Faça você mesmo: 60 fotos e ideias

Faça você mesmo: 60 fotos e ideias

Recentemente, em lotes privados, você pode encontrar frequentemente fornos orientais com um nome exótico – tandoor. Eles são ótimos para cozinhar ao ar livre e certamente impressionarão seus convidados. O que é especialmente bom – esse dispositivo pode ser feito à mão. Como? Vamos examinar mais de perto esse problema.!

Como funciona o tandoor

Para entender como o tandoor funciona, descreveremos o processo de seu funcionamento usando o exemplo de uma versão em argila. Esta é uma das variações mais populares de fogões orientais encontrados em nossa área..

O ar circula graças ao soprador – um orifício especial na parte inferior que suporta a combustão. É na variedade uzbeque que a tigela de barro é forrada com tijolos refratários. O principal segredo é preencher os vazios entre o tijolo e as paredes da tigela de barro com areia ou sal – isso permite manter a temperatura o máximo possível..

Carvão ou madeira são usados ​​como combustível. Eles são colocados na parte inferior da caldeira através da parte superior e, em seguida, acendidos. Os pratos são preparados usando uma gradinha ou espetos.

O tandoor é feito apenas de materiais com alta capacidade de retenção de calor. Após o aquecimento, dependendo do combustível selecionado, a temperatura pode chegar a 250-400 graus Celsius. Graças aos materiais certos, este forno é capaz de manter a temperatura por 5-7 horas.

Tandoor - Princípio do trabalho

Tandoor de tijolos DIY

Nesta seção, veremos como construir um tandoor usando tijolos. Esta é uma opção muito simples que não requer materiais e habilidades não convencionais..

Preparação

Qualquer tipo de obra começa com uma preparação cuidada, pois esta é a chave para um resultado de sucesso. Se você tem experiência com assentamento de tijolos, todo o processo será bastante simples para você. Esta é uma construção bastante simples, mas se esta é sua primeira vez com alvenaria, então você deve ler cuidadosamente o algoritmo de construção e preparar todos os materiais necessários.

Em primeiro lugar, você precisa calcular a quantidade necessária de material ou usar esquemas prontos, que são acompanhados de estimativas. Preparamos para você uma instrução padrão e uma lista de materiais necessários. Então, primeiro você precisa:

1. Cerca de 100-150 kg de uma mistura de areia e cascalho;

2. Malha para reforço – cerca de 2 m²;

3. 7 kg de cimento (use um de qualidade superior);

4. 60–70 peças de tijolos refratários;

5. Mistura resistente ao fogo para assentamento de lareiras ou fogões – 10-15 kg;

6. Se você for pintar o tandoor, compre uma tinta resistente ao fogo.

Quando todos os materiais necessários já tiverem sido preparados, certifique-se de ter o conjunto de ferramentas necessário. Provavelmente, a maioria dos itens da lista apresentada podem ser encontrados em sua dacha ou perguntados de vizinhos, mas mesmo se você tiver que comprar algo, isso não irá arruiná-lo. Para construir um tandoor de tijolos com suas próprias mãos, você precisa das seguintes ferramentas:

– Regra de gesso (de preferência ao longo do comprimento da base);

– Um balde ou outro recipiente para misturar concreto;

– Espátula;

– Pincel e recipiente de tinta;

– Moedor, bem como círculos de pedra.

Como você pode ver, a lista não é muito longa nem exótica. Preparar todos os acessórios não será muito difícil para você..

Tijolo DIY tandoor - Preparação

Fundação

Para uma longa vida útil, o tandoor precisa de uma base muito sólida. É ele quem dará uma posição estável a todo o edifício. Apesar de não ser uma estrutura muito pesada, muito depende do solo. Por exemplo, se contém muita argila, a base precisa ser reforçada..

Se a cobertura do solo em sua área for pesada, use suportes baseados em postes. No caso de solo mais leve, por exemplo, arenoso, é necessário primeiro preencher uma laje de concreto na qual o próprio forno será colocado.

