Mesas de cabeceira (90 fotos): tipos e modelos

As mesas de cabeceira são um excelente complemento para o interior do quarto, capazes de trazer um pedaço de conforto, sofisticação e completude do mobiliário. Eles dão aos seus proprietários o conforto de que precisam para fugir da agitação e dos problemas diários. É fácil colocar todos os aparelhos necessários aqui. Livros, revistas, celular, artigos de higiene, óculos ou apenas uma xícara de café – tudo isso encontrará um bom lugar para si tanto nas prateleiras que estão abertas quanto fechadas aos olhos curiosos. Em outro artigo, falaremos sobre o tipo de mesinha de cabeceira e como escolher corretamente esse maravilhoso e necessário móvel..

Tipos de mesas de cabeceira

A variedade de mesas de cabeceira de hoje é tão grande que às vezes é difícil fazer a escolha certa na direção de um produto específico. Dentre os principais fatores que merecem atenção especial, destacam-se: dimensões, formas, métodos de instalação.

Dependendo do tamanho

Na concepção do interior do quarto, é importante não confundir o espaço, deixando espaço livre suficiente. A mesinha de cabeceira não deve ficar apertada entre a parede e a cama, por isso é necessário escolhê-la levando em consideração a área do quarto e o tamanho da cama. Três tipos principais são convencionalmente distinguidos:

Pequeno – fica ótimo em quartos pequenos. Apesar de suas dimensões modestas, uma pequena mesa de cabeceira pode ter prateleiras suficientes para acomodar as coisas mais necessárias;

Os médiuns são a opção mais comum com uma variedade de formas. As mesas de cabeceira costumam ter prateleiras abertas e fechadas. Lâmpadas, itens decorativos são instalados em lugares proeminentes e nichos escondidos permitem que você esconda coisas pessoais de olhares indiscretos, mantenha a ordem;

Grande – projetado para quartos espaçosos. O seu amplo sistema de arrumação permite-lhe colocar não só os acessórios mais necessários, mas também roupa de cama, pijama, toalhas, etc..

Tipos de mesas de cabeceira - Dependendo do tamanho Tipos de mesas de cabeceira - Dependendo do tamanho Tipos de mesas de cabeceira - Dependendo do tamanho

Dependendo da forma

A forma da mobília também é importante. Os mais comuns nesta categoria são as mesas de cabeceira quadradas e retangulares, adequadas para qualquer espaço. Eles podem ser colocados em qualquer lugar da sala..

Produtos redondos e ovais parecem mais originais e fora do padrão. No entanto, essas mesas de cabeceira não são adequadas para todos os cômodos – elas ocupam muito espaço e não funcionará instalá-las perto da parede..

O design de canto da mesa de cabeceira é uma ótima opção para quartos pequenos. Ela é capaz de ocupar um canto vazio, dar ao interior uma aparência completa e, entre outras coisas, ser espaçosa o suficiente.

Um nicho à parte na produção de mesinhas de cabeceira é ocupado por desenvolvimentos de design que podem surpreender com a originalidade das formas. Aqui você pode encontrar as soluções mais inesperadas, mas bastante eficazes..

Tipos de mesas de cabeceira - Dependendo da forma Tipos de mesas de cabeceira - Dependendo da forma Tipos de mesas de cabeceira - Dependendo da forma

Dependendo da localização

Ao contrário de outros tempos, quando todos os móveis eram bastante volumosos e instalados permanentemente, os designs atuais são mais capazes de incorporar as soluções de design desejadas. De acordo com o método de instalação, as mesas de cabeceira são de dois tipos, a saber:

1. Piso – montado diretamente no piso ou possui pés de apoio, rodízios;

2. Suspenso – opção mais moderna, quando o produto é montado na parede, criando uma sensação de leveza e leveza na estrutura. As mesas de cabeceira suspensas simplificam muito a limpeza do quarto, tornando possível lavar ou aspirar livremente o chão, e a novidade dos designs complementará efetivamente qualquer design moderno.

Tipos de mesas de cabeceira - dependendo da colocação Tipos de mesas de cabeceira - dependendo da colocação

Pedestais transformadores

Atenção especial deve ser dada às mesas de cabeceira, que podem facilmente alterar sua configuração, desempenhando simultaneamente várias funções importantes. Por exemplo, uma mesa lateral com mecanismo extraível é ideal para quem está acostumado a fazer um lanche noturno ou um café da manhã na cama. O tampo da mesa pode acomodar facilmente um laptop ou tablet para jogadores. Também existem opções quando uma superfície adicional é fixada na parede lateral. Hoje você também pode encontrar modelos como mesas de cabeceira com tampo giratório, sob as quais há um compartimento de armazenamento ou “bonecos de nidificação”, compostos por vários elementos compactamente combinados.

Mesas de cabeceira - Aparadores-transformadores Mesas de cabeceira - Aparadores-transformadores Mesas de cabeceira - Aparadores-transformadores

Materiais para fazer

Uma grande variedade de materiais é usada para a fabricação de mesas de cabeceira, especialmente quando o desenvolvimento do projeto está envolvido. Essas peças de mobília às vezes são feitas por artesãos domésticos, mesmo com matérias-primas simples improvisadas, por exemplo, recipientes para vegetais, toras serradas, etc. Quanto aos materiais mais populares, estes incluem madeira e seus substitutos (aglomerado, MDF), plástico, vidro e metal. Opções combinadas são freqüentemente encontradas..

