Projeto do quarto do sótão: 85 ideias para fotos

Oh, esses sótãos! Quantas vezes, ao construir sua própria casa, as pessoas fazem muitos planos a respeito da disposição da área sob o telhado. Como resultado, na maioria das vezes, o sótão se transforma em um depósito de lixo comum para montanhas de coisas que parecem não ser necessárias, mas é uma pena jogá-las fora. Quer se trate de equipar uma sala de estar completa aqui, por exemplo, um quarto. Como fazer isso? Falaremos sobre isso no artigo de hoje e também consideraremos muitos exemplos nas melhores fotografias..

Características do quarto do sótão

Arranjar um quarto no sótão é uma das melhores opções para o aproveitamento racional de um sótão vazio. Sua vantagem reside no fato de que sob os arcos inclinados você pode facilmente instalar uma cama (e mais de uma), enquanto móveis maiores simplesmente não cabem aqui. Na verdade, surge uma área de estar adicional na casa, onde você pode organizar não apenas um quarto para os membros da família, mas também um quarto de hóspedes. Se a área permitir, vários leitos são instalados aqui, os sistemas de armazenamento necessários e um camarim são equipados. Uma vez que o quarto está localizado em uma área distante dos outros quartos, aqui você pode realmente relaxar totalmente, retirar-se e fugir das preocupações do dia a dia..

O espaço do sótão pode ser transformado em um recanto para crianças de pleno direito. Visto que a mobília para a criança é pequena, ela se encaixará com sucesso em um layout fora do padrão. As crianças adoram tudo que é incomum – cantos isolados, sótãos, quartos aconchegantes cheios de seus brinquedos favoritos. É assim que se parecerá um quarto de criança no sótão, onde um teto inclinado substituirá a abóbada celestial..

O equipamento do quarto do sótão tem outro bônus adicional – a capacidade de incorporar uma variedade de soluções de design incomuns, usando características arquitetônicas, naturalidade dos materiais do teto, aberturas de janelas inclinadas.

Projeto do quarto do sótão - Recursos Projeto do quarto do sótão - Recursos

O que considerar?

Alocando o sótão por um quarto, você precisa entender que agora ele está se tornando um espaço de estar, portanto, exigirá um mobiliário de alta qualidade. Em particular, isso se aplica ao aquecimento de uma sala – arranjando isolamento térmico adicional das paredes, instalando radiadores de aquecimento. Muitas vezes, durante a construção de uma casa, os proprietários não prestam atenção especial ao fornecimento de eletricidade ao sótão – aqui estão instaladas no máximo uma ou duas lâmpadas, o que poupará caso aqui seja organizado um armazém de coisas desnecessárias ou sejam reparados obrigatório. Ao organizar um quarto, será necessária uma fiação elétrica de alta qualidade, o que criará uma boa iluminação.

Projeto do quarto do sótão - coisas a considerar Projeto do quarto do sótão - coisas a considerar

Soluções de cores para o quarto no sótão

Na maioria das vezes, o quarto do sótão é decorado com uma paleta de luz que compensa a falta de luz. Móveis e tecidos de cores escuras ficarão lindos em contraste com o fundo, e cores brilhantes de decoração e acessórios ajudarão a reviver o design. No entanto, esta não é a única solução – os proprietários podem muito bem decorar o quarto em qualquer cor a seu critério..

Uma vez que a geometria da sala em si é bastante condensada, é importante não exagerar nos tons escuros que agravam ainda mais a atmosfera. O quarto terá uma aparência original e aconchegante em tons de cinza claro, creme e azul. A área da parede e do teto acima da cabeceira da cama são frequentemente decoradas com cores vivas, enfatizando assim o território do sono.

A escolha da cor pode ser ditada pelo estilo de decoração, por exemplo, um quarto escandinavo ficará ótimo em um design branco como a neve, um quarto em estilo rústico (Provença, country) não dispensará verde, azul, rosa natural cores, e num design clássico, podem-se tomar como base os marrons, tons bege, bordô que conferem ao ambiente uma sofisticação especial.