Com base no nosso esquema e nos materiais preparados, a área de todo o tandoor será de 100×100 cm. Para manter uma estrutura com tal área, uma almofada de concreto com espessura de pelo menos 10 cm será suficiente.

O concreto correto e bom parece um creme azedo cinza espesso. Para prepará-lo é necessário respeitar as seguintes proporções: 3 porções de areia, 1 porção de brita com fração não superior a 1 cm, 1 porção de cimento. Se você seguir essas recomendações, obterá uma excelente mistura..

Tente calcular corretamente a quantidade necessária de mistura de concreto, para isso você pode navegar pelo tamanho da cava para concretar a laje. Construir cofragem de madeira para uma base nivelada. Cubra o fundo do buraco com uma camada de areia de cerca de 5 cm e deite água sobre ele. A areia funciona como uma almofada amortecedora, o que tem um efeito positivo na durabilidade do edifício. Siga todas as recomendações e você obterá uma laje de concreto nivelada e correta para sua fundação. Lembre-se de usar um nível para que a base de sua estrutura seja o mais plana possível..

O concreto endurece não antes de três dias após o vazamento. A decisão correta é deixá-la fermentar por cerca de uma semana, e só então continuar a construção do tandoor. Se o tempo estiver quente e seco durante a colocação da fundação, certifique-se de tratar periodicamente o concreto com água para que não seque e rache.

DIY brick tandoor - Fundação

A base do tandoor

O tijolo refratário (argila refratária) é uma opção que deve ser preferida, pois não absorve líquidos e também resiste a altas temperaturas. Por sua vez, a densidade desse material permite que ele não entre em colapso sob o peso de toda a estrutura..

Outra vantagem de escolher este tijolo é sua resistência a mudanças bruscas de temperatura. É por isso que você deve usá-lo para construir um tandoor na rua. Esta espécie lida com a geada e também é bastante seguro acendê-la no inverno e usá-la para os fins a que se destina, sem medo da integridade do edifício..

Coloque a base em um círculo, primeiro colocando o material de cobertura sob ela. Disponha os tijolos, marque-os e corte-os com um moedor até que fiquem no formato desejado. Use apenas argamassa retardante de fogo para colocar tijolos.

Tijolo DIY tandoor - Base

Regra para alvenaria

Ao seguir a regra para iniciar o assentamento de paredes, você precisa levar em consideração uma série de recursos. A solução certa seria que a base fosse igual à altura de todo o tandoor, e a proporção da base para o pescoço superior é de 1 para 3. Se você está fazendo um fogão com base em nossas recomendações de tamanho, faça o regra, use uma barra de madeira com altura de no mínimo 1 m, pois o comprimento da base da regra será de 30 cm.

Para a produção de padrões, geralmente, use madeira compensada. Contraplacado pintado ou envernizado é ideal.

Tandoor de tijolos DIY - Regra para alvenaria

Paredes Tandoor

Em nosso exemplo, os tijolos são empilhados verticalmente, então você vai precisar de bastante argamassa. Instale as bordas internas do tandoor o mais firmemente possível para manter as paredes o mais firmes possível. Não se esqueça de trabalhar bem todas as costuras com argamassa, você não precisa economizar na resistência.

Use arame de aço ou malha reforçada para reforçar toda a estrutura. Se estiver usando arame, reforce cada fileira. No caso de uma malha reforçada, você pode fazer com apenas uma volta dela em um círculo..

Depois de concluir a estrutura básica, você pode passar para o gesso. Isso deve ser feito usando a mesma mistura do forno. Tente fazer com que a espessura não seja inferior a 10 mm.

Espere até que o gesso esteja completamente seco, para uma secagem segura, você pode embrulhar a estrutura com um filme.

A estrutura seca pode ser pintada. Você pode aplicar tinta acrílica à prova de fogo ou cal. Você também pode usar gesso decorativo para decorar o tandoor, e só então pintar.

