Design de quarto pequeno: 90 fotos e ideias de interiores

As pessoas passam quase um terço da vida sonhando, por isso é muito importante que o local destinado ao descanso seja o mais confortável possível. Um interior agradável o ajudará a relaxar e esquecer todos os assuntos fora da cama. Para ideias e dicas sobre como criar um pedaço do paraíso a partir de um pequeno quarto, consulte este artigo..

Escolha de um estilo de interior

Se, ao planear o interior de uma sala, cozinha ou escritório, tem de pensar primeiro na sua funcionalidade, então na zona de relaxamento é permitido dar asas à imaginação e ouvir os desejos da alma. Estilos como escandinavo, moderno, clássico, minimalismo, loft ou Provence podem se tornar a base para experimentos de design em um pequeno quarto..

Quarto pequeno em estilo moderno

Pequeno quarto do século 21 – linhas gráficas claras, tons calmos e sem itens desnecessários.

O estilo moderno pressupõe móveis elegantes, mas confiáveis, sem decoração adicional. As paredes e o teto são monocromáticos, nas cores cinza, branco ou bege. Os acabamentos em preto, chocolate e azul marinho são mais adequados para salas maiores. O chão pode ser revestido com parquet, laminado ou alcatifa. Brilho metálico, puxadores cromados, madeira polida, espelhos – tudo isso reflete a luz e amplia visualmente o espaço.

São permitidos destaques na forma de pinturas, luminárias requintadas, figuras de cerâmica e plantas de interior. A roupa de cama deve ser de seda ou algodão, sem estampas perceptíveis. Refletores de LED em todo o perímetro e arandelas de cabeceira com tons de branco leitoso fosco ajudam a criar uma atmosfera calma e sintonizar para um sono tranquilo.

Projeto de um pequeno quarto em estilo moderno - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo moderno - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo moderno - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo moderno - foto

Quarto pequeno em estilo clássico

Este estilo será apreciado pelos amantes do luxo. Tons de marshmallow de branco, rosa, pêssego, lilás claro são combinados de maneira ideal com padrões aristocráticos de ouro-prata, molduras de gesso, colunas e lustres de cristal.

Móveis entalhados, pintados com esmalte marfim, criam um ambiente majestoso do palácio. A cabeceira da cama pode ser estofada em couro macio. As janelas devem ser fechadas com cortinas de brocado, veludo e cetim para combinar com o design geral. Os mesmos tecidos também são adequados para o dossel. A colcha pode ser jacquard, com motivos cintilantes. Uma abundância de luz em uma moldura “preciosa” transformará uma pequena sala comum em um quarto verdadeiramente real.

Projeto de um pequeno quarto em estilo clássico - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo clássico - foto

Quarto pequeno em estilo provençal

Para os românticos que amam a atmosfera do sul da França, o estilo provençal é a melhor opção. Todos os detalhes do interior devem ser em cores pastel – branco e azul, rosa, roxo claro, verde claro e bege. Dos têxteis, é preferível escolher um chintz desbotado e aparentemente queimado com pequenos padrões florais, bolinhas minúsculas, uma gaiola, losangos.

É aconselhável escolher móveis para um pequeno quarto no estilo provençal, simples e sem pretensões. Pode ser feito de madeira clara sem verniz ou pintado de branco (com leve tonalidade).

Projeto de um pequeno quarto em estilo provençal - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo provençal - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo provençal - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo provençal - foto

Quarto pequeno em estilo loft

Inicialmente, o termo “loft” era usado para se referir a antigas fábricas, galpões industriais e escritórios, que foram convertidos em moradias. Caracterizam-se pela falta de decoração nas paredes, muito espaço livre, pé direito alto e grandes janelas. No entanto, algumas idéias deste estilo podem ser úteis para refrescar o interior de um pequeno quarto..

Por exemplo, em vez de papel de parede ou gesso enfadonho, sobram apenas tijolos nus, painéis de concreto ou suas imitações. Uma cama simples sem pernas encaixa-se diretamente no piso de tábua corrida. Tudo deve parecer um refúgio temporário para um artista livre: nada de delícias decorativas, exceto algumas estampas em preto e branco, um espelho em moldura fina e lâmpadas tecnológicas para iluminar.

Para ampliar visualmente o ambiente, você pode expandir a janela, transformando-a em panorâmica, e pedir um guarda-roupa com portas de metal brilhante. O papel das cortinas em um loft deve ser desempenhado por persianas ou cortinas simples com dobras verticais.

