Como as salas de estar clássicas são configuradas

Há muito tempo que se interessa por salas de estar clássicas? Fotos com ideias sobre o design do seu apartamento são inspiradoras, mas você precisa de conselhos de designers experientes? Leia atentamente o artigo a fim de equipar o quarto de hóspedes de forma racional e de acordo com todas as leis do estilo clássico.

Qual é o estilo clássico?

Considerado um clássico uma mistura de muitos estilos históricos:

  • estilo império;
  • rococó;
  • romantismo e outros.

Pelo fato de o estilo clássico ter uma rica história, ele sempre será o principal para decorar as instalações das pessoas com riqueza. Ao longo dos anos, seus cânones absorveram as melhores ideias de design em termos de beleza e conveniência, o que o torna um favorito entre os designers..

Sala de estar em estilo clássico

Sala de estar em estilo clássico

É impossível não notar que a cada ano os clássicos são ligeiramente modificados sob a influência da moda e das necessidades das pessoas., mas algumas características ainda permanecem:

  • A amplitude das instalações.
  • Materiais naturais para decoração e reparo.
  • Designs simétricos.
  • Artigos domésticos caros e acessórios.
  • Sotaque de madeira.
  • Pequena gama calma de cores.
  • Falta ou disfarce de tecnologia moderna.

Uma mistura de vários estilos históricos é considerada um clássico.

Uma mistura de vários estilos históricos é considerada um clássico.

Dependendo da função principal da divisão, esta deve ser decorada com ênfase específica para este fim de acordo com o estilo clássico. Se você está planejando um quarto para um grande número de pessoas, providencie roupas de cama suficientes e um ambiente caseiro aconchegante.. Se você deseja criar uma sala de relaxamento, tente garantir que todos possam se sentar confortavelmente sofá ou cadeira, e criar zona para se divertir.

Todos os anos, os clássicos são ligeiramente modificados sob a influência da moda e das necessidades das pessoas.

Todos os anos, os clássicos são ligeiramente modificados sob a influência da moda e das necessidades das pessoas.

Se o espaço permitir, vale a pena organizar vários espaços na sala ao mesmo tempo, onde você pode relaxar, tomar um chá, bater um papo, se divertir e assim por diante.. No estilo clássico, como em muitos outros, isso permite que você faça móveis de zoneamento – armário de parede, sofá ou tela.

AdendoSe você quiser colocar um equipamento de áudio e uma TV no quarto de hóspedes, tente encaixá-los organicamente no interior. Por exemplo, você pode comprar uma prateleira com uma prateleira para caber na TV de forma que apenas a tela permaneça..

Quarto de hóspedes com sofá de canto longo

Quarto de hóspedes com sofá de canto longo

Quais recursos fazem?

Os clássicos são valorizados por sua elegância e beleza em cada pequeno detalhe. Quando falam do estilo clássico, sempre representam ricos em materiais sólidos e de alta qualidade. acabamento, móveis finos Madeira e tecidos luxuosos. Na compreensão moderna dos clássicos, os designers distinguem as seguintes características deste estilo:

  • Parquet piso.
  • Querida madeira mobiliário.
  • Tecidos de veludo, seda e veludo.
  • Muitos espelhos necessariamente em lindas molduras para pinturas.
  • Pinturas emolduradas, esculturas, estatuetas e outros elementos decorativos.
  • Têxtil papel de parede.
  • Colunas decorativas.
  • Lareira.

Os clássicos são valorizados por sua elegância e beleza em cada pequeno detalhe.

Os clássicos são valorizados por sua elegância e beleza em cada pequeno detalhe.

Não é necessário usar cada um desses elementos em sua renovação, mas vários deles ainda devem ser, a fim de completar a imagem de um interior clássico.. Basta utilizar móveis estofados em madeira, cortinas de veludo e frisos em estuque no interior, para que todos entendam que se trata de um clássico.

Sinta-se à vontade para decorar as paredes com pinturas e tapeçarias, pisos com potes exóticos ou simplesmente lindos plantas, uma tetos – artístico lustres.

Use papel de parede têxtil

Use papel de parede têxtil

Selecionamos o papel de parede certo

Como já foi referido, uma das características do estilo clássico é o papel de parede têxtil, mas agora não só pode ser escolhido por si para manter o estilo. Existem várias opções de papel de parede que podem ser adequadas se você escolher o design com sabedoria..

