Cortinas para o quarto: 80 ideias para fotos

Cortinas para o quarto: 80 ideias para fotos

Sentir-se seguro e sozinho talvez seja um dos principais desejos de todo proprietário de um apartamento ou casa, principalmente no que diz respeito ao espaço pessoal. O elemento que desempenha um papel fundamental na criação desta sensação, para além de isolar os ocupantes do mundo exterior, são as cortinas do quarto, cuja escolha não deve ser adiada para o último momento. Vamos ensinar-lhe como não se perder na variedade de sortidos e como comprar os têxteis ideais para o seu design..

Tipos de cortinas para o quarto

As cortinas não são apenas um lençol reto na janela que protege de olhares indiscretos. Eles podem variar em forma, volume, tamanho, criando acentos brilhantes no interior ou complementando seu visual minimalista. Francês, japonês, clássico … Qual opção escolher? Vamos examinar os tipos mais populares e tentar descobrir como eles ficam no quarto..

Cortinas francesas

Um tipo de cortina cujos tecidos combinam e criam muitas dobras arredondadas ao longo de todo o comprimento. O efeito é obtido com o uso de cordões de dentro do tecido que passam pelas laçadas. Essas cortinas no quarto parecem muito solenes, especialmente em combinação com material padronizado. Escolhendo um tecido leve translúcido, você pode conseguir o efeito de leveza ou combiná-lo com um mais maciço.

Cortinas francesas para o quarto

Cortinas austríacas

Este tipo de cortina tem semelhanças com a francesa, embora tenha uma decoração mais contida. Na forma rebaixada, as dobras horizontais estão localizadas apenas ao longo da borda inferior, deixando a parte superior reta. Elegante mas lacônico.

Cortinas austríacas para o quarto Cortinas austríacas para o quarto

Cortinas romanas

Apesar de sua origem antiga, as cortinas romanas do quarto parecem bastante modernas e práticas. Esta é uma tira de tecido esticada sobre uma estrutura que é instalada perto da janela.

As cortinas romanas são fixas e ajustáveis ​​verticalmente. Para eles, costumam ser usados ​​tecidos densos e impenetráveis, que protegem o ambiente da luz do sol de maneira confiável..

Cortinas romanas para o quarto Cortinas romanas para o quarto

Cortinas japonesas

São várias telas retangulares uniformes, que são fixadas com inserções rígidas de fundo, evitando a formação de dobras. Podem ser de deslizamento unilateral ou central. As cortinas japonesas lembram uma tela grande, se encaixando perfeitamente no interior minimalista do quarto..

Cortinas japonesas para o quarto Cortinas japonesas para o quarto

Persianas

Um tipo de cortina conveniente para o quarto, cujo tecido é enrolado num rolo especial. Graças a este mecanismo, a matéria pode ser fixada em qualquer posição, ajustando o nível de iluminação da divisão como desejar. Têxteis lisos e tecidos com um padrão elegante ficarão bem..

Persianas enroláveis ​​para o quarto

Cortinas clássicas

A opção mais comum, que são dois tecidos retos com separação ao centro. Apesar da aparência aparentemente simples, essas cortinas podem ser decoradas com quaisquer padrões ou acessórios, criando um design único no interior do quarto..

Cortinas clássicas para o quarto Cortinas clássicas para o quarto

Tipos de cortinas por método de montagem

Um ponto mais discreto, mas não menos importante, cuja compreensão de suas características simplificará muito a escolha das cortinas ideais – o método de fixação à cornija. De acordo com este critério, vários tipos podem ser distinguidos.

Cortinas no quarto com laços

Preso à cornija por meio de fitas ou cordão ao redor da estrutura. Melhor para tecidos mais finos, mas listras mais largas são recomendadas para tecidos mais grossos. Os laços superdimensionados ajudam a criar um design arejado que é relevante para os quartos das crianças. A vantagem da vista é a ausência de sons estranhos que geralmente surgem ao se mover ao longo da cornija.

