Jardinagem vertical: 65 fotos e ideias

Jardinagem vertical: 65 fotos e ideias

Recentemente, a jardinagem vertical se espalhou. A colocação de plantas não na horizontal, mas sim na vertical tem os seus próprios encantos estéticos e muitas vantagens práticas, devido às quais é muito utilizada para decorar edifícios em terrenos privados, bem como decorar interiores de apartamentos, escritórios, restaurantes. Em nosso artigo, veremos várias maneiras de organizar estruturas de paisagismo verticais em diferentes condições e também descobriremos quais plantas são melhores para escolher..

Jardinagem vertical em paisagismo

No território local, os canteiros verticais desempenham uma série de funções. Eles são capazes não só de decorar e diversificar o paisagismo com sua originalidade, mas também de trazer grandes benefícios..

Em primeiro lugar, a colocação de tais estruturas ajudará a economizar metros quadrados de área local. As trepadeiras colocadas em pérgulas e gazebos conservam os níveis de umidade e protegem seus proprietários em climas quentes. Se colocar as plantas no plano da parede da casa, consegue-se um excelente invólucro adicional, que não só esconde todas as falhas existentes na estrutura, mas também cria uma sombra agradável, protegendo a fachada de sobreaquecimento..

A jardinagem vertical é utilizada com sucesso no zoneamento de parcelas, atuando como uma cerca viva que pode proteger o território de olhares indiscretos, separar o território da área de lazer, anexos, parques infantis, etc..

Visualizações

Dependendo da finalidade da cerca verde, ela pode ter características próprias. No projeto paisagístico, você pode encontrar tipos de jardinagem vertical como:

Os arcos são idênticos à localização no interior, os tetos abobadados no local servem para indicar as transições de uma zona para outra. Na maioria das vezes, a estrutura do arco é feita de pranchas de metal ou madeira, mas pedra ou tijolo também podem ser usados. Neste caso, é necessário fazer um arco de altura suficiente (no mínimo 2,2 m) para que as plantas que descem não interfiram na sua liberdade de movimento;

Pérgulas – principalmente essas estruturas agiam como estruturas de suporte para os vinhedos e chegavam às nossas áreas locais dos países mediterrâneos. Hoje em dia, estão a fazer um grande sucesso, desempenhando o papel de proteger certas zonas dos raios solares e simular um túnel em redor de caminhos de jardim. Estruturalmente, a pérgula é constituída por pilares ou tetos abobadados sucessivamente localizados, interligados por vigas. Decorado com trepadeiras, tem um excelente aspecto e não é o último lugar em paisagismo;

Paredes verdes – este tipo de paisagismo é formado sobre sebes de madeira ou redes metálicas esticadas. Também podem ser postes com correntes ou cordas esticadas, telas treliçadas, densamente envoltas em vegetação. Essas sebes são usadas para emoldurar caminhos de jardim e áreas separadas;

Estruturas suspensas são outro tipo comum de paisagismo para paredes e cercas. Além disso, não apenas os vasos de flores comuns funcionam como vasos de flores, mas também os meios improvisados ​​mais inesperados – sacos, garrafas de plástico, latas, abajures, etc. Essas paredes parecem bastante originais. Você também pode comprar fitomódulos prontos para o plantio de plantas de baixo crescimento;

Canteiros de flores verticais são uma bela decoração que merece atenção especial. Tal composição pode decorar uma cerca, uma parede ou representar uma pirâmide de caixas de diferentes tamanhos com plantas com flores brilhantes e de tamanho inferior (malmequeres, petúnias, ásteres de tamanho inferior, etc.).

Um dos métodos de jardinagem vertical é o arranjo de obeliscos – suportes altos (pilares, árvores), em torno dos quais cresce uma planta arbustiva trepadeira. Essas decorações são mais comuns em parques e praças da cidade do que em territórios privados..

Jardinagem vertical em paisagismo - Tipos Jardinagem vertical em paisagismo - Tipos Jardinagem vertical em paisagismo - Tipos Jardinagem vertical em paisagismo - Tipos

Quais plantas escolher

Para criar uma bela composição vertical, são utilizadas diferentes plantas que florescem em diferentes períodos – neste caso, a beleza pode ser apreciada por um longo período. As plantas podem ser trepadeiras, ampelosas, subdimensionadas. Os representantes condicionalmente cacheados da flora podem ser divididos em duas equipes, a saber:

Anuários – Via de regra, têm um período de floração longo, mas requerem replantio anual. Incluem capuchinha brilhante, despretensiosa de cuidar, ipomeia com flores originais na forma de um gramofone, kobei trepadeira em forma de liana e ervilhas-de-cheiro que florescem até a geada com um aroma refinado;

Perenes – florescem abundantemente, mas requerem cuidados cuidadosos e alimentação. Os tipos mais populares dessas plantas na jardinagem vertical de locais são as rosas trepadeiras e as clematites, agradando com sua floração brilhante, o caruncho, caracterizado por uma vegetação abundante, uvas juvenis de crescimento rápido com folhagem e bagas incomumente variadas e, é claro, o hera conhecida, que tem muitas variedades.

