Idéias de design de quartos de 12 m². (Mais de 60 fotos)

Muitas pessoas sonham com um quarto aconchegante no qual possam ganhar forças para o dia que se inicia e sempre “levantar-se com o pé direito”. Mas em condições de pequenas dimensões, é necessário colocar todos os itens necessários em um espaço bastante modesto, lembrando a estética no último momento. Tentaremos dissipar o mito da inutilidade de quartos pequenos, contando sobre as várias opções e segredos do desenho de um quarto de 12 metros quadrados..

Escolha de um estilo de interior

O design moderno envolve a modificação de estilos canônicos estritos para atender às necessidades do espaço, mantendo as principais características distintivas, princípios de construção de formas e imagem. O principal é a imaginação, bem como a compreensão do que é adequado para uma sala especificamente na sua situação..

Quarto 12 m² em um estilo moderno

A opção mais popular que vai ao encontro das necessidades da época: menos detalhes e “beleza pela beleza”, mais funcionalidade, conforto. Quarto 12 m² em um estilo moderno pode ser preenchido com um conjunto mínimo de objetos, moldando a estética por meio de linhas, luz, espaço ou materiais.

Nesse tipo de interior, o mobiliário modular é frequentemente usado, o que permite que você crie seus próprios designs originais que se adaptam ao design. Para um quarto, que deve ser um local de descanso e paz, esta solução é boa na medida em que ajuda a criar condições adequadas para tal..

Projeto do quarto de 12 m². em um estilo moderno Projeto do quarto de 12 m². em um estilo moderno

Quarto 12 m² em estilo clássico

Se preferir os clássicos, também pode caber em um espaço de 12 m². Mas para isso é melhor sacrificar a quantidade em nome da qualidade: coloque uma grande cama de casal com costas esculpidas e tecidos estampados, uma pequena cômoda de madeira, mesinhas de cabeceira, e também decorar o interior com pinturas, luminárias sofisticadas cortinas.

É a combinação harmoniosa de detalhes que cria uma composição holística que pode trazer uma sensação de aconchego e conforto na sua interpretação tradicional..

Projeto do quarto de 12 m². em estilo clássico Projeto do quarto de 12 m². em estilo clássico

Quarto 12 m² no estilo provençal

A Provença veio até nós de aldeias francesas, conquistando imediatamente o amor graças ao seu encanto simples. Este estilo é capaz de criar uma atmosfera suave evocando o ritmo tranquilo da vida provinciana – não é ideal para um quarto de 12 m²? Não existem muitas regras de design: cores pastel, motivos florais, móveis antigos, principalmente materiais naturais e uma variedade de decoração.

Mas, apesar de sua aparente simplicidade, esta é uma opção bastante trabalhosa. Se você não quer gastar muito dinheiro com antiguidades, então você terá que dar um passeio nos mercados de pulgas, e também adicionar um pouco de artesanato, além de decorar ou envelhecer móveis. Mas o resultado vale todo o esforço!

Projeto do quarto de 12 m². no estilo provençal

Quarto 12 m² estilo loft

Uma solução moderna que vai trazer um pouco de brutalidade e ousadia para o interior. Mas este não é um estilo unilateral! Com o design certo, é possível, e vice-versa – dar ao quarto um aspecto mais aconchegante, além de aconchegante..

O loft adora contrastes, como a combinação de peças vintage com tecnologia moderna, guarda-roupas de moldura com camas macias e obras de arte na frente. Objetos aleatórios fazem sentido aqui, e a variabilidade de preencher o espaço com paredes de tijolos à vista permite que a imaginação vagueie mesmo em uma área de 12 metros quadrados..

Projeto do quarto de 12 m². estilo loft Projeto do quarto de 12 m². estilo loft

Quarto 12 m² no estilo escandinavo

O estilo escandinavo também não está perdendo terreno, ganhando cada vez mais popularidade nos países da CEI. Apesar de sua origem “áspera”, bem como de um modesto conjunto de meios de expressividade, parece muito aconchegante, leve e espaçoso, transmitindo essas qualidades até mesmo para um espaço pequeno.

A melhor opção: acabamento predominantemente branco, no centro da composição há uma pequena cama com uma colcha de tecidos naturais, um conjunto mínimo de móveis de madeira, plantas e detalhes contrastantes.

