O “estilo moderno” tem muitas encarnações diferentes nos interiores dos apartamentos, o que torna a identificação difícil. Refere-se ao reflexo do movimento da arte renovada no interior das casas. Saiba mais sobre todas as nuances do design de estilo moderno com mais detalhes posteriormente neste artigo..

Qual é a diferença entre contemporâneo e moderno?

Existem várias características centrais e temas de design visíveis em todo o design moderno., em particular, duas grandes seções se destacam:

  • Moderno;
  • Contemporâneo.

Eles, por sua vez, têm suas próprias direções.. O contemporâneo está aqui e agora. Ele exibe tudo o que é relevante hoje no mundo do design de interiores. Está em constante evolução: brinca com as convenções, adota novas ideias, assume várias formas que vão e vêm a cada temporada..

Enquanto o Contemporâneo fica no aqui e agora, o Moderno vive no passado.

Os dois termos de design são freqüentemente usados ​​de forma intercambiável, mas são estilos de tipografia completamente diferentes e ambos se enquadram na definição de “moderno”. Vamos dar uma olhada em suas origens e comparar.

O contemporâneo está aqui e agora

O contemporâneo está aqui e agora

Moderno, criado pelas escolas de design alemãs Bauhaus e o design escandinavo, enfatiza a simplicidade e a funcionalidade. Com o tempo, ele se transformou em:

  • Moderno de meados do século (estilo de meados do século);
  • pós-modernismo.

O estilo de meados do século, em contraste com o pós-modernismo, é considerado “moderno”. Sobre ele em detalhes abaixo.

O contemporâneo tornou-se popular na década de 1970, originalmente uma mistura de estilos, antes de se tornar reconhecível por si só. Ele pegou emprestados vários elementos do modernismo e do pós-modernismo e também coletou ideias de muitos outros. estilos, como art déco, desconstrutivismo, futurismo e muitos outros.

Estilo moderno

Estilo moderno

Existem muitas diferenças entre eles:

  • o espaço moderno tende a seguir um formato de estilo claro, enquanto o Contemporâneo tem muitas variações em seus interiores;
  • moderno em sua forma verdadeira raramente é visto como austero ou frio, enquanto alguns interiores contemporâneos celebram temperamento austero;
  • nas decorações do primeiro estilo, as cores são baseadas no natural ou neutro, mas no segundo, essa gama de cores vai de um extremo a outro;
  • o primeiro apoiador de linhas duras, o segundo adora curvas, curvatura.

No entanto, existem semelhanças consideráveis. Ambos os estilos tendem a preferir espaços simples e organizados, com linhas retas e limpas, e tendem a ser criativos..

Contemporâneo tem muitas variações em seus interiores

Contemporâneo tem muitas variações em seus interiores

Semelhanças

Ambos evitam designs ornamentados ou elementos pesados, embora recentemente Conteporari tenha começado a quebrar essa regra com mais frequência. Em ambos os estilos sofás, cadeiras, pufes têm pernas abertas. Ambos tendem a gravitar em torno de superfícies reflexivas, como metal bruto, madeira, vidro.

“Menos é mais” também pode ser o lema de ambos os estilos. Cada um deles, via de regra, é simples, lacônico, escolhe linhas suaves, alguns traços de auto-expressão criativa. Ambos os estilos são suaves, neutros, com ênfase na materialidade..

Agora que sabemos a diferença entre eles, é necessário estudar cada estilo com mais detalhes para navegar no design moderno..

Moderno

A modernidade nunca muda. Ele capturou o estilo e o clima de uma época específica – de meados do século 20, em particular das décadas de 1920 a 1950. Durante este período, nasce um novo pensamento, que se reflete primeiro nas idéias políticas e, depois, no design, ao máximo..

Uma opção de design interessante para a sala de estar

Uma opção de design interessante para a sala de estar

Embora possa ser qualquer coisa de Art Déco a Bauhaus, Art Nouveau é considerada uma joia em design de interiores.. Aqui estão alguns subgêneros de design que recebem o nome de modernismo:

  • Futurismo;
  • Bauhaus;
  • Neo-dadaísmo;
  • Minimalismo;
  • Expressionismo abstrato.