Cortinas no quarto com laços Cortinas no quarto com laços

Cortinas no quarto com ilhós

A parte superior das cortinas inclui anéis de ilhó que são usados ​​sobre a haste da cortina. A vantagem da vista é a invisibilidade do método de fixação, que em alguns casos pode aumentar visualmente os fluxos ou criar uma sensação de unidade da composição artística da tela. Além disso, até mesmo as dobras são obtidas com a ajuda de ilhós. A densidade das peças reduz o desgaste do tecido.

Cortinas no quarto com ilhós Cortinas no quarto com ilhós

Cortinas no quarto com cordão

O cordão é um túnel de bolso na parte superior do tecido, no qual o tubo da cornija é inserido. Eles se distinguem por sua tranquilidade e aparência elegante. Eles são considerados uma espécie de cortinas retas que formam dobras leves..

Cortinas no quarto com cordão

Cortinas no quarto com trança

Ao contrário da versão anterior, esta é caracterizada por frequentes dobras verticais, que conferem dinamismo e esplendor ao produto. O efeito é obtido com cordas costuradas que se juntam. Nesse caso, recomenda-se escolher um tecido mais largo que o espaço utilizado pela janela, pois quando montadas as cortinas podem ficar uma vez e meia a duas vezes menores..

Cortinas no quarto com trança

Cortinas no quarto em argolas com prendedores de roupa

Este tipo pode ser encontrado no interior de muitos apartamentos. As cortinas são fixadas ao varão da cortina graças a anéis especiais com prendedores de roupa que se estendem além do tecido. A opção mais prática para cortinas de quarto, que não requer esforço adicional de instalação. Cria um design clássico para se adequar a uma variedade de estilos.

Cortinas no quarto em argolas com prendedores de roupa Cortinas no quarto em argolas com prendedores de roupa

Em qual tecido parar?

Claro, é melhor dar preferência aos materiais naturais, especialmente no quarto. O algodão e o linho têm uma textura agradável e respirabilidade. Mas essa escolha é mais adequada para apartamentos localizados no lado norte, uma vez que a tela queima mais rápido sob a influência do sol. Você também pode usar persianas ou persianas.

Mas não se deve descartar cortinas feitas de materiais artificiais – elas não são apenas práticas, mas também caracterizadas por uma grande variedade. Por exemplo, o poliéster tem uma grande variedade de texturas. O tafetá cria uma sensação leve e é adequado para cortinas volumosas. Viscose parece luxuoso e lavável. Organza é a solução perfeita para um interior de quarto arejado e bem iluminado.

Em termos de decoração, no mercado moderno encontra uma grande variedade de opções – desde padrões simples a têxteis com estampas complexas. No quarto, tente usar cortinas de luz simples que ajudarão a criar um ambiente calmo..

Tecido para cortinas no quarto Tecido para cortinas no quarto Tecido para cortinas no quarto

Como escolher o estilo das cortinas do quarto?

O estilo do quarto desempenha um papel importante na escolha da opção certa para cortinas. Afinal, se no projeto da sala você seguiu uma determinada direção, então terá que obedecê-la em cada detalhe..

Cortinas clássicas para o quarto

Apesar de sua tradição, o estilo clássico não perde sua popularidade hoje. Nesta solução, as cortinas desempenham um papel importante na criação de um design luxuoso e aconchegante..

De acordo com as regras, dois níveis de matéria são usados: uma tela densa com um padrão floral, sob a qual um véu transparente. Mais adequado para este interior em particular – francês ou austríaco.

É desejável que o esquema de cores das cortinas seja claro, pastel, como o próprio interior. No quarto, todos os elementos devem promover relaxamento e sono profundo. Se várias cores forem usadas no quarto, guie-se pela cor da colcha..

Cortinas clássicas para o quarto Cortinas clássicas para o quarto

Cortinas modernas para o quarto

Este estilo não tem limites e regras claras. Seguindo isso, você precisa se concentrar nos princípios gerais de design, não tenha medo de experimentos ou combinações incomuns..

As cortinas clássicas são bem adequadas, um acento claro que é a cor, bem como um padrão interessante. Os tipos romanos japoneses combinam com uma longa cortina de um tom diferente.

