Decoração de armário antigo faça você mesmo: 11 ideias

Decoração de armário antigo faça você mesmo: 11 ideias

Qualquer móvel envelhece com o tempo, perde sua aparência atraente. Mas não se apresse em jogar fora uma cômoda surrada ou um guarda-roupa com um design irrelevante – você ainda pode não apenas trazê-los de volta à vida, mas torná-los melhores, mais originais e mais estéticos do que antes. Hoje vamos falar sobre como fazer uma bela decoração de um armário antigo com as próprias mãos usando os materiais disponíveis..

1. Pintura

A solução mais confiável, simples e eficaz, que ao mesmo tempo oferece muitas opções visuais: da paleta ao método de aplicação de tinta.

Você pode renovar completamente seus móveis com uma cor. Ou cubra apenas algumas partes dele, por exemplo, gavetas, portas, maçanetas, laterais. Um guarda-roupa pintado em um ombre parece moderno: de um tom rico a um tom opaco em altura total.

Os proprietários de cómodas antigas de madeira com uma textura rica devem pensar várias vezes antes de cobrir tal beleza. É melhor cobrir esses itens com uma camada fina e diluída, sem esconder o luxo da antiguidade..

O acrílico é justamente considerado o melhor tipo de tinta para esse tipo de trabalho: mistura bem, lava, em caso de erros durante o trabalho, e não deixa odores pungentes. Primer acrílico é combinado com ele.

Claro que este tipo de decoração esconde mal as imperfeições da superfície do objeto, por isso esta deve ser preparada com antecedência. Normalmente basta um pouco de lixa para isso. Mas, como resultado, você terá um guarda-roupa completamente novo.!

Decoração de armário antigo DIY - Pintura Decoração de armário antigo DIY - Pintura Decoração de armário antigo DIY - Pintura

2. Estênceis e adesivos

Estênceis ou decalques de vinil são uma grande prova de que coisas bonitas podem ser criadas sem um talento artístico extraordinário. Com a ajuda deles, você poderá decorar o armário com padrões geométricos ou arranjos florais mais complexos. O principal é que terá uma aparência elegante..

Essa decoração vai se encaixar bem com design moderno, especialmente se você usar formas simples. Com tinta e estêncil, você pode transformar um armário antigo indefinido em um destaque brilhante em uma sala..

A imagem é aplicada a uma superfície preparada nua ou a um fundo pré-pintado. Você pode criar linhas retas com fita adesiva, o que o ajudará a traçar limites claros..

Decoração de armário antigo faça você mesmo - Estênceis e adesivos Decoração de armário antigo faça você mesmo - Estênceis e adesivos

3. Papel de parede

Se a atualização de móveis é uma das etapas de uma reforma realizada recentemente, não se apresse em jogar fora os metros restantes de papel de parede. Eles são perfeitos para decorar um armário antigo, escondendo algumas de suas deficiências de olhares indiscretos. Apenas a parte da moldura deverá ser coberta com tinta antecipadamente, uma vez que a base de papel não se adapta bem a quaisquer dobras.

No entanto, o ornamento vintage ficará muito apropriado em combinação com a textura da madeira velha. O papel de parede cabe em quase todos os ambientes, pois oferece uma ampla variabilidade visual: não apenas cores, padrões, mas também texturas de superfície, já que são foscos, brilhantes ou gofrados. Você pode decorar as portas, laterais, até mesmo racks internos.

As regras de colagem dependem do tipo de papel de parede selecionado. Para alguns, você precisa alinhar cuidadosamente o revestimento, enquanto outros são capazes de lidar com as próprias falhas dos móveis. Para melhor preservação do produto acabado – é coberto com um verniz protetor.

Não é necessário escolher papel de parede para decorar o gabinete, primando pela qualidade e pelo respeito ao meio ambiente. Ao contrário das paredes, que constituem o “clima” da divisão, desempenham apenas uma função decorativa..

Decoração de armário antigo DIY - Papel de parede Decoração de armário antigo DIY - Papel de parede

4. Decupagem

Você pode decorar o guarda-roupa com um padrão para que ele se funda firmemente com a sua superfície usando a boa e velha decupagem. Provavelmente, todos se depararam com esse método durante o período escolar em aulas de trabalho de parto ou bordado. Apesar da simplicidade “infantil”, o produto acabado pode parecer profissional e até luxuoso – dependendo da precisão do trabalho realizado.

Você pode usar guardanapos comuns com um padrão que você goste, já que hoje qualquer coisa é retratada neles: flores, animais, paisagens e até pinturas de artistas famosos. O desenho pode ser claro ou ligeiramente translúcido, dependendo do estilo da cômoda.

Certifique-se de que não há bolhas ou rugas no revestimento ao aplicar papel fino – eles devem ser alisados ​​imediatamente ou reiniciados. Depois que o guardanapo estiver seco, não se esqueça de envernizá-lo, pois é bastante sensível a influências externas..

Você também pode usar jornais, cartas, bilhetes de bonde como material principal – em geral, qualquer coisa que ficará bem em seus móveis.

Decoração de armário antigo faça você mesmo - Decoupage Decoração de armário antigo faça você mesmo - Decoupage Decoração de armário antigo faça você mesmo - Decoupage

5. Tecido

Você também pode usar tecido para decorar um armário antigo, e até mesmo enfeites são adequados – para criar uma espécie de aparência artesanal. Não será possível embainhar um item completamente, especialmente se ele não tiver uma superfície plana. Mas para fechar alguns detalhes, fazer acentos brilhantes é uma ótima solução..

Cada tipo de tecido tem sua própria textura: seda lisa para um interior sofisticado ou linho áspero para a Provença. Esta propriedade reside na sua vantagem sobre outros materiais, sem falar na rica variedade de cores..

