Decoração de mesa antiga faça você mesmo

Muitas pessoas têm móveis antigos em casa ou em algum lugar do país. E na maioria das vezes não são antiguidades caras dos tempos czaristas, mas os guarda-roupas, cômodas, mesas e cadeiras mais comuns. À primeira vista, pode parecer que a maioria dessas coisas deveria ser jogada fora há muito tempo, mas dê uma olhada mais de perto – geralmente são produtos de madeira maciça ou talvez até mesmo metal forjado que durará mais de um ano se forem lindamente restaurados. Neste artigo, vamos falar sobre maneiras de decorar mesas – cozinha, sala de jantar, café, trabalho – diferentes em tamanho e forma..

No entanto, muitas das opções apresentadas são igualmente adequadas para outros itens de interior. Talvez esses exemplos o inspirem a transformar móveis surrados indefinidos em uma verdadeira obra de arte, porque é tão bom contemplar a beleza feita por você!

12 maneiras de dar nova vida a uma mesa velha

1. Pintura

A melhor maneira de atualizar uma mesa dilapidada é pintá-la, mas a superfície precisa ser preparada primeiro. O removedor de tinta e verniz ajudará a limpar o produto do acabamento anterior..

Se houver ferrugem nas pernas ou ferragens de metal, deve-se umedecer abundantemente com vinagre, Coca-Cola ou um agente especial e, após 15-20 minutos, limpar com um raspador rígido.

A madeira é lixada com lixa, retira-se o pó, impregna-se com um anti-séptico e aplica-se um primário. Todas as lascas, rachaduras e irregularidades são esfregadas com massa acrílica na madeira.

Para pintura, você pode usar esmalte alquídico, tintas acrílicas ou epóxi, vernizes, composições aerossóis para metal. Você também precisará de ferramentas de pintura – um pincel, rolo, esponja, spray.

Para dar à mesa uma aparência mais espetacular, você pode pintá-la não inteiramente, mas apenas em partes individuais. Para isso, você precisará de fita adesiva ou estênceis..

Pintura - decoração de mesa antiga faça você mesmo Pintura - decoração de mesa antiga faça você mesmo

2. Pintura artística

Se um acabamento liso parecer muito chato, tente decorar uma mesa velha com padrões. Os desenhos podem ser aplicados com pincel e tintas acrílicas – à mão, por meio de estêncil ou ao longo das linhas feitas com papel vegetal.

Uma mesa com pintura artística complementará perfeitamente um interior em estilo étnico ou rústico, e imagens de animais, contos de fadas e personagens de desenhos animados vão agradar às crianças.

Pintura artística - decoração de mesa antiga faça você mesmo Pintura artística - decoração de mesa antiga faça você mesmo

3. Decupagem

Para tal decoração, você vai precisar de um pincel, guardanapos de papel estampados, cola PVA e verniz transparente para móveis..

As fotos são bem rasgadas ou cortadas com uma tesoura, as camadas inferiores de papel são removidas e as aplicações finas resultantes são colocadas no local designado e cobertas com cola na parte superior, tentando evitar dobras e rasgos.

Se um elemento não puder ser colocado na primeira vez, deve-se limpar imediatamente com uma esponja umedecida em água morna e tentar novamente com um fragmento semelhante..

A decupagem seca é coberta com verniz transparente para móveis em várias camadas, caso contrário, a decoração de papel será rapidamente apagada.

Decoupage - decoração de mesa antiga faça você mesmo Decoupage - decoração de mesa antiga faça você mesmo

4. Craquelure

Craquelure é um verniz de craqueamento, com a ajuda do qual o produto ganha deliberadamente um aspecto que imita a textura de pinturas antigas. Pode ser uma etapa (a composição é aplicada em uma camada e racha à medida que seca) e duas etapas (duas misturas são usadas – uma à base de resinas epóxi, a segunda – à base de água, elas interagem e têm uma textura característica é obtido).

A cor dos veios é determinada pela camada inferior de tinta acrílica e também pela tonalidade da argamassa. Na maioria das vezes, um pigmento dourado em pó ou pastel é usado para essa finalidade..

Uma craquelure de duas etapas é geralmente complementada por decupagem ou pintada à mão para obter o efeito de uma imagem envelhecida. One-step é mais adequado para produtos sem desenhos..