Cortinas modernas para o quarto Cortinas modernas para o quarto

Cortinas estilo provençal para o quarto

O estilo provençal no quarto adora aconchego e charme rústico, por isso as cortinas são o seu elemento indispensável. Procure tecidos leves e arejados ou têxteis com um padrão floral. O bom e velho celular também parece bom, principalmente se esse material já tiver sido usado no interior, por exemplo, como colcha na cama, toalha de mesa.

A paleta de cores deve combinar idealmente com o design geral, destacando-se pela textura delicada e dobras graciosas.

Cortinas estilo provençal para o quarto Cortinas estilo provençal para o quarto

Cortinas para o quarto no estilo minimalista

Ao falar de um estilo minimalista, pode surgir a pergunta: por que as cortinas estão aqui? Afinal, o design envolve um conjunto limitado de itens que servem apenas a propósitos práticos. Mas em um espaço privado como um quarto, as cortinas são mais uma necessidade do que uma decoração..

As cortinas não devem conter texturas, mas ser confeccionadas nas cores branca, cinza ou preta. Uma cortina clássica simples, persianas de enrolar, bem como persianas romanas serão suficientes para criar o efeito desejado.

Cortinas para o quarto no estilo minimalista Cortinas para o quarto no estilo minimalista

Critérios adicionais ao escolher cortinas

As cortinas do quarto não são apenas um componente decorativo. Eles servem a propósitos práticos enquanto mantêm a privacidade. Relevante para quem mora no rés-do-chão ou cujas janelas se encontram perto da casa vizinha. Portanto, à noite, são usados ​​tecidos densos, e durante o dia – tules leves translúcidos..

Se você não tem medo de olhares indiscretos, preste atenção onde a janela se abre. O lado ensolarado pode trazer alguns transtornos aos inquilinos. Uma ótima opção neste caso são cortinas romanas ou japonesas, que protegerão de forma confiável o quarto da luz excessiva..

Quando todos os problemas práticos forem resolvidos, você pode se concentrar nos decorativos. Para fazer isso, use tecidos com estampas ou compre acessórios adicionais, por exemplo, agarre as cortinas com borlas ou um lambrequim.

Preste atenção às dimensões do espaço e dos tetos. Num interior com uma grande área, qualquer solução parecerá harmoniosa, mas os quartos pequenos requerem uma abordagem especial. O mesmo se aplica à altura das paredes – aquelas que têm mais de alguns metros podem ser usadas para mostrar belos padrões em tecidos..

Critérios adicionais ao escolher cortinas para o quarto Critérios adicionais ao escolher cortinas para o quarto

Cortinas para um pequeno quarto

Os quartos, que não têm uma área impressionante de metros quadrados, e estão em sua maioria em nossas casas, são muito exigentes em relação ao desenho das janelas. As cortinas, neste caso, não devem interferir com a penetração da luz natural, mas cumprir com responsabilidade a missão de uma divisão entre o mundo interno e o externo..

Ao escolher, concentre-se em tons claros, mesmo que seu projeto inclua dois níveis de cortinas. Ideal se o esquema de cores for próximo à decoração das paredes, já que detalhes brilhantes podem aumentar a sensação de limites do espaço.

Em casos especialmente graves, é melhor fazer com tecidos simples. Ao mesmo tempo, cortinas romanas, de rolo e de outros tipos que não criam um grande número de dobras ficarão bem em um quarto pequeno..

As cornijas do teto ajudam a aumentar visualmente os tetos baixos. E o próprio tecido, neste caso, deve atingir o chão, embora essa solução possa parecer pouco prática para alguns. As linhas verticais realçam o efeito desejado e um visual lacônico cria uma atmosfera elegante..

Cortinas para um pequeno quarto Cortinas para um pequeno quarto Cortinas para um pequeno quarto

Cortinas de quarto – foto

O melhor de tudo é que a variedade de soluções para janelas será demonstrada não por palavras, mas por fotografias. Preparámos uma selecção luminosa com todo o tipo de cortinas para o quarto, entre as quais encontrará definitivamente a certa. Inspire-se!

Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto Cortinas para o quarto - foto

Vídeo: Cortinas para o quarto – ideias 2017

Published
Categorized as Quarto