DIY brick tandoor - Paredes

Tandoor de argila faça você mesmo

A seguir, descreveremos as instruções passo a passo para construir um tandoor usando argila. Este é um método mais complicado e demorado de fazer uma fornalha. Antes de proceder à sua construção, procure estudar o assunto e pensar se precisa de uma cópia em argila. É importante notar que a principal e, talvez, a única diferença da versão de tijolo é a capacidade de assar bolos em paredes de barro..

As dimensões clássicas de um tandoor de barro são: altura de 1 a 1,5 m, diâmetro – cerca de 1 m, topo – 50 cm Para formar uma tigela de barro, use uma mistura de argila de caulim e lã de camelo ou ovelha. Quando todos os materiais estiverem prontos, vá trabalhar.

Mistura de argila

Corte a lã 1–1,5 cm e misture com a argila. Você precisa amassá-lo até obter a consistência de creme azedo grosso e cinza. Para manter a argila forte e durável, deixe-a em local escuro por cerca de uma semana. Durante todo o tempo de espera, retire o excesso de umidade da superfície da argila, mas ao mesmo tempo ela deve permanecer úmida. Caso contrário, ao operar o tandoor, ele irá rachar.

Tandoor de argila DIY - Mistura de argila

Em branco

Para formar um tandoor, é necessário preparar folhas de mistura de argila com uma espessura de cerca de 5–10 cm. Além disso, na produção tradicional, uma tigela de uma fornalha é moldada a partir delas, mas este método requer habilidades e habilidades consideráveis. Se você não está pronto para assumir riscos e fazer tudo tradicionalmente, um barril pode ajudá-lo..

Ao usá-lo, é necessário afrouxar os aros e despejar água. Deixe por uma semana para inchar. Isso lhe dará a forma necessária para fazer um tandoor. Escorra a água, seque completamente o barril e trate as paredes com manteiga por dentro. Quando tiver absorvido um pouco, você pode passar a usar o molde. Aconselhamos que prepare o molde e a mistura de argila ao mesmo tempo..

Tandoor de argila DIY - Blanks

Fazendo um tandoor de argila

Nesta fase, já é possível começar a formar um tandoor em um molde, ou enrolar linguiças com diâmetro não superior a 5–7 cm e comprimento de até 1 m a partir de uma mistura de argila, e já formar um fornalha deles. Isso não desempenha um grande papel, o principal é entender como é mais conveniente para você.

Coloque a argila firmemente nas laterais do barril, cubra e junte as costuras com as mãos ou uma espátula. Recolha todas as paredes do fogão, mas não cubra o fundo. O estreitamento da parte superior deve atingir ½ de todo o diâmetro do cano.

Quando você tiver formado totalmente a forma do forno, alise a argila por todo o interior. Deve ser o mais suave possível. Agora deixe o forno secar.

Depois que a argila secar, ela ficará calmamente atrás das paredes do barril. Tire os aros, desmonte o barril e tire o tandoor.

Fazendo um tandoor de argila com suas próprias mãos Fazendo um tandoor de argila com suas próprias mãos

Instalação

Coloque o forno em local preparado de argila, concreto ou tijolo refratário. Deve ter um orifício para circulação de ar, o chamado “soprador”. Conecte o forno e a base com a mesma argila e deixe secar.

Já neste formulário, seu tandoor pessoal está pronto para ser usado, mas se você quiser manter a temperatura o máximo possível, deve cobri-lo com um tijolo, e preencher a lacuna resultante com areia ou argila. Este projeto será capaz de manter a temperatura por 5-7 horas..

Tandoor de argila DIY - Instalação Tandoor de argila DIY - Instalação Tandoor de argila DIY - Instalação Tandoor de argila DIY - Instalação

Tandoor – foto

Tandoor é um fogão com uma longa história, que se reflecte no seu aspecto. Você tem uma oportunidade única de criá-lo e, portanto, provavelmente gostaria de se familiarizar com a variedade do design e se inspirar nas variações tradicionais ou modernas do tandoor. Preparamos lindas fotos para ajudá-lo a fazer isso. Boa visualização!

Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto Tandoor faça você mesmo - foto

Vídeo: Como fazer um tandoor com as próprias mãos

Published
Categorized as Ideias