O estilo de meados do século é uma ramificação “moderna” da Art Nouveau, um estilo bastante complexo de design de interiores. Essa estética é conhecida por sua leveza, conceitos abertos, linhas limpas e decoração minimalista.. As joias modernas de meados do século são a beleza da simplicidade. Este ambiente organizado dá grande importância à arquitetura Art Nouveau, tornando os móveis de meados do século o ponto focal do espaço. Todos nós conhecemos este famoso mobiliário, seus representantes mais famosos são todos os tipos de cadeiras Patchwork de Eames, os representantes mais marcantes do estilo.

Beleza em simplicidade

Beleza em simplicidade

Outros elementos de design que definem o espaço de meados do século são:

Planos de conceito aberto. Nos últimos anos, vimos um grande renascimento dos espaços de conceito aberto, tudo graças à metade do século! Esse estilo é o ancestral do conceito aberto de vida. Ter menos paredes cria um fluxo mais suave de sala para sala. Por sua vez, dá-lhe mais oportunidades de brincar com a colocação dos móveis, torna a sua casa visualmente grande. Casas de meados do século também têm assoalhos, que vão bem com a ideia de uma vida aberta e arejada.

Ângulos e linhas fortes. Este estilo se orgulha de suas linhas elegantes, formas geométricas, ângulos limpos em tudo, desde detalhes arquitetônicos modernos de meados do século a móveis e obras de arte. A assimetria também serve como um importante recurso de design..

O estilo é conhecido por sua leveza.

O estilo é conhecido por sua leveza.

Menos peças de mobiliário. Espaços vazios podem ser tão impressionantes quanto espaços preenchidos. Com menos móveis, a ideia de meados do século de transmitir uma vida fácil é destacada.

Paredes brancas: as casas de meados do século usam paredes brancas para manter o frescor, adicionar personalidade e mostrar detalhes arquitetônicos. As paredes brancas não estão sujeitas às estações e às tendências, por isso a sua casa estará sempre na moda e com um toque moderno. É tudo uma questão de complexidade simples.

Materiais naturais. O design moderno sempre tem um toque de elementos naturais para tornar o ambiente mais aconchegante, mais agradável. Isso se aplica a madeira, couro, lã, linho, metais polidos. Foi também um período de abrangência da indústria e da manufatura, tornando as seções de plástico moldado e compensado uma escolha popular nas residências de meados do século..

As grandes janelas permitem a entrada de muita luz natural

As grandes janelas permitem a entrada de muita luz natural

Muitos janelas É uma das filosofias de design mais importantes de meados do século. Esta é uma conexão com a natureza. Projetar uma casa com janelas grandes (e muitas delas) foi uma maneira inteligente de se sentir tanto dentro como fora de casa. Sem falar na abundante oferta de luz natural.

Em última análise, tudo se resume ao fato de que o moderno busca capturar um momento no tempo, enquanto o Contemporâneo observa as tendências que estão ocorrendo no presente..

A arte do futurismo – minimalismo e alta tecnologia em design de interiores

O design futurista é uma forma de ver o futuro, suas tendências mostram como ele mudará e se desenvolverá. Os designers de móveis demonstram isso como:

  • interessante, conveniente;
  • seguro, funcional;
  • moderno;
  • com móveis esteticamente agradáveis ​​e acessórios decorativos.

O design futurista é uma forma de ver o futuro

O design futurista é uma forma de ver o futuro

Estilo de alta tecnologia

A arte do futurismo e a alta tecnologia combinam estilo, futurismo, minimalismo, arte. O resultado é uma estética deliciosa em que a pessoa se sente bem, espaçosa. Combina-se organicamente com o novo estilo de gente do século XXI.

Estilo de alta tecnologia

Estilo de alta tecnologia

O principal princípio no qual os equipamentos de alta tecnologia se baseiam são suas amplas capacidades. Equipamentos técnicos inteligentes definem o critério para uma boa seleção. Futurismo com arte aqui atua como uma forma única em que a ideia está conectada com a estética.

