protivopozharnaya_dver_05

Existem portas comuns – feitas de metal, forradas com verniz ou couro, e há à prova de fogo – produtos especializados que são capazes de resistir aos efeitos do fogo, evitar a propagação de chamas e garantir a evacuação rápida e segura das pessoas do edifício. Essas portas são caras, via de regra, não têm o melhor desenho, porém são as mais preferíveis do ponto de vista da segurança contra incêndio..

protivopozharnaya_dver_01

Onde você precisa instalar portas à prova de fogo??

Idealmente, as portas corta-fogo devem ser instaladas em qualquer edifício onde haja muitas pessoas. Na prática, eles são usados ​​apenas em casos isolados. Em particular, eles são instalados:

  • em edifícios industriais: entre oficinas, banheiros, escritórios, armazéns;
  • em edifícios residenciais onde também existem instalações não residenciais (por exemplo, escritórios – são separados da parte principal por uma porta corta-fogo);
  • em quaisquer instalações onde haja alto risco de incêndio (por exemplo, usando equipamentos potencialmente perigosos e materiais inflamáveis): em garagens, laboratórios, oficinas especializadas e armazéns.

Em qualquer local onde o risco de incêndio seja maior, vale a pena instalar uma porta corta-fogo. Sua principal função é a proteção. Será uma barreira confiável para a chama e não permitirá que ela se espalhe para fora de uma sala separada ou parte do edifício. No entanto, o grau de proteção depende do tipo e classe da porta..

As portas corta-fogo são feitas de metal e revestidas com tinta em pó.

Como escolher uma porta corta-fogo?

Ao escolher, não só o tamanho é levado em consideração, mas também o limite de resistência ao fogo. Este é um parâmetro chave que determina o grau de confiabilidade do produto e o nível de segurança contra incêndio em um edifício ou sala. O limite de resistência ao fogo é definido pelas abreviaturas EI e REI. Cada letra nessas abreviações tem um significado diferente. Em particular, R significa a perda de capacidade de suporte sob a influência do fogo, E – a perda da integridade do produto e I – a perda das qualidades de isolamento térmico. Com a perda de capacidade de carga, a porta fica com os defeitos mais graves e toda a estrutura desaba. Com a perda de integridade, surgem buracos e rachaduras na tela, por onde a fumaça e o fogo entram nas outras salas. Tendo perdido suas qualidades de isolamento térmico, a porta começa a esquentar do outro lado e aquece o ar da sala..

Porta corta-fogo IE 30

Porta corta-fogo IE 30

Quanto mais alto for o valor próximo à abreviação, mais tempo a porta resistirá antes de desabar ou perder suas qualidades de proteção..

Se parece com isso:

  • REI 30 assume que a porta irá suportar o impacto do fogo por meia hora antes de perder sua capacidade de carga, qualidades de isolamento térmico e integridade..
  • RE 30 significa que meia hora após o início de um incêndio, a porta perderá sua integridade ou capacidade de carga.
  • R 30 define a perda de capacidade de carga em meia hora.

Quanto mais alto o número, mais tempo a porta resistirá sem perder suas propriedades protetoras. Claro, se apenas R ou RE for indicado, o valor deve ser maior (por exemplo, 120 ou 60 minutos), uma vez que a porta perde suas qualidades de blindagem de calor antes de desabar.

protivopozharnaya_dver_02

Mesmo uma porta corta-fogo de alta qualidade não será capaz de proteger você e seu prédio do fogo. Mais cedo ou mais tarde, a porta perderá sua integridade e o fogo se espalhará para os quartos vizinhos. A resistência ao fogo oferece apenas uma pequena vantagem. Durante esse tempo, você deve ter tempo para evacuar as pessoas do prédio e retirar as coisas mais valiosas, chamar os bombeiros e, de preferência, extinguir o incêndio.

Qual é o limite de resistência ao fogo a escolher?

Tudo depende do tipo de cômodo que você deseja isolar dos outros, de quão grande é o risco de incêndio, da rapidez com que o cômodo pode queimar. É extremamente difícil prever o “comportamento” de um incêndio, mas, como mostra a prática, um espaço residencial queima em 20 minutos e um escritório em cerca de meia hora. Se todos os materiais da sala estiverem queimados, a chama pode se extinguir. Portanto, a porta corta-fogo simplesmente salvará todas as outras salas se resistir ao fogo por 30-40 minutos..

As instalações de um armazém ou oficina de produção podem queimar por mais tempo, portanto, portas com um limite de resistência ao fogo aumentado são usadas para isso – tal obstáculo deve durar pelo menos 60-120 minutos.

protivopozharnaya_dver_06

Problemas de instalação

O fogo pode penetrar pelos vãos entre a moldura da porta e a parede, por isso a instalação deve ser abordada com toda a responsabilidade. Não use materiais normais e deixe grandes lacunas. Para a vedação completa, é utilizada uma espuma especial de poliuretano – resistente ao fogo. Ele também pode ter seu próprio limite de resistência ao fogo..

É importante observar não apenas a tecnologia de instalação, mas também as regras de segurança contra incêndio. Eles são simples. Em particular, mesmo as portas comuns devem se abrir na direção do movimento das pessoas durante a evacuação. Ou seja, fora – nos corredores ou na rua. Uma porta girando para dentro pode causar esmagamento, bloqueio da saída, ferimentos.

No foyer, corredores nos andares, vestíbulos, portas são instaladas com um mecanismo de travamento simples que pode ser aberto sem chave pelo lado de dentro. Se você usar uma fechadura normal, pode simplesmente não encontrar a chave durante a evacuação. A opção ideal é o sistema anti-pânico, quando a porta é trancada e destrancada por fora apenas com chave, e por dentro pode ser aberta simplesmente pressionando a maçaneta. A alça é uma barra longa. Se uma multidão se formar, a porta pode se abrir mesmo por acidente..

É importante que a porta corta-fogo feche automaticamente. O fechamento da porta fará o trabalho para você: a porta se fechará, bloqueando o caminho do fogo e da fumaça.

Quão justificada é a instalação de uma porta corta-fogo?

Uma porta corta-fogo salva vidas, torna o trabalho dos bombeiros muito mais eficiente e protege o prédio da propagação das chamas. Apesar de tais portas serem caras, tais custos são justificados. Idealmente, deve ser usado com sistemas anti-pânico, alarmes de incêndio e sistemas de extinção de incêndios. Essa abordagem integrada será muito mais eficaz.

Tendo recebido totalmente implantado consulta em portas corta-fogo de gerentes de site MNKK.RU, decidimos escrever um artigo assim, e agradecemos a eles por sua ajuda.