Mais de 70 ideias de decoração de parede de banheiro (foto)

Ao planejar a reforma de uma casa, muitas vezes prestam a maior parte da atenção às salas de estar, quartos, cozinhas e esquecem-se imerecidamente de um cômodo como o banheiro, embora seja um dos mais necessários para uma pessoa. Além da escolha de um encanamento funcional moderno, a questão mais importante é a escolha dos materiais de acabamento, que compõem o fundo principal e muitas vezes atuam como um ornamento decorativo. Em nosso artigo, vamos considerar o que pode ser a decoração de parede moderna no banheiro, uma variedade de materiais e cores..

Por onde começar?

Consertar um banheiro é uma tarefa problemática que às vezes pode se tornar um processo bastante demorado. Parece que pode ser difícil decorar o menor cômodo da casa, mas o problema às vezes está no estado deplorável das paredes, especialmente se o apartamento está localizado em uma casa um tanto “antiga” que não passou por grandes reparos por décadas.

Por isso, na hora de fazer a reforma do banheiro, dê-se ao trabalho de colocar os revestimentos de parede em ordem – é a garantia de que o novo revestimento terá uma longa durabilidade. É necessário, em primeiro lugar, desmontar o material de acabamento antigo, de preferência para uma superfície de parede completamente exposta. Nós inspecionamos cuidadosamente os planos, cobrimos todas as rachaduras, buracos e irregularidades existentes com massa. Idealmente, as paredes precisam ser niveladas, então qualquer material de acabamento irá caber nelas sem problemas. Se você planeja embainhar a caixa com drywall ou painéis de parede, você pode fazer sem nivelar.

Em seguida, passamos para os tubos – você também precisa estudar sua condição. Se a reparação na casa de banho não se realiza há muito tempo, é melhor não adiar e efectuar trabalhos de reparação (substituição) das comunicações na fase preparatória. Isso também se aplica à fiação elétrica. Freqüentemente, em casas antigas, há uma única lâmpada no banheiro, localizada acima da entrada, o que fornece uma pequena faixa de iluminação, então você pode pensar em instalar luminárias adicionais com antecedência e instalar cabos elétricos.

Quando todas as comunicações estão em ordem, as paredes devem ser devidamente preparadas, pode-se usar meios especiais, que incluem substâncias que evitam a formação de fungos. Agora que a preparação pode ser considerada concluída, a sala deve receber um “descanso” e secar completamente. Enquanto isso, passaremos para a escolha do material de acabamento..

Decoração de parede no banheiro - por onde começar

A escolha do material para acabamento

No mercado atual de materiais de construção e acabamento, há uma grande variedade de opções para revestir superfícies de paredes, às quais às vezes você fica louco. Porém, é preciso levar em consideração que o banheiro é uma sala com alta umidade, portanto, nem todos os materiais podem ser usados ​​aqui..

Azulejo de cerâmica

Decorar as paredes das casas de banho com ladrilhos cerâmicos é uma forma de acabamento bastante antiga, que hoje não perde a sua relevância. Este material é excelente tanto para características estéticas quanto práticas. A superfície brilhante do revestimento, que tem um efeito reflexivo, é maravilhosamente capaz de dar mais liberdade ao ambiente, e a maior resistência à umidade, força e facilidade de limpeza garantem uma longa vida útil.

Os ladrilhos de hoje são visivelmente diferentes das amostras anteriores em uma variedade de formas (quadradas, retangulares, em forma de diamante, triangulares), texturas e cores, o que permite que você crie um design impressionante e elegante, mesmo em uma sala pequena. Basta olhar para os maravilhosos remendos de ladrilhos de patchwork, e associações com uma atmosfera familiar calorosa surgem imediatamente em minha cabeça. As opções de decoração com ladrilhos que imitam uma árvore ou pedra ficam lindas. Para aqueles que buscam a originalidade tanto quanto possível, você pode adquirir um conjunto de peças que compõem uma imagem tridimensional.

O “parente” mais jovem do azulejo é o mosaico, que se transforma em magníficas composições. Freqüentemente, os materiais são combinados, decorando as zonas de destaque com pequenos mosaicos..

Material de decoração de parede de banheiro - Ladrilhos cerâmicos Material de decoração de parede de banheiro - Ladrilhos cerâmicos Material de decoração de parede de banheiro - Ladrilhos cerâmicos Material de decoração de parede de banheiro - Ladrilhos cerâmicos Material de decoração de parede de banheiro - Ladrilhos cerâmicos

Drywall

A utilização de placas de gesso cartonado para o revestimento das paredes tem uma vantagem adicional – não haverá necessidade de um nivelamento absoluto das paredes. Ao mesmo tempo, é importante escolher o material certo – aquele que tem maior resistência à umidade, é produzido em verde e tem a marcação adequada. Com drywall, que é bastante flexível no processamento, você pode criar uma variedade de pequenas formas arquitetônicas, pintá-las ou revesti-las. Às vezes, essas estruturas são usadas para organizar prateleiras, nichos ou paredes falsas, atrás das quais comunicações, barris de drenagem são escondidos..

Material de decoração de parede de banheiro - Gesso cartonado Material de decoração de parede de banheiro - Gesso cartonado Material de decoração de parede de banheiro - Gesso cartonado

Painéis de PVC e MDF

A forma mais econômica e simples de decorar as paredes de um vaso sanitário é instalando painéis especiais, que são produzidos com materiais como PVC e MDF. Os painéis têm uma grande variedade de designs e podem imitar fielmente os materiais naturais, possuem uma grande paleta de cores, o que permite criar qualquer estilo de design. São leves e fáceis de instalar, não requerem nivelamento prévio das paredes. A diferença entre eles está no grau diferente de tolerância à umidade – os painéis de PVC são mais estáveis ​​e o MDF, com exposição prolongada a condições úmidas, pode inchar com o tempo. Mas os últimos são mais resistentes ao estresse mecânico..

