Tapume sob uma pedra (65 fotos): vistas, belas ideias

Um material de acabamento bem escolhido pode não apenas decorar significativamente a estrutura e o paisagismo, mas também criar a atmosfera mais confortável e acolhedora em qualquer casa. O acabamento em pedra confere um charme especial, originalidade e aspecto respeitável aos edifícios privados. Mas o alto custo e o volume inerente à pedra natural muitas vezes tornam-se o motivo da rejeição deste material decorativo. Um substituto digno para ele será o revestimento que imita a pedra natural, que recentemente se espalhou. Tem muitas características positivas, incluindo uma variedade de estruturas. Em nosso artigo, daremos uma visão geral das principais vantagens do tapume que imita a pedra, suas variedades e usos..

O que é tapume, seus benefícios

O tapume é um material para decoração de paredes, capaz não só de proteger qualitativamente a estrutura dos caprichos climáticos e criar um ambiente agradável no interior da casa, mas também de decorar perfeitamente a fachada. Mergulhando na história, notamos que o revestimento foi usado pela primeira vez na construção no século 19, quando os americanos começaram a usar pranchas de madeira como revestimento. Além disso, eles os colocaram sobrepostos, de forma que as telas horizontais pendurassem umas sobre as outras. Um pouco mais tarde, em meados do século passado, no Canadá e nos EUA, lançaram a produção de painéis laterais de PVC, que se destacavam pela durabilidade. Com o tempo, outros tipos desse material de revestimento apareceram. Por que o tapume ganhou tanta popularidade em todo o mundo? A resposta a esta questão decorre da lista de vantagens do material, a saber:

– Facilidade de instalação – o material é fácil de colocar mesmo para um iniciante que não tem muita experiência com este material;

– Não há necessidade de nivelamento preliminar da superfície, pois o torneamento primário esconde todos os defeitos das paredes;

– Manutenção despretensiosa – a sujeira da rua é facilmente removida pela pressão da água;

– Resistência a quaisquer intempéries, o que garante a durabilidade do material (o período de garantia é de cerca de 50 anos);

– Custo acessível.

Também é importante notar que os tipos modernos de revestimento têm uma grande variedade de designs que podem facilmente imitar qualquer tipo de pedra natural. Com a ajuda do revestimento de pedra, você pode criar fachadas de obras-primas combinando texturas, bem como usá-las em design de interiores. Outra vantagem é a compatibilidade universal do revestimento de pedra com quaisquer outros tipos de materiais de revestimento (madeira, gesso decorativo, vidro, etc.).

Tapume sob uma pedra - O que é tapume, seus benefícios Tapume sob uma pedra - O que é tapume, seus benefícios

Tipos de revestimento de pedra

Hoje, o tapume de pedra tem diferentes interpretações. Pode ser classificado de acordo com os materiais que servem de matéria-prima para a fabricação. Além disso, um papel importante é desempenhado pelo espectro de superfícies que imitam este ou aquele material natural..

Materiais de revestimento

Tendo decidido decorar a fachada de uma casa ou interior com revestimento por baixo de pedra, é importante escolher o material adequado de que é feito, porque no futuro vai depender disso a estética, bem como a duração da vida útil . O mercado moderno oferece tipos de tapume como:

1. Tapume do vinil. Painéis baratos feitos de PVC. Suas vantagens podem ser chamadas de vários tipos de superfícies – podem ser lisas ou ter uma textura interessante. O baixo peso torna o transporte e a instalação fáceis o suficiente. O vinil não é suscetível a desastres naturais, fungos e mofo, e tem baixa condutividade térmica. Sob a influência do fogo, não queima, apenas derrete, sem emitir substâncias nocivas para a atmosfera. Sua vantagem também se reflete em sua baixa condutividade térmica, o que garante um clima interno favorável. Quanto às deficiências, vale destacar aqui a baixa resistência a esforços mecânicos, fortes impactos.

2. Tapume de acrílico. Um material mais caro feito com os polímeros de última geração, graças ao qual se destaca por sua maior resistência e resistência à deformação. Distingue-se por um belo brilho brilhante, uma variedade de texturas e tons. O material imita de forma mais confiável a alvenaria e tem uma longa vida útil – até meio século. Ao escolher o revestimento de acrílico para uma pedra, é importante prestar atenção à uniformidade de cor nos lados externo e interno dos painéis – se eles diferem na cor, significa que este é um material de baixa qualidade que foi reprocessado para mascarar imperfeições.

3. Tapume de metal. Feito de alumínio e aço galvanizado, o material tem a mais alta resistência e durabilidade, e um revestimento de polímero adicional o protege da corrosão. As guarnições de revestimento de metal têm uma aparência atraente, repetindo verdadeiramente qualquer tipo de pedra, seja rocha de concha, camadas de pedra ou tijolo. Escolhendo para fachadas, vale a pena considerar que as telhas são bastante pesadas e vão criar uma carga adicional na parede e fundação. Você também precisará de uma camada adicional de isolamento, uma vez que o material tem um isolamento térmico ruim.

