Ideias de design de despensa no apartamento (70 fotos)

Um cômodo tão discreto, à primeira vista, como um depósito, é um depósito compacto para residentes de apartamentos. É aqui que você pode colocar racionalmente uma variedade de utensílios domésticos, ferramentas, ferramentas e equipamentos de limpeza, equipar um camarim, biblioteca ou compartimento de mercearia. Ao contrário de casas particulares, onde os locais de armazenamento estão localizados em sótãos e porões, os apartamentos muitas vezes não têm filmagem suficiente. Neste artigo, iremos considerar as melhores ideias para organizar uma despensa em várias salas, bem como realizar uma excursão fotográfica de designs de sucesso..

Onde colocar a despensa: idéias de planejamento

Encontrar um local adequado para guardar vários utensílios domésticos e coisas em pequenos apartamentos é bastante difícil. No entanto, organizar uma despensa é a melhor maneira de esconder e manter em ordem os acessórios raramente usados. Se você der uma boa olhada ao redor e aplicar um pouco de imaginação, mesmo em um pequeno Khrushchev você pode esculpir alguns metros quadrados.

Nicho

A presença de um nicho em um espaço residencial simplifica muito a solução para a questão de equipar uma despensa. Esses recessos nas paredes costumam ser encontrados em edifícios antigos – eles estão localizados em corredores ou salas de estar, têm quadrados diferentes, mas em qualquer caso, eles servirão com sucesso para criar um armazenamento. Dependendo do formato da mini-sala, você pode colocar prateleiras em forma de U ou L nela, instalar uma barra suspensa ou colocar eletrodomésticos. Um pequeno nicho será um bom lugar para colocar uma máquina de lavar ou geladeira, e um grande espaço pode ser arranjado como um camarim.

Onde colocar a despensa - Nicho

Corredor sem saída

Se não houver nichos no apartamento, não se desespere – a despensa pode ser equipada aproveitando o espaço vazio. Essa oportunidade existe, por exemplo, para os proprietários de longos corredores que terminam em um beco sem saída. Neste caso, basta instalar uma divisória em gesso cartonado ou simplesmente portas de correr de correr, o que limitará o espaço da despensa. No interior, assim como em nicho, o espaço é organizado de acordo com a finalidade..

Onde colocar a despensa - beco sem saída do corredor

Extremidade da varanda

Um local igualmente popular para a criação de um sistema de armazenamento é o final da varanda. Também aqui os proprietários de apartamentos pequenos costumam equipar despensas. No entanto, é necessário levar em consideração o microclima específico, que mesmo em uma varanda envidraçada é muito diferente – isso é tanto umidade elevada quanto mudanças de temperatura mais acentuadas. Conclui-se que a despensa equipada na varanda não deve ser utilizada para guardar alimentos ou roupas – é melhor colocar utensílios domésticos aqui..

Onde colocar a despensa - Fim da varanda

Na cozinha

É conveniente para qualquer dona de casa ter um sistema de armazenamento de alimentos diretamente na cozinha, onde você pode organizar várias conservas, vegetais, cereais e outros produtos. Ao mesmo tempo, não é necessário atribuir uma grande área – a arrecadação pode ser organizada ao longo de uma das paredes e ter uma profundidade não superior a 20 cm. Para poupar espaço, pode deixar a arrumação aberta ou instalar um estrutura de porta deslizante. Nessa despensa, além dos alimentos, existe um local para guardar os utensílios de cozinha pouco usados..

Onde colocar a despensa - Na cozinha

No banheiro

No banheiro, você também pode equipar um pequeno nicho de armazenamento, onde os acessórios de higiene, cosmética e de lavagem serão armazenados de forma ordenada. Para isso, o espaço de um canto vazio, que é vedado com divisórias de drywall resistentes à umidade e uma cortina, é bastante adequado. Às vezes eles montam uma pequena lavanderia aqui, instalam uma máquina de lavar, ou têm uma tábua de passar..

Onde colocar a despensa - No banheiro

Tipos de salas de armazenamento dependendo da finalidade

Antes de começar a arrumar a despensa, você precisa decidir exatamente o que será armazenado nela, já que a decoração de interiores e os equipamentos dependem disso. Dependendo da finalidade, os seguintes tipos principais de salas de armazenamento podem ser distinguidos:

– Depósitos de roupas. Esse tipo de armazenamento também é chamado de camarim e é colocado em corredores, quartos e berçários. Para guardar diversos tipos de roupas, a despensa é equipada com prateleiras, gavetas, racks ou caixas de sapatos, travessas com cabides. Se a sala for muito espaçosa, você pode instalar um espelho de parede e um pequeno pufe para vestir facilmente..

– Despensas domésticas. Como regra, essas despensas não requerem uma grande área, por isso é fácil encontrar um lugar para elas em um tamanho pequeno. Aqui, nas prateleiras, estão armazenados diversos produtos de limpeza, detergentes, equipamentos ou ferramentas de limpeza. É importante manter a ordem na despensa, dispondo os acessórios nos locais atribuídos a eles, caso contrário, ele se tornará não funcional.

– Salas de armazenamento para eletrodomésticos. Freqüentemente, os proprietários de pequenos apartamentos têm que se perguntar onde encontrar um lugar para uma máquina de lavar, aspirador de pó e outros equipamentos gerais. O problema pode ser resolvido por um nicho equipado para uma despensa, por exemplo, no território de um corredor ou cozinha. Para equipar uma mini-lavanderia, deve-se primeiro cuidar da fiação elétrica e do sistema de abastecimento e drenagem de água e, para o restante dos acessórios, basta equipar celas espaçosas.