Das plantas ampelosas que podem ser plantadas em vasos suspensos, os vasos são frequentemente escolhidos para petúnia, pelargônio, lobélia, etc..

O musgo se tornou muito popular na jardinagem vertical, e isso se aplica tanto a plantas internas quanto externas. É completamente pouco exigente para cuidar, tem uma longa vida útil e é hipoalergênico. Os phytowalls internos e externos podem até mesmo ser formados a partir de vegetais e plantas picantes, portanto, não ocupando espaço no jardim.

Jardinagem vertical em paisagismo - Quais plantas escolher Jardinagem vertical em paisagismo - Quais plantas escolher Jardinagem vertical em paisagismo - Quais plantas escolher

Jardinagem vertical no interior

Nos apartamentos, a jardinagem vertical tem ganhado popularidade ao longo dos anos. Isso se deve tanto ao apelo estético dos painéis de vidro quanto à capacidade de liberar peitoris e varandas de vasos de flores que ocupam muito espaço. Com o auxílio dos painéis verdes também é feito o zoneamento, colocando-os, via de regra, em áreas de lazer e alimentação, já que o verde contribui para melhorar o apetite e relaxar após um dia cansativo..

Os phytowalls verticais são capazes de proporcionar um ambiente ecológico na casa, o que é importante para a saúde de cada pessoa. Eles adicionam aconchego ao interior, criam um microclima favorável e conforto psicológico..

Métodos de jardinagem vertical no apartamento

A maneira mais fácil de criar um phytowall é colocar prateleiras ao longo da parede, nas quais são instaladas caixas com plantas exuberantes. Se a sala não tiver uma parede vazia, você pode comprar estandes especiais que são instalados no chão. Também estão à venda fitomódulos especiais, nos quais os vasos de flores estão posicionados em um determinado ângulo, o que permite dar vida a toda a parede. Esses projetos são frequentemente usados ​​para decorar escritórios, cafés e outros locais públicos..

Tal como no desenho da área local, são utilizados no apartamento vasos suspensos (vasos) e outras estruturas com plantas ampelosas. Um fenômeno novo é um painel de suculentas. Parece bastante incomum e bonito, mas fazê-lo com suas próprias mãos não é nada difícil. Para isso, é necessário colocar os vasos com plantas em uma caixa espaçosa, colando-os com fundos de alta qualidade. O espaço que se forma entre os recipientes pode ser decorado com palha, musgo ou estopa.

Jardinagem vertical no interior - Métodos de jardinagem vertical no apartamento Jardinagem vertical no interior - Métodos de jardinagem vertical no apartamento Jardinagem vertical no interior - Métodos de jardinagem vertical no apartamento Jardinagem vertical no interior - Métodos de jardinagem vertical no apartamento

Como escolher plantas para o interior

Na verdade, a escolha de plantas para composição vertical em condições de apartamento é muito grande e depende muito das preferências pessoais dos proprietários. No entanto, deve-se levar em conta que é melhor escolher culturas despretensiosas que não requeiram iluminação forte, ou cuidar da organização da iluminação de alta qualidade e da rega automática de plantas. As culturas mais populares são:

– Clorófitos, que possuem muitas variedades. Eles não são apenas magníficos e bonitos, mas também capazes de processar substâncias nocivas que entram no ar, portanto, eles também são úteis;

– Filodendros – perenes perenes que crescem rapidamente e gostam muito de umidade;

– Hera com haste trepadeira, na qual crescem muitas folhas;

– Scindapsus – liana com grandes folhas decorativas;

– Aspagarus é uma planta bastante exuberante, ocupando um grande volume. Possui hastes finas e flexíveis com folhas em forma de agulha que criam uma aparência leve e arejada;

– Tradescantia – tem folhagem colorida e brilhante, lindamente pendurada na forma de laços.

Na cozinha, pode-se organizar uma estrutura vertical com uma verdadeira mini-horta, onde crescerão mudas ou ervas picantes.

Jardinagem vertical no interior - O que escolher plantas para o interior Jardinagem vertical no interior - O que escolher plantas para o interior Jardinagem vertical no interior - O que escolher plantas para o interior Jardinagem vertical no interior - O que escolher plantas para o interior Jardinagem vertical no interior - O que escolher plantas para o interior

Jardinagem vertical – foto

Sugerimos que você continue conhecendo os vários métodos de jardinagem vertical em nossa galeria. Aqui você encontrará muitas fotos de projetos de phytowall bem-sucedidos nos territórios dos lotes adjacentes e no interior. Boa visualização!

Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos Jardinagem vertical - ideias para fotos

Published
Categorized as Ideias