Tinta à base de água para paredes e tetos: características, como escolher, como aplicar

O trabalho de pintura é uma etapa obrigatória em quase todas as reformas. O acabamento com tinta à base de água é muito popular. Isso se deve ao seu excelente desempenho aliado a um preço acessível. O mercado moderno de materiais de acabamento é abundante em uma grande seleção. Propomos estudar juntos as qualidades deste revestimento e encontrar opções adequadas..

Características principais

A tinta é fácil de usar, é uma excelente alternativa a muitos materiais para decoração de paredes e tetos. A emulsão tem uma série de vantagens:

– Seca rapidamente em comparação com outros tipos de tinta;

– Material muito seguro e inofensivo. A mistura é criada sem o uso de substâncias nocivas, portanto, é usada mesmo em hospitais e instalações para crianças;

– A tinta está desprovida de odor pungente. Uma sala recém-pintada emite um certo aroma que não irrita o olfato e é completamente evaporada da sala em poucas semanas;

– A composição é realmente versátil – indicada para pintar salas, banheiros e cozinhas;

– A pintura decorre sem muito esforço, este material de acabamento adapta-se bem e uniformemente a várias superfícies. A ferramenta está perfeitamente limpa, ao contrário de tintas a óleo.

Das principais desvantagens, pode-se destacar apenas a necessidade de respeitar uma determinada temperatura durante a execução de trabalhos de pintura. Para tinta à base de água, não deve cair abaixo de + 5C, caso contrário, as camadas não ficarão uniformemente ou a tinta irá descascar.

Tinta à base de água - Recursos Tinta à base de água - Recursos

Características técnicas da tinta à base de água

O revestimento possui características específicas que devem ser consideradas na escolha de um material de acabamento.

1. Características da composição. A tinta é constituída por um grupo de anti-sépticos, látex, espessante e um determinado enchimento.

2. Material muito viscoso. O indicador depende da quantidade de água necessária para obter a mistura correta..

3. Seca com rapidez suficiente. Na temperatura ambiente certa, a tinta seca em apenas 2 a 12 horas. Condições ideais – 20 graus Celsius e cerca de 60% de umidade.

Tinta à base de água - Especificações Tinta à base de água - Especificações

Tipos de tinta à base de água

A tinta apresenta-se de várias formas, cada uma com as suas características, vantagens e desvantagens. Vamos falar sobre eles com mais detalhes.

Tinta acrílica à base de água. O tipo mais popular de emulsão à base de resinas acrílicas. Freqüentemente, a composição é complementada com látex. Essas tintas fazem um excelente trabalho com limpeza úmida..

Algumas demãos desse tipo de tinta podem esconder pequenas saliências ou rachaduras. A área de aplicação de tal acabamento é ótima – madeira, tijolo ou concreto, vidro e até metal (mas com um primer preliminar).

Tinta de silicone à base de água. Quase completamente semelhante à versão anterior, mas neste caso, a resina de silicone é usada como base.

Este tipo é mais caro que as contrapartes de acrílico, o que se explica pela excelente compatibilidade com superfícies minerais, bem como pelo facto desta tinta esconder mais defeitos perceptíveis. Este é um revestimento totalmente à prova de vapor que absolutamente não tem medo de vários fungos..

Tinta à base de água de silicato. Produzido a base de solução aquosa e vidro líquido com adição de pigmentos especiais. As principais qualidades pelas quais esta opção é apreciada são alta resistência ao intemperismo, vapor e permeabilidade ao ar..

Tinta à base de água mineral. A composição é à base de cimento ou cal hidratada. Recomendado para pintura de concreto ou tijolo, mas também para outros materiais de construção. Apesar das muitas vantagens, a vida útil desse tipo é baixa..

Tinta à base de água - Tipos Tinta à base de água - Tipos

Como escolher uma tinta à base de água

Você decidiu por uma tinta à base de água para suas paredes ou tetos? Nesse caso, você precisa abordar a escolha dela com competência..

1. Não dependa inteiramente dos assistentes de vendas, pois seu principal objetivo é vender o produto. A regra “quanto mais cara a tinta, melhor” não funciona em todos os casos. Uma mistura de tinta separada tem suas próprias tarefas específicas..

2. Um nome alternativo para esse tipo de tinta é tinta de dispersão aquosa. Portanto, não perca as latas com a inscrição “VD”.

3. Antes de comprar, leia o nome e as instruções, das quais você poderá obter diversos extratos – consumo, quanto seca e outras características. Esta informação não será supérflua.

4. Não tente economizar muito em material de pintura, pois o mercado está cheio de falsificações.

5. A tinta à base de água de alta qualidade é sempre branca. Misturas especiais de pigmentos, adquiridas separadamente, ajudam a dar cor a ela..

Como escolher uma tinta à base de água

Como combinar a cor

Como você já sabe, o revestimento da emulsão é sempre branco. Vários métodos são usados ​​para adicionar cor. Você pode colorir usando um aparelho especial ou manualmente. O serviço de coloração é fornecido em muitos pontos de venda. Tudo o que você precisa fazer é escolher a tinta certa e o pigmento desejado. A seguir, o especialista irá misturar a mistura, e ela adquirirá a tonalidade necessária..