Móveis no estilo futurista são:

  • cadeiras de metal;
  • sofás;
  • cadeiras estofadas em couro;
  • mesas em metal, plástico, vidro;
  • incomum (geralmente arredondado) prateleiras e armários;
  • aparelhos embutidos.

Móveis futuristas

Móveis futuristas

O cenário futurista define uma das tendências mais impressionantes em decoração e móveis, criando um belo interior para uma vida confortável. É criado por profissionais que possuem uma combinação especial de talento artístico, habilidades para a implementação de novas ideias, uma visão prática do design de interiores moderno.. Esses novos desenvolvimentos em conceitos de móveis modernos que vemos se tornarão as principais tendências em decoração e móveis para casa no futuro..

Materiais (editar)

Usado frequentemente:

  • concreto;
  • copo;
  • metal;
  • tijolo;
  • plástico.

Banheiro elegante

Banheiro elegante

Ele também acolhe elementos do estilo industrial, que ajudam os detalhes funcionais a não se esconderem, mas fazerem parte da imagem. Canos, dutos de ar, peças de válvula, portas redondas e aberturas de janelas são bem-vindos.

O papel de parede e muitos outros detalhes decorativos, no entanto, são impopulares neste design de interiores. A sala, que corresponde ao estilo futurista, foi projetada inteiramente em cores frias. Paredes nuas, com um forte desejo, podem ser revividas um pouco. Mas as obras de arte também devem ser no estilo futurista, por exemplo, fotografias neste estilo ou fotografias em preto e branco.

A ideia de projetar um quarto

A ideia de projetar um quarto

O esquema de cores é muito discreto. Geralmente é limitado a Branco, cinzento, Preto. É aqui que as superfícies desempenham um papel importante. Metálico brilhante é sempre vantajoso para as duas partes.

Afinal, um espaço que foi projetado de acordo com todas as regras da arte do futurismo deve ser aberto. Aberto às pessoas, ao seu dia a dia, aberto a novos desenvolvimentos e tecnologias.

Simples, limpo, funcional: estilo moderno no interior dos quartos

O movimento modernista abraçou o conceito de “A forma segue a função”, o que significa que a utilidade de uma peça de mobiliário ou espaço em um edifício é mais importante do que a aparência. Isso não significa que a Art Nouveau seja feia: ela simplesmente não contém decoração desnecessária.. Linhas limpas nos móveis e muito espaço aberto na sala são componentes importantes desse conceito..

Em cores claras e calmas

Em cores claras e calmas

Tradicionalmente, o esquema de cores é neutro: vários tons de marrom, creme, cinza, preto, cinza e branco prevalecem. Os primeiros designers da Bauhaus usavam pequenos toques de vermelho, amarelo ou azul como acentos. Conforme o estilo amadureceu, os neutros permaneceram a paleta principal, mas o uso de cores de destaque brilhantes e alegres tornou-se mais comum..

Moderno contém materiais naturais, especialmente Madeira. No entanto, no uso do plástico, o cromo faz parte integrante da imagem, agregando cor, brilho, destacando todas as peças de produção em série típicas do estilo..

Use linhas limpas ao escolher os móveis

Use linhas limpas ao escolher os móveis

Corredor

Os corredores modernos são geralmente minimalistas. Eles são limpos e simples, com uma arquitetura espacial cuidadosa. Se seu o corredor estreito ou pequeno, você precisa torná-lo visualmente maior usando várias técnicas, para não forçar os móveis. Adicionar mesinha ou uma prateleira para pequenos itens, coloque uma cadeira. Qualquer mobília deve ser escondida ou movida para outro cômodo..

AdendoTente fazer as paredes com material reflexivo sem cobri-las com pinturas, colocando iluminação embutida nos cantos para expandir visualmente o espaço. Use cores claras para o corredor.

Corredores modernos são minimalistas

Corredores modernos são minimalistas

Pontos de destaque favoritos no corredor Art Nouveau – cadeiras vermelhas Bauhaus. Use linhas corretas, simetria para harmonizar um pequeno espaço.

