Cortinas de bambu em portas e janelas

Cortinas de bambu em portas e janelas

As cortinas de bambu da porta, que nossas mães e avós tanto amavam, estão de volta à moda! Mas hoje estão longe daquelas cortinas enfadonhas com palmeiras que adornavam os corredores e cozinhas de muitos apartamentos soviéticos, mas cortinas elegantes e ecológicas que, graças à sua aparência natural e ao farfalhar silencioso, enchem a casa com uma energia pacífica, criam uma atmosfera de paz e harmonia..

O uso de materiais naturais na arrumação da casa é sempre uma prioridade, portanto, em vez de plásticos brilhantes mas sem rosto e tecidos sintéticos, você deve dar preferência a um bambu simples, mas exótico, com seu próprio caráter.

Cortinas de bambu serão um ótimo complemento para o interior, preenchem-no com correntes de ar e energia positiva, ajudam a dividir efetivamente o espaço, substituindo as portas internas padrão, que muitas vezes ocupam a área útil. E entre as muitas opções, é fácil escolher cortinas para todos os gostos, adequadas para um projeto específico de sala..

Cortinas horizontais de bambu no interior da sala de estar

Cortinas horizontais de bambu no interior da sala de estar

Cortinas de bambu nas portas do pátio

Cortinas de bambu nas portas do pátio

Cortinas de bambu no interior da sala de estar combinadas com a sala de jantar

Cortinas de bambu no interior da sala de estar combinadas com a sala de jantar

Tradições centenárias

O bambu e todos os tipos de utensílios domésticos feitos com ele são usados ​​pelos habitantes da região asiática desde os tempos antigos. Este material era tradicionalmente considerado um excelente condutor de energia Qi, portanto, as cortinas de bambu sempre decoraram as casas de pessoas comuns, nobres e clérigos, criando um ambiente de harmonia e tranquilidade em qualquer ambiente..

Cortinas leves farfalharam serviam de divisórias, proteção do sol e de olhos curiosos, embora não desordenassem o espaço e não interferissem na livre circulação de energia.

Adendo! Nos países asiáticos, o bambu é um símbolo de bem-estar, melhorando a qualidade de vida, boa saúde e a satisfação dos desejos..

Quando o mundo inteiro foi dominado pela moda para tudo que é asiático, os produtos de bambu rapidamente encontraram seus fãs no Ocidente, especialmente entre os adeptos do estilo étnico e amantes do exotismo. Todos os que sonhavam com o Oriente começaram a pendurar cortinas de bambu na porta, ouvindo as lendas daquelas terras no leve farfalhar dos fios.

Cortinas de bambu em portas e janelas em um interior clássico

Cortinas de bambu em portas e janelas em um interior clássico

Hoje, as cortinas de bambu realizam uma série de tarefas:

  • Dividindo um único espaço em diferentes zonas, criando uma fronteira condicional, mas visível, entre salas adjacentes.
  • Poupança de espaço devido à ausência de porta basculante, cuja folha limita a utilização de toda a área da divisão. Isso é especialmente importante em pequenos apartamentos pequenos, onde cada centímetro é importante..
  • Expansão visual do espaço, desde que a cor das cortinas e paredes corresponda.
  • Criando uma atmosfera confortável de privacidade.
  • Circulação de ar livre.
  • A capacidade de ajustar o fluxo luminoso.
  • Decoração espetacular da sala e porta de quase qualquer formato.

Privacidade no banheiro de uma casa de campo oriental com acesso ao pátio

Privacidade no banheiro de uma casa de campo oriental com acesso ao pátio

Adendo! As cortinas de bambu não só darão a cada um dos quartos adjacentes um aspecto acabado e original, mas também permitirão que você crie áreas funcionais separadas sem limites claros e rígidos..

Benefícios das cortinas de bambu

Você pode comprar cortinas de bambu para a entrada em quase todas as lojas especializadas. Há tantas opções de design que o acessório caberá facilmente não apenas em interiores asiáticos ou étnicos, mas também em uma variedade de estilos modernos e mistos..