Projeto do quarto de 12 m². no estilo escandinavo Projeto do quarto de 12 m². no estilo escandinavo

Paleta de cores para quarto de 12 m².

Ao escolher o esquema de cores da sala, você deve partir de vários aspectos. Primeiro, qual estilo você escolheu? Por exemplo, um loft ditará paredes brancas ou de tijolos, e Provence ditará uma paleta pastel..

Em segundo lugar, que efeito você deseja alcançar? Para a concepção de um quarto com uma área de 12 m2. os tons claros são os mais adequados, o que adiciona visualmente alguns “quadrados” ou pelo menos os mantém. É melhor dar preferência a flores calmas, mesmo por razões práticas – elas criarão uma atmosfera relaxante que contribuirá para um sono profundo..

Mas isso não significa que se deva temer uma escala mais profunda. A paleta escura trará uma sensação de intimidade ao espaço, que também parece aconchegante. Nesse caso, é melhor se concentrar em tons naturais..

Terceiro, para onde vão as janelas da sala? Se o sol raramente aparece aqui, as sombras quentes ajudarão a compensar sua falta, e vice-versa – as cortinas frias irão equilibrar a “temperatura” na sala..

Projeto interior de um quarto de 12 m². - paleta de cores Projeto interior de um quarto de 12 m². - paleta de cores Projeto interior de um quarto de 12 m². - paleta de cores Projeto interior de um quarto de 12 m². - paleta de cores

Decorar um quarto de 12 metros

Na hora de escolher um acabamento, deve-se ter em mente que este não é um elemento-chave do interior, mas uma espécie de moldura na qual se vai inserir uma determinada composição. Para manter um equilíbrio entre o design chato e variegado, sem ir a esses extremos, é necessário seguir um princípio simples: apenas alguns elementos podem criar acentos brilhantes, mas não todos. Por exemplo, móveis fortemente decorados são equilibrados por acabamentos suaves e vice-versa..

Piso

Um quarto é um lugar onde a pessoa deve se sentir o mais confortável possível. E o piso laminado faz um ótimo trabalho com essa função. Quanto mais natural for o revestimento, melhor, porque é sobre ele que se anda descalço na maioria das vezes. O piso do quarto tem 12 m². deve ser o mais leve possível, mas não mais claro do que as paredes.

Projeto do quarto de 12 m². - acabamento do piso

Paredes

Para a decoração da parede do quarto 12 m². papéis de parede tradicionais de papel, não tecido ou têxtil que são respiráveis ​​e ecologicamente corretos são adequados.

O papel de parede fotográfico também ficará harmonioso em uma das paredes – geralmente aquela na qual a cama está fixada. Nesse caso, as demais partes devem ser decoradas de forma neutra, “dando” toda atenção ao quadro central.

As paredes pintadas em cores claras também se encaixam bem no interior. Mas aqui você deve ter uma abordagem responsável para a preparação preliminar da superfície – deve ser perfeitamente plana.

Projeto do quarto de 12 m². - Decoração de parede Projeto do quarto de 12 m². - Decoração de parede

Teto

Para espaços pequenos, um teto de luz comum é adequado. Observe que enforcamento e outros tipos são usados ​​para estilo moderno; enquanto a Provença, os loft e os escandinavos amam a simplicidade e a naturalidade.

Projeto do quarto de 12 m². - decoração de teto Projeto do quarto de 12 m². - decoração de teto

Decoração e tecidos para o quarto 12 m².

O preenchimento de detalhes no interior depende do estilo escolhido. No estilo moderno, é preferível fazer uma decoração minimalista, dando preferência à arte moderna, às fotografias, mas também a objetos bonitos e práticos. A Provença assume estatuetas pintadas com cores, tecidos estampados e vintage. Objetos de arte moderna são adequados para um loft.

Se abstrairmos das regras estilísticas, o quarto tem 12 m². é melhor limitar-se apenas ao conjunto necessário de itens – isso economizará espaço, criando um ambiente confortável para dormir. Se uma área de trabalho deveria estar dentro do quarto, é melhor separá-la visualmente da área de descanso..