Apartamento estúdio

Apartamento moderno limpo e sem adornos, contém muitos materiais naturais, como madeira, couro, teca e linho. Para móveis, eles continuarão sendo o padrão:

  • Madeira compensada;
  • plástico;
  • metal polido.

A vibração moderna e arejada de meados do século ainda é uma raiva. Portanto, a maioria dos acessórios são visualmente elevados do solo e dispostos de forma que o espaço pareça aberto e expansivo. As cores retrô vermelho-laranja também estão presentes, trazem alegria e os padrões geométricos são sempre adequados..

Apartamento estúdio com cantos de flores naturais

Apartamento estúdio com cantos de flores naturais

Cor

Apesar da ênfase no minimalismo, os espaços modernos geralmente não são frios ou escuros.. Eles são preenchidos com muitos tons neutros quentes e naturais. Por outro lado, os espaços modernos podem ter uma austeridade ousada: ter um espectro monocromático preto e branco, ou ter uma propagação de cores ousadas diferente..

Contemporâneo

Este estilo vem da modernidade, mas usar um tema contemporâneo não significa que você tenha que seguir todas as regras. Ele pode ser tão individual quanto você. Algumas pessoas gostam de linhas simples, iluminação local e móveis simples. E você pode estar inclinado para cores mais profundas e ousadas com iluminação sutil, acessórios abundantes e móveis estofados..

Travesseiros como um elemento luminoso da sala

Travesseiros como um elemento luminoso da sala

Tudo se resume a uma questão de personalidade. Preste atenção ao designer nisso para o seu projeto, para que a personalidade dele seja condizente com a sua, ou que ele seja guiado pelos seus pedidos. Desta forma, você pode ter a certeza de obter um estilo contemporâneo que mantém sua individualidade..

Elementos chave

De acordo com Eric Amos, editor de uma importante revista de design, Contemporary é caracterizada por linhas limpas e superfícies suaves sem detalhes intrincados..

“Isso não significa que sua casa ficará austera ou fria, porque os dias de móveis quadradinhos e decoração excêntrica já se foram. O contemporâneo redesenhado é uma fusão de elementos confortáveis ​​e habitáveis ​​que criam uma aparência sofisticada e fresca. “.

Use elementos incomuns

Use elementos incomuns

O designer nos convida a levar esses elementos em consideração para criar uma casa contemporânea:

  • Cor;
  • acentos metálicos;
  • textura;
  • sombra de madeira;
  • iluminação.

A cor é a chave

Os designs modernos geralmente são compensados ​​por cores neutras. Ao decorar suas paredes, você deve escolher tons de marrom, cinza escuro, creme ou branco puro.. Você pode facilmente incrementar seu quarto estilizando uma parede de destaque, adicionando um sofá em uma cor ousada e escolhendo acessórios decorativos pequenos, mas brilhantes, como:

A chave para o

A chave para o “design moderno” é a simplicidade

AdendoFique atento para que os acessórios não atravancem o espaço, porque a chave para o “design moderno” é a simplicidade..

Sotaque de metal

Metais como aço inoxidável, níquel e cromo são muito populares em “designs modernos” porque fornecem um acabamento brilhante e uma aparência limpa. Você pode acentuar facilmente sua casa escolhendo eletrodomésticos de aço inoxidável. Para torneiras de cozinha, existem muitos acabamentos de metal adequados para escolher.

Para acentos em salas de estar, considere o uso de metal para:

  • móveis;
  • lâmpadas;
  • prateleiras;
  • obra de arte.

Aço inoxidável, níquel e cromo são populares neste projeto

Aço inoxidável, níquel e cromo são populares neste projeto

Tudo sobre textura

Se você quiserPara adicionar textura e criar um ambiente mais natural e aconchegante, use tecidos como:

  • seda;
  • veludo fino;
  • linho;
  • lã.

Acentos como tecido nas janelas, estofados, almofadas, tapetes e linho papel de parede – uma ótima maneira de compensar as linhas suaves e limpas de detalhes metálicos. Evite padrões intrincados ao escolher tecidos, pois eles distorcerão o puro “visual contemporâneo” que você está tentando alcançar..