As cortinas de porta de bambu têm várias vantagens:

  • Naturalidade e respeito pelo meio ambiente, que permite usar uma decoração semelhante em quartos, creches, cozinhas, etc..
  • Durabilidade – a vida útil das cortinas de bambu é praticamente ilimitada se o ambiente estiver seco o suficiente.
  • Resistente a humidade – se você ventilar regularmente a sala em que a cortina de bambu está pendurada, a umidade elevada não é terrível. Esse acessório pode até ser pendurado na porta da frente de uma casa de campo ou casa de verão..

Cortinas de bambu ajudam a tornar o interior mais aconchegante

Cortinas de bambu ajudam a tornar o interior mais aconchegante

  • Higiene – o bambu possui propriedades antibacterianas, não acumula bactérias, fungos e mofo em sua superfície.
  • Antiestático – o bambu não acumula eletricidade estática e até amortece as vibrações das ondas eletromagnéticas. Em sua superfície, a poeira praticamente não se assenta e não há vestígios de contaminação..
  • Hipoalergênico – o bambu raramente causa reações alérgicas, o que o torna uma planta tropical única que os residentes de países do norte podem usar livremente em suas casas.
  • Fácil de limpar – basta limpar a superfície das cortinas com uma escova seca ou uma esponja úmida, pode-se usar detergentes neutros.
  • Resistente a UV, como resultado do qual o bambu não desbota com o tempo, sem perder sua cor original, mesmo com a exposição constante à luz solar.

  • Facilidade de construção – as cortinas são adequadas para todas as portas, mesmo em estruturas frágeis ou em gesso cartonado. A exceção são as estruturas de rolo largas e longas, que têm um peso decente e não são recomendadas para portas muito grandes..
  • Facilidade de instalação – mesmo uma pessoa sem ferramentas especiais e experiência pode pendurar cortinas de bambu.
  • Escolha entre uma variedade de cores, adequado para uma solução de design específica. Cada elemento de bambu tem seu próprio tom e padrão exclusivo, então as cortinas não precisam de coloração adicional.
  • Custo democrático. Você pode se dar bem com despesas bem modestas se comprar cortinas de bambu para a porta, a loja online de produtos especializados oferece opções a partir de 400 rublos e mais, dependendo da estrutura, design.

A resistência ao desbotamento permite o uso de cortinas de bambu no interior das casas à beira-mar

A resistência ao desbotamento permite o uso de cortinas de bambu no interior das casas à beira-mar

Cortinas de bambu ficam bem em qualquer interior

Cortinas de bambu ficam bem em qualquer interior

desvantagens

Existem muito poucas desvantagens das cortinas de bambu na porta, mas devem ser levadas em consideração na hora de comprar este acessório, colocando-o em uma sala específica:

  • O bambu tem uma estrutura fibrosa que absorve perfeitamente os odores e os acumula, portanto, nas cozinhas, essas cortinas devem ser penduradas apenas se houver boa ventilação..
  • Uma cortina de bambu não pode servir como isolamento térmico e acústico, então você não deve pendurá-la na borda de um quarto e outro cômodo se quiser escapar de ruídos estranhos.
  • Não se deve instalar cortina de bambu desnecessariamente nas portas dos cômodos privados (quarto, escritório, banheiro, lavabo), pois não oferecem o nível adequado de isolamento..
  • O design limitado pode ser um desafio ao escolher a cortina certa para um determinado interior.

Cortinas de bambu têm opções de design limitadas e devem ser usadas com sabedoria

Cortinas de bambu têm opções de design limitadas e devem ser usadas com sabedoria

Cortinas de bambu na porta: tipos

Cortinas de bambu na porta, cujas fotos atraem pelo seu design lacônico e minimalismo asiático, podem diferir significativamente umas das outras, apesar do uso do mesmo material. A principal diferença entre todos os tipos de cortinas existentes é a localização dos elementos principais, que podem ser verticais ou horizontais. Por sua vez, cada um dos tipos é dividido em vários tipos separados..

Cortinas verticais de bambu

Existem dois tipos de cortinas verticais de bambu na porta:

  1. vietnamita.
  2. Cortinas.

