Portas interiores de vidro (mais de 65 fotos)

Portas interiores de vidro (mais de 65 fotos)

As portas interiores de vidro são um fenômeno relativamente novo, mas já se estabeleceram firmemente no lado positivo. Poucas pessoas sabem, mas os primeiros protótipos de tais designs foram inventados e usados ​​com sucesso pelos franceses no século XVII. Claro, eles não correspondiam às características estéticas e de resistência dos modelos modernos, mas ainda eram comuns. As portas interiores de vidro têm uma série de vantagens quando comparadas com as portas de madeira e contraplacado. Vamos dar uma olhada na variedade do mercado de portas de hoje e apreciar todas as vantagens desses produtos maravilhosos..

Vantagens e desvantagens

Por falar em portas interiores de vidro, podemos destacar a sua principal vantagem – a versatilidade. Graças ao amplo campo de design, você pode instalar estruturas em sua casa que se “encaixam” perfeitamente em um determinado estilo de interior. Isso é especialmente verdadeiro hoje, uma vez que o projeto das instalações busca cada vez mais um espaço livre aberto..

A próxima propriedade positiva pode ser chamada com segurança de durabilidade do material, uma vez que o vidro utilizado na fabricação de portas é especialmente durável, não é suscetível à umidade, mudanças de temperatura, não tem medo da radiação ultravioleta e, ao contrário do metal e da madeira, tem não enferruja e não seca com o tempo.

Mas, como se costuma dizer, não vai dispensar uma “mosca na sopa” – os fechos de vidro são bastante pesados, o que complica muito a instalação e não são baratos. Se estes fatos não o assustaram, sugerimos que se familiarize com toda a variedade deste móvel..

Portas interiores de vidro - vantagens e desvantagens Portas interiores de vidro - vantagens e desvantagens

Tipos de portas interiores de vidro

A principal classificação das portas interiores de vidro baseia-se nos métodos de abertura. Cada tipo tem suas próprias características de qualidade que devem ser consideradas no momento da compra. Portanto, um fabricante moderno está pronto para fornecer as seguintes categorias de portas:

1. Estruturas de vidro articuladas com uma caixa, que pode ser sem moldura ou ter uma borda envolvendo o vidro. Esses modelos são capazes de abrir em uma direção, têm maior índice de isolamento acústico, já que a porta se encaixa perfeitamente no plano da caixa. Os modelos com moldura são considerados mais confiáveis, uma vez que o vidro é adicionalmente protegido contra danos mecânicos.

2. Portas giratórias instaladas sem moldura, também chamadas de portas giratórias. A principal vantagem do design é que as portas podem ser abertas em qualquer direção devido à fixação em mecanismos axiais. Naturalmente, isso é bastante conveniente, especialmente para uma família grande, pois oferece largura de banda gratuita. Mas a principal desvantagem neste caso será o fraco isolamento acústico e a penetração de odores estranhos na divisão, por exemplo, de pratos preparados na cozinha..

3. Portas interiores de correr em vidro. Eles podem ser facilmente comparados de acordo com o princípio do trabalho com estruturas de madeira que há muito fazem parte do nosso dia-a-dia. As cortinas transparentes também se movem ao longo das faixas de guia na parte superior e inferior da porta. Deve-se notar que nos modelos de compartimento, são instalados vidros mais maciços do que nos casos anteriores..

4. Sistemas de cassetes. Também utiliza o princípio do movimento da tela ao longo das guias, mas uma característica distintiva será a presença de uma cassete no interior da parede, por onde as portas “entram” ao abrir. A principal vantagem do sistema é que os proprietários não precisam se preocupar com a disponibilidade de espaço livre próximo às portas para garantir seu movimento suave. No entanto, há também uma desvantagem bastante grande – durante a instalação, podem ser causados ​​danos à parede, o que exigirá reparos adicionais.

Além dos métodos de abertura, as portas interiores de vidro podem diferir no seu grau de transparência, sendo subdivididas em totalmente transparente, semifosco e fosco. A escolha desta ou daquela opção baseia-se tanto nas preferências pessoais dos proprietários como na finalidade funcional de uma determinada divisão, pois nem sempre é necessário que a divisão esteja totalmente aberta a olhares indiscretos. Por exemplo, vidros transparentes marcarão perfeitamente a borda da sala e do corredor, vidro fosco é racional para instalar na entrada do banheiro, portas interiores de vidro semi-fosco podem ser usadas para qualquer espaço.