4. Tapume de fibrocimento. Um tipo especial feito de cimento, areia, água, fibras de celulose e painéis de reforço. O material não é inferior em resistência ao concreto, imita com segurança o relevo dos componentes naturais, é resistente às influências climáticas e mecânicas. Na fabricação de revestimentos de fibrocimento sob uma pedra, lascas de mármore, quartzo, mica são adicionados à composição, o que dá mais semelhança com o material natural. É frequentemente usado para decorar porões, gazebos, cercas.

Além de escolher o material principal – revestimento de pedra – é importante selecionar elementos adicionais (início, faixas de acabamento, cantos, detalhes para decorar aberturas de janelas e portas), que durante a instalação tornarão as juntas dos painéis e aberturas mais precisas.

Materiais para fazer o revestimento sob uma pedra Materiais para fazer o revestimento sob uma pedra

Variedade de superfícies de revestimento de pedra

Graças ao aprimoramento das tecnologias de produção, hoje você pode encontrar uma grande variedade de texturas e padrões de superfícies de revestimento. Além disso, a variedade pode se orgulhar do constante surgimento de novas soluções que são capazes de imitar de forma plausível pedra natural, cascalho, rocha de granito, rocha concheada, etc. mas também para interiores de instalações residenciais.

Com base no tipo de pedra representada e no tamanho do padrão, o revestimento é apresentado em uma ampla gama de cores, o que possibilita a escolha do desenho mais aceitável..

Variedade de superfícies de revestimento de pedra Variedade de superfícies de revestimento de pedra

Aplicação de revestimento sob uma pedra

Embora o material em si pareça muito bonito, é importante escolher o padrão certo para o design estético das paredes externas ou internas do edifício..

Tapume externo

O acabamento das fachadas do edifício com tapume deve ser previsto ainda na fase de construção. Se decidir enfeitar todas as paredes com este material decorativo, é melhor dar preferência aos painéis de vinil, que são leves e não criam pressão adicional na caixa. Para edifícios poderosos de concreto e tijolo, a escolha do material pode ser qualquer coisa. Ao escolher um padrão de material, vale a pena considerar que a alvenaria grande fica bem em grandes edifícios, e para uma casa pequena é melhor escolher um material que imite uma pequena pedra.

Em edifícios de vários andares, na maioria dos casos, os elementos arquitetônicos individuais são decorados com revestimento de pedra: parcialmente paredes, subsolo, janela saliente, etc. O acabamento externo fica bonito com a delimitação das superfícies do subsolo e paredes usando diferentes texturas de revestimento e suas sombras. Se houver vários edifícios no local (um mirante, um balneário, etc.), eles podem ser decorados no mesmo estilo da casa, usando a mesma textura do material – esta opção ficará muito estilosa, enfatizando o excelente sabor do dono e a beleza da pedra cercada por vegetação.

A pedra vai bem com outros tipos de acabamentos, por exemplo, gesso decorativo, madeira, palafita. A foto mostra um magnífico conjunto de revestimentos de pedra, que marca a parte central do edifício, com paredes suavemente rebocadas e colunas de entrada. Um exemplo notável podem ser as casas modernas em estilo de chalé, onde a parte inferior do edifício é decorada com o revestimento do subsolo e o topo é feito de madeira ou materiais que o imitam..

Aplicações de revestimento de pedra - revestimento externo Aplicações de revestimento de pedra - revestimento externo Aplicações de revestimento de pedra - revestimento externo

Tapume sob uma pedra no interior

Na moderna decoração de interiores, o tapume, imitando a alvenaria, tornou-se recentemente o mais relevante. Pode se tornar uma decoração digna de uma aconchegante sala de estar, às vezes o material é usado para decorar a cozinha, mas é melhor evitar colocá-lo perto do fogo. No corredor, a imitação de pedra natural é utilizada, via de regra, esporadicamente – cantos, nichos, portais são decorados com guarnições. Você também pode encontrar esse tipo de decoração nas varandas, que ficarão aconchegantes e aconchegantes mesmo no inverno frio..

Aplicação de revestimento sob uma pedra - Revestimento sob uma pedra no interior Aplicação de revestimento sob uma pedra - Revestimento sob uma pedra no interior Aplicação de revestimento sob uma pedra - Revestimento sob uma pedra no interior Aplicação de revestimento sob uma pedra - Revestimento sob uma pedra no interior

Revestimento de pedra – foto

Para finalizar, sugerimos visitar a galeria de fotos, onde você poderá conhecer as diversas formas de utilização do revestimento de pedra. Você verá o quão grande esse material é capaz de decorar fachadas de edifícios, pequenos prédios, cercas e lotes de casas. A foto também mostra as opções de uso de revestimento de pedra em interiores elegantes. Boa visualização!

Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto Revestimento de pedra - foto