A decoração da parede deve estar diretamente relacionada ao estilo geral.

A decoração da parede deve estar diretamente relacionada ao estilo geral.

Entre estes:

  • Vinil.
  • Não tecido;
  • Natural.
  • Metal.

Desenhos e padrões

Lembre-se de que o desenho das paredes deve estar diretamente relacionado ao estilo geral, sem chamar a atenção para você. Para isso, vale a pena escolher, principalmente, um esquema de cores claras, e já a decoração complementará as paredes com ricos pontos de destaque.. O desenho principal é a floricultura, porque os padrões florais não distraem e parecem orgânicos.

O desenho principal deve ser sobre o tema floricultura

O desenho principal deve ser sobre o tema floricultura

Agora sabemos que paredes monocromáticas leves e suaves podem ser lindas por si só. Além disso, a maioria dos habitantes considera que um quarto sem papel de parede não é suficientemente confortável. No entanto, não há necessidade de discutir gostos. Adicionar “tempero” ao interior, para dar individualidade ao ambiente – este é o objetivo principal de qualquer design.

Para os clássicos, as melhores cores serão:

  • bege;
  • pêssego;
  • creme;
  • láctico;
  • Oliva;
  • pastel;
  • marrom.

Papel de parede listrado de tecido

Papel de parede têxtil listrado

Preste atenção na localização da sala em relação aos pontos cardeais, pois nos casos em que as janelas estão no lado norte, a sala não tem luz suficiente. Para essas salas, vale a pena escolher principalmente cores quentes, colocando iluminação artificial em diferentes cantos da sala.. Para os quartos do norte, as cores rosa quente, ocre e oliva são mais adequadas, para os quartos do sul – azul frio, cinza e prata.

Para essas salas de estar, vale a pena escolher principalmente cores quentes.

Para essas salas de estar, vale a pena escolher principalmente cores quentes.

É importante prestar atenção à forma do quarto de hóspedes em si – se as dimensões forem pequenas, então você precisa usar papel de parede com decoração brilhante, deixando muito espaço para espelhos.

Em nenhum caso você deve comprar papel de parede com um padrão massivo, grande e bem pensado para salas pequenas, você deve se limitar a padrões simples. A propósito, linhas horizontais e verticais são bem-vindas – elas são capazes de alterar a altura e largura das paredes, pelo menos visualmente.

Em cores claras com estampa verde-oliva

Em cores claras com estampa verde-oliva

AdendoPara dar vivacidade às paredes e enfatizar a elegância dos clássicos, não deixe de usar elementos de estuque como pilastras e colunas, sem esquecer as pinturas e os lustres de parede..

Cortinas

Cortinas são muito importantes no estilo histórico, pois podem transmitir luxo, gosto refinado e sofisticação. As ideias mais populares para decorar um quarto de hóspedes com cortinas incluem:

Tecidos foscos no estilo de interiores britânicos. Com suas dobras pesadas, eles são capazes de enfatizar suavemente a beleza da paisagem fora da janela, enquanto permanecem uma parte orgânica do interior.

Escolha cortinas de estilo histórico

Escolha cortinas de estilo histórico

Os corredores clássicos nos estilos Império e Rococó eram anteriormente decorados com cortinas maciças com muitas cortinas ao longo de todo o comprimento do modelo. Eles geralmente são feitos de tecidos brilhantes para combinar com a elegância do resto da decoração do quarto..

Outra opção são as cortinas francesas, que estão mais relacionadas com a época do romantismo. Por causa de suas cortinas chiques e tecidos volumosos, eles perdem completamente a praticidade, portanto, não são adequados para apartamentos na cidade..

Estilo império

Estilo império

Outro país europeu presenteou o mundo com cortinas drapeadas de baixo, que agora são chamadas de austríacas. Eles são muito mais práticos do que os modelos franceses e ficarão especialmente agradáveis ​​em janelas panorâmicas..

Você pode escolher qualquer modelo, não apenas parando neles. O principal é que as cortinas sejam adequadas e se destaquem pela beleza, e não de outro estilo..

As cortinas são um elemento importante dessa sala de estar.