Para arrumar o quarto de uma criança no sótão, escolha uma paleta que corresponda à idade e sexo da criança (rosa, azul), ou tons neutros, complementando-os com elementos decorativos brilhantes.

Design do quarto do sótão - cores Design do quarto do sótão - cores Design do quarto do sótão - cores

Acabamentos e materiais

Hoje existe uma grande seleção de materiais de acabamento. Na hora de escolhê-los para decorar um dormitório, é preciso estar atento a indicadores como beleza, respeito ao meio ambiente e praticidade – afinal, há muito tempo qualquer proprietário quer que a reforma agrade com sua novidade..

Piso

Para o acabamento da superfície do piso do quarto, é importante que o material seja quente, agradável ao toque (muitas vezes se movem nesta sala sem sapatos), crie um isolamento acústico adicional e, claro, harmonize-se com o design envolvente. Existem muitos desses materiais. Pode ser um tapete macio e quente. Possui várias cores, o que permite escolher a tela para qualquer direção de estilo. Os carpetes em placas modulares, que têm uma base mais sólida, são especialmente bonitos. O pavimento em parquet e laminado simplificará muito o processo de limpeza e o pavimento em cortiça durará décadas, conferindo à divisão o calor e o conforto de um material natural..

Projeto do quarto do sótão - Acabamento do piso Projeto do quarto do sótão - Acabamento do piso

Paredes

A escolha de materiais de acabamento para paredes também é bastante extensa – são pintadas, caiadas de branco, coladas com papel de parede e rebocadas. Os painéis de PVC estão agora amplamente difundidos – eles têm muitas variações de desempenho, podem ser coloridos ou imitar materiais naturais, são fáceis de instalar e funcionam por um longo tempo. Com a ajuda deles, você pode criar absolutamente qualquer design – de clássicos calmos a loft ousados. Muitas vezes, um papel significativo é dado ao drywall, com o qual você pode corrigir as falhas das paredes e do layout em geral. Os materiais de acabamento costumam ser combinados, escolhendo cores claras e escuras. Telas com padrões, papel fotográfico, dando uma aparência dinâmica especial vantajosa.

Design do quarto do sótão - decorações de parede Design do quarto do sótão - decorações de parede Design do quarto do sótão - decorações de parede

Teto

No quarto do sótão, a questão da decoração dos tectos ocupa um lugar especial, o que se explica pelas suas superfícies inclinadas atípicas, a presença de tectos com vigas e outros matizes. Painéis de gesso muitas vezes vêm em socorro, o que ajuda a alinhar cantos muito vivos, esconder estruturas salientes, fiação elétrica, dando ao ambiente uma aparência mais confortável. O acabamento pode ser feito com pintura, telas elásticas, forro, papel de parede. Dependendo do estilo da sala, as vigas podem não ser mascaradas – afinal, quanto mais complexo o interior, mais interessante ele é..

Projeto do quarto do sótão - Acabamento do teto Projeto do quarto do sótão - Acabamento do teto

Móveis e iluminação

Uma vez que não há necessidade de uma grande quantidade de móveis no quarto, basta colocar uma cama, um par de mesinhas de cabeceira, poltronas e um sistema de arrumação. A cama é geralmente instalada sob a inclinação mais baixa do telhado, perto da janela através da qual, à noite, às vezes você pode observar o céu estrelado. Para fazer o melhor uso do território, costumam ser confeccionados guarda-roupas embutidos de formatos não padronizados, que são colocados com sucesso sob arcos inclinados. Gavetas, mesas de cabeceira sob a base da cama também podem ser os melhores sistemas de armazenamento..

A iluminação forte é inaceitável no quarto, mas deve ser ampla o suficiente para iluminar todas as áreas necessárias. Lustres grandes não são bem-vindos aqui – é melhor substituí-los por lâmpadas compactas nas paredes e mesas de cabeceira. Você pode organizar a fiação elétrica de forma que as lâmpadas sejam acesas em grupos, iluminando várias zonas.

