Decoração de porta antiga faça você mesmo

Todos os objetos da casa, mais cedo ou mais tarde, envelhecem, adquirindo uma aparência pouco atraente. Mas se a mobília pode ser facilmente substituída e o papel de parede pode ser colado novamente, o que fazer com as portas? Eles não são tão baratos para desmontar e comprar novos. Vamos encarar os fatos, dados os custos de outras coisas durante a reforma, essa parte não parece ficar bagunçada por muito tempo. Para evitar isso, você pode decorar portas antigas com as próprias mãos, o que, graças ao grande número de opções, muitas vezes se transforma em uma atividade emocionante..

1. Pintura

A melhor maneira de renovar uma porta velha enquanto redesenha ligeiramente o cômodo é pintá-la com uma nova cor. Neste caso, você pode usar um ou vários tons, destacando, por exemplo, partes do painel, molduras ou uma moldura.

Dependendo do tamanho da sala, a porta pode ser um detalhe luminoso ou misturar-se com a decoração da parede, não dividindo o espaço. A última opção é adequada para quartos pequenos. Nestes casos, dê preferência às cores claras..

Recomenda-se a compra de tinta acrílica, que não deixa odores, é aplicada de maneira uniforme e não faz mal à saúde, o que é importante para um quarto ou creche. Mas primeiro você precisa preparar sua “tela”: mesmo algumas camadas de tinta não irão esconder o desnível da velha árvore. Em alguns casos, para isso, você terá que remover as portas a fim de corrigir todas as deficiências, tanto quanto possível..

Como é necessário trabalhar com uma área ampla, o método de aplicação é de grande importância para a criação de um look final caprichado. Divida o produto mentalmente em várias pequenas áreas, pintando-as uniformemente com listras horizontais ou verticais uniformes. Ao lidar com portas com painéis, cubra-as na seguinte sequência: pontos de inserção, pranchas centrais, laterais.

Após a secagem completa, você pode cobrir a superfície com um verniz protetor para que a porta atualizada dure ainda mais.

As cores sólidas são adequadas para muitos estilos, não por causa de sua neutralidade, mas devido à brevidade, moderação e simplicidade que são relevantes no design de interiores moderno. Você pode seguir a moda sem grandes investimentos ou artesãos experientes.

Decoração de porta antiga DIY - Pintura Decoração de porta antiga DIY - Pintura

2. Desenhos e adesivos

Se a decoração monótona não é sua opção, fique à vontade para pegar um pincel e pintar sua porta velha e chata com temas interessantes. Pessoas com educação artística podem usá-lo como uma tela, decorando com naturezas mortas, paisagens, personagens de desenhos animados. Para o resto, existem estênceis ou adesivos de vinil – não há ferramentas menos eficazes que também fornecerão um belo resultado..

No caso dos stencils, o princípio de funcionamento é o mesmo do primeiro parágrafo: preparamos o produto, aplicamos tinta, esperamos secar. Uma superfície pré-tratada pintada ou “nua” pode ser usada como base. Desenhos na textura de madeira velha parecem espetaculares.

Decoração de porta antiga DIY - Desenhos e adesivos Decoração de porta antiga DIY - Desenhos e adesivos Decoração de porta antiga DIY - Desenhos e adesivos

3. Decupagem

É um método incrível que, com toda a simplicidade dos materiais e facilidade de aplicação, permite criar verdadeiras obras de arte. Decoupage é ideal para criar e decorar portas de estilo provençal. Principalmente quando combinado com verniz craquelado, que ajuda a envelhecer visualmente os objetos. Os enfeites florais feitos dessa maneira parecem muito sofisticados e naturais, permitindo que você duvide da origem “caseira” da decoração..

Então, você vai precisar de: cola PVA, guardanapos, uma esponja, tesoura para recortar os detalhes necessários da imagem. Sobre uma superfície previamente limpa de poeira e sujeira, aplica-se papel e, em seguida, cola-se. Para evitar o aparecimento de rugas ou bolhas, você pode alisar a imagem com uma esponja removendo o excesso de líquido.

Depois que a porta estiver seca, e você terá que esperar cerca de um dia, o desenho deve ser fixado com verniz comum para móveis. Quase qualquer material pode ser decorado desta forma, mas é com a madeira que fica melhor..

Decoração de porta antiga DIY - Decoupage Decoração de porta antiga DIY - Decoupage

4. Papel de parede

Pode ser uma pena quando alguns metros de papel de parede sem uso permanecerem após a reforma. Não os jogue fora – é melhor deixá-los para decorar portas velhas! Esta é uma solução totalmente barata que irá refrescar o interior e esconder as falhas do produto..

Podem abranger toda a área ou detalhes individuais – tudo depende da imagem, bem como do design da divisão. Alguns tipos de papel de parede possuem estrutura em relevo, tornando a decoração mais rica e variada..

Para um berçário ou um interior claro, você pode tirar um papel de parede de foto representando paisagens, pinturas ou outras portas. Pequenos jogos com perspectiva ampliarão visualmente o espaço. Apenas o resto de seus elementos devem ao mesmo tempo equilibrar a composição, sendo um fundo neutro..