Projeto de um pequeno quarto em estilo loft - foto Projeto de um pequeno quarto em estilo loft - foto

Quarto pequeno no estilo minimalista

Esta é a melhor opção para um quarto pequeno. Não há absolutamente nenhum excesso nele – sem cachos, padrões, decoração ou ornamentos. Uma ou duas próximas no espectro ou cores contrastantes no design, superfícies perfeitamente planas e lisas, móveis transparentes, lâmpadas de formas geométricas simples – tudo isso economiza muito espaço. Uma solução tão simples e moderna atrairá pessoas de negócios com uma abordagem racional da vida..

Projeto de um pequeno quarto no estilo minimalista - foto Projeto de um pequeno quarto no estilo minimalista - foto Projeto de um pequeno quarto no estilo minimalista - foto

Quarto pequeno de estilo escandinavo

A primeira associação com a Escandinávia é transparência e frieza. O design em tons de branco arejados com detalhes em marrom claro ou azul-acinzentado deve ser escolhido para quartos voltados para o sul, bem como localizados em climas quentes. Esse acabamento vai ajudar a suportar o calor com mais facilidade, criando uma sensação de frescor e leveza. Um quarto de estilo escandinavo deve lembrá-lo dos picos das montanhas cobertas de neve e rios gelados.

Projeto de quarto pequeno em estilo escandinavo - foto Projeto de quarto pequeno em estilo escandinavo - foto Projeto de quarto pequeno em estilo escandinavo - foto

Soluções de cor

Como estamos falando de quartos com uma área pequena, o foco principal deve ser a paleta de luz. Cores mais próximas do branco refletem mais luz e expandem visualmente o ambiente.

Quarto pequeno em branco

Não é à toa que a própria natureza escolheu esta cor para abrigar a terra adormecida no inverno: ela acalma, relaxa, cria uma atmosfera de pureza e paz. Em um quarto totalmente branco como a neve, o sono virá em questão de minutos, e se você quiser adicionar romance, você só precisa usar iluminação colorida.

Desenho de um pequeno quarto em branco - foto Desenho de um pequeno quarto em branco - foto Desenho de um pequeno quarto em branco - foto

Quarto pequeno em tons de azul

A decoração em tons celestiais alivia a tensão nervosa e refresca o corpo. Será apropriado se o apartamento costuma fazer calor. Para pessoas ativas, esta cor ajudará a dissipar um pouco a energia e a desfrutar dos sonhos..

Desenho de um pequeno quarto em tons de azul - foto Desenho de um pequeno quarto em tons de azul - foto Desenho de um pequeno quarto em tons de azul - foto

Quarto verde pequeno

Ervas, verde claro, esmeralda, mar – todas criam uma sensação de frescura, proporcionam o descanso desejado para os olhos e para o sistema nervoso. É a cor mais fácil de perceber, pois fica bem no meio do espectro do arco-íris..

Verde é a cor da vida, e vale a pena combiná-la no quarto com tons naturais calmos: cinza, marrom, amarelo areia, turquesa ou lavanda..

Desenho de um pequeno quarto em cores verdes - foto Desenho de um pequeno quarto em cores verdes - foto

Quarto pequeno roxo

Um tom roxo suave aparece no céu à noite, após o pôr do sol. Envolve o horizonte em uma névoa leve e como se o convidasse a um reino de sonhos de conto de fadas. No quarto, pode ser um ótimo complemento para elementos verdes, amarelos ou rosa. Além disso, o roxo fica em harmonia com as cores branco, bege e creme..

Desenho de um pequeno quarto em tons de roxo - foto Desenho de um pequeno quarto em tons de roxo - foto

Pequeno quarto amarelo

Esta cor ensolarada é perfeita para um quarto que carece de calor (por exemplo, não há janela ou está voltado para o norte). Areia, limão, açafrão e dourado tornarão o ambiente leve e aconchegante. Tons de amarelo alegram e enchem a vida de alegria, e são mais bem combinados com branco, verde, azul, roxo ou marrom.

Desenho de um pequeno quarto em tons de amarelo - foto Desenho de um pequeno quarto em tons de amarelo - foto

Quarto cinza pequeno

O cinza é a cor mais calma e neutra. É muito mais macio que o preto, por isso não parecerá volumoso. Este é um cenário maravilhoso para qualquer acento brilhante e, por si só, tem laconismo e contenção. As opções de cinza claro ou prata são adequadas para todos os estilos de interiores.