Será interessante para você:

Interior do apartamento em estilo loft: mais de 215 fotos de design de espaço ilimitado para autoexpressão

Estilo escandinavo: mais de 240 fotos de laconicismo e restrição no design. O que torna este estilo no interior real?

Estilo de alta tecnologia no interior (mais de 125 fotos): Todas as nuances que ficam escondidas de um olhar desatento. Lindos desenhos de decoração

Estilo provençal em um interior moderno: 335+ Fotos de belos designs para românticos e conhecedores da França (no corredor / sala / cozinha)

Tons amadeirados

A madeira sempre está na moda

A madeira sempre está na moda

As superfícies lenhosas das estruturas são geralmente de tons muito claros ou muito escuros. Você pode criar facilmente designs de piso exclusivos com uma ampla variedade de classes, acabamentos, designs e manchas de madeira para escolher. O único limite é sua imaginação e orçamento.. Outras maneiras de incorporar madeira em seu design de interiores são usar:

  • grandes potes de madeira;
  • prateleiras;
  • molduras;
  • mesas laterais;
  • lâmpadas de assoalho.

O “design moderno” eficaz combina com os acentos e não confunde o espaço.

Iluminação

A lâmpada pode se tornar uma decoração

A lâmpada pode se tornar uma decoração

A iluminação é muito importante no “design moderno” porque é a maneira de iluminar adequadamente o design de uma sala. Existem muitas opções de iluminação disponíveis para fornecer linhas simples e interessantes. Os acessórios populares incluem luminárias de trilho, pingentes e luminárias de chão.

Elementos de design

Como esse projeto está em constante mudança, é difícil determinar exatamente como ele deve ficar na casa. Claro, nem todo móvel precisa ser novo. Elementos modernos são frequentemente incluídos neste estilo.. Contemporâneo pode ser chamado de estilo “Aqui e Agora”: tal apartamento ou casa tem grandes janelas, usa várias formas esculturais e combina harmoniosamente a paisagem externa com a arquitetura.

Metal, pedra e vidro transparente são partes integrantes do estilo. Eles podem ser incorporados em:

Você pode ser tão criativo quanto sua imaginação permitir.

A iluminação é um fator decisivo no estilo

A iluminação é um fator decisivo no estilo

Deve-se ter cuidado com as coberturas das janelas, pois a luz do dia faz parte do estilo. No entanto, se você for usar tratamentos de janela, considere o uso de tecidos texturizados em cores neutras ou lisas para ajudar a suavizar e aquecer o ambiente.. Simplifique-os para evitar perturbar o humor..

A iluminação é um fator decisivo no estilo. Linhas de metal simples e limpas para acessórios servirão para mostrar os benefícios de móveis, arte de parede ou outros itens colecionáveis. A iluminação embutida sempre será uma opção popular e também é popular no estilo contemporâneo..

A paleta em casa costuma ser muito delicada, com cores neutras ou bicolores. No entanto, usar uma cor de destaque brilhante em um tapete, peça de mobília ou outro acessório pode ser um ótimo ponto focal..

AdendoBasta adicionar alguns toques de sua cor favorita aqui e ali para mantê-lo na linha enquanto permite que sua personalidade brilhe..

A escolha do mobiliário também deve ser simples. As linhas simples e elegantes estão de acordo com a filosofia de design contemporâneo. Os móveis costumam ter um pouco de metal ou madeira com acabamento em tecido de cor neutra..

Sala de estar

V sala de estar também há muito espaço para exibir seu estilo pessoal. É composto por linhas simples, uma pequena quantidade de móveis, sofás modulares, luminárias exclusivas, uma mesa de centro. Tem uma aparência fresca, dispositivo funcional e conveniente. Tudo é definido com propósito, estilo de design e exclusividade.