Portas interiores de vidro - Tipos Portas interiores de vidro - Tipos

Recursos de design de porta de vidro

Além de tudo isso, não se pode deixar de admirar a variedade de soluções de design para a decoração de portas de vidro. Hoje você pode escolher qualquer design exclusivo para o seu interior. É bem possível encontrar ou comprar estruturas de portas de vidro para cada direção de estilo, o que pode enfatizar significativamente o conceito, por exemplo:

– O interior do sotão será complementado por grandes estruturas de correr em vidro fosco ou corrugado emolduradas por rebordo de madeira tosco;

– O estilo de alta tecnologia, como nenhum outro, é caracterizado pela presença de um máximo de espaço livre e superfícies de vidro. Tanto as grandes telas transparentes, que conferem leveza ao espaço, quanto as modestas portas pendulares com originais padrões geométricos são bem-vindas. Ênfase especial deve ser dada aos detalhes funcionais – fechos de portas, maçanetas, dobradiças;

– O minimalismo estrito será enfatizado por portas de correr modernas mate, sem quaisquer padrões e brilho brilhante;

– Em um estilo retro, você pode improvisar com desenhos em portas de batente de vidro com moldura, que exibirão estampas florais, padrões geométricos peculiares, etc..

Portas francesas

Esse tipo é o mais popular – esses designs podem ser encontrados tanto em interiores quanto nas ruas. As telas emolduradas por uma moldura parecem bastante elegantes e sofisticadas. A madeira é mais freqüentemente usada como um esqueleto. Para o estilo shabby chic e provençal, as portas francesas de vidro em uma moldura de madeira branca são perfeitas e os tons escuros são característicos das tendências modernas..

Design de portas interiores de vidro - portas francesas Design de portas interiores de vidro - portas francesas

Portas com vitrais. Estilo Louis Tiffany

Estruturas de vidro com vitrais feitas por diferentes técnicas podem se tornar uma verdadeira obra de arte. Uma das mais populares é a tecnologia Tiffany, cujo uso garante a fixação confiável de vários elementos, alto desempenho estético e a capacidade de criar uma ampla variedade de desenhos e abstrações..

O artista-designer americano desenvolveu um excelente sistema para montar vitrais de peças individuais usando corte a laser e tecnologia de fusão de vidro. Os vitrais parecem especialmente atraentes nos estilos Art Nouveau, Art Deco e oriental. Aqui você pode ver uma abundância de cores brilhantes combinadas em temas naturais, geométricos, ornamentais e abstratos..

Design de portas de vidro interno - portas de vidro colorido Design de portas de vidro interno - portas de vidro colorido

Portas de vidro decoradas com papel alumínio

A opção de decoração mais econômica é decorar portas de vidro com filmes coloridos, foscos ou espelhados. A tecnologia é tão simples que o trabalho pode ser realizado de forma independente, sem a ajuda de especialistas. Mas, ao mesmo tempo, esse tipo de design não difere em uma longa vida útil..

Design de portas interiores de vidro - portas de vidro decoradas com papel alumínio Design de portas interiores de vidro - portas de vidro decoradas com papel alumínio

Portas de vidro jateado

Muito mais durável é o uso do jato de areia, que é feito exclusivamente na fábrica. Neste caso, o vidro e o desenho fundem-se num todo, e a complexidade da execução depende da vontade dos proprietários – pode ser uma composição simples para interiores minimalistas ou mais pomposa..

Design de portas interiores de vidro - portas de vidro jateado

Estruturas usando vidro triplex

O material mais durável para portas transparentes é o vidro triplex. Sua peculiaridade está na tecnologia de produção, onde vários vidros são colados com uma película decorativa de qualquer cor colocada entre eles. Um fato interessante é que quando danificados ou quebrados (o que acontece muito raramente), os fragmentos não voam, mas permanecem presos ao filme. Esse fato indica o aumento da segurança do uso de tal projeto..

Design de porta interior de vidro - construções de vidro triplex Design de porta interior de vidro - construções de vidro triplex

Como escolher portas interiores de vidro

Como a escolha do item de interior que estamos considerando é bastante grande, antes de comprar é importante pensar em tudo nos mínimos detalhes, pesar todos os prós e contras deste ou daquele design. É interessante notar que o custo das portas interiores de vidro é bastante elevado, especialmente se forem feitas sob encomenda de acordo com o estilo. Todas as sutilezas são importantes aqui, desde os métodos de abertura, o grau de iluminação do vidro, sua decoração e terminando com a qualidade dos acessórios..

É preciso estar atento à qualidade do vidro, ao seu preço – quanto maior o custo, mais confiável ele é. Os sistemas mais duráveis ​​são “Triplex”, mas seu preço, respectivamente, é alto. Além disso, o preço pode ser influenciado pelo tamanho da porta e seu peso, portanto, quando for comprar, você precisa decidir imediatamente sobre o orçamento..

Ao comprar, não faz mal exigir que o vendedor forneça um certificado de conformidade para a porta de vidro comprada, a fim de proteger sua família e amigos de problemas.

Como escolher portas interiores de vidro Como escolher portas interiores de vidro

Portas interiores de vidro – foto

Muitas ideias para a instalação e design de portas interiores de vidro podem ser obtidas na galeria abaixo. Aqui são recolhidas as melhores fotos dos seus vários tipos, decoradas com soluções de estilo moderno. Boa visualização!

Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto Portas interiores de vidro - foto

Published
Categorized as Ideias