Material de decoração de parede de banheiro - painéis de PVC e MDF Material de decoração de parede de banheiro - painéis de PVC e MDF Material de decoração de parede de banheiro - painéis de PVC e MDF Material de decoração de parede de banheiro - painéis de PVC e MDF Material de decoração de parede de banheiro - painéis de PVC e MDF

Papel de parede

Se você decidir dar preferência ao papel de parede, é preciso escolher tecidos laváveis ​​e resistentes à umidade, conforme evidenciado pela marcação do rolo. O desenho das telas pode ser monocromático ou com ornamentos, padrões geométricos. Uma solução interessante para criar um destaque pode ser o papel de parede de foto, que é colado sobre uma das paredes. O tema das imagens é selecionado de acordo com o estilo – podem ser paisagens, montanhas, animais, imagens de cidades, rios e cachoeiras violentas.

Material de decoração de parede de banheiro - Papel de parede Material de decoração de parede de banheiro - Papel de parede Material de decoração de parede de banheiro - Papel de parede

Corante

Pintar as paredes do banheiro é fácil de aplicar, o que não requer habilidades especiais. Deve-se observar que compostos modernos, como a tinta acrílica, têm textura leve, são aplicados uniformemente, têm superfície lavável, não desbotam com o tempo e não racham. Basta mostrar imaginação – e você pode criar revestimentos exclusivos em pequenas paredes. Uma combinação de duas cores é freqüentemente usada, e a borda entre elas pode ser precisa ou desfocada. Outra opção que merece atenção é fazer um desenho na superfície das paredes com massa de vidraceiro e depois pintar. Às vezes, estênceis especiais são usados ​​para aplicar imagens – fica muito vivo e bonito.

Material de decoração de parede de banheiro - pintura Material de decoração de parede de banheiro - pintura Material de decoração de parede de banheiro - pintura Material de decoração de parede de banheiro - pintura

Design de interiores de banheiro

Considerando a reforma do lavabo, você já deve ter decidido a escolha da cor principal do cômodo, preferindo uma ou outra paleta. Se ainda não tiver uma ideia geral do design, sugerimos que se familiarize com algumas dicas profissionais que o ajudarão na decoração de uma casa de banho..

O material de acabamento para revestimento de paredes pode ser monocromático, mas isso tornará a situação um tanto “enfadonha”, e você terá que trabalhar na decoração. É mais fácil escolher vários tons de cores e, ao combiná-los, fazer o ambiente brilhar de uma nova forma. Às vezes, as paredes opostas são decoradas com cores diferentes ou o revestimento da parede acima do banheiro é revestido de uma cor escura – essas técnicas ajudam a “separar” visualmente as paredes, aumentando o espaço. O mesmo efeito é facilitado pelo uso de linhas na decoração, onde listras horizontais expandem o ambiente e listras verticais aumentam a superfície do teto..

Para decorar um banheiro pequeno, é melhor optar por cores claras que podem ser diluídas com manchas mais brilhantes. O minimalismo em todas as suas formas é mais aceitável aqui: em excelente iluminação, decoração lacônica, falta de decoração. Nesse sentido, dá-se preferência ao design branco neve, com possíveis salpicos de cores de destaque. Você pode escolher o azul como o tom principal, que é mais adequado para essas salas. Para evitar que o ambiente pareça muito frio, você precisa escolher uma cor de companhia quente, por exemplo, creme ou pêssego..

Uma excelente opção para uma sala pequena será um papel de parede fotográfico com perspectiva, colocado numa das paredes ou envolvendo totalmente a sala..

Para pessoas decididas que buscam um design extraordinário em todos os cantos de sua casa, oferecemos uma opção com uma paleta vermelha. Isso não significa de forma alguma que você precise preencher todas as paredes com um tom escarlate, transformando um banheiro comum em uma espécie de câmara de tortura. Deixe o design ser baseado em um tom neutro de vinho ou carmesim, que será entrelaçado com alguma outra cor contrastante. Você pode ter uma paleta branca como aliada, o que iluminará qualquer tom rico..

Um pouco desatualizado, mas o camarim, decorado em tons de bege acastanhado, parece bastante digno. Os modelos atuais de papéis de parede e ladrilhos com diversos padrões e ornamentos podem animar e diversificar significativamente o interior. Ao colocar uma pequena área de jardim vertical em uma das paredes, você pode transformar uma sala tradicional em um verdadeiro eco-banheiro.

Não há necessidade de ter medo de preenchimentos brilhantes usando cores ricas em amarelo, verde e azul – eles não são aceitáveis ​​para interiores residenciais, e em uma sala onde se gasta pouco tempo, tal design pode ser muito engraçado. Claro, se o banheiro for combinado com um banheiro, há muito mais idéias de design, mas, como dizem, esta é “uma história completamente diferente”..

Decoração de parede de vaso sanitário - Design de interior de vaso sanitário Decoração de parede de vaso sanitário - Design de interior de vaso sanitário Decoração de parede de vaso sanitário - Design de interior de vaso sanitário

Decoração de parede no banheiro – foto

Conhecendo ainda mais os materiais de acabamento que são usados ​​para decorar as paredes do banheiro, sugerimos continuar nas páginas da galeria de fotos. Aqui estão vários bons exemplos, com base nos quais, será mais fácil fazer uma escolha a favor de um ou outro acabamento. Boa visualização!

Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto Decoração de parede no banheiro - foto