Quarto em estilo japonês: 90 fotos de design

Motivos orientais são cada vez mais encontrados no design de interiores nos países ocidentais. E isso é perfeitamente compreensível – afinal, eles contêm combinações multifacetadas de sofisticação, leveza, proximidade com a natureza e originalidade. Um quarto em estilo oriental japonês é repleto de ar, luz e o máximo de espaço livre abre espaço para o movimento desimpedido da energia positiva. Não há lugar para as preocupações do dia a dia – tudo isso permanece do lado de fora.

Características do estilo japonês

A decoração interior com temas orientais tem várias direcções, algo semelhantes, mas, em maior medida, significativamente diferentes umas das outras. O estilo japonês se destaca dramaticamente por sua originalidade. Os seguintes indicadores podem ser chamados de características da direção:

1. Minimalismo – não há lugar para desordem, decorações exuberantes e luxo. Espaço livre máximo onde os itens vitais estão localizados. Isso se deve em parte aos frequentes desastres naturais nas ilhas, levando à destruição de edifícios residenciais. Os japoneses não procuram equipar sua vida com pretensão excessiva..

2. Naturalidade – prevalecem os materiais naturais na disposição e decoração, embora em alguns casos a sua imitação não seja excluída. O mesmo se aplica à paleta de cores, perto dos tons naturais..

3. Luminosidade e leveza da situação – os elementos interiores, em regra, são de pequena dimensão e móveis, e a presença de divisórias-ecrãs móveis permite alterar facilmente a configuração da divisão.

Design de quarto de estilo japonês - características Design de quarto de estilo japonês - características

Soluções de cor

Na maioria das vezes, os quartos de estilo japonês são decorados com cores claras – alcançando assim a atmosfera de paz e tranquilidade necessária para este quarto. São utilizadas as paletas de tons de bege, creme, leitoso, cinza, ervas. As tintas castanhas, cerejas e pretas permitem diluir a uniformidade. No interior, não são utilizadas mais de três cores, uma das quais é o fundo.

Quarto preto e branco em estilo japonês

A paleta branca e preta é freqüentemente encontrada no interior das direções orientais. É tradicional, refletindo o desejo eterno dos filósofos de encontrar um equilíbrio entre masculino e feminino, terra e ar..

Paredes brancas com hieróglifos pretos e um tapete “parecido com uma zebra” ficam bem aqui. Você pode decorar uma das paredes do quarto em tons de preto, por exemplo, na cabeceira da cama, contra a qual as mesinhas de cabeceira brancas ficarão contrastantes.

Decisões mais ousadas se reduzem ao desenho da superfície preta do teto, que se transforma em paredes brancas e piso cinza. Esta combinação pode ser complementada pelos tons bege presentes nos acabamentos dos pisos, divisórias e decoração..

Quarto Preto e Branco em Estilo Japonês - Design de Interiores Quarto Preto e Branco em Estilo Japonês - Design de Interiores

Quarto bege em estilo japonês

O interior do quarto em tons de bege é leve e elegante. Ele consegue dar um sono tranquilo e pacificação completa, apresentando uma paleta de tons natural – exatamente o que é necessário nesse sentido. As superfícies de parede pintadas com transições suaves de um tom bege claro para um tom escuro parecem originais. As paredes podem ser decoradas com uma paleta mais escura do que o teto e o chão – isso traz uma variedade geométrica especial.

Naturalmente, esta cor bege não pode estar presente sozinha, caso contrário, o quarto se transformará em uma caixa fechada. Os tons que acompanham serão marrom, creme, branco, marfim. Telas de bambu nas paredes e cortinas semelhantes, tecidos e móveis em tons de marrom, o design de um teto fosco leitoso vai parecer benéfico aqui..

Quarto Beige Estilo Japonês - Design Interior Quarto Beige Estilo Japonês - Design Interior

Quarto vermelho estilo japonês

As cerejeiras maduras também ocorrem nos interiores do leste japonês. A principal tarefa é determinar sua quantidade. Para quem adere ao rigor e ao laconismo, pode tornar o fundo principal das paredes e do tecto branco, o chão em tons de bege claro ou cinzento, e a paleta vermelha vai estar presente num dos painéis de parede, têxteis, abajures. Um sono tranquilo e descanso serão promovidos pela prioridade dos tons de bege como os principais, e os tons de cereja se tornarão acréscimos de acento menores.

O design do quarto para naturezas apaixonadas permite que você o preencha totalmente com vermelho. É desejável que as paredes não sejam monocromáticas – você pode usar papel de parede com ornamentos japoneses, imagens gráficas de uma paleta de cerejeira mais escura ou mais clara. O teto pode ficar claro – a iluminação artificial dará a tonalidade rosada desejada. Móveis pretos vão ficar bem aqui..

Quarto Vermelho Estilo Japonês - Design Interior Quarto Vermelho Estilo Japonês - Design Interior

Acabamentos e materiais

Uma vez que a filosofia oriental vê a sala de estar como um objeto animado, os materiais de decoração devem ser de origem natural. Mas, dado o alto custo, inacessibilidade e impraticabilidade de alguns deles, a presença de substitutos artificiais é bastante aceitável..

Piso

É costume que os japoneses andem descalços em casa, por isso, na hora de escolher o revestimento do piso, será dada preferência à madeira. Pode ser substituído por parquet ou laminado de bambu. Também podem estar presentes ladrilhos cerâmicos monocromáticos grandes, mas como este material é bastante frio, será necessário equipar um “pavimento quente” ou utilizar uma carpete lisa.

