Tijolo decorativo para decoração de interiores (80 fotos)

Tijolo decorativo para decoração de interiores (80 fotos)

A tecnologia de uso de tijolos sílico-calcários na construção de casas é conhecida há centenas de anos. Este material é famoso por sua confiabilidade, durabilidade e, como resultado, a longevidade dos edifícios que estão sendo erguidos. As propriedades deslumbrantes do material, assim como seu apelo estético, levaram à criação de tijolos para decoração de interiores. Hoje, as paredes de tijolos se tornaram uma decoração elegante e original de muitos interiores.

Vantagens e desvantagens do material

Refira-se que o tijolo decorativo apresenta excelentes características técnicas, pelo que a cada ano atrai mais atenção. As principais vantagens do material incluem:

– Pequena espessura, que permite a sua utilização mesmo em espaços pequenos, por exemplo, no corredor;

– Excelente desempenho de isolamento em termos de aquecimento da divisão e baixa permeabilidade sonora;

– O tijolo decorativo é feito de materiais que não emitem substâncias nocivas, portanto, é amigo do ambiente;

– Facilidade de instalação – devido ao peso reduzido dos elementos, podem ser fixados à parede com cola especial;

– O material é fácil de cortar, o que significa que é bastante simples arranjar cantos e juntas com ele.

As desvantagens dos tijolos decorativos incluem baixa higroscopicidade e rugosidade superficial. Esses indicadores limitam o uso de acabamentos em algumas áreas problemáticas, por exemplo, no projeto de um avental de cozinha..

Tijolo decorativo para decoração de interiores - Vantagens e desvantagens Tijolo decorativo para decoração de interiores - Vantagens e desvantagens

Tipos de tijolos decorativos

A utilização de tijolos decorativos para revestimento permite conferir individualidade ao interior. Além disso, a variedade de tipos permite escolher um material com o qual será cómodo trabalhar sem ajuda de especialistas, bem como o mais adequado para o preço e para as condições de uma determinada divisão..

Tijolo de clínquer

Esse tijolo é feito à base de cerâmica (também chamado de cerâmica). Tolera perfeitamente quaisquer condições de humidade e poluição, é fácil de limpar, podendo ser utilizado em locais específicos como casa de banho ou cozinha. Suporta facilmente as mudanças de temperatura, tornando-o adequado para revestir mesmo salas sem aquecimento.

Os tijolos de clínquer se distinguem pelos indicadores máximos de resistência e praticidade entre outras amostras. O segredo está no fato de que na fase de produção a massa de argila sofre dupla têmpera térmica rígida. A resistência do material é tão grande que pode ser aplicado não apenas na parede, mas também nas superfícies do piso. Outra característica é o espectro de cores desigual, causado pela queima na fase final da produção. Este tipo é o material mais caro..

Tipos de tijolos decorativos para decoração de interiores - tijolos de clínquer Tipos de tijolos decorativos para decoração de interiores - tijolos de clínquer

Tijolo de gesso

Tal tijolo se distingue por um processo de produção simplificado e, portanto, um custo menor. Porém, como este material é bastante frágil, sua instalação não é recomendada em ambientes onde sejam possíveis cargas de choque. Ao mesmo tempo, o tijolo de gesso, se usado corretamente, dura muito tempo, tendo uma praticidade e higroscopicidade especiais. Uma das variedades é o tijolo de cimento, que é um material mais durável e não teme as tensões mecânicas..

Tipos de tijolos decorativos para decoração de interiores - Tijolos de gesso Tipos de tijolos decorativos para decoração de interiores - Tijolos de gesso

Tijolo flexível

Este tipo apareceu no mercado de materiais de acabamento há relativamente pouco tempo. Em sua essência, é um ladrilho decorativo que tem a capacidade única de se deformar facilmente quando aquecido (mesmo com o fluxo quente de um secador de cabelo). Ladrilhos flexíveis estão se tornando um material indispensável no projeto de paredes de formas complexas com inúmeras projeções, tetos abobadados e colunas. Além desses tipos, o papel da alvenaria pode ser desempenhado por materiais que a imitam, por exemplo, painéis de PVC, papel de parede ou ladrilhos..

Tipos de tijolos decorativos para decoração de interiores - Tijolos flexíveis Tipos de tijolos decorativos para decoração de interiores - Tijolos flexíveis

Cor de tijolo decorativa

No sortimento da maioria dos fabricantes de tijolos decorativos, existem vários designs de cores do material. Os tijolos podem ser brancos, cinzentos, avermelhados ou castanhos escuros. O efeito é obtido com a ajuda de impurezas na matéria-prima dos aditivos de cor. Mas, com toda essa diversidade, a posição de liderança ainda é do tijolo vermelho.

O tijolo envelhecido artificialmente parece interessante, dando um toque especial ao acabamento decorativo. Este projeto pode ser encontrado nos estilos de Provence, chique gasto, retro. Se desejar, para obter um efeito original, você pode misturar diferentes tipos e formar uma tela a partir deles..

O tijolo decorativo no interior é fácil de pintar escolhendo uma cor que não contrarie o estilo. Ressalta-se que a alvenaria branca não absorve luz e contribui para a ampliação visual do espaço. O cinza dá dinamismo à atmosfera e o preto é a solução mais ousada inerente aos interiores de loft..