– Instalações de armazenamento de alimentos. Essas despensas estão localizadas principalmente em cozinhas. É importante organizar tudo de forma que o espaço entre os produtos seja claramente delineado. Não é recomendável armazenar produtos com cheiro forte (cebola, alho) ao lado de cereais ou ervas, pois estes estarão saturados com um aroma indesejado. É melhor equipar um recipiente separado para cada tipo de alimento (você pode escolher recipientes de cores diferentes).

– Biblioteca doméstica. Livros, revistas, fotografias, recortes de jornais comemorativos também precisam de condições especiais de armazenamento, a fim de preservar seu frescor original por tanto tempo quanto possível. Na copa-biblioteca, é importante cuidar da ventilação e iluminação de alta qualidade. Se a sala for bastante espaçosa, pode-se instalar uma poltrona ou um pequeno sofá, equipando assim uma pequena sala de leitura onde poderá passar o tempo lendo seu romance favorito ou assistindo a um álbum de fotos de família..

Além dos tipos de depósitos discutidos acima, também existem sistemas de armazenamento combinados, onde os racks são adjacentes a roupas, utensílios de cozinha e outros itens domésticos. No entanto, como mostra a prática, esta não é a organização de armazenamento mais conveniente, uma vez que muitas vezes é difícil encontrar o necessário e existe a possibilidade de misturar diferentes cheiros..

Tipos de salas de armazenamento dependendo da finalidade Tipos de salas de armazenamento dependendo da finalidade Tipos de salas de armazenamento dependendo da finalidade

Despensa no apartamento

Apesar de a despensa ser uma divisão cujo espaço interno é na maioria dos casos fechado a olhares indiscretos, a sua decoração interior desempenha um papel importante. Em primeiro lugar, isso diz respeito ao layout, que deve permitir que você acomode o máximo de coisas possível. É importante escolher os materiais certos para o acabamento e disposição das estantes. E não se esqueça que a ordem deve reinar na despensa – só assim será um sistema de arrumação completo, onde cada detalhe tem o seu lugar..

Layout e mobília

Ao organizar uma despensa, antes de mais nada, é necessário decidir sobre a localização das prateleiras. As prateleiras podem ser localizadas linearmente (ao longo de uma parede), em forma de L (em salas estreitas e compridas) ou em forma de U (em salas espaçosas). Em seguida, você precisa fazer as medições com cuidado e criar um desenho, onde todos os detalhes estruturais necessários serão indicados.

A mobília da despensa é feita de qualquer material – podem ser prateleiras e caixas de madeira natural, mas este design é raramente usado devido ao alto custo das matérias-primas. Para o armazenamento, móveis em aglomerado ou MDF são bastante adequados. Além disso, estruturas metálicas, redes, que são colocadas em nichos de mercearia, serão uma boa opção. As prateleiras e gavetas da despensa também podem ser de plástico, mas este material não é muito durável e é capaz de suportar apenas cargas leves.

As peças das prateleiras da despensa estão dispostas de forma a que as peças mais populares fiquem a uma altura média. Aqui, além de prateleiras, você pode equipar vários designs extraíveis de gavetas para várias pequenas coisas. Itens que raramente são usados ​​ou roupas que não são relevantes em uma determinada estação ficam nas prateleiras superiores, e as inferiores, via de regra, são reservadas para calçados.

Projeto de despensa no apartamento - Layout e móveis Projeto de despensa no apartamento - Layout e móveis

Decoração de despensa

Ao escolher materiais para decorar revestimentos de parede, piso e teto, você não deve deixar de escolher opções caras. As paredes podem ser simplesmente pintadas com tinta de silicone (não exposta a mofo e bolor), coladas com papel de parede ou decoradas com painéis de parede. O chão é decorado com linóleo, laminado ou ladrilhos, e o teto é caiado de branco, pintado ou equipado com gesso cartonado com sistema de iluminação embutido.

Projeto de despensa no apartamento - Acabamento Projeto de despensa no apartamento - Acabamento

Iluminação

Para uma sala pequena, onde não haja nenhuma fonte de luz natural, é necessário fornecer um sistema de iluminação forte. Holofotes ou focos geralmente atendem a essa função, embora um lustre leve possa ser instalado em uma sala espaçosa. Tiras de LED localizadas ao longo das prateleiras ajudam a iluminar efetivamente as profundezas do armazenamento.

Projeto de despensa no apartamento - Iluminação

Porta

A escolha da porta da despensa é um dos pontos importantes, uma vez que funciona como fachada da arrecadação. Nos corredores, muitas vezes estão equipadas portas deslizantes com superfícies espelhadas, embora a opção de decorar as portas com imagens 3D em perspectiva não seja menos interessante. A opção de portas dobráveis ​​com um acordeão também é conveniente – elas economizam significativamente o espaço livre.

Ao instalar portas giratórias, você pode mascarar a tela com o mesmo material de acabamento da fachada do corredor – então, a despensa não chamará a atenção de forma alguma. Embora as estruturas giratórias exijam espaço para abertura livre, o lado interno delas também servirá para prender o armazenamento. As portas podem acomodar pequenos racks ou envelopes de tecido para ferramentas e outros itens pequenos.

Projeto de despensa no apartamento - Porta Projeto de despensa no apartamento - Porta

Sala de armazenamento – ideias de fotos para interiores

Para saber mais sobre como fazer uma despensa em um apartamento, sugerimos visitar nossa galeria de fotos, apresentada a seguir. Nas fotos você verá muitas opções de disposição – tanto grandes quanto compactas, mas bastante espaçosas. Boa visualização!

Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores Despensa - foto de design de interiores