corrimão da escada - Loft Projeto do corrimão da escada - Loft

Alta tecnologia

Os corrimãos das escadas de alta tecnologia podem ser feitos de materiais como vidro, plástico, metal com revestimento em pó ou aço polido. Uma característica dos designs de guarda-corpo é a exibição deliberada de fixadores de conexão e elementos de suporte de carga. Uma vez que o conceito do estilo pressupõe a presença de diversos “sinos e apitos” ultramodernos, a versão original serão grades luminosas que são fixadas diretamente na parede.

Projeto de corrimão de escada - alta tecnologia Projeto de corrimão de escada - alta tecnologia

Provença

A situação é bastante diferente com as áreas rurais. A Provença é caracterizada por interiores próximos da natureza e da vida de uma aldeia francesa, por isso a graça, a leveza e o conforto reinam aqui. A árvore no design assume uma posição de liderança, especialmente as espécies leves (bétula, tília). A própria estrutura de madeira deve ter uma aparência sólida e completa. O estilo e as grades forjadas são totalmente enfatizados, e a pátina artificial criará um efeito único de antiguidade..

Projeto de corrimão de escada - Provence Projeto de corrimão de escada - Provence

Corrimão da escada – ideias para fotos

Para terminar, sugerimos visitar a galeria de fotos, que apresenta uma variedade de opções de design para corrimãos de escadas. Aqui você pode ter certeza de que esta parte funcional da escada pode se tornar uma verdadeira decoração para casa. Boa visualização!

Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos Corrimão da escada - ideias para fotos