Cada fio de uma cortina vietnamita é montado a partir de pequenos tubos de bambu de pequeno diâmetro, amarrados em uma linha de pesca ou arame. Os elementos do fio são interligados por meio de ganchos ou nós em miniatura, formando o comprimento desejado. Os fios recolhidos são fixados na barra de base, que será instalada no vão da porta, enquanto a parte inferior da cortina não é fixada de forma alguma, o que torna a estrutura o mais leve, móvel e móvel possível.

Foram essas cortinas vietnamitas que eram muito populares 25-30 anos atrás, mas hoje a moda voltou novamente..

As cortinas de bambu vietnamita ficam bem em uma ampla variedade de interiores em estilos étnicos e contemporâneos. Eles são adequados para decorar portas e arcos em apartamentos, restaurantes e bares, oficinas criativas e saguões de hotéis. O farfalhar dos tubos de bambu, que se ouve cada vez que a cortina se abre, enche a sala de energia positiva, uma autêntica atmosfera de serenidade asiática..

Cortinas de bambu verticais vietnamitas na porta não limitam a liberdade de movimento ao redor da casa de forma alguma. Eles podem diferir uns dos outros na espessura dos fios, em sua densidade. Se desejar, as cortinas podem ser fixadas nas laterais ou no centro com fitas ou dobradiças.

Quanto ao desenho, além dos fios padronizados recolhidos em pedaços de hastes de bambu, podem haver inserções de cores diferentes que formam um padrão, contas de madeira, conchas, etc., que ajudarão a enfatizar as características do interior..

Adendo! Com a ajuda de cortinas vietnamitas, você pode escapar do calor, pois elas reduzem a luz do sol e promovem a circulação de ar. Além disso, o ruído que os canos de bambu se esfregam uns contra os outros é bom para espantar insetos irritantes..

Interior harmonioso de um quarto espaçoso de uma casa particular

Interior harmonioso de um quarto espaçoso de uma casa particular

Cortinas de bambu para combinar com o design de uma sala de estar clássica

Cortinas de bambu para combinar com o design de uma sala de estar clássica

O segundo tipo – cortinas verticais de bambu, é muito menos comum e parece muito exótico. Visualmente, essas cortinas se parecem com cortinas verticais comuns, cada prancha feita de pequenas placas de bambu do mesmo comprimento. Essas cortinas são controladas por cabos ou correntes, se desejar, pode-se instalar um acionamento elétrico. As cortinas de bambu são adequadas para instalação na porta da varanda, terraço. Com a ajuda deles, você pode dividir quartos adjacentes, ajustando a transparência da partição, dependendo da situação..

Adendo! Cortinas verticais de bambu funcionam bem para portas de uma ampla variedade de tamanhos e formas.

Cortinas horizontais de bambu

As cortinas horizontais de bambu na porta são folhas sólidas, semelhantes a esteiras, mas muito mais flexíveis e leves. O painel em si é composto de muitas tiras finas (lamelas) de fibras de bambu prensadas, interligadas com fios de algodão, e possui uma barra de peso na parte inferior.

Adendo! As lamelas podem ser de uma ou várias tonalidades que constituem o ornamento original, o que permite escolher a opção mais adequada para o design de interiores..

Essas cortinas estão disponíveis em dois tipos:

  • Enrolada – na parte superior, a lona é fixada em uma barra redonda, na qual pode ser enrolada livremente, se necessário. A cortina é fechada e levantada por meio de um sistema de cordas e laços. A cortina de rolo de bambu pode ser pendurada em qualquer porta, ajustando o grau de elevação da cortina dependendo da situação. Uma tela totalmente torcida não chama a atenção, liberando a abertura entre os cômodos e criando a ilusão de um único espaço, e quando desdobrada, a cortina serve como uma excelente divisória sólida.

Estores de bambu de cores claras

Estores de bambu de cores claras

  • Romana – o desenho das cortinas difere das cortinas enroladas, pois os ilhós são instalados ao longo de todo o comprimento da tela de bambu, por onde passam as cordas do mecanismo de levantamento. Quando dobrada, essa cortina forma dobras espetaculares, dando ao interior uma aparência original. É melhor instalar essas cortinas de bambu em uma porta alta para que não interfiram no uso da passagem..