As cortinas são um elemento importante dessa sala de estar.

Teto

Em estilos alta tecnologia, moderno, pop art e outros raramente pensam em como ser decorado teto, apenas escolhendo organicamente adequado luminárias. No caso dos clássicos, você terá que sofrer por fazer do teto uma obra de arte não pior do que qualquer outro elemento decorativo do interior. Você pode deixar um teto plano simplesmente alvejando-o, mas depois adicione estuques ou padrões dourados..

Teto como obra de arte

Teto como obra de arte

Em geral, para o estilo clássico, eles selecionam:

  • Teto tenso.
  • Tetos caídos.
  • Coloração simples.
  • Trabalhar com gesso decorativo.
  • Tetos de gesso cartonado de dois níveis.

Adicione padrões de estuque ou ouro

Adicione padrões de estuque ou ouro

As duas últimas opções serão as mais adequadas, pois é melhor se afastar da modernidade, cedendo à decoração vintage e envelhecida. O gesso decorativo é uma ideia de design de teto mais barata que pode expressar a personalidade do interior da sua sala sem um grande investimento.. É melhor não brincar com flores, escolhendo algo entre tons de branco..

AdendoSe você tem uma sala de estar pequena ou tetos baixos, não tente entulhar o teto com gesso liso. Observe a unidade de estilo mesmo nos menores detalhes, repetindo padrões no teto de cortinas ou móveis.

Gesso decorativo - uma ideia mais barata para uma decoração de teto

Gesso decorativo – uma ideia mais barata para uma decoração de teto

Luminárias

Para qualquer casa, especialmente para um apartamento na cidade, é muito importante poder dispor corretamente a iluminação artificial, porque muitas vezes falta iluminação natural. Se em casas modernas lâmpadas embutidas escondidas são usadas com mais frequência, então, no estilo clássico, os lustres são bem-vindos em toda a sua glória. Os lustres de estilo histórico costumam ser diferenciados pelos seguintes recursos:

  • A presença de tons de vidro, cristal ou porcelana.
  • Acabamento em tecido de seda e / ou abajur em tecido.
  • Feito de metal sólido durável que pode suportar muito peso – geralmente bronze com douramento.
  • Decoração com pingentes de cristal, peças forjadas ou castiçais.
  • Uma distância significativa do teto.

Lustres pomposos são bem-vindos em estilo clássico

Lustres de estilo clássico são bem-vindos em toda a sua glória

Lustres desse tipo são considerados um sinal de riqueza e bom gosto, por isso não podem se encaixar em nenhum outro estilo que não os clássicos. Graças aos tons de vidro e cristal com decoração adicional entalhada, padrões incomuns podem aparecer nas paredes e os pingentes adicionarão um brilho mágico..

Não se esqueça dos cristais coloridos, que também se encaixam bem neste estilo..

AdendoTente procurar tons de formas incomuns para realmente decorar o ambiente e surpreender os convidados. Lustres em forma de velas que direcionam a luz diretamente para cima e bolas esculpidas brincando com a sombra nas paredes parecem interessantes..

Lustres desse tipo são considerados um sinal de riqueza e bom gosto.

Lustres desse tipo são considerados um sinal de riqueza e bom gosto. 

Tapetes clássicos

Tapetes já são menos usados ​​por designers devido ao fato de que muitos proprietários não podem pagar por modelos realmente caros. Além disso, muitos observam como esses modelos refinados são impraticáveis ​​em condições urbanas. Mas se você está decorando um quarto de hóspedes em uma casa particular ou está apenas pronto para fazer o cuidado meticuloso do carpete, você deve escolher um modelo de acordo com algumas regras.

O tapete não será supérfluo para este estilo.

O tapete não será supérfluo para este estilo.

Em primeiro lugar, preste atenção ao esquema de cores do interior para não se confundir com as cores do tapete..

Escolha um modelo contrastante: um tapete em tons frios vai caber perfeitamente em uma sala com tons claros predominantes. Muito também depende da quantidade de luz na sala, então tente colocar o modelo em tons de bege em uma sala de estar escura..

Preste atenção ao esquema de cores do interior

Preste atenção ao esquema de cores do interior

Uma ideia de design interessante – combinar um tapete no mesmo tom do chão ou perto dele.