Uma opção à parte é o uso de rendas, que se encaixam perfeitamente nos clássicos ou complementam o espaço de uma natureza requintada. Em qualquer caso, para aplicar tecido no revestimento do gabinete, basta comprar cola PVA comum..

Decoração de armário antigo faça você mesmo - Tecido Decoração de armário antigo faça você mesmo - Tecido Decoração de armário antigo faça você mesmo - Tecido

6. Mosaico

A decoração em mosaico parece muito brilhante e esteticamente agradável, especialmente no estilo Art Déco. Um guarda-roupa decorado com uma imagem de pequenos detalhes se tornará o protagonista da sala e chamará a atenção dos convidados. Especialmente quando descobrem quem é o autor do produto.

Pedaços de cerâmica “quebrada” ou vidro multicolorido são tradicionalmente usados ​​como partes do mosaico. Você pode expandir esta lista adicionando, por exemplo, conchas, seixos do mar ou outro material adequado para a criação de composições artísticas..

Você pode montar os elementos na superfície do gabinete usando cola comum, fixando-os em uma determinada sequência. Recomenda-se pensar com antecedência não só no desenho geral fazendo um pequeno esboço, mas também na localização de cada peça. Para isso, coloque-os “a seco” e, em seguida, inicie o processo de colagem.

Decoração de armário antigo DIY - Mosaico Decoração de armário antigo DIY - Mosaico Decoração de armário antigo DIY - Mosaico

7. Espelho

Um espelho é um objeto muito complicado que esconde o que está atrás dele e chama a atenção para o interior refletido nele. Com ele para decorar um guarda-roupa antigo, você vai transformar todo o espaço..

Um guarda-roupa com frente espelhada é ideal para quartos pequenos, o que o amplia visualmente. O melhor é levar um guarda-roupa com uma superfície plana como base, o que lhe permitirá montar um espelho de altura total. Em outros casos, inserções horizontais, detalhes ondulados ou até mesmo um mosaico de espelho ficarão bem..

Decoração de armário antigo DIY - Espelho Decoração de armário antigo DIY - Espelho Decoração de armário antigo DIY - Espelho

8. Douradura

O ouro pode adornar não apenas o pescoço das mulheres, mas também o seu guarda-roupa. Ao mesmo tempo, não é necessário dar muito dinheiro por causa de um visual luxuoso. Hoje existem muitas alternativas de decoração, uma delas é a folha de ouro..

É bom não só pelo preço, mas também pelas possibilidades – cobrir completamente o objeto ou “aparecer” na forma de padrões sofisticados. É fácil de trabalhar e o resultado pode ser simplesmente fixado com verniz para maior confiabilidade..

Mas tenha em mente que a frente do gabinete para esse tipo de material deve ser apropriada. Em primeiro lugar, é uniforme e perfeitamente liso, caso contrário a folha não irá aderir bem. Em segundo lugar, escuro – para enfatizar o “luxo” do ouro.

Decoração de armário antigo DIY - Dourado Decoração de armário antigo DIY - Dourado

9. Superfície de ardósia

As pranchas “escolares”, que muitas pessoas veem em seus pesadelos desde a infância, são muito populares hoje em dia, principalmente nos lofts. Eles são interativos e podem ser usados ​​para desenvolver a criatividade ou planejar um dia. Em qualquer caso, tal aquisição nunca será supérflua. Então, por que não encaixá-lo na fachada do armário?

A maneira mais fácil é pintar as portas com uma tinta ardósia especial, o que dá uma superfície fosca. O gabinete deve ser limpo de poeira e sujeira, aplicar o produto em duas camadas e aguardar até que esteja completamente seco..

Também existe filme de ardósia, mas você ainda precisa ser capaz de colá-lo corretamente, por isso esta solução perde para o primeiro.

Decoração de armário antigo DIY - Superfície de ardósia

10. Envelhecimento

E se você precisar decorar o interior no estilo provençal, mas seus móveis não parecerem antigos o suficiente? A resposta surge por si mesma – para ajudá-la a envelhecer! Este processo é semelhante à arte real, e as técnicas de implementação variam de simples a complexas, de imitação a realistas..

A maneira mais fácil de dar ao seu guarda-roupa um visual vintage é com verniz craquelure, que racha após a secagem, criando um visual antigo característico. Para Provence, respectivamente, você precisa levar tinta branca ou outros tons pastéis..

Móveis com fachada pintada com pincel seco ficam bem, deixando uma pequena quantidade de tinta, que parece ter se desgastado com o tempo.

Para um efeito mais realista, é necessário processar o revestimento, criando relevos perceptíveis. Em seguida, aplique o acrílico, sobre ele – esmalte, cuja quantidade é regulada com uma esponja regular. Mas para este método, você terá que desmontar completamente o gabinete..

Decoração de armário antigo DIY - Envelhecimento Decoração de armário antigo DIY - Envelhecimento Decoração de armário antigo DIY - Envelhecimento

11. Rebites

Às vezes, todos os móveis antigos precisam de alguns detalhes que o tornarão esteticamente agradável. Alguns estilos como itens rudes e brutais com história e personalidade, especialmente loft ou steam punk. Nesse caso, para potencializar o efeito, você pode decorar as portas do armário com rebites de metal, além de colchetes, o que mudará completamente o conceito de uma cômoda surrada..

As peças necessárias são facilmente fixadas com cola na fachada de madeira. Mas se você cobrir com couro, terá que usar pregos para fixar os rebites com perfeição..

Decoração de armário antigo faça você mesmo - rebites Decoração de armário antigo faça você mesmo - rebites

Vídeo: Como decorar um guarda-roupa – decoração faça você mesmo

Published
Categorized as Ideias