Se você não encontrou uma loja adequada onde receba este serviço ou decidiu fazer tudo sozinho, o algoritmo é bastante simples. Compre um pigmento de cor e misture com a base usando um misturador de construção. Isso é feito da seguinte maneira: em um pequeno recipiente, a tinta é misturada ao pigmento e gradualmente adicionada ao frasco principal. Essas ações ajudarão a obter uma cor perfeita e uniforme..

Teste a mistura em uma área pequena e imperceptível antes de aplicá-la diretamente na parede. Deixe secar completamente e veja o resultado. Isso lhe dará uma ideia de como o tom realmente se parece, já que a mistura é muito mais brilhante e rica na forma líquida. Certifique-se de considerar a quantidade de material que você precisa para preparar para pintar toda a área necessária, é muito difícil conseguir a mesma tonalidade, e isso requer experiência.

Tinta à base de água - Como combinar a cor Tinta à base de água - Como combinar a cor

Preparando as paredes

Para que a tinta fique lisa e uniforme, é necessário preparar as paredes. Para isso, gesso, primer e massa de vidraceiro são utilizados com a utilização de materiais de acabamento especiais. Antes de pintar, as paredes devem estar secas, uniformes e firmes. Esta é a chave para a base correta para a emulsão..

Inspecione completamente a superfície a ser pintada. Se forem encontradas fissuras ou irregularidades, pode-se cobri-las com alabastro. Graxa ou marcas de mofo são removidas com uma solução ácida ou alcalina. Este tipo de tinta não é aplicado em superfícies previamente pintadas, oleosas ou envernizadas, bem como em materiais sintéticos. Portanto, se a superfície foi pintada ou coberta com papel de parede, é necessário limpá-la completamente..

Nivele uma parede com diferenças significativas (a partir de 2 cm ou mais) com gesso, mas se forem menos, use massa. Após este tipo de trabalho, a parede deve ser lixada, e o pó removido com aspirador de pó ou limpeza úmida. A área rebocada deve secar por pelo menos 3-4 semanas, caso contrário, a tinta à base de água não cobrirá uniformemente e você não obterá o resultado desejado.

Depois de concluir os procedimentos preparatórios, prossiga para o trabalho de preparação. Eles reduzem significativamente o consumo da mistura de corantes e também melhoram a uniformidade da tinta aplicada. Não se esqueça da hora de as paredes secarem completamente..

Se a superfície já sucumbiu ao acabamento, não é necessário prepará-la. Em vez disso, é aplicada uma primeira demão de tinta diluída em água..

O trabalho preparatório acima permite que você aplique a tinta de maneira uniforme, bonita e correta..

Tinta à base de água - Preparação de parede Tinta à base de água - Preparação de parede

Como aplicar tinta à base de água

Para aplicar este tipo de material de pintura, utilizam-se rolos, pincéis e esponjas. Cada uma dessas ferramentas de pintura tem seu próprio propósito e propriedades úteis:

– O rolo de pintura pode ser aplicado uniformemente em paredes e tetos. Para tinta à base de água, escolha uma pilha média ou longa, mas deve ser macia;

– É conveniente pintar cantos e áreas de difícil acesso com pincel;

– A esponja dá uma textura incomum.

Por conveniência, dividiremos o processo de inscrição nas seguintes etapas:

1. Use uma bandeja de tinta – é muito mais conveniente e economiza material. Despeje um pouco de tinta. Passe uma escova ao redor do perímetro e role o resto das peças com um rolo;

2. Para melhorar a qualidade da aplicação da tinta, molhe o rolo e passe-o sobre o papelão ou papel. Isso o distribuirá uniformemente sobre a pilha;

3. Comece a pintar de cima para baixo. Graças a este caminho, você pode corrigir gotas de gotejamento no processo;

4. Se a superfície da parede ou do teto for revestida com gesso de acabamento, aplique algumas camadas, pois o gesso absorve a tinta. Camadas adicionais tornarão a cor mais fresca e rica;

5. Não há necessidade de tentar aplicar a tinta abundantemente em vez de várias camadas – isso não permitirá que você alcance o resultado desejado, mas apenas agravará a situação. Melhor gastar mais tempo em 2-3 camadas;

6. Novas camadas são aplicadas somente após a anterior estar completamente seca. Felizmente, esse tipo de acabamento seca rapidamente. Mantenha as camadas longe de poeira e detritos.

O trabalho de pintura com emulsão é uma tarefa bastante simples que não requer habilidades profissionais. O principal é escolher a tinta certa que se adapte ao ambiente e às condições ambientais. Não tente fazer rápido, faça com cuidado, e o resultado, sem dúvida, irá agradá-lo!

Como aplicar tinta à base de água Como aplicar tinta à base de água Como aplicar tinta à base de água Como aplicar tinta à base de água

Tinta à base de água no interior – foto

Reunimos muitos exemplos bonitos e inusitados do uso desse tipo de material de acabamento. Agora que você está familiarizado com seus recursos, qualidades e características, será muito mais fácil entender esta enorme variedade de soluções de design..

Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto Tinta à base de água no interior - foto