Isso evita colocar muita ênfase no piso, deixando o foco nos móveis e na decoração. Em relação às paredes, o carpete deve contrastar, de forma a não criar a ilusão visual de uma “sala-box”.

AdendoSe o seu quarto é em sua maioria em cores claras, escolha um tapete com um padrão clássico brilhante que combine com as cores dos móveis..

Tapete claro no interior

Tapete claro no interior

Em uma sala pequena, onde as paredes são acabadas de forma bastante esparsa ou completamente monótona, você precisa selecionar o tapete com muita competência. Os habituais padrões florísticos clássicos e listras horizontais escuras ajudarão nisso..

Nos clássicos, na maioria das vezes existem tapetes de formas geométricas suaves – oval e redondo. O melhor de tudo é que os modelos redondos cabem em salas grandes e, para salas pequenas, vale a pena escolher um tapete retangular..

Ampliamos visualmente o espaço graças ao nosso design

Ampliamos visualmente o espaço graças ao nosso design

AdendoAo planejar colocar um carpete em sua casa, esteja preparado para cuidar muito dele, retirando-o da sujeira, poeira e produtos familiares. Tapetes caros são especialmente exigentes por causa dos materiais de que são feitos, o que será perceptível se o modelo tiver uma pilha alta.

Móveis clássicos

Embora no artigo estejamos examinando especificamente o estilo clássico, não se esqueça do propósito da sala de estar como um ambiente. Deve necessariamente ter uma localização não apenas requintada e luxuosa, mas, acima de tudo, um mobiliário confortável e acolhedor, embora com um viés para a historicidade. Os quartos são geralmente equipados com:

  • sofá;
  • poltronas;
  • armário;
  • prateleira;
  • aparador;
  • cômoda para eletrodomésticos e prateleiras.

A mobília deve ser confortável e aconchegante

A mobília deve ser confortável e aconchegante

Lembre-se de que os clássicos adoram escopo, não pilhas, então tente encaixar o mínimo possível de móveis, colocando cada elemento a uma curta distância um do outro..

É melhor colocar um modelo mais confortável, espaçoso e multifuncional do que vários compactos que atendem a um propósito. Não se esqueça que no estilo clássico, a simetria correta é importante, tanto no design dos móveis como na sua disposição no interior..

clássico adora escopo

Âmbito de amor clássico

O principal parâmetro na escolha do móvel deve ser o material de que é feito, pois os clássicos reconhecem apenas a madeira natural de espécies valiosas. É na madeira e na confiabilidade dos materiais naturais que você deve se concentrar na escolha da decoração adequada entre couro, tecidos naturais e peças forjadas. Além das formas corretas e dos materiais naturais, os móveis devem se diferenciar pelo seu vintage ou envelhecimento artificial..

Use móveis confortáveis, espaçosos e multifuncionais

Use móveis confortáveis, espaçosos e multifuncionais

Sofá clássico

O sofá não é apenas a decoração principal de qualquer cômodo, mas também o principal detalhe do interior de qualquer sala de estar. Em um estilo clássico, o sofá deve ter uma aparência chique e de bom gosto, forrado com tecidos caros, com acabamento em materiais naturais e “encaixado” nas pernas entalhadas. Seu design deve ser arredondado, mas ter linhas fluidas claras que tocam cada detalhe das pernas aos apoios de braços..

O sofá é o detalhe principal do interior

O sofá é o principal detalhe do interior

Se a sala não for muito grande, você pode parar no canto ou nos modelos em forma de U, que também são adequados para o zoneamento do corredor..

Em termos de cores, as mais neutras são sempre as escolhidas para o sofá:

  • café;
  • láctico;
  • cremoso;
  • pêssego.

O sofá deve ser chique e de bom gosto, forrado com tecidos caros e acabado com materiais naturais

O sofá deve ser chique e de bom gosto, forrado com tecidos caros e acabado com materiais naturais

O sofá deve ser chique e de bom gosto, forrado com tecidos caros e acabado com materiais naturais

Cadeiras e poltronas

Nos clássicos, pode-se usar com segurança os dois tipos de móveis, mas é importante que sejam feitos de materiais naturais. O estofamento dos móveis também deve ser caro e confortável, pois é necessário que a estrutura permaneça totalmente confortável e confiável. Se possível, compre cadeiras e poltronas em um conjunto com sofá, pois isso respeitará melhor a integridade do design.