Os designs genuínos incluem tapetes de tatame feitos de rattan ou bambu, mas como eles se desgastam rapidamente, eles são frequentemente substituídos por tapetes de tema japonês ou de cores neutras..

Design de quarto de estilo japonês - Acabamento de piso Design de quarto de estilo japonês - Acabamento de piso

Paredes

As paredes decoradas com tecido ficarão elegantes e aconchegantes em um quarto japonês. Painéis de madeira que imitam divisórias deslizantes também têm uma ótima aparência. As opções mais simples são reboco, pintura de paredes com padrões tradicionais, papel de parede. Desenhos étnicos são apropriados em papel de parede, por exemplo, flores de cerejeira ou hieróglifos. As telas de bambu são a melhor maneira de manter o estilo. Os designers aconselham a escolha de cores pastel sem uma profusão de cores, limitando-se a uma ou duas cores para a decoração. Embora as opções escuras não sejam excluídas e as paredes com luz vermelha sejam bastante comuns.

Design de quarto de estilo japonês - decorações de parede Design de quarto de estilo japonês - decorações de parede Design de quarto de estilo japonês - decorações de parede

Teto

A primeira coisa a notar no design da superfície do teto é a utilização de materiais naturais, de forma retangular e revestimento em cores claras. Existem várias opções de design de superfície. Freqüentemente usada é a técnica de equipar estruturas de vigas que dividem o plano em quadrados ou retângulos. O espaço entre eles é pintado ou coberto com um pano branco, papel de arroz.

O sistema Armstrong com vigas e placas decorativas é um tanto semelhante e não parece menos impressionante. E há um truque – quanto maiores forem as células, mais largo será o teto. Outra opção é decorar o teto com filme ou tecido stretch..

Design de quarto de estilo japonês - acabamento de teto Design de quarto de estilo japonês - acabamento de teto

Mobília de quarto de estilo japonês

Os móveis do banheiro são mínimos. No entanto, isso se aplica não apenas aos quartos, mas também ao resto das instalações dos apartamentos do Leste Japonês. Isso se deve à densa população do país, onde cada metro quadrado conta e há uma grande escassez de espaço para morar..

A cama é a peça central. Deve ter uma forma retangular atarracada, quase no chão como um colchão futon japonês. Colocá-lo em um pódio com degraus ajudará a adicionar notas originais. Sistemas de armazenamento volumosos estão sendo substituídos por equipamentos de nichos de parede como guarda-roupas com portas de correr em estilo japonês. O interior será complementado por mesinhas de cabeceira, uma mesinha de centro, pequenas prateleiras para bijuterias.

Se a sala for muito grande, você pode dividi-la em zonas usando suas partições deslizantes nacionais favoritas. São molduras de madeira com vidro fosco branco e faixas perpendiculares que dividem a tela em quadrados ou retângulos. As portas da sala devem ser as mesmas..

Design de quarto de estilo japonês - móveis Design de quarto de estilo japonês - móveis Design de quarto de estilo japonês - móveis

Decoração e iluminação

Em uma área de recreação, não é necessária iluminação forte. A luz moderada criará a atmosfera de mistério necessária, propícia ao relaxamento completo. As lâmpadas têm formas geométricas simples, feitas de vidro, papel de arroz, bambu ou tecido. Se o quarto for pequeno, você pode usar holofotes para o teto. Candeeiros de pé e de parede são usados ​​com menos frequência, mas feitos segundo as tradições nacionais, vão decorar a divisão..

Você precisa decorar um quarto em estilo japonês com cuidado, sem sobrecarregar o espaço. Você pode instalar um vaso de chão com um ornamento nacional, que abrigará ramos de bambu ou ikebana, coloque estatuetas tradicionais, velas perfumadas e uma árvore de bonsai nas prateleiras.

As paredes serão decoradas com leques nacionais (muitas vezes são coroados com a cabeceira da cama), espadas de samurai, pergaminhos com hieróglifos. No último caso, você precisa ser extremamente cuidadoso – antes de colocar uma imagem de um hieróglifo no interior, você precisa descobrir seu significado.

Design de quarto de estilo japonês - decoração e iluminação Design de quarto de estilo japonês - decoração e iluminação Design de quarto de estilo japonês - decoração e iluminação

Quarto pequeno em estilo japonês

Uma vez que o desenho da vida cotidiana na terra do sol nascente pressupõe laconicismo estrito, isso é ideal para pequenos espaços. Móveis baixos e de quantidade mínima deixarão muito espaço livre. O colchão cama pode ser colocado no pódio, no qual serão colocadas gavetas para guardar várias coisas. Em um nicho de uma das paredes, pode-se equipar um pequeno armário para roupas, disfarçando-o de divisória “shoji”, amada pelos japoneses. É melhor decorar o ambiente em bege claro, cores leitosas. Os destaques serão pequenos elementos de decoração em tons de cereja.

Quarto Pequeno de Estilo Japonês - Design Interior Quarto Pequeno de Estilo Japonês - Design Interior Quarto Pequeno de Estilo Japonês - Design Interior Quarto Pequeno de Estilo Japonês - Design Interior

Projeto do quarto em estilo japonês – foto

Uma seleção de fotografias irá ajudá-lo a preencher sua fantasia com o espírito da originalidade do Extremo Oriente e a decorar com estilo o interior do quarto. Aqui estão reunidas várias opções de design em um verdadeiro estilo japonês ou mais europeizado. Escolha o que está mais próximo de sua percepção, compreensão do belo e sinta-se à vontade para experimentar. Boa visualização!

Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores Quarto em estilo japonês - foto de design de interiores