Craquelure - decoração de mesa antiga faça você mesmo

5. Azulejos

Acontece que após o reparo há uma pequena oferta de revestimentos cerâmicos. Ele pode ser usado para decorar uma mesa velha – basta colocar ladrilhos em uma base de madeira. A tecnologia de assentamento, neste caso, praticamente não difere da decoração de parede ou piso..

A superfície de cerâmica é ideal para uma mesa na cozinha, terraço, varanda, gazebo ou mesmo ao ar livre.

Para dar à mesa um visual atraente, além dos ladrilhos lisos, vale a pena usar bordas estampadas, painéis decorativos (talvez até com alguns temas) ou patchwork estiloso.

Ladrilhos de cerâmica - decoração de mesa antiga faça você mesmo

6. Mosaico

Pinturas de pequenos fragmentos decoram muitas galerias, templos e palácios. Eles ficarão tão elegantes na casa, por exemplo, na superfície das mesas de centro..

Os elementos do mosaico podem ser de cerâmica (até mesmo ladrilhos quebrados são adequados), vidro ou acrílico.

Dos materiais em mãos, pequenos cortes redondos de madeira, CDs cortados, pedrinhas coloridas são adequados. Basta chegar a um padrão interessante e prender as peças na mesa com cola ou unhas líquidas.

Mosaico - decoração de mesa antiga faça você mesmo Mosaico - decoração de mesa antiga faça você mesmo

7. Filme autoadesivo

A opção mais simples e bonita para decorar uma mesa velha que não precise mexer em tintas é colar um filme.

Este material acessível pode imitar qualquer superfície – de madeiras raras ao mármore, pode ter qualquer tipo de padrões, padrões e texturas..

O filme autoadesivo é vendido em rolos, sendo fácil e agradável de usar.

Filme autoadesivo - decoração de mesa antiga faça você mesmo Filme autoadesivo - decoração de mesa antiga faça você mesmo

8. Fita decorativa

Nas lojas de artigos de papelaria e produtos para a criatividade, recentemente foi apresentada uma ampla seleção de fitas adesivas decorativas. Você não levará mais do que 30-40 minutos para decorar a mesa velha com fita colorida, e uma nova coisa brilhante aparecerá no interior..

Se você quiser mudar o acabamento, as fitas adesivas podem ser removidas com a mesma rapidez, e se a cola ficar em algum lugar, a acetona irá dissolvê-la sem problemas..

Fita decorativa - decoração de mesa antiga faça você mesmo Fita decorativa - decoração de mesa antiga faça você mesmo

9. Resina epóxi

O epóxi é uma substância líquida que endurece rapidamente ao ar livre, transformando-se em um plástico transparente rígido.

As rachaduras na madeira preenchida desta forma parecem muito incomuns, e se você adicionar pó luminescente à fase líquida, elas brilharão intensamente no escuro.

Além disso, flores secas, folhas, cascas, moedas podem ser colocadas em resina epóxi, e devido à transparência da substância, você obtém o efeito de gelo ou âmbar.

Resina epóxi - decoração de mesa antiga faça você mesmo

10. Decoração sob vidro

Uma decoração original de uma mesa para a sala de estar resultará se você fizer um recesso dentro dela, colocando lá qualquer decoração temática (areia com conchas e estrelas do mar, musgo ou cactos em miniatura, bolas e galhos de Natal, modelos de carros pequenos, contas, etc. .), e feche a parte superior com vidro transparente.

Decoração sob o vidro - decoração de mesa antiga faça você mesmo Decoração sob o vidro - decoração de mesa antiga faça você mesmo

11. Pintura através de tule

A pintura da mesa a tule deve ser feita sobre a camada de base com um pigmento de cor contrastante. Antes disso, a renda deve ser fixada firmemente à superfície para que não se mova e não haja folga. Pelo mesmo motivo, é aconselhável usar um aerossol ou frasco spray..

Pintura através de tule - decoração de mesa antiga faça você mesmo

12. Potal (douração)

Monogramas de ouro são uma decoração maravilhosa para uma mesa em estilo clássico. Eles podem ser marcados com tinta acrílica brilhante, mas um efeito mais realista pode ser obtido com a sobreposição. Em essência, é a melhor folha que imita metais preciosos usados ​​para fins artísticos..

Para que a douração não se esfarele, é recoberta por cima com um verniz transparente..

Potal (douramento) - decoração de mesa antiga faça você mesmo

Decoração de mesa faça você mesmo (vídeo)

Uma pequena aula de vídeo master sobre como decorar uma mesa velha com suas próprias mãos, criando uma estampa de renda incomum em sua superfície.