O estofamento desse móvel também deve ser caro e confortável.

O estofamento desse móvel também deve ser caro e confortável.

Não pense que as cadeiras são móveis simples que podem ser escolhidos sem muita fantasia. Para um estilo clássico, você precisa encontrar antiguidades ou um modelo que se pareça com o antigo e nobre, mesmo quando se trata de cadeiras simples. No quarto de hóspedes, você pode organizar cadeiras e poltronas ao mesmo tempo, o principal é que elas estejam dispostas de maneira harmoniosa e correta.

Cadeiras macias estofadas em tecido no estilo geral da sala

Cadeiras macias estofadas em tecido no estilo geral da sala

Armário

Para a sala de estar, é importante ter móveis onde haja utensílios domésticos, roupas de cama, livros, lembranças e outras coisinhas que você não gostaria de guardar. quarto. Alguns lugares devem ser fechados, enquanto outros podem ser deixados à vista de um estranho. Em um interior histórico, armários maciços e pesados ​​de madeira escura se tornarão a principal ferramenta para armazenar qualquer coisa..

Guarda-roupa - o aparador é ideal para uma sala de estar neste estilo

Guarda-roupa – o aparador é ideal para uma sala de estar neste estilo

Esses armários podem ser complementados por vitrines para guardar itens valiosos e bonitos atrás de um vidro, para que os proprietários possam sempre mostrá-los aos seus convidados. Pilastras, capitéis e, especialmente, espelhos de corpo inteiro também ficarão muito adequados, permitindo aumentar visualmente o tamanho de uma pequena sala. A propósito, para essas salas de estar, vale a pena levar um guarda-roupa de canto comprido..

Elegância clássica

Elegância clássica

muro

Em vez de armários, você pode colocar uma parede mais útil – o principal atributo de todos os apartamentos na cidade em nosso tempo. Embora o clássico aceite principalmente móveis antigos, tal omissão é possível se você escolher um modelo de madeira envelhecido artificialmente. A parede deve ser decorada com elementos esculpidos, mas não muito.

AdendoLembre-se de que os móveis modulares nos clássicos parecerão antinaturais e rústicos, então você terá que procurar um design completo em um só estilo. É melhor que a composição inclua não apenas um guarda-roupa e uma cômoda, mas também prateleiras, racks e mostruários..

A parede é o principal atributo de todos os apartamentos da cidade em nosso tempo.

A parede é o principal atributo de todos os apartamentos da cidade em nosso tempo.

Lareira

A lareira vai diluir perfeitamente o interior da sala num estilo histórico, pois a sua presença mostra o status e o bem-estar dos proprietários, o que é necessário para manter o ambiente.. Para que diferentes pessoas tenham a oportunidade de instalar uma lareira em sua casa, o mercado se propõe a adquirir diferentes tipos de lareira:

  • Padrão, que só pode ficar em uma casa de campo privada e ser aquecido com lenha.
  • Fechado, possuindo fornalha em ferro fundido e também permitida a instalação somente fora da cidade.

A lareira vai diluir perfeitamente o interior da sala.

A lareira vai diluir perfeitamente o interior da sala.

  • Gás, que é a melhor opção entre o artificial e o padrão.
  • Elétrica, a rede elétrica, mostrando uma animação de uma lareira real e baterias de aquecimento.
  • Manequim, sem recesso para lenha e fogo. Parece um balcão de lareira com uma TV ou armário ao invés.

Se você quiser equipar um verdadeiro lareira, você tem que cuidar muito. Você precisa montar a lareira em um recesso na parede, tornando o cano para a fumaça mais alto, e a fumaça não deve atrapalhar seus vizinhos. Além disso, não deve haver objetos e móveis caros derretidos perto do fogo, especialmente carpetes, que podem ser danificados por carvão e faíscas..

Adequado para uma grande empresa

Adequado para uma grande empresa

A compra de lenha e carvão pode ser feita sem problemas se instalar um modelo a gás ou elétrico. Ambas as opções são muito mais seguras, aquecidas e podem ser instaladas até em um apartamento na cidade..