Desenho de um pequeno quarto em tons de cinza - foto Desenho de um pequeno quarto em tons de cinza - foto

Acabamentos e materiais

A escolha dos materiais para decorar um quarto não se limita a quase nada. A umidade nesta sala é normal, o efeito da radiação ultravioleta e outros fatores é mínimo. A única condição importante que não deve ser negligenciada é a segurança dos materiais: eles não devem conter impurezas prejudiciais e emitir gases tóxicos..

Piso

É melhor fazer o chão do quarto com um material quente. Pode ser parquet de madeira, laminado, carpete. Para tornar o espaço mais volumoso, vale a pena abandonar as cores escuras e heterogêneas, e colocar tábuas ou outros padrões verticais perpendiculares à janela. O carpete deve se misturar com a cortina principal, ou cobrir completamente o ambiente, caso contrário ele irá “cortar” e reduzi-lo.

Design de piso em um pequeno quarto - foto

Paredes

A escolha ideal para um quarto pequeno são paredes claras, monocromáticas ou com um padrão pequeno, quase invisível. Pode ser cal, pintura, gesso decorativo (com brilho reflexivo), papel de parede, painéis de madeira e cortiça..

Para um estilo loft, é melhor escolher alvenaria branca ou acinzentada (para um tijolo de silicato ou pedra de arenito).

Decoração de parede em um pequeno quarto - foto Decoração de parede em um pequeno quarto - foto

Teto

Para tornar o quarto visualmente mais alto, o teto deve ser brilhante. É bom que a luz das arandelas laterais seja refletida nele. O efeito volumétrico pode ser obtido colocando-se uma película extensível de espelho em uma “moldura” de gesso cartonado.

Para um design romântico, um teto na forma de um céu azul ou estrelado, com um padrão cósmico 3D e elementos piscando no escuro, é adequado. É melhor evitar imagens de planetas, figuras grandes e cores saturadas no design de um pequeno quarto..

Design de teto em um pequeno quarto - foto Design de teto em um pequeno quarto - foto

Têxtil

A escolha dos tecidos deve ser consistente com o estilo geral. Mas, em qualquer caso, eles não devem ser escuros e conter letras grandes. É melhor comprar cortinas leves, arejadas, feitas de tecidos sintéticos.

A roupa de cama em um quarto pequeno ficará melhor em tons de branco diluído ou cinza. Para dormir com conforto, é melhor dar preferência a tecidos naturais de alta qualidade feitos de algodão, seda ou linho..

Têxteis para um pequeno quarto - foto

Colocação de móveis, eletrodomésticos e acessórios

Quando tudo está em ordem com a decoração e o quarto parece mais espaçoso, é hora de pensar em como aproveitar ao máximo sua área real. Cada tipo de quarto tem suas próprias recomendações e recursos..

Quarto quadrado pequeno

Se todos os lados tiverem o mesmo comprimento, não haverá problema em particular. Assim, a cama pode ser instalada no centro, com a cabeceira encostada a uma parede em branco ou de móvel, nas laterais – cómodas altas ou estojos de lápis, e na outra parede – um guarda-roupa. Uma plataforma de pódio com prateleiras extraíveis, dentro das quais é fácil esconder roupas, roupas de cama e vários utensílios domésticos, ajudará a economizar espaço..

Arranjo de móveis em um pequeno quarto quadrado - foto Arranjo de móveis em um pequeno quarto quadrado - foto

Quarto pequeno estreito (retangular)

Para equilibrar visualmente a divisão, numa parede comprida vale a pena colar murais com perspectiva volumétrica e, no lado oposto, instalar, por exemplo, um armário com superfície brilhante. Paredes estreitas podem ser estendidas com listras horizontais, que podem ser não só pintadas, mas também funcionais, na forma de prateleiras largas.

Arranjo de móveis em um pequeno quarto estreito (retangular) - foto Arranjo de móveis em um pequeno quarto estreito (retangular) - foto Arranjo de móveis em um pequeno quarto estreito (retangular) - foto

Quarto pequeno com layout fora do padrão

Os quartos do sótão, os cantos deixados após o zoneamento ou reforma, bem como os lofts convertidos de instalações não residenciais têm um layout incomum. Você pode usar móveis interessantes neles – camas redondas, ovais, triangulares, cômodas com bordas chanfradas, guarda-roupas de configuração não padrão, redes, estantes suspensas. Esta abordagem proporcionará não apenas conforto e conveniência, mas também dará ao interior do quarto uma singularidade única..