As cortinas não só podem esconder você de olhares curiosos e decorar o ambiente, mas também aumentar visualmente a altura das paredes: basta montar a cornija do teto e estender o tecido até o chão. Para o quarto, cortinas blackout ou uma combinação de tule claro com persianas são necessárias.

Projeto do quarto de 12 m². - decoração e tecidos

Como arrumar móveis?

Para a disposição dos móveis do quarto de 12 m². o layout, o número de pessoas que nele vivem e as funções que deve desempenhar são afetados. A sala é apenas um local para relaxar ou inclui uma área de trabalho, espaço de armazenamento e uma área de TV? Claro, a melhor opção é uma cama grande, mesas de cabeceira e um pequeno armário. Mas não se esqueça de que, em tamanhos pequenos, o quarto muitas vezes desempenha vários papéis..

Em um quarto com geometria retangular, a seguinte composição ficará perfeita: a cama fica mais perto da janela e ao lado da porta está um guarda-roupa. O interior parece simétrico e equilibrado.

Com uma geometria quadrada – a cama deve estar localizada no centro e contra a parede. Em frente a ela: o resto do conjunto de móveis, incluindo um guarda-roupa, uma área de trabalho estreita ou uma estante de TV.

Ao mesmo tempo, em ambas as versões, uma poltrona, uma mesinha e uma cadeira podem ser colocadas mais próximas da janela, mantendo o espaço no início da sala.

Projeto do quarto de 12 m². - como organizar móveis Projeto do quarto de 12 m². - como organizar móveis Projeto do quarto de 12 m². - como organizar móveis

Projeto do quarto de 12 m². com varanda

Se o quarto de 12 metros tem uma loggia – considere-se com muita sorte! Ao combiná-lo com uma sala, você pode aumentar a área útil, mantendo a divisão em zonas.

Tendo desmontado a divisória e decorado o espaço resultante em um único estilo, você pode usá-lo como área de trabalho, armazenamento ou recreação. A ausência de parede aumentará a quantidade de luz natural no interior..

Ao mesmo tempo, é importante cumprir todas as medidas preparatórias – isolar a varanda e mudar as janelas, se necessário..

Projeto do quarto de 12 m². com varanda Projeto do quarto de 12 m². com varanda Projeto do quarto de 12 m². com varanda

Projeto do quarto de 12 m². em Khrushchev

Se o seu pequeno quarto tiver 12 m² está localizado em Khrushchev, pode-se esperar que as condições sejam ainda piores: tetos baixos, pequenas janelas e um layout inconveniente. Esse espaço requer uma abordagem especial para o design..

O peitoril da janela pode ser utilizado como local de trabalho, tendo-o previamente aumentado. A área da janela é adequada para colocar uma cama ali, liberando espaço para outros itens. Neste caso, é melhor dar preferência a um pouco de mobília mundana – isso aumentará visualmente o teto.

Cada vez mais, os designers estão usando camas em um pequeno pódio, que funciona como um armazenamento para coisas ou roupas. Uma opção totalmente radical é transformar os móveis. Priva o quarto do conforto tradicional, mas confere-lhe funções adicionais. Em qualquer caso, Khrushchev não é uma frase.

Projeto do quarto de 12 m². em Khrushchev Projeto do quarto de 12 m². em Khrushchev

Iluminação

O quarto tem 12 m². você pode usar vários níveis de iluminação: lustre, lâmpadas de assoalho e lâmpadas nas mesas de cabeceira. Se a sala tiver uma área de trabalho, uma fonte de luz adicional deve ser colocada sobre a mesa..

Não é recomendável “dividir” o espaço com holofotes. Num cômodo destinado a dormir, a luz não é tão importante, antes serve como componente de conforto e aconchego..

Projeto do quarto de 12 m². - iluminação e iluminação Projeto do quarto de 12 m². - iluminação e iluminação

Projeto interior de um quarto de 12 m². – Foto

Até o quarto tem 12 m². pode parecer elegante e aconchegante. Para finalmente convencê-lo disso, inspirando novas idéias, fizemos uma seleção de fotos com belas idéias de interiores. Boa visualização!

Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 12 m². - Foto

Vídeo: quarto de 12 m² – ideias para interiores