Tijolos decorativos para decoração de interiores - Cores Tijolos decorativos para decoração de interiores - Cores Tijolos decorativos para decoração de interiores - Cores

Recursos de estilo

Como já dissemos, é perfeitamente possível decorar a parede de uma sala com tijolos decorativos por conta própria, sem recorrer à ajuda de especialistas. Nesse caso, você precisa se familiarizar com alguns pontos importantes:

1. Os tijolos podem ser colocados apenas sobre uma superfície nivelada, previamente limpa e tratada com uma solução de solo.

2. Para tornar o desenho uniforme, durante o assentamento, um nível de construção é usado, o que permite expor os elementos com precisão.

3. A colocação de tijolos decorativos envolve a sua instalação com cola especial, a qual deve ser preparada de acordo com as instruções.

4. Se uma telha semelhante a tijolo for usada como material, é necessário primeiro colocá-la no chão e formar um padrão de modo que os mesmos fragmentos fiquem à distância.

Um dia após o assentamento, você pode começar a processar as costuras..

Tijolo decorativo para decoração de interiores - Características de colocação Tijolo decorativo para decoração de interiores - Características de colocação

Ideias para interiores

Na hora de escolher um acabamento tijolo para decorar um determinado interior, é importante escolher a área certa, assim como a cor do material que mais se adequa à paleta de interiores e móveis. Vamos considerar mais detalhadamente como organizar a decoração com tijolos decorativos de diferentes cômodos..

Tijolo decorativo na sala

Esta é uma sala especial num apartamento que exige uma abordagem cuidada da decoração – afinal, é aqui que se realizam eventos festivos com amigos e familiares, encontros familiares. Em interiores modernos, muitas vezes você pode encontrar o design de salas de estar com ênfase em paredes de tijolos. Deve-se notar que a própria alvenaria é um excelente elemento decorativo que não requer decorações adicionais. Se desejar, em uma parede de tijolos, você pode organizar uma galeria de fotos de família, uma demonstração de arte ou pôsteres.

Na sala pode escolher qualquer cor de tijolo – o principal é que esteja em harmonia com o interior. Assim, você pode decorar uma das paredes ou seções individuais. A decoração da sala será uma lareira de tijolo ou um nicho na parede, criando um ambiente especial de conforto. Se a sala de estar for combinada com a cozinha, uma pequena parede de tijolos servindo como divisória de zona seria uma boa opção..

Tijolo decorativo no interior da sala Tijolo decorativo no interior da sala

Tijolo decorativo no quarto

Considerando o fato de que o tijolo parece bastante aconchegante e atraente, é perfeito para decorar um quarto. O material combina bem com outros tipos de revestimento. Freqüentemente, a alvenaria é usada para decorar a parede na cabeceira da cama ou aquela na qual o painel da TV está instalado. Se o quarto for estreito e a cama estiver localizada com as costas voltadas para uma parede longa, é ela que está decorada com tijolos. Esta técnica ajuda a mover visualmente a parede, expandir a sala..

Tijolo decorativo no interior do quarto Tijolo decorativo no interior do quarto

Tijolo decorativo no corredor

Em salas pequenas ou corredores, tijolos decorativos brancos com uma superfície brilhante ficarão melhor. Tal desenho vai ajudar a aumentar a área, tornar o espaço mais livre, o que é típico do minimalismo moderno, assim como do estilo escandinavo..

É melhor decorar com tijolo vermelho em fragmentos, percebendo assim territórios de esquina, zonas nas junções das paredes, zonas em arco e portas. A alvenaria pode participar do zoneamento de um corredor espaçoso.

Tijolo decorativo no interior do corredor Tijolo decorativo no interior do corredor

Tijolo decorativo na cozinha

A sala da cozinha, mesmo que bastante espaçosa, não é recomendada para ser toda revestida de tijolo, para que o interior da cave não saia como resultado. É muito melhor usar a alvenaria como um elo entre os diferentes tipos de acabamentos. A definição da parede onde ficará o tijolo assenta no seguinte princípio: onde incide a luz natural, existe um local para alvenaria. Para uma parede de tijolo vermelho que tem a capacidade de absorver luz, é melhor considerar iluminação adicional..

Uma vez que a higroscopicidade do material não permite que formem um avental, aqui você pode usar um revestimento de imitação – painéis de PVC ou telhas de tijolo.

Tijolo decorativo no interior da cozinha Tijolo decorativo no interior da cozinha

Tijolo decorativo no banheiro

O banheiro possui um microclima específico, e os tijolos decorativos não são a melhor opção para revestimento. Em casos extremos, a alvenaria precisará ser coberta com agentes anti-mofo, bem como compostos antibacterianos..

Do ponto de vista estético, a combinação da superfície rugosa dos tijolos decorativos com as louças sanitárias brancas tem um aspecto muito atraente. Em vez de tijolos nos banheiros, eles também usam papel de parede, azulejos ou painéis de plástico resistentes à umidade que os imitam..

Tijolo decorativo no interior do banheiro Tijolo decorativo no interior do banheiro

Tijolo decorativo para decoração de interiores – foto

Neste artigo, examinamos como a alvenaria de tijolos decorativos pode diversificar o ambiente, trazendo uma atmosfera especial de aconchego, conforto e estilo aos quartos. Nós o convidamos a continuar seu conhecimento em nossa galeria. Aqui, reunimos os melhores exemplos fotográficos de design de interiores usando tijolos decorativos. Boa visualização!

Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto Tijolo decorativo para decoração de interiores - foto

Published
Categorized as Ideias