Projeto do quarto de 15 m². (80 imagens)

O quarto é exactamente o recanto que mais deve agradar pelo seu aconchego, conforto, capacidade de se animar de manhã cedo e aliviar o stress após um dia árduo. Instalações de 15 m² – este é um quadrado bastante aceitável, no qual você pode incorporar várias idéias de design, posicionar as zonas necessárias e criar um ambiente adequado para relaxamento. Em nosso artigo, consideraremos o que você precisa considerar ao projetar um quarto com área de 15 metros quadrados, como escolher uma cor, estilo, bem como a possibilidade de colocação competente dos móveis necessários.

O que considerar ao planejar a reforma de um quarto?

Quarto 15 m² tem formato retangular, o que muitas vezes causa complicações na colocação de móveis. Mas a sala permite que você organize várias áreas funcionais. Nesse caso, é melhor evitar colocar os móveis ao longo de paredes compridas – isso tornará o cômodo muito mais estreito..

A cama é instalada perpendicularmente a uma parede curta ou longa. Você pode instalar a cama no centro do quarto de forma que a cabeceira fique perpendicular ao plano longo. Então, na parte distante, perto da janela, pode-se instalar uma penteadeira, duas poltronas ou um mini-armário de trabalho e colocar um guarda-roupa próximo à porta da frente. Tal ambiente fornecerá uma abordagem confortável para a caixa de ambos os lados e deixará espaço suficiente para movimento..

Uma boa solução é colocar a cama com cabeceira contra uma parede curta distante. Em ambos os lados, você pode colocar mesas de cabeceira ou aproveitar totalmente a parede, colocando um amplo sistema de armazenamento – móveis de gabinete com várias prateleiras, gavetas ou uma estrutura de gesso cartonado com nichos embutidos.

Você pode corrigir o alongamento da sala com a ajuda de materiais de acabamento: padrões e listras no papel de parede colocados na direção horizontal irão expandir visualmente as paredes, o desenho de um dos planos em uma paleta escura irá afastá-lo, dando adicionais profundidade para a sala. Para zoneamento, estruturas de teto de gesso, a construção de degraus de pódio são usados ​​com sucesso.

Projeto do quarto de 15 m². - O que considerar ao planejar uma reforma no quarto Projeto do quarto de 15 m². - O que considerar ao planejar uma reforma no quarto

Soluções de cores para o quarto 15 m².

Para um quarto com área de 15 m2. não há restrições claras quanto à cor – se você quiser que o cômodo pareça ainda mais espaçoso, use cores mais claras. Você também precisa levar em consideração o conceito de estilo no qual o quarto foi projetado. Os tons de branco e cinza claro são bastante populares no design de interiores modernos, permitindo que você crie uma atmosfera neutra e minimalista, na qual qualquer outro espectro de cores se encaixará harmoniosamente..

Um aconchego especial é criado pela paleta clássica de bege, preenchendo o interior com o conforto e o calor de uma casa. No interior, você pode usar vários meios-tons ao mesmo tempo, desde o marrom até a areia clara, criando os acentos necessários.

Dependendo da percepção pessoal, você pode usar qualquer tinta no quarto. À sua maneira, o quarto de dormir de um homem em tons de azul e marrom ficará lindo e elegante. Mulheres e meninas geralmente preferem designs mais sofisticados – um interior é ideal, por exemplo, nas cores branco e rosa. O vermelho apaixonado e temperamental deve ser aplicado em doses, usar tons escuros, e a paleta ecológica verde pode estar presente em qualquer quantidade (com exceção dos tons ácidos), pois está associada à natureza e permite relaxar ao máximo possível.

Projeto do quarto de 15 m². - Soluções de cor Projeto do quarto de 15 m². - Soluções de cor Projeto do quarto de 15 m². - Soluções de cor

Acabamentos e materiais

O acabamento do quarto é de 15 m2. você pode usar qualquer material, uma vez que não existem condições microclimáticas especiais. Com a ajuda de diferentes tipos e combinações, você pode ajustar o espaço, destacar áreas funcionais.

Piso

Em um quarto projetado para criar uma atmosfera acolhedora e caseira para uma estadia agradável, é melhor colocar laminado ou parquet no chão e complementar a área da cama com um tapete felpudo macio. O empilhamento diagonal do material ajuda a aumentar visualmente a área de superfície.

Projeto do quarto de 15 m². - Acabamento do piso Projeto do quarto de 15 m². - Acabamento do piso

Paredes

Para decoração de parede em um quarto retangular de 15 m². é melhor usar combinações de materiais que ajudem a equilibrar a geometria da sala. Por exemplo, decore paredes compridas com cores claras e paredes curtas com cores mais escuras..

Como já dissemos, listras verticais e horizontais dão ao ambiente, respectivamente, altura e largura. Os padrões de papel de parede devem ser feitos em cores suaves para não criar uma dinâmica excessiva.

Uma atenção especial é dada à parede na cabeceira da cama: aqui você pode construir aberturas em arco de gesso cartonado, usar papel de parede fotográfico, telas volumétricas ou de tecido. A pintura e o uso de gesso decorativo são agora muito populares..

Projeto do quarto de 15 m². - Decoração de parede Projeto do quarto de 15 m². - Decoração de parede

Teto

Existem várias opções básicas para o teto do quarto: pintar, caiar, revestir com papel de parede, decorar com telas elásticas. Estruturas de gesso cartonado, que se localizam em torno do perímetro da sala ou com ilhas separadas, na maioria das vezes, destacando o território do local de dormir, ajudam a criar um belo ambiente e a zonear a sala..