Um modelo movido a gás custará mais do que um elétrico, mas permitirá que você observe uma chama real e se aqueça nas noites de inverno.

No estilo clássico do interior, qualquer modelo de lareira deve ser colocado contra uma parede em branco, definitivamente não no canto da divisão, para que possa aquecer toda a divisão. Para quartos grandes, uma enorme lareira em forma de U é perfeita, permitindo que você aproveite a chama ao máximo.. O acabamento do modelo clássico deve combinar com o ambiente – pedra natural, decoração forjada e detalhes esculpidos.

A lareira não deve ser localizada no canto da sala para que possa aquecer toda a sala

A lareira não deve ser localizada no canto da sala para que possa aquecer toda a sala

AdendoSe você deseja colocar uma lareira principalmente para aquecer sua casa de campo, então você deve adquirir um modelo com uma fornalha fechada. Para poder admirar o fogo, pode escolher o modelo com vidro resistente ao calor.

Nós decoramos a sala-cozinha

Em apartamentos com tamanhos não muito grandes, muitos combinam um quarto de hóspedes com uma cozinha para ganhar mais espaço. O zoneamento entre salas geralmente é feito usando balcão de bar, trabalhando bancadas, mesa de jantar ou armário, mas qual opção você deve escolher para o estilo clássico? As atribuições dos quartos são diferentes, e a cozinha não tem que ser feita nos clássicos, o que ajudará a separar com competência as duas zonas uma da outra..

Opção para pequenos apartamentos ou casas

Opção para pequenos apartamentos ou casas

Se as dimensões o permitirem, vale a pena separar a cozinha da sala sem móveis, uma abertura em arco, uma divisória de correr ou um biombo. Uma divisória de madeira e uma abertura com colunas irão se encaixar organicamente no estilo clássico. Também é possível colocar um armário com livros até o teto entre os cômodos para que haja uma pequena passagem.

Zoneamento de uma sala usando um balcão de bar

Zoneamento de uma sala usando um balcão de bar

Também existe a opção de não isolar os dois quartos um do outro. Se forem feitos no mesmo estilo histórico ou em pelo menos uma gama de cores, você pode deixar a passagem intacta.

Ambos os quartos não são separados um do outro, porque são feitos no mesmo estilo..

Sala-quarto

Além da comunicação, do entretenimento e do chá, a sala pode ser utilizada como quarto para um quarto, normalmente neste caso são os hóspedes que aí repousam e pernoitam. Ao contrário da sala-cozinha, aqui basta instalar cama, guarda-roupas e poltronas em diferentes partes da sala, sem zoneamento com mobília adicional. Você pode até mesmo organizar apenas uma área de dormir para os hóspedes com uma cama, um pequeno guarda-roupa e uma mesa de centro.

Opção de sala de estar modesta combinada com quarto

Opção de sala de estar modesta combinada com quarto

Aqui, também, você terá que seguir os cânones do estilo clássico, e se já foi dito sobre guarda-roupas e poltronas, então a cama ainda não foi desmontada. Nos clássicos, deve ser bastante volumoso, maciço e luxuoso, lembrando uma cama de imperadores e condes. Colchão alto, largo e macio, encosto esculpido e estofado, capota – melhores ferramentas de estilo clássico.

Não se esqueça da roupa de cama: também deve ser cara e ter um padrão semelhante ao resto do design do quarto..

Vale a pena escolher cobrir com fios brilhantes e fronhas de seda. A propósito, você pode jogar mais travesseiros do que o necessário como decoração adicional..

Deve ser bastante volumoso, maciço e luxuoso

Deve ser bastante volumoso, maciço e luxuoso

Não é difícil equipar uma sala de estar nos clássicos, mas muito caro. Este estilo é frequentemente escolhido por pessoas ricas que podem gastar uma grande quantia em móveis de design feitos de materiais naturais e acabamentos dourados caros. No entanto, é possível criar tal milagre não apenas em uma casa particular, mas também em um apartamento na cidade, e até uma lareira vai caber bem ali. Tenha a paciência e experiência de designers para fazer reparos de qualidade em sua casa que vão encantar seus olhos.

Este estilo é freqüentemente escolhido por pessoas ricas.

Este estilo é freqüentemente escolhido por pessoas ricas.