Cortinas romanas de bambu dobrado

Cortinas Romanas de Bambu Dobradas

Adendo! Cortinas horizontais feitas de bambu protegem bem da luz forte, por isso são recomendadas para serem instaladas em varandas ou terraços. Com a ajuda de um mecanismo de levantamento, é fácil ajustar o nível de iluminação, fixando a cortina na altura desejada.

Existem também cortinas de bambu japonesas, que são painéis compostos por ripas de bambu que se estendem horizontalmente. Essas cortinas funcionam bem com a função de divisória, substituindo uma porta interna padrão, especialmente em uma abertura ampla..

Conjunto de cortinas horizontais de bambu no interior de uma casa de campo

Conjunto de cortinas horizontais de bambu no interior de uma casa de campo

Recursos de instalação

A instalação de cortinas de bambu é realizada de duas maneiras:

  • Acima da porta – neste caso, a prancha é simplesmente aparafusada em parafusos auto-roscantes na lateral de um dos cômodos. Assim, a cortina pode ser pendurada em qualquer altura, alterando visualmente o tamanho da divisão ou criando o efeito visual pretendido. A cortina em si pode ser mais larga do que a abertura, o que tornará o ambiente um pouco mais espaçoso. Uma longa cortina pode ser instalada sob o próprio teto, fixando-a nele, tal movimento visualmente tornará o quarto mais alto.
  • Na própria abertura – um método semelhante é bom quando você precisa decorar uma estrutura de forma não padronizada, por exemplo, uma arqueada. Neste caso, a tira é fixada diretamente no plano interno da abertura nas laterais ou na parte superior..

Colocar cortinas em uma porta pode ser problemático em tetos altos.

Colocar cortinas em uma porta pode ser problemático em tetos altos.

Adendo! Ao instalar uma cortina de bambu, considere a distância entre a porta e o teto. Não deve ser inferior a 17 cm, caso contrário, será problemático enrolar a teia no eixo..

Cortinas de bambu na porta no interior

Beleza na simplicidade – esta afirmação é perfeita para cortinas de bambu. Mas, apesar de seu design lacônico e vantagens, tal decoração não é adequada para todos os interiores. Ao decorar quartos com cortinas de porta de bambu, é melhor focar nos seguintes estilos:

  • Etnia – motivos de países africanos e asiáticos em design de interiores, cortinas de bambu nas portas vão enfatizar perfeitamente. Uma solução particularmente boa seria usar bambu no design de outras partes da sala, por exemplo, paredes, aberturas de janelas, pisos, etc..
  • Os adeptos de tudo o que é natural no interior podem decorar as portas com cortinas de bambu, cuja cor é o mais próximo possível da tonalidade do piso, dos móveis principais e dos tecidos. Além disso, as opções claro e escuro parecerão igualmente boas..

Quarto aconchegante com design de estilo country

Quarto aconchegante com design de estilo country

Cortinas de bambu em interior de estilo ecológico: combinação harmoniosa com design de interior aconchegante

Cortinas de bambu em interior de estilo ecológico: combinação harmoniosa com design de interiores aconchegante

  • Minimalismo – as cortinas de enrolar em bambu em tons naturais são perfeitas para interiores decorados a preto e branco, com abundância de vidro e metal, conferindo calor e conforto aos mesmos. Devido ao seu design contido e à ausência de detalhes desnecessários, tais cortinas complementam perfeitamente o ascetismo e a severidade do ambiente..
  • Os estilos urbanos modernos ou mistos também destacam perfeitamente as cortinas de bambu nas portas, uma vez que é comum o uso de elementos decorativos característicos de diferentes países para criar tais interiores..

Quarto em casa de campo decorada em estilo francês

Quarto em casa de campo decorada em estilo francês

Adendo! Para criar um interior harmonioso do apartamento, em conjunto com cortinas de porta de bambu, recomenda-se o uso de acessórios semelhantes nas janelas, tapetes decorativos, combinando cores em todo o quarto.

As cortinas de bambu na porta permitem criar um ambiente único repleto de harmonia e conforto, o que contribuirá para a difusão de energia positiva por toda a casa. Mas além disso, todos os habitantes da casa poderão desfrutar de um sabor exótico único, sentindo-se parte da filosofia asiática..