Lareira - um elemento de conforto

Lareira – um elemento de conforto

Ideias para salas de estar:

  • o estilo contemporâneo é caracterizado por linhas clean e elementos ecléticos, inspirados na natureza;
  • misture e combine texturas, não tenha medo de adicionar materiais que criam uma atmosfera incomum, por exemplo, misture madeira com metal, vidro com pedra ou tijolo;
  • é eclético e inclui um design lúdico. Faça uma área com um grande tapete que ofereça textura de forma interessante;
  • Este projeto geralmente oferece uma mistura de materiais reciclados e linhas limpas em todo o interior;
  • fundir a casa com a paisagem é uma abordagem típica do design contemporâneo. As janelas são projetadas para conectar o interior com o ambiente, devem ser grandes e abertas;
  • escolha móveis com lindas linhas curvas ou formas incomuns, use luzes pendentes elegantes.

Use bastante branco

Use bastante branco

AdendoConcentre-se em cores neutras para trazer o design de interiores para o primeiro plano. Use bastante branco, acrescentando apenas alguns toques extras. Use listras largas de cor sólida para realçar a parede.

Pisos lixados criarão a aparência que você deseja. Use os de madeira se eles ficarem em outros quartos, adicione um tapete que corresponda ao resto do esquema de cores do quarto.

Pequenos toques ecléticos, como espelhos emoldurados impressionantes, mesas de centro prateadas ou cores mais ousadas também são apropriados..

Mantenha o mínimo de armazenamento de acessórios para que você possa se concentrar em móveis, como sofás grandes e cadeiras modernas. Certifique-se de que a qualidade e os materiais que estarão na sala são de alta qualidade. É fácil atualizar uma sala de estar moderna se você se limitar a uma paleta de cores neutras, simplesmente usando acessórios de cada estação..

Pisos lixados criarão a aparência que você deseja

Pisos lixados criarão a aparência que você deseja

Paredes e móveis em preto e branco funcionam bem para este estilo, mas também incluem elementos naturais como abeto, cedro, pedra e até cortiça. Sustentabilidade e vitalidade são de extrema importância para o “design moderno”. A aparência geral é unificada, mas confortável, elegante e deliberada.

Quarto

Difícil de projetar quarto, que seria elegante, funcional e relaxante sem parecer uma demonstração sem alma. Mas vamos tentar. Para evitar que seu quarto contemporâneo pareça frio e estéril, você precisa escolher os elementos certos, incluindo cores vibrantes, texturas suaves e móveis de madeira aconchegantes..

Quarto Contemporâneo

Quarto Contemporâneo

Uma vez que este estilo pode assumir muitas formas e pode ser um dos mais versáteis e flexíveis, os designs de interiores modernos são muito diferentes uns dos outros. No entanto, existem alguns destaques para combinar, e o minimalismo é um deles..

Embora cada quarto seja muito individual, as cores neutras são comuns. Os neutros tendem a ter um efeito calmante no sistema nervoso. Combinar e combinar facilmente, fica bem em quase tudo, desde pintura de parede a roupa de cama. Para tornar o design do seu quarto neutro mais intrigante, preste atenção a detalhes como:

  • lâmpadas;
  • Criados-mudos;
  • obras de arte emolduradas;
  • tapetes.

O estilo pode assumir muitas formas

O estilo pode assumir muitas formas

A decoração branca tende a ser um ambiente calmo e relaxante e é a escolha perfeita para um quarto. Use obras de arte ou itens como cabeceira, roupa de cama, travesseiros ou lâmpadas para peças de destaque em negrito.

Lareiras a gás

Lareiras de estilo contemporâneo são mais parecidas com pinturas ou telas de plasma. Eles podem não se destacar da parede ou ser volumosos, mas ao mesmo tempo sempre transformam o ambiente..

Lareiras com ventilação direta a gás não requerem chaminé e podem ser ventiladas diretamente através da parede ou telhado. Desenhos lineares ou retratos e uma variedade de opções de iluminação complementam o estilo contemporâneo do interior.

VÍDEO: Os designs mais bonitos em estilo moderno

conclusões

A alta tecnologia domina cada vez mais o nosso dia a dia, tornando-se indispensável. Eles não visam a moda, mas levam isso em consideração. Porque são originais e únicos. Escolha o interior ao seu gosto e aprecie o design.