Arranjo de móveis em um pequeno quarto com um layout fora do padrão - foto Arranjo de móveis em um pequeno quarto com um layout fora do padrão - foto

Iluminação

Na área de dormir, é melhor passar sem uma luz de teto forte e grandes lustres pendentes. Para criar uma atmosfera suave, alguns holofotes no teto, arandelas de parede e uma ou duas lâmpadas de piso confortáveis ​​nas mesas de cabeceira serão suficientes..

Partículas reflexivas ou padrões dourados na decoração da parede podem adicionar brilho extra..

Iluminação - design de quarto pequeno Iluminação - design de quarto pequeno

Projeto de um pequeno quarto em Khrushchev

Nos apartamentos soviéticos, a área normal dos quartos é de 8-9 m². Claro, não há muito espaço, mas é perfeitamente possível colocar os móveis e acessórios necessários para dormir..

Isso é fácil de conseguir: você precisa instalar um pódio, elevar a altura dos armários até o teto, equipar um espaço de armazenamento sob a cama e também expandir o peitoril da janela, transformando-o em uma área de trabalho adicional ou canto feminino.

Nos quartos das crianças, faz sentido usar beliches e estruturas dobráveis..

Projeto de um pequeno quarto em Khrushchev - foto

Integração com outras instalações

Nas condições de apartamentos apertados, uma boa solução pode ser expandir um pequeno quarto devido às instalações adjacentes..

Combinando um pequeno quarto com uma sala de estar

Esta opção é geralmente usada para dividir um estúdio em uma sala de estar e um quarto. Ao mesmo tempo, a área da cama pode ser simplesmente fechada de olhares indiscretos com um dossel, uma tela, um armário alto e também pode ser localizada atrás de uma placa de gesso ou divisória de madeira compensada.

Combinando um pequeno quarto com uma sala de estar - design de fotos Combinando um pequeno quarto com uma sala de estar - design de fotos Combinando um pequeno quarto com uma sala de estar - design de fotos

Combinando um pequeno quarto com varanda ou loggia

A presença de uma saída do quarto para a loggia ou varanda permite aumentar a área útil. Você pode remover a janela e a porta e isolar a área com vista para o pátio, tanto quanto possível, instalando janelas com vidros duplos modernos.

Combinando um pequeno quarto com varanda ou loggia - foto design Combinando um pequeno quarto com varanda ou loggia - foto design

Quartos pequenos – foto

Nossa galeria de fotos irá ajudá-lo a encontrar soluções interessantes para o projeto de um pequeno quarto. A foto mostra as opções de maior sucesso para acabamento, disposição de móveis e decoração. Inspire-se!

Projeto de um pequeno quarto de 5 a 6 m².

Projeto de um pequeno quarto de 5 a 6 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 5 a 6 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 5 a 6 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 5 a 6 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 5 a 6 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 5 a 6 m². - Foto

Projeto de um pequeno quarto de 7 a 8 m².

Projeto de um pequeno quarto de 7 a 8 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 7 a 8 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 7 a 8 m². - Foto Projeto de um pequeno quarto de 7 a 8 m². - Foto

Projeto de um pequeno quarto de 9 m²..

Quarto pequeno com design de 9 m² - Foto Quarto pequeno com design de 9 m² - Foto Quarto pequeno com design de 9 m² - Foto Quarto pequeno com design de 9 m² - Foto Quarto pequeno com design de 9 m² - Foto

Projeto de um pequeno quarto de 10-11 m².

Quarto pequeno com 10-11 m² - Foto Quarto pequeno com 10-11 m² - Foto Quarto pequeno com 10-11 m² - Foto Quarto pequeno com 10-11 m² - Foto Quarto pequeno com 10-11 m² - Foto

Projeto de um pequeno quarto de 12 m²..

Quarto pequeno com design de 12 m². - Foto Quarto pequeno com design de 12 m². - Foto Quarto pequeno com design de 12 m². - Foto Quarto pequeno com design de 12 m². - Foto Quarto pequeno com design de 12 m². - Foto Quarto pequeno com design de 12 m². - Foto Quarto pequeno com design de 12 m². - Foto

Vídeo: Quarto pequeno – ideias de interiores