Mesas de cabeceira de madeira

Esses móveis são certamente os mais ecológicos. Parece nobre, especialmente feito de madeira sólida natural cara. A mesa de cabeceira pode ter formas rígidas ou ser decorada com padrões esculpidos. As opções econômicas são feitas de folheado de pinho, mas dado que o pinho pertence a espécies de madeira macia, a vida útil dessas mesas de cabeceira não é longa – os pontos de fixação nas portas ou gavetas são frequentemente os primeiros a deformar-se. Além disso, a madeira pode substituir o aglomerado e as placas de MDF, mas na hora de comprar móveis com esses materiais é importante estar atento à qualidade para que a presença de substâncias nocivas não prejudique a saúde..

Mesas de cabeceira de madeira - materiais de artesanato

Mesas de cabeceira de plástico

Móveis de plástico tornaram-se bastante populares em nosso tempo. Uma vantagem especial reside na rica paleta de cores que permite criar acentos brilhantes e composições de móveis leves. O plástico pertence a materiais bastante maleáveis ​​no processamento, o que permite fabricar móveis originais a partir dele, e seu baixo peso permite a instalação de uma estrutura suspensa no quarto.

Mesas de cabeceira de plástico - Materiais para fazer

Mesas de cabeceira de vidro

Nos últimos anos, surgiu uma grande variedade de móveis de vidro. Os fabricantes conseguiram atingir a incrível resistência deste material e os designers usaram com sucesso elementos de vidro para fazer conjuntos de móveis. Uma mesa de cabeceira de vidro parecerá leve e elegante, sem ocupar o espaço. Pode ser complementado com peças de metal, plástico ou madeira.

Mesas de cabeceira de vidro - materiais de artesanato

Mesas de cabeceira de metal

Nesse caso, não estamos falando de produção em massa. As mesas de cabeceira de metal são obra de artesãos individuais. Na maioria das vezes, eles são representados por estruturas forjadas que complementam com sucesso interiores vintage, embora também existam produtos feitos de chapas de metal sólidas..

Mesas de cabeceira de metal - Materiais para fazer

Como escolher uma mesa de cabeceira: estilos

A escolha desta ou daquela mesa de cabeceira dependerá das funções que os proprietários pretendem atribuir a ela. Pode funcionar tanto como um pequeno suporte de mesa como como mobiliário multifuncional, que conterá uma variedade de gavetas e prateleiras para revistas, livros, acessórios de cosmética e outras ninharias necessárias..

O tamanho da mesa de cabeceira é determinado pela área total da sala – no quarto, os móveis não devem ocupar muito espaço. Se o quarto for pequeno, é melhor optar por opções compactas, especialmente ao colocar dois elementos em cada lado da cama. Nesta opção, também vale a pena considerar que as mesinhas de cabeceira devem ter o mesmo design (às vezes os conjuntos inteiros são adquiridos com a cama). Se você pretende comprar uma mesa de cabeceira, é melhor colocá-la do lado direito da cama – como mostra a prática, um quarto com essa disposição parece muito mais confortável.

Um papel importante na escolha é desempenhado pelo estilo do interior, onde o design do mobiliário é de importância decisiva. Aqui estão alguns exemplos de como uma mesa de cabeceira pode parecer em uma solução de design específica..

Clássico

Quando falamos de clássicos, é claro, estamos falando de móveis feitos de madeira natural, que devem enfatizar totalmente o chique e o alto custo do mobiliário. As mesas de cabeceira podem ser ricamente decoradas, contêm elementos de entalhe, douramento.

Como escolher uma mesa de cabeceira - estilo clássico

Provença

O estilo rústico romântico é capaz de infundir no interior do quarto um charmoso toque mediterrâneo. Aqui, a preferência é dada à presença de móveis de madeira semi-antigos com arranhões e rachaduras características. Os mais populares serão as cores pastel claras..

Como escolher uma mesa de cabeceira - estilo provençal

Loft

Uma tendência moderna bastante popular envolve a simplicidade de formas com um toque industrial. Na escolha de uma mesa de cabeceira, dá-se preferência ao laconicismo máximo do acabamento com uma combinação de madeira maciça e moldura de metal..

Como escolher uma mesa de cabeceira - estilo loft

Minimalismo

O minimalismo austero que não tolera pretensão é mais bem enfatizado pela presença de elementos de mobiliário com formas claras. Pode ser uma mesa de cabeceira retangular em branco, cinza, preto com uma superfície brilhante e sem decoração. Ao mesmo tempo, o mobiliário distingue-se pela sua grande capacidade, muitas vezes combinando várias funções..

Como escolher uma mesa de cabeceira - estilo minimalista

Alta tecnologia

As idéias criativas mais inesperadas serão refletidas aqui. A originalidade na execução de móveis com formas espaciais e o uso de materiais como plástico e vidro se tornarão as principais mesinhas de cabeceira definidoras em quartos de alta tecnologia. A paleta de cores geralmente é dominada por preto, azul escuro, metálico.

Como escolher uma mesa de cabeceira - estilo high-tech

Estilo oriental

Móveis baixos são característicos de várias direções do estilo oriental, então uma mesa de cabeceira em tal interior deve ser escolhida agachada, com pernas pequenas, redonda ou retangular. A presença de ornamentos florais e outros elementos decorativos é bastante apropriada aqui..

Como escolher uma mesa de cabeceira - estilo oriental

Mesas de cabeceira – foto

Toda a riqueza da variedade de um item de interior tão grande, mas, ao mesmo tempo, bastante significativo, como uma mesa de cabeceira, coletamos nas fotos da galeria de fotos. Aqui poderá conhecer os vários modelos e a sua localização de sucesso em quartos de diferentes estilos. Boa visualização!

Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto Mesas de cabeceira - foto