Dependendo do estilo, podem haver outras características decorativas: imitação de vigas de teto (Provence, loft), cornijas de gesso, rosetas, molduras (direções clássicas), placas de MDF (loft), etc..

Projeto do quarto de 15 m². - Decoração de teto Projeto do quarto de 15 m². - Decoração de teto

Móveis para um quarto de 15 m²..

O elemento principal de qualquer quarto é a cama, que deve ser confortável e espaçosa o suficiente. Antes mesmo de comprar, você deve se deitar na cama para sentir como este ou aquele modelo se encaixará nas características anatômicas.

Considerando que se trata de um quarto relativamente pequeno, é preferível adquirir uma cama com um sistema de arrumação adicional em forma de caixa embutida, onde poderá colocar os acessórios pastel necessários.

Existem também modelos com cabeceira multifuncional, onde estão localizadas várias prateleiras e nichos. A opção mais “avançada” são as camas flutuantes com suportes ocultos, bem como as camas redondas que se adaptam perfeitamente ao interior de um quarto retangular de 15 m2. Em apartamentos pequenos, um camarim costuma ser colocado no quarto de dormir. Nesse caso, a melhor solução pode ser um guarda-roupa deslizante com portas espelhadas que ampliam o espaço..

Em um ou dois lados da cama, você pode instalar mesas de cabeceira, onde pode colocar um livro, óculos, produtos para a pele. A critério pessoal, coloque um painel de TV ou home theater.

Projeto do quarto de 15 m². - Mobiliário Projeto do quarto de 15 m². - Mobiliário Projeto do quarto de 15 m². - Mobiliário

Iluminação e decoração

Para iluminar um quarto com área de 15 m2. a melhor opção seria uma iluminação suave com vários níveis. Holofotes e um lustre se tornarão as principais fontes de luz, e vários arandelas, luminárias de chão e talheres não irão desconsiderar áreas funcionais individuais. Para criar um ambiente original e misterioso, você pode decorar o perímetro do teto de gesso cartonado com faixa de LED e instalar a luz de fundo na parte inferior da cama..

O quarto não precisa de uma decoração exuberante – há belas combinações suficientes de materiais de acabamento e tecidos. Você também pode usar algumas bugigangas elegantes, complementar as paredes com pinturas ou fotos de família, instalar vasos de flores vivos, que também purificarão o ar..

Projeto do quarto de 15 m². - Iluminação e decoração Projeto do quarto de 15 m². - Iluminação e decoração

Estilos de interiores

Para que um quarto de dormir seja realmente bonito e confortável, você precisa escolher um estilo de design. Quarto com área de 15 m2. permite que você use muitas soluções de design moderno.

Quarto 15 m² no estilo do minimalismo

A tendência minimalista é talvez a mais popular hoje. O estilo é especialmente relevante para divisões pequenas, uma vez que assume um design leve, a presença de um pequeno número de elementos de interior altamente funcionais e uma quase total ausência de decorações. A decoração combina perfeitamente materiais naturais e artificiais, revestimentos brilhantes e de madeira.

Quarto 15 m² no estilo do minimalismo - design de interiores Quarto 15 m² no estilo do minimalismo - design de interiores

Quarto 15 m² em estilo japonês

O conceito de decoração de casa entre os povos da Terra do Sol Nascente também implica minimalismo na ambientação. Diversas cores e texturas naturais são utilizadas no design, que enfatizam a proximidade da vida humana com a beleza natural e a praticidade..

As características incluem itens como móveis baixos, acabamentos e decoração específicos. Aqui você pode encontrar elementos de partições shoji japonesas, tetos com vigas que dividem o teto em quadrados, lanternas, telas com imagens de hieróglifos, gueixas, samurais, estampas florais.

Quarto 15 m² Estilo Japonês - Design de Interiores Quarto 15 m² Estilo Japonês - Design de Interiores

Quarto 15 m² em estilo clássico

Embora o minimalismo no design venha à tona em nosso tempo, os clássicos imutáveis ​​ainda são relevantes. Cores quentes leitosas, bege, verde-oliva, estampas elegantes, móveis ricos e decoração luxuosa podem transformar um quarto comum em verdadeiros aposentos reais, onde o majestoso espírito da aristocracia reinará.

Uma luxuosa cama de madeira com elementos esculpidos e dourados, estuque no teto e nas paredes, um lustre de cristal, tecidos naturais ricos – tudo isso fará você se sentir como um especial de agosto.

Quarto 15 m² em estilo clássico - design de interiores Quarto 15 m² em estilo clássico - design de interiores

Quarto 15 m² no estilo provençal

Um quarto em estilo provençal é uma combinação da vida provinciana simples com a graça da decoração francesa. A decoração contém revestimentos naturais com uma flor levemente desbotada, enfatizando a capacidade dos materiais de desbotar sob o sol quente do sul.

Os móveis também trazem marcas da antiguidade, demonstrando com sua aparência sólida que já está na casa há muito tempo e conhece muitos segredos de família. Tecidos de alta qualidade com muitos detalhes decorativos dão um charme especial e conforto ao ambiente..

Quarto 15 m² Estilo provençal - design de interiores Quarto 15 m² Estilo provençal - design de interiores

Projeto interior de um quarto de 15 m². – Foto

Resumindo tudo o que foi exposto, podemos afirmar com segurança que, ao escolher corretamente a direção do estilo, a cor e os recursos de acabamento, você pode transformar até mesmo um pequeno cômodo em um recanto aconchegante repleto de uma atmosfera de romance e tranquilidade. E agora convidamo-lo a ver a nossa galeria de fotos, que apresenta muitos exemplos de sucesso de design de quartos com uma área de 15 m2. Boa visualização!

Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto Projeto interior de um quarto de 15 m². - Foto