Decoração de porta antiga DIY - Papel de parede Decoração de porta antiga DIY - Papel de parede

5. Tecido

Para a decoração de portas antigas, pode-se levar os restos de tecido, principalmente se eles foram usados ​​para estofar móveis. Essa interseção de desenhos parecerá apropriada em um interior..

De qualquer forma, o tecido é uma solução texturizada e atraente que certamente ajudará a refrescar uma peça velha enquanto cobre pequenas imperfeições. Você pode fixá-lo na porta usando cola comum ou clipes de móveis. A segunda opção é boa porque com o tempo a parte chata pode ser removida.

A renda é popular não só nas roupas, mas também na decoração. Aqui, com a ajuda deles, pode realçar o gosto requintado dos proprietários decorando a porta com eles..

Decoração de porta antiga DIY - Tecido Decoração de porta antiga DIY - Tecido

6. Couro

A porta forrada de couro é certamente um sinal do status dos proprietários. Caberá mais no escritório do que no berçário, mas por isso não se torna menos interessante como opção de decoração.

De acordo com as regras, é claro que esses produtos devem ser pedidos em salões, sempre de materiais naturais. Mas para um interior menos sólido, um substituto é bastante adequado, pois pode ser escolhido em todas as combinações de cores possíveis..

Para o couro, você precisa de rebites que o ajudem a “embrulhar” a porta com perfeição e fixá-la. Além disso, pode dar ao design um toque industrial que combina perfeitamente com o estilo de loft..

O entalhe ou desenho em couro fino terá uma aparência luxuosa. Outra ideia original: uma porta forrada com cintos antigos, mas para isso terá que visitar mais de um mercado de pulgas.

Decoração de porta antiga DIY - Couro Decoração de porta antiga DIY - Couro Decoração de porta antiga DIY - Couro

7. Mosaico

As composições de mosaico nunca perderão sua relevância: são lindas, incomuns e interessantes de implementar. Parece um pouco com um quebra-cabeça, só você mesmo inventa a imagem.

Você pode usar peças de cerâmica, vidro ou acrílico. Certifique-se de que todas as cores para a futura “imagem” são suficientes. Podem ser tramas realistas, surrealismo ou elementos colocados aleatoriamente que são fixados com cola comum..

Você pode decorar a fachada, painel ou porta. Verifique a confiabilidade do produto para que, quando as portas forem fechadas repentinamente, alguma parte não caia repentinamente.

Decoração de porta antiga DIY - Mosaico

8. Envelhecimento

Para alguns estilos, ter elementos que estão literalmente mergulhados na história é a condição principal. Mas aqui vale a pena distinguir entre velhice “surrada” e “luxuosa”. Precisamos de uma segunda visão e teremos que trabalhar em sua criação..

Há muitas maneiras de envelhecer artificialmente os móveis. Alguns deles são profissionais e inviáveis ​​em condições normais. Outros são truques simples que imitam com sucesso tinta rachada..

Para decoração de portas, você pode usar verniz craquelado, que literalmente faz a pintura rachar. Não se esqueça que é melhor trabalhar com várias camadas – para dar mais profundidade aos desenhos..

Um pincel seco também cumpre sua missão, que pinta com fluência a superfície, dando-lhe um aspecto desgastado..

Várias camadas de tinta podem ser esfregadas com lixa, revelando o revestimento multicamadas. E se em alguns lugares você esfregar com uma vela de cera, pinte a porta e esfregue, a tinta cairá localmente, criando também o efeito necessário.

Decoração de porta antiga DIY - Envelhecimento Decoração de porta antiga DIY - Envelhecimento

9. Vitral

Vitrais multicoloridos nos templos, que deixam entrar a luz com suavidade, sempre encantam o público. Por que não tentar criar um desmaio, mas semblante dessa beleza em casa, ao mesmo tempo decorando portas antigas?

Para este método, insertos de vidro são usados. E aqui você tem duas opções: comprar um produto acabado com uma imagem ou decorar você mesmo. Este último, é claro, é mais interessante, mas pode ser feito após alguma preparação..

Além das tintas acrílicas com as quais o desenho é aplicado, você precisará de um contorno especial que crie a ilusão de uma moldura de metal. A lâmina de vidro deve ficar na posição horizontal para que a tinta não escorra sobre a superfície escorregadia sem ter tempo de se agarrar. O produto acabado deve ser instalado no painel e fixado com cordões de esmalte..

Decoração de porta antiga DIY - Vitral Decoração de porta antiga DIY - Vitral Decoração de porta antiga DIY - Vitral

10. Moldagem

As molduras também ajudam a decorar portas antigas – elementos que imitam a moldagem em estuque, tão relevante em um interior clássico ou em estilo Art Déco..

As peças são geralmente feitas de espuma ou poliuretano e, portanto, são baratas, mas permitem designs verdadeiramente luxuosos. Você pode comprar componentes prontos, fixá-los na porta com pregos líquidos ou cola..

Normalmente, a decoração das portas com molduras não é muito diversa, mas às vezes acaba por tropeçar em modelos estéticos. Eles podem ser pintados em cores sobrepostas ou contrastantes para obter efeitos diferentes..

Decoração de porta antiga DIY - Moldagem Decoração de porta antiga DIY - Moldagem

Vídeo: Como decorar uma porta – decoração faça você mesmo