Projeto do quarto do sótão - móveis e iluminação Projeto do quarto do sótão - móveis e iluminação

Estilos de interiores

Qualquer quarto parecerá luxuoso se for decorado de acordo com um determinado estilo. O quarto do sótão não é exceção! A direção do estilo deve ser selecionada de forma que corresponda às preferências dos proprietários e ao conceito geral de design da casa..

Quarto no sótão de estilo clássico

Para aqueles que preferem uma elegância respeitável ao excesso de pretensão e originalidade, é melhor decorar o quarto em um estilo clássico. Aqui, o esquema de cores de tons nobres como bordô, creme, oliva, enxofre, etc., combina perfeitamente com os detalhes impecáveis ​​do luxo palaciano. A superfície do piso é decorada com materiais naturais caros, o teto é uma superfície fosca e os móveis de madeira têm decorações ricas na forma de entalhes e acessórios preciosos. Um papel importante no design clássico é desempenhado pelos têxteis – cortinas drapeadas, dossel da cama.

Quarto Clássico do Sótão - Design Interior Quarto Clássico do Sótão - Design Interior

Quarto no sótão em estilo provençal

O estilo de uma vila provinciana francesa é mais adequado para decorar um quarto no sótão, combinando conforto e tranquilidade. Não existem cores vivas – o design é baseado em cores pastel, combinadas com pequenas estampas florais, composições de paisagens na decoração de paredes e têxteis. Móveis feitos com efeito de envelhecimento artificial ou em técnica de decoupage conferem um clima especial ao ambiente, que será devidamente complementado por acessórios artesanais.

Quarto Provence Sótão - Design de Interiores Quarto Provence Sótão - Design de Interiores

Quarto no sótão em estilo loft

Este estilo, também designado por “sótão”, tem todo o direito de ser implementado no quarto do sótão. Praticamente não há necessidade de inventar nada aqui: tijolos, paredes de concreto, comunicações abertas e tubos de ventilação, tetos com vigas grosseiras, gesso aplicado descuidadamente – tudo isso formará o quadro geral da direção. A modernidade será dada por detalhes como móveis multifuncionais, eletrodomésticos, iluminação de alta qualidade..

Quarto Loft no Sótão - Design de Interiores Quarto Loft no Sótão - Design de Interiores

Quarto minimalista no sótão

O design minimalista parece bastante lacônico e contido. O interior, feito em cores claras, contém apenas o mobiliário necessário. O acabamento, via de regra, é de cor branca sólida, cinza, bege, que pode ser diluída com manchas brilhantes na forma de pinturas, pôsteres, colagens de fotos, elementos contrastantes de móveis ou têxteis que criam um acento.

Quarto Minimalista no Sótão - Design de Interiores Quarto Minimalista no Sótão - Design Interior

Quarto loft em estilo chalé

Este é um estilo distinto que permite criar um design marcante com uma atmosfera incrivelmente aconchegante. Isso é ajudado pela presença onipresente da madeira natural, que pode ser encontrada na decoração de paredes, tetos, pisos, móveis e até mesmo caixilhos de janelas são feitos desse material. Na maioria das vezes, o layout prevê o acesso a um vasto terraço localizado sob um arco de telhado graciosamente saliente. Uma lareira acolhedora de pedra, luz suave atenuada e um cobertor de pele sobre uma cama espaçosa – o que poderia ser melhor para um bom descanso?

Quarto Chalet no Sótão - Design Interior Quarto Chalet no Sótão - Design Interior

Projeto interior de um quarto no sótão – foto

Para finalizar, sugerimos visitar nossa galeria. Aqui recolhemos para si as melhores fotos que irão demonstrar as várias opções de disposição de um quarto no sótão. Olhando para eles, você pode criar seu próprio projeto de design, tornando sua casa mais funcional e atraente. Boa visualização!

Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto Projeto interior de um quarto no sótão - foto

Vídeo: Quarto do sótão – Idéias para interiores