Combinações de cores no interior do viveiro: 60 ideias

A escolha das soluções de cores para o interior do berçário é muito importante, pois a sala não deve ser apenas lindamente decorada ou confortável, mas também funcional. Não só as crianças passam o tempo aqui, mas também os adultos que preferem cores pastéis e mais calmas às cores coloridas. Porém, a criança vai gostar mais de brincar, estudar e relaxar rodeada de cores vivas, por isso é preciso descobrir como decorar corretamente o ambiente. Aqui estão as recomendações de psicólogos e designers sobre como escolher combinações de cores para o interior de uma creche.

O que os designers aconselham

Ao decorar uma creche, é imprescindível consultar o proprietário do quarto, que deve exprimir a sua opinião. Os pais são aconselhados a levar em consideração os desejos do bebê ao organizar o quarto.

Ao escolher entre tons escuros e claros, dê preferência aos últimos. A criança ficará mais confortável em uma sala iluminada, e a solução ideal para o berçário é considerada “light” para a percepção dos tons, que servirão de fundo maravilhoso para acentos coloridos (vários acessórios e elementos decorativos).

Tenha cuidado ao escolher uma paleta acromática. Tons de cinza, preto e branco não devem ser usados, como dizem, “em sua forma pura”. As emoções positivas darão à criança combinações de cores completamente diferentes, e o contraste entre claro e escuro criará, especialmente em crianças mais novas, uma atitude psicológica negativa.

Nunca escolha tons discordantes. Lembre-se de que é melhor escolher apenas duas cores primárias, e o branco ajudará a diluir a paleta, o que torna os outros tons mais saturados e arejados..

Combinações de cores no interior de uma sala de crianças - dicas de design Combinações de cores no interior de uma sala de crianças - dicas de design

Como escolher esquemas de cores

Existem dicas gerais de psicólogos competentes que devem ser considerados ao escolher cores para um berçário. O momento associado ao impacto psicológico das sombras afeta diretamente o quão confortável será na sala. Vamos examinar as cores do espectro principal e seus tons.

O azul e o azul têm um efeito positivo no sistema nervoso, mas é importante usar apenas cores claras para esse fim, especialmente se o quarto for para uma criança pequena. Você pode combinar azul com areia, amarelo e pêssego. Essas combinações excluem a superexcitação do sistema nervoso, o que é importante para bebês muito ativos..

Vermelho, amarelo e laranja não são recomendados para uso como base no projeto de um ambiente, pois podem servir como irritantes. No entanto, os acentos dessas cores são permitidos e podem decorar o interior..

O verde pode ser usado com segurança como cor principal, tem um efeito positivo no corpo, aumenta a acuidade visual, melhora o humor e ajuda a normalizar o sono. Esta é a melhor opção para um fundo, especialmente se vários tons de verde forem combinados no interior. Por exemplo, você pode pintar as paredes com delicado verde claro e escolher a decoração em cores esmeraldas coloridas..

O roxo para decorar o interior do quarto de uma criança ajuda a concentrar a atenção e a abrir a criatividade da criança. Os tons desta cor são adequados para aquelas crianças que estão ativamente aprendendo sobre a realidade circundante. O grau de saturação pode ser alterado, dependendo da idade e das preferências individuais.

Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como escolher esquemas de cores Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como escolher esquemas de cores Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como escolher esquemas de cores Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como escolher esquemas de cores

Paleta da imagem

Ao criar um interior “do zero”, é recomendável usar um método original de combinação de cores – usando uma imagem ou fotografia. Pode ser uma variedade de imagens, o principal é analisar combinações de cores. Para fazer isso em alguns momentos, aplicativos e serviços especiais que geram uma paleta de cores ajudarão..

Esta técnica funciona mesmo numa situação em que só seja necessário complementar o interior do quarto das crianças. Você pode fotografar, por exemplo, uma cama e um guarda-roupa e, em seguida, determinar exatamente a melhor forma de decorar as paredes e outros elementos do cômodo..

As sombras podem ser contrastantes, complementares, etc. Lembre-se de que não é recomendável criar um interior inteiramente de flores coloridas. Um grande número de cores brilhantes evita que as crianças adormeçam e se sintam relaxadas. É melhor que o quarto combine tons calmos e coloridos..

Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Paleta da imagem Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Paleta da imagem

Opções de combinação de cores

Existem várias maneiras de combinar cortinas em um quarto de criança, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Considere as opções de combinação de cores mais adequadas.

Fundo neutro e acentos

A primeira é combinar pisos e paredes neutras com peças de mobiliário, elementos decorativos e acessórios coloridos. A principal vantagem dessa opção é que ela é fácil de implementar. Tal interior implica a presença de acentos na forma de tecidos – travesseiros, colchas, cortinas..

Lembre-se de que os elementos decorativos devem ser agradáveis ​​à vista, mas em nenhum caso escolha acessórios excessivamente coloridos. Se houver muitos destaques na sala, esse interior é considerado “desajeitado” e não permite que você relaxe. Escolha dois ou três tons principais para decoração. Em tal situação, o quarto parecerá harmonioso e decorado com bom gosto..

Como resultado, cores coloridas serão capazes de estimular o comportamento ativo, e um fundo neutro “pacificará” o bebê quando necessário. Preste atenção ao temperamento das crianças e também pergunte sobre as recomendações de um psicólogo. Assim, você pode escolher as tonalidades individualmente, para que combinem perfeitamente com o caráter da criança..

Combinações de cores no interior do quarto das crianças - Fundo neutro e realces Combinações de cores no interior do quarto das crianças - Fundo neutro e realces Combinações de cores no interior do quarto das crianças - Fundo neutro e realces

Zoneamento infantil

A segunda opção é a divisão do quarto das crianças em zonas. Este método implica o desenho da área de lazer (quarto, com cama) em tons suaves e calmos. A área de recreação, ao contrário, pode ser clara e colorida para estimulação adicional da atividade do bebê. O local de estudo é decorado em tons pastéis para que nada distraia as crianças dos estudos. Se a criança ainda tem um pouco de idade e não precisa de um trabalho mental intenso ou de um treinamento cuidadoso, o canto para as aulas pode ser decorado com tons suculentos e atraentes..

Não tenha medo de contrastes, se eles forem do agrado de seu filho. Nesse caso, a sala não parecerá chata. Porém, lembre-se de que tudo é necessário para o cumprimento da medida. Isso é especialmente verdadeiro para laranja e vermelho. Permita que uma variedade de tons seja perceptível no berçário, mas não o transforme em um lugar desnecessariamente colorido..

Combinações de cores no interior do quarto das crianças - Zoneamento da creche Combinações de cores no interior do quarto das crianças - Zoneamento da creche Combinações de cores no interior do quarto das crianças - Zoneamento da creche

Como não cair na armadilha dos estereótipos

Não é nenhum segredo o quão firmemente enraizado o estereótipo de que “rosa combina com meninas e azul combina com meninos”. Existem muitas outras opções, você só precisa tentar ser criativo. O principal é que todas as tonalidades selecionadas combinem entre si..

Por exemplo, as meninas, em vez da abundância padrão de rosa, são mais adequadas para um lilás delicado como fundo e um lilás mais escuro, bem como amarelo em elementos decorativos e acessórios..

Um quarto para um menino pode ser decorado com materiais de acabamento verde claro e marrom calmo, e os tecidos e peças de mobília podem ser laranja, esmeralda, etc. Mostre sua imaginação e você pode criar um interior bonito e funcional.

Que tons você pode recomendar como esquema de cores ideal? Podem ser tons naturais expressivos, cores frutadas e suculentas de verão, por exemplo, as seguintes: cenoura, verde claro, azul celeste, amarelo ensolarado, rosa delicado ou lilás, verde maçã.

Certifique-se de perguntar ao seu filho quais cores ele prefere. Você não deve oferecer imediatamente suas opções sem pedir a opinião de seu filho..

Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como não cair na armadilha dos estereótipos Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como não cair na armadilha dos estereótipos Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como não cair na armadilha dos estereótipos Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como não cair na armadilha dos estereótipos Combinações de cores no interior de um quarto infantil - Como não cair na armadilha dos estereótipos

A combinação de cores no interior do viveiro – foto

É muito difícil imaginar um belo interior de um quarto de criança sem exemplos ilustrativos. Portanto, recomendamos que você veja como as combinações de várias cores e texturas parecem na realidade. Nossa seleção de fotos irá ajudá-lo com isso. Inspire-se!

A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto A combinação